Autor Tópico: Entendendo a numeração da lente 50mm  (Lida 979 vezes)

moisesprofinfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Online: 17 de Outubro de 2016, 15:12:23
Pessoal boa tarde!!!

Estou inciando e comprei uma lente 50mm e nela tem uma numeração que minha lente do kit não tem e mais ou menos o desvendei o que seria mas gostaria de um explicação de uma pessoa mais experiente, por favor. O que seriam essas marcações que tem na imagem que vou colocar?

Obrigado!!!
Moisés

https://drive.google.com/open?id=0BwBKt0rhVJqgUkpCWENuaVRkT28



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2016, 15:32:17
E a distancia focal.  :ok:


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2016, 15:36:57
Olá moisesprofinfo.

Antes de tentar responder sua pergunta, e como iniciante que também sou na fotografia, quero lhe sugerir que para curtir muito mais o processo de aprendizagem, faça três leituras:

1- algum livro básico de fotografia, para começar a dominar os conceitos que permitirão que você faça fotos cada vez melhores (exposição, ISO, velocidade do obturador, abertura do diafragma, distância focal, modos de focagem, etc.)
2 - o manual de sua câmera
3 - o pequeno manual de sua lente

Vamos agora à sua dúvida: essa marcação sobre a qual pergunta é a escala de distâncias de focagem.  É para quando você faz foco de modo manual, girando o anel de foco. Se você foca em um objeto que está a 3 m, por exemplo, nessa escala o número 3 estará bem acima do risco branco. Veja que tem também as distâncias em unidades inglesas (ft = pés).

Provavelmente o que escrevi não deve fazer muito sentido para você... mas aí volto a sugerir as três leituras de mais acima.

Boas fotos e divirta-se!

Luis
« Última modificação: 17 de Outubro de 2016, 15:37:42 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


moisesprofinfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2016, 15:41:36
Sim, obrigado pela dica Luis e Nando, agora ao lado tem uma marcação 16 pra um lado e 16 pro outro o que significa isso? Por mais que seja 0km, no manual não explica, obrigado pela atenção .


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2016, 15:46:01
Extraído do artigo http://www.queimandofilme.com/2012/11/29/zone-focus-fotografando-com-foco-sem-precisar-focar/:


"Vejam essa minha Canon FD 50mm f/1.8 (ao lado). Vocês conseguem ver a área que eu destaquei em branco, abaixo do anel de foco (que, na foto, vai de 1m ao infinito)? Não tem uma escala com números repetidos? Pois bem, essa é a sua escala do zone focus, ou zona de foco, ou foco por zona.

Os números repetidos, no caso, são os f-stop. Isso mesmo: ele mede, na própria lente, o que estará em foco. Pegando essa mesma imagem como exemplo, o foco está travado em 3m, correto? Pois bem, se você utilizar essa lente em f/8, significa que tudo que estiver dentro dos números 8 dessa escala estará em foco. Uma imagem para ilustrar:



Se o foco estiver travado em 3m, utilizando essa lente, em f/8 toda a área entre 2,5m e pouco antes de 5m estará em foco. formado mesmo jeito, caso você utilize uma abertura maior (f/16, por exemplo), toda a zona entre os números 16 estará em foco – no caso do exemplo, entre 2m e 10m!"
« Última modificação: 17 de Outubro de 2016, 15:48:30 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


moisesprofinfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2016, 16:29:59
Muito obrigado!!! :)


danielmaforte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2016, 03:38:51
Caramba muito obrigado pelas informações, foram muito úteis!!
-Digital: Canon 5Dc (50mm Stm)

-Analógicas: Pentax Kx, Pentax k1000, Nikon F2, Nikormat Ftn, Yashica Mat 124G, Praktica 1949, Canon 300v.