Autor Tópico: Info sobre a Olympus Stylus Tough TG-4, e acessórios  (Lida 6236 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Outubro de 2016, 03:04:33
Volta e meia volto a escrever sobre a Olympus stylus Tough TG-4 que adquiri no final do ano passado. Trata-se de uma câmera compacta, com 16MP, gravação em RAW, lente clara (f2.0), MUITO rápida entre ligar e estar pronta para fotografar (coisa de  1 segundo), a prova dágua, a prova de choque, a prova de esmagamento, a prova de poeira e a prova de congelamento, o que a faz muito versátil para quem faz trilha a pé, de bike, off-road, ou mesmo quem deseja uma câmera compacta que caiba no bolso e que não danifique se por um acaso eventualmente a pessoa sentar-se com ela no bolso de trás.







A câmera nativamente uma lente com mm equivalente em a 25-100 com uma lente que não se extende, sendo possível chegar em 200mm no modo de super resolução (que não é a mesma coisa que o zoom digital, mas não fica claro se usam [im]sensor shift para aumentar a recolução ou alguma técnica digital mesmo  :no: ). A câmera é capaz de tirar fotos a partir de 1cm de distãncia da lente (no modo microscópio, podendo chegar a zoom de 44x com a combinação máxima de zoom, 6x só ótico, 13x co mo superzoom e 44x incluindo o digital. No modo microscópico ela usa focus stacking automaticamente para mesclar 8 fotos em uma única com profundidade de campo extendida.

A cãmera tem uma série de acessórios, tais como lentes que multiplicam a distância focal por 1,7x (chegando portanto a 170mm ótico, 340mm com superzoom ou mais com o zoom digital) ou 0,74 (chegando a 19mm no lado grande angular). A câmera permite uso de estabilizador de imagem por movimento do sensor, ajuste de foco (não é exatamente focomanual, mas muito parecido, quando se pressiona botões para levar o foco mais para um lado ou o outro). O flash embutido é surpreendentemente potente e existem acessórios para tornar o flash (ou o LED do flash) um ring flash, ideal para fotos macro. A cãmera também tem intervalômetro embutido no seu menu, como como modos C1 e C2 para salvar as configurações mais usadas pelo proprietário. Tem GPS, WiFi

Todos os acessórios da câmera também são a prova d'água (inclusive as lentes TCON-T01, 1,7x tele conversora, ou FCON-T01, 0,74x adaptadora olhode peixe), que podem ser usadas em mergulhos. Quer mais tranquilidade para continuar fotografando na chuva?

Espero completar este tópico com mais info e links para reviews e vídeos de interesse, de modo que no futuro eu simplesmente aponte para este tópico. Sintam-se a vontade para incluir informação útil ou perguntar a respeito dela ou de algum acessório. Fiz hoje alguams fotos rápidas do conjunto com um celular e posto-as em seguida. Me falta ainda adquirir a lente olho de peixe e o segundo ring flash lançado mais recentemente.

Pela informação do manual ela controla flashes externos, mas preciso ler mais a respeito. Existe até um flash para uso em mergulhos que ela controla remotamente.

O kit até o momento:


Nas fotos abaixo, a TG-4 está com tampa da Olympus porque prefiro usá-la com aquele acessório vermelho onde a tampa se encaixa. Originalmente a câmera tem outra moldura, que não precisa de tampa (e a deixa menor, mas é assim que eu prefiro a minha).

A lente tele x1,7 e ela instalada na câmera (opcional):












Foto tirada em 25mm sem a lente tele:


Foto tirada em 100mm sem a lente tele:


Foto Tirada em 100mm co ma lente Tele (170mm)


Foto tirada em 25mm com a lente Tele (só deve ser usada a partir de cerca de 70mm:


Não fiz o teste com a opção de super resolução (que multiplica tudo por 2x, i.e. 200mm sem a tele e 340mm com a tele). Não fiz foto macro com o ring flash que aparece acima para exemplificar. Mais adiante posto algo.

Alguns links de interesse:
http://www.getolympus.com/us/en/tg-4.html
https://www.dpreview.com/reviews/olympus-tough-tg-4-review
http://www.olympus-global.com/en/news/2015a/nr150421tg4e.jsp

Outros acessórios:

Adaptador para lentes, filtros e tampa CLA-T01: http://www.getolympus.com/us/en/cla-t01adapter.html


Lente Tele (a mesma acima) TCON-T01: http://www.getolympus.com/us/en/telephoto-tough-lens-pack-tcon-t01-cla-t01-adapter.html


Lente Olho de Peixe (chega a 19mm) FCON-T01: http://www.getolympus.com/us/en/fcon-t01-fisheye-converter-lens-cla-t01-adapter.html


Lente Grande Angular para uso em mergulho  PTWC-01: http://www.getolympus.com/us/en/underwater-wide-conversion-lens-ptwc-01.html


Ring Flash Macro LG-1: http://www.getolympus.com/us/en/led-ring-light-lg-1-for-tg-1-2-3.html


Difusor de Flash (uso mesmo em mergulho) FD-1: http://www.getolympus.com/us/en/flash-diffuser-fd-1-for-tg-1-2-3-4.html


Protetor de silicone: http://www.getolympus.com/us/en/silicone-jacket-for-tg-3-ihs.html

Caixa estanque para mergulhos mais profundos PT-056: http://www.getolympus.com/us/en/accessories/camera/underwater-housings/pt-056-underwater-housing-for-the-tough-tg-3.html


Sem nenhum acessório ela já é bastante versátil, tendo ainda todas as opções acima para ainda maior usabilidade. No website deles ainda existem cases como estes abaixo:
Case de acesso rápido: http://www.getolympus.com/us/en/tough-sport-holder-csch-123-light-blue.html
Case e alça flutuadora: http://www.getolympus.com/us/en/premium-tough-accessory-pack.html
Case (várias cores): http://www.getolympus.com/us/en/neoprene-tough-case-black.html
Case rígido: http://www.getolympus.com/us/en/clamshell-case-black.html
Bateria: http://www.getolympus.com/us/en/lithium-ion-rechargeable-battery-li-92b.html
Carregador de bateria:
Outros: http://www.getolympus.com/us/en/catalogsearch/result/?q=Tough+Case
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 11:24:28 por cfcsosa »
JVc.


brunodoval

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • CineStudio
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2016, 10:43:28
Achei bem interessante esse modelo, há tempos procuro um que seja "pau pra toda obra", leve e portátil. Minha dúvida é apenas quanto a distância mínima focal, estava pensando em algo que tivesse a equivalência em torno de 16mm.

Se não for pedir muito, será que você poderia disponibilizar um RAW de uma cena tenha bastante contraste para ver como o ganho dinâmico dela se comporta?

Obrigado!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2016, 16:28:41
Coloquei nos links abaixo um par de fotos que tirei a pouco em um passeio na rua. Acredito que esta dê para verificar a recuperação de sombras e afins. Me avisa se houver algum tipo específico de foto que ajude mais.

Eis as fotos:

Podes baixar o JPEG e ORF originais gerados na câmera nos links abaixo:
https://www.dropbox.com/s/pjfkup40ex9203r/PA240004.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/u0a68af54ye934g/PA240004.ORF?dl=0


Podes baixar o JPEG e ORF originais gerados na câmera nos links abaixo:
https://www.dropbox.com/s/anb6keetp9z60qs/PA240031.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/9l9gth7tgz1krwq/PA240031.ORF?dl=0
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 11:27:46 por cfcsosa »
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2016, 09:50:18
Levantando aqui, já que vc meio que fez isso ao colocar olink naquele outro tópico.
E então, Jauvane?
Já usou o flash em anel? Tem feito experiências com macro?
estive nos states há pouco, nem tinha intenção de comprar uma câmera à prova dágua já que a minha ainda me atende, porém, o que não gosto dela, é o fato de o a distância focal começar em 35mm equivalente, o que considero um pouco fechado. acabei comprando uma Panazinha de 100 e poucos dólares (25mm equivalente), mas vi essas Tough lá (tudo mais de 300), e lógico que babei por elas.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2016, 11:47:01
Na black friday do ano passado comprei ela por US$299, o menor valor que vi até agora por lá. recentemente recebi a lente grande angular olho de peixe dela e já tinha a tele. Nativamente ela é 25-100, mas com as lentes adaptadoras ela chega a 18.5mm no lado grande angular a 170mm no lado tele, tudo cabendo ainda no bolso (as duas lentes juntas ocupam com folga um saco de proteção da clik elite para as menores lentes de DSLR (uma 50mm f1.4 por exemplo). Sobre macro andei fotografando algumas coisas mas vou ver se faço algo mais direcionado para postar aqui. Existem dois tipos de acessórios ring flash, um que desvia a luz do led para foto macro e outro que desvia o flash em si (este último eles chamam de difusor de flash). O último ainda não usei, mas espero experimentar com ele também. O que quero explorar mais é o modo de empilhamento de foco dela. Automaticamente ela tira 8 fotos e combina as 8 em uma única com uma área de foco extraída do conjunto. Fiz testes com a cãmera na mão, mas vou fazer um mais cuidadoso com um mini tripé.

Estou devendo RAWs mais interessantes, que espero selecionar desta trilha que fizemos domingo passado (aproveitando o link que o tapaTalk criou para a imagem  :assobi:):

JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2016, 12:24:38
Continuando um pouco o tópico. recebi recentemente mais alguns dos acessórios (estou completando o kit para deixá-lo o mais versátil possível). Recebi a grande angular olho de peixe e o difusor circular de flash. O kit completo no momento é este abaixo:



Eis a TG-4 com a grande angular (a tele aceita filtros já a grande algular não tem rosca interna, tem uma externa). A propósito, a TG-4 está agora com o protetor de silicone, que estou vendo se curto. Achei que interferiria na instalação dos flash rings mas não interfere não.



O difusor circular de flash (FD-1) tem uma alavanca que permite a pessoa selecionar se deseja toda a luz do flash ou só parte dela passar para o anel circular. A alavanca baixa/levanta um tapador que pode cobrir parcialmente a entrada de luz no anel. O recorte abaixo da foto do kit acima (tirada com o celular) mostra a alavanca:



Vale lembrar que todos os acessorios podem ser usados em mergulho. Só o LG-1 que eles não recomendam, sugerindo o FD-1 no lugar dele.

Descobri recentemente que existem acessórios de terceiros feitos para a TG-4, em especial um par de teleconversoras x2.2 (o que levaria a DF máxima a 220mm).
https://www.amazon.com/gp/product/B00WTHUAAW ($99)
https://www.amazon.com/gp/product/B00WTG0PPI ($49)


E uma grande angular x0.16, que levaria a DF mínima 4mm se minhahs contas estão certas (180 graus), resultando em 4-16mm.
https://www.amazon.com/gp/product/B00WTHTUHG ($89)
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 11:28:15 por cfcsosa »
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2016, 16:36:13
Queria muito ver esses resultados do empilhamento de foco.
E vc caprichou nos acessórios, hein! Tem mais algo disponível pra ela que vc ainda não tenha? Sei que rola a caixa estanque, mas eu mesma não compraria, afinal, jamais desceria a 10m, o que dirá  mais que 15, rsrs.
E curti a alça da peak design, hehe. Eu também tenho dessa alça. Tenho a de pescoço para câmeras leves, e a de mão.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2016, 16:42:52 por Helena Bsb »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2016, 21:12:11
Aquela alça vermelha é a alça dela, mas usando o encaixe da peak design. Ainda estou debatendo comigo mesmo esta solução, pois ficou meio grande para ela. Note que coloquei duas âncoras da peak design, porque considero a possibilidade de usá-la com uma alça como a alça "leash" deles, mas ando pensando mais em usar uma "cuff" que é a alça de mão deles, mas preferi deixar a que tenho para usar com a DSLR e tê-la na mão como se estivesse solta (mas com segurança de não cair no chão), e não adquiri uma para ela ainda (ainda tenho de decidir se esta será a solução ideal mesmo, mas é a que estou tendendo a adotar).

Sobre acessórios só resta mesmo a caixa estanque. Eu não a adquiriria pensando em mergulhos profundos, mas talvez pensando em proteção contra água salgada (embora seja sempre possível lavá-la com água doce abundante depois de uso em água salgada). Fui agora a pouco no Bar do Adão com a família e fiz várias fotos macro como estas abaixo. Diminui o tamanho delas para 800 pixels de lado como exigido pelo MF, mas esta é exatamente a imagem em 16MP originais da câmera (i.e. 1:1 ela seria bem maior).

Esqueci de levar um tripé compacto tipo o gorilapod, mas pressionando a câmera sobre o objeto fotografado acho que consegui imobilizá-la o suficiente para algumas fotos para testar o empilhamento de foco. Vejo diferenças marcantes. Mas vamos por partes. O que achas que é esta foto abaixo?



É um palito de dente (parte central dele) fotografado com o máximo de zoom ótico, asm sem usar zoom digital, pela TG-4. O palito encostava no ring flash em ambos os lados. Fiz umas  de empilhamento de foco de alguns outros itens que posto em seguida. Fiz na mão mesmo. Esta dos pelos do meu braço mostram bem a diferença de uma foto macro dos pelos do braço e a mesma em área equivalente com o empilhamento de foco (que chega até a pele lá ao fundo). Vou levar o cachorro para passear e na volta posto um par destas. O RAW da foto abaixo estará no link abaixo (o upload vai seguir enquanto estou lá embaixo):
https://www.dropbox.com/s/eu1f81uiv3hhkn5/PC040085.ORF?dl=0
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 11:29:53 por cfcsosa »
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2016, 21:37:34
Nossa, que bacana. Foco com uma super aproximação.
Louca pra ver as fotos com empilhamento de foco.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2016, 22:31:37
Ok, vamos lá. PElo que observei das fotos estas são com empilhamento / foto simples (as com empilhamento não tem RAW,já que são combinação de 8 fotos). Dá para escutar a câmera tirando 8 fotos rapidamente tatatatatatatata. Vamos às fotos. Estas são fotos dos pelos e pele do meu braço:

Sem empilhamento:


Com empilhamento:


Outro caso. Sem empilhamento:


Com empilhamento:

« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 11:30:15 por cfcsosa »
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2016, 22:35:30
Sensacional!!! Isso já é fotografia micro, hehe.
pôxa... mais pra frente vou trocar minha panazinha por essa daí.


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2016, 22:44:10
Atenção! A lente tem abertura F2.0-4.9, portanto não é uma lente clara.
O zoom ótico é 4X, não 6X.
Não gostei das cores e há, aparentemente, pouco DR.
Cuide melhor do Português.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2016, 22:47:28 por gusss »
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2016, 22:55:35
Mais algumas. Esta é da bolsa para lente click elite pequena (onde estou por enquanto guardando as duas lentes adaptadoras). A bolsa é feita de um tipo de lã (quiçá sintética?). Achei interessante a textura com super aproximação (não dá para ver isso a olho nu):


Aqui uma foto da textura do guardanapo do bar:


A textura das gotículas de um copo:


Aí comecei a fotografar o palito que apareceu lá acima. Depois de um bom tempo é que notei que eu não estava usando o zoom ótico. Esta primeira é a foto da ponta do palito sem o zoom ótico:


E esta com o zoom ótico:


Deste modo as imagens acima (guardanapo, bolsa da lente, copo) poderiam ter maior aproximação (mas eu teria maior dificuldade de manter o foco segurando a camera com as mãos).

Estou devendo as fotos da trilha da semana passada. eixarei estas para outro dia  :assobi:
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 11:30:55 por cfcsosa »
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2016, 23:06:12
Atenção! A lente tem abertura F2.0-4.9, portanto não é uma lente clara.
O zoom ótico é 4X, não 6X.
Não gostei das cores e há, aparentemente, pouco DR.
Cuide melhor do Português.
- F2.0 para uma compacta é bastanet claro. Outras similares são bem menos claras que isso, com poucas exceções.
- Quem falou de 6x? 25-100 que eu saiba é claramente 4x.
- Curioso falares de cores quando nenhum dos testes até agora mostram DR e cores adequadamente.
- Sobre português, uso a conjugação correta em segunda pessoa, que pode soar errado para a maioria mas é na verdade o correto...  :clap:   Se te referes a mensagens que envio do celular, bom, aí o corretor dele é que dá cada mancada...  :doh:

Tenta olhar a metade cheia do copo ao invés de enxergar apenas a metade vazia dele. Serás bem mais feliz deste modo...
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2016, 23:31:33
Sensacional!!! Isso já é fotografia micro, hehe.
pôxa... mais pra frente vou trocar minha panazinha por essa daí.

Estou apostando que a eventual TG-5 terá mais e melhores controles manuais. Da TG-2 á TG-4 o corpo se manteve semelhante (os acessórios são para todas da série). Na última atualização (TG-3 para TG-4) introduziram RAW, o que foi ótimo, mas acredito que de propósito diminuiram os controles manuais (ela tem prioridade de abertura e compensação de exposição (que em conjunto permitem um controle equivalente ao uso de M, mas menos prático). Aposto que a TG-5 deve agilizar o uso de controles manuais. A TG-4 restringe as aberturas que podem ser selecionadas (em alguns casos pode-se escolher F2.0, F2.8 ou F8. Não vejo motivo técnico para não habilitarem as aberturas intermedárias. Acredito que a TG-5 acrescente isso tb.

Sobre acessórios. Não tenho nenhum flash Olympus que possa ser coontrolada por ela, de modo que esta parte não terei como testar. Mas sabe que gostei tanto dela (pela extrema versatilidade) que ela acabou me fazendo considerar seriamente uma OM-D EM-1 II. Já pensei em virar a casaca parcialmente, mas mais recentemente ando pensando em uma troca parcial apenas. Acrescentar este corpo e um par de lentes, uma supertele, que o sensor ajuda e muito com o fator x2, e uma todo terreno para viagens  :ok:   Como resultado é muito provavel que eu venda minha supertele Canon, primeiro porque tenho subutilizado-a enormemente e em segundo lugar porque a m43 a substituiria com algumas vantagens (e outras tantas desvantagens, obviamente).

Enfim, estou curtindo este kit Olympus. Para viagens, meu caiaque,trilhas e afins é uma opção excelente. Quando a TG-5 sair devo vender a TG-4  :assobi:
JVc.