Autor Tópico: Sobre fotografia de rua/street photography  (Lida 9014 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #15 Online: 18 de Outubro de 2016, 23:03:58
Eita, galera malhando o Eric Kim. :shock: Acho que fotografia de rua depende muito do lugar, cada pais, cidade, tem a abordagem mais adequada.

Antes fosse isso. Los Angeles não é muito diferente daqui não pra ele tirar foto daquela maneira.

E olha que o sr. Eric e eu somos do mesmo país...
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2016, 04:53:13
Inspiração pra fotografia de rua no Brasil, livro do David Alan Harvey fotografado no Rio de Janeiro:





Todas as fotos do livro:
https://pro.magnumphotos.com/CS.aspx?VP3=SearchResult&ALID=2K7O3RKCM8DS&VBID=2K1HZS22PDCAI&POPUPIID=24KL53F42M&POPUPPN=67


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2016, 06:19:44
Como fotografo de rua eu achei ele pessimo.

O que eu considero um bom fotografo de rua eh a pessoas ter um bom timing e olhar para fisgar a cena no momento certo e hora certa. A foto de rua eh uma derivacao dos poetas de rua, ou andarilhos urbanos, que descrevem ascenas pelo momento.

Ele nao etem isso. No momento que vc passa a usar a pessoana rua como uma paisagem ou sitter para as suas fotos, acredito que nao seja capaz de obter nada pelo timing e momento. Ate retrato de rua, pq pede um momento da pessoas, fisga a cena e momento e parte para a proxima.

Eu nao li o material dele, e acredito que ninguem deveria perder tempo lendo e vendo sobre "o que eh foto de rua" e "como fazer foto de rua". Mas ja que esse eh o tema dele e talvez do topico, deixa eu diter algo.

Nao existe uma maneira universal de se fazer fotos de rua. Cada local, cultura e experiencia o fotografo tera que se adaptar. Ate mesmo em um mesmo local e cultura, basta ir em uma rua paralela para demandar uma forma e aproximacao diferente. Veja que em NY quase 100% dos fotografos de rua, fotografam na mesma area turistica, extremamente internacional e extremamente movimentada. Raros os que se aventuram em fazer fotos de rua em algum lugar diferente. Em Paris a mesma coisa e em Londres a mesma coisa.

Cada bairro e rua tem diferentes tipos de pessoas, ambiente e consequentemente diferentes formas de abordar a fotografia de rua e as pessoas para se fotografar. Por isso cabe a cada um ver a maneira mais adequada para o local que se encontra.


Segundo. A melhor maneira de comecar com fotografia de rua eh fazendo retratos de rua. Afinal de contas, vc nao ensina uma pessoa a nadir mandando ela mergulhar na piscine do trampolim.

Com retrato de rua, vc ganha familiaridade e conforto em fotografar e interagir com desconhecidos, ganha auto confianca diante de rejeicoes e julgamentos, ganha experiencia com pessoas questionando e das diferentes formas de reacoes das pessoas. E obtendo toda essa experiencia, confianca, conhecimento e experiencia, vc sozinho passa a ser capaz de compreender as diferentes formas de abordagem e metodos para cada local. Nao precise de ninguem falando, "aponta a camera na cara da pessoa sem medo", "tenha confianca", e demais baboseiras.


Esse cara eh novidade para mim, mas pelo que eu pude ver ele eh mais um cara que fica fazendo, muito antes de ser fotografo de rua, eh auto imagem na internet, copiando os fotografos de rua mais "polemicos" (usando a palavra que a galera aqui gosta), em busca de popularidade, com a desculpa de que esta ensinando e mostrando as pessoas sobre fomo se faz e o que eh foto de rua. Eu nao perderia meu tempo.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2016, 08:40:56
CROIX, eu só discordo da questão do início na fotografia de rua ser com retratos.

Eu particularmente sou extremamente tímido e se depender disso para fotografar na rua, simplesmente não o farei.

Por outro lado, vendo desenvolvendo as minhas formas de tomar as imagens que quero, nem todas é claro, afinal, a timidez e o medo ainda me limitam, mas penso que hoje com uma grande angular panqueca e uma câmera bastante compacta eu tenha chegado no conjunto ideal para fazer minha fotografia sem agredir as pessoas que é a forma como eu vejo ser correta.

Não é a melhor ou pior, é minha forma de ver e fazer.

Na sequência sinto falta de uma Tele, mas talvez não a use tanto assim, então me pergunto se é de fato necessária.

Acredito que a fotografia de rua já melhorou a mim como fotógrafo de um modo geral, hoje não fico mais desesperado por um click, eu espero até que surjam as oportunidades.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 08:42:46 por cfcsosa »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 19 de Outubro de 2016, 12:15:52
CROIX, eu só discordo da questão do início na fotografia de rua ser com retratos.

Eu particularmente sou extremamente tímido e se depender disso para fotografar na rua, simplesmente não o farei.

Por outro lado, vendo desenvolvendo as minhas formas de tomar as imagens que quero, nem todas é claro, afinal, a timidez e o medo ainda me limitam, mas penso que hoje com uma grande angular panqueca e uma câmera bastante compacta eu tenha chegado no conjunto ideal para fazer minha fotografia sem agredir as pessoas que é a forma como eu vejo ser correta.

Não é a melhor ou pior, é minha forma de ver e fazer.

Na sequência sinto falta de uma Tele, mas talvez não a use tanto assim, então me pergunto se é de fato necessária.

Acredito que a fotografia de rua já melhorou a mim como fotógrafo de um modo geral, hoje não fico mais desesperado por um click, eu espero até que surjam as oportunidades.

Retrato de rua eh igual pedir a direcao de um local para alguem. O exercicio eh justamente desenibir, perder a timidez, o medo de ser julgado, de ser confrontado, de ser rejeitado, de ser encarado. E para pessoas iguais a vc comecar.

Se vc tentar, vc vai ver que eu estou correto. O ideal eh estar com alguem fazendo e demonstrando do lado. Eu ja ajudei dois cara a se deslanchar para a fotgrafia de rua, e um deles era extremamente timido. Hoje fotografa como se nao tivesse timidey alguma.

Eu comecei assim. Tinha medo e muita vergonha. Entao as minhas fotos eram distantes, timidas, passivas, era mais paisagem e ambientacao e arquitetuda do que foto de rua. Um dia eu vi um video de alguem fazendo foto de rua e pedindo para as pessoas para fotografar elas. Entao eu disse a mim mesmo "o que ha de mal nisso?".
Peguei a minha camera, fui a rua, parei a primeira pessoa e ela simplesmente disse "ok". Eu fiquei impressionado o quanto foi facil e me perguntando pq nunca tentei antes. Eh como falar qualquer coisa com alguem na rua, como pedir informacao ou avisar que perdeu algo.

Na segunda vey que tentei, a pessoa perguntou o pq, eu meo enrolado disse que eu estava querendo fotografar pessoas na rua, ela aceitou. Ai minha confianca e seguranca estava a mil. Na Terceira vez tentei parar um casal, o cara me ignorou e passou como seu eu fosse um poste, a mulher do lado dele deu uma gargalhanda rindo de mim. Bateu uma forte vergonha e fui para casa. Em casa eu pensei muito e decidi nao deixar me levar pelo o que as pessoas pensam ou como reagem. Ou quam esta me vendo. Elas nao fazem ideia o que eu estou fazendo e nem o porque, para elas pode ser bizarro, louco ou ate mesmo ridiculo, mas ao ver os resultado que obtive nas duas tentativas bem sucedida, eu percebi que nao importa o julgamento de quem nao faz ideia do que eu faco, mas somente o que eu faco e meus resultados. E fui tentando ate ganhar total confianca, conhecer todo tipo de reacao, todo tipo de pessoa, etc. E fiz sozinho. Fazendo com alguem do lado ensinando eh muito mais facil, pq vc nao se sente como o unico sendo julgado mas sim como fazendo algo que os pobres mortais nao sabem.

A timides vem com a falta de familiaridade e desconforto com certas situacoes. Uma vez que a coisa se torna bem familiar e a vontade, ja nao ha mais timides. E eh preciso exercitar isso.

Vc pode fazer suas fotos e ter achado a maneira que funcione para vc. Mas sera sempre o timido inibido a fazer aquela foto de alguem interessante pq esta for a do seu metodo limitado a sua extreita zona de conforto.

Com a pratica, ate modelos vc consegue falando com as pessoas na rua. E as vezes da a sorte de conseguir uma modelo para fotos nu atisticas, so pq um dia vc viu uma mulher interessante, se apresentou como fotografo e pediu para fazer um retrato dela. Muitas pessoas vao pedir seu contato pq querem ver como a foto ficou, vc passa seu site, e abre as portas para oportunidades com as pessoas que uma vez vc fotografou na rua.

Outros vai te chamar de tarado e pervertido... Mas ate la vcja nao esta mais nem ai para o que pensam, pq os resultados valem muito mais.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:02:10
Retrato de rua eh igual pedir a direcao de um local para alguem. O exercicio eh justamente desenibir, perder a timidez, o medo de ser julgado, de ser confrontado, de ser rejeitado, de ser encarado. E para pessoas iguais a vc comecar.

Se vc tentar, vc vai ver que eu estou correto. O ideal eh estar com alguem fazendo e demonstrando do lado. Eu ja ajudei dois cara a se deslanchar para a fotgrafia de rua, e um deles era extremamente timido. Hoje fotografa como se nao tivesse timidey alguma.

Eu comecei assim. Tinha medo e muita vergonha. Entao as minhas fotos eram distantes, timidas, passivas, era mais paisagem e ambientacao e arquitetuda do que foto de rua. Um dia eu vi um video de alguem fazendo foto de rua e pedindo para as pessoas para fotografar elas. Entao eu disse a mim mesmo "o que ha de mal nisso?".
Peguei a minha camera, fui a rua, parei a primeira pessoa e ela simplesmente disse "ok". Eu fiquei impressionado o quanto foi facil e me perguntando pq nunca tentei antes. Eh como falar qualquer coisa com alguem na rua, como pedir informacao ou avisar que perdeu algo.

Na segunda vey que tentei, a pessoa perguntou o pq, eu meo enrolado disse que eu estava querendo fotografar pessoas na rua, ela aceitou. Ai minha confianca e seguranca estava a mil. Na Terceira vez tentei parar um casal, o cara me ignorou e passou como seu eu fosse um poste, a mulher do lado dele deu uma gargalhanda rindo de mim. Bateu uma forte vergonha e fui para casa. Em casa eu pensei muito e decidi nao deixar me levar pelo o que as pessoas pensam ou como reagem. Ou quam esta me vendo. Elas nao fazem ideia o que eu estou fazendo e nem o porque, para elas pode ser bizarro, louco ou ate mesmo ridiculo, mas ao ver os resultado que obtive nas duas tentativas bem sucedida, eu percebi que nao importa o julgamento de quem nao faz ideia do que eu faco, mas somente o que eu faco e meus resultados. E fui tentando ate ganhar total confianca, conhecer todo tipo de reacao, todo tipo de pessoa, etc. E fiz sozinho. Fazendo com alguem do lado ensinando eh muito mais facil, pq vc nao se sente como o unico sendo julgado mas sim como fazendo algo que os pobres mortais nao sabem.

A timides vem com a falta de familiaridade e desconforto com certas situacoes. Uma vez que a coisa se torna bem familiar e a vontade, ja nao ha mais timides. E eh preciso exercitar isso.

Vc pode fazer suas fotos e ter achado a maneira que funcione para vc. Mas sera sempre o timido inibido a fazer aquela foto de alguem interessante pq esta for a do seu metodo limitado a sua extreita zona de conforto.

Com a pratica, ate modelos vc consegue falando com as pessoas na rua. E as vezes da a sorte de conseguir uma modelo para fotos nu atisticas, so pq um dia vc viu uma mulher interessante, se apresentou como fotografo e pediu para fazer um retrato dela. Muitas pessoas vao pedir seu contato pq querem ver como a foto ficou, vc passa seu site, e abre as portas para oportunidades com as pessoas que uma vez vc fotografou na rua.

Outros vai te chamar de tarado e pervertido... Mas ate la vcja nao esta mais nem ai para o que pensam, pq os resultados valem muito mais.

bacana, agora uma pergunta aos leitores do tópico, alguém já fez isso aqui no Brasil?

Você já o fez Marcio?


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:07:44
bacana, agora uma pergunta aos leitores do tópico, alguém já fez isso aqui no Brasil?

Você já o fez Marcio?

Carlos, mas por que você considera que no Brasil seria diferente de qualquer outro país? A dinâmica é a mesma. Diria até que talvez aqui as pessoas sejam mais abertas a serem fotografadas do que em outros lugares, como EUA, por exemplo.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #22 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:42:39
Carlos, mas por que você considera que no Brasil seria diferente de qualquer outro país? A dinâmica é a mesma. Diria até que talvez aqui as pessoas sejam mais abertas a serem fotografadas do que em outros lugares, como EUA, por exemplo.

Concordo.

Aqui há o risco de ser assaltado, que é outra questão - e que um seguro alivia, em parte, porque o risco e o susto ficam.

Mas o contato com as pessoas é até mais fácil no Pindorama que na Europa (sul, pelo menos), Canadá ou EUA, onde a questão da privacidade é levada bem mais a sério.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:45:59
acho que as pessoas se importam menos lá que aqui, ao menos minhas tentativas tem sido frustradas pelo lado de cá.

já fiz algumas.

vocês já experimentaram?
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 13:46:26 por cfcsosa »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #24 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:57:04
bacana, agora uma pergunta aos leitores do tópico, alguém já fez isso aqui no Brasil?

Você já o fez Marcio?
Primoroso esse relato do Croix. Endosso tudo que ele falou. E sim, já fiz aqui no Brasil e a experiência é incrível!

Da mesma forma, costumava sair pra fazer fotos na rua e só voltava com fotos distantes, sem abordar os retratados ou ainda me concentrando em prédios e paisagens.

Uma vez decidi fazer fotos na feira pública da minha cidade natal (um interiorzinho com cerca de 20mil habitantes). Coloquei a 28mm na minha t3 e saí a procura de "histórias".

O primeiro foi esse senhorzinho vendendo balas numa calçada. Não podia deixar passar a composição com as cores complementares azul+laranja. Me aproximei, perguntei se podia tirar fotos, ele acenou sorrindo que sim. Fiz duas ou três e logo o mostrei. Ele riu e brincou que o modelo não ajudou. Eu sorri dizendo que tinha gostado das fotos, agradeci e saí:


Continuei andando pela feira até encontrar esse vendedor de grãos. Da mesma forma, perguntei se podia fazer algumas fotos. Ele autorizou, fiz algumas, mostrei, puxei conversa sobre banalidades como o movimento da feira etc. Ele perguntou para que seriam as fotos, falei que tava fazendo uma projeto sobre a feira de Picuí, ele provavelmente não entendeu, mas não demonstrou preocupação com isso.




As últimas fotos do dia foram de um casal de vendedores de temperos. Neles eu já cheguei fazendo foto. Parei um instante, pedi pra tirar algumas fotos da barraca, elogiando a beleza e novamente autorizaram. O Senhor ainda deu arrumada na barraca e posou para as fotos. Novamente, rolou uma conversa rápida e descontraída. Agradeci e saí da feira realizado.


Antes de ir embora já tinha outros feirantes acenando e pedindo que eu fizesse fotos deles em suas barracas. Infelizmente não tenho as fotos destes publicadas.

Notei que a maioria das pessoas esboça uma surpresa assim que abordamos pedindo pra fazer fotos. Acho que até autorizam as fotos enquanto estão tentando entender o que se passa. No segundo que começamos a fazer as fotos, parece que a ficha cai e eles relaxam. É o momento ideal de puxar alguma conversa, pra relaxar ainda mais o retratado e ganhar mais oportunidades de fotos.

Acho que essa é a melhor forma de abordar pessoas na rua. A negativa pode acontecer, mas certamente não vai ser tão traumática se comparar com possibilidades de simplesmente enfiar a câmera no rosto das pessoas sem sequer dá um "bom dia". Poderia até imaginar fazer essas mesmas fotos assim  fotografando e saindo sem falar nada, mas certamente não teria momentos prazerosos como os que tive interagindo com os vendedores.

Fiquei tão empolgado que estou planejando, quando voltar por lá, levar as fotos impressas para presenteá-los e trocar mais algumas palavras.

Recomendo fortemente tentar quebrar essa barreira da timidez, Carlos. Vai se surpreender com os resultados.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #25 Online: 19 de Outubro de 2016, 14:05:45
bacana, agora uma pergunta aos leitores do tópico, alguém já fez isso aqui no Brasil?

Você já o fez Marcio?

o croix ta certo. Eu tbm era tímido e quanto tirava, era com uma 70-200mm. Olha a que ponto cheguei  :hysterical:

Hoje ando pelas ruas com uma 28mm ou 35mm só e sim. Já fiz aqui em São Paulo mas bem pouco. Andei pelo Brás, Liberdade, Barra Funda e Ana Rosa/ Vila Mariana.

Comecei a me aventurar agora pela região. Antes só fazia em viagens.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Outubro de 2016, 14:42:16
Kleber, bacana seu relato, Lee o seu também, mas no caso do Lee, pode falar um pouco mais?


Pessoal, estive em Santa Tereza neste fim de semana. O resultado foi postado no fórum, mas fiquei um pouco decepcionado em como as pessoas olhavam meio desconfiadas quando viam "o sujeito com a câmera chegando", o que consegui foram algumas poucas fotos interessantes e todas de longe ou com o assunto desapercebido da fotografia e um aviso de que era melhor guardar a câmera pois eu poderia ser roubado.

fiquei pensando muito sobre isso.

ontem num lugar mais tranquilo fiz algumas fotos de dois senhores pescando e uma garça que malandramente queria um pedaço da isca deles. depois posto as imagens.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 19 de Outubro de 2016, 15:25:59
Primoroso esse relato do Croix. Endosso tudo que ele falou. E sim, já fiz aqui no Brasil e a experiência é incrível!

Da mesma forma, costumava sair pra fazer fotos na rua e só voltava com fotos distantes, sem abordar os retratados ou ainda me concentrando em prédios e paisagens.

Uma vez decidi fazer fotos na feira pública da minha cidade natal (um interiorzinho com cerca de 20mil habitantes). Coloquei a 28mm na minha t3 e saí a procura de "histórias".

O primeiro foi esse senhorzinho vendendo balas numa calçada. Não podia deixar passar a composição com as cores complementares azul+laranja. Me aproximei, perguntei se podia tirar fotos, ele acenou sorrindo que sim. Fiz duas ou três e logo o mostrei. Ele riu e brincou que o modelo não ajudou. Eu sorri dizendo que tinha gostado das fotos, agradeci e saí:


Continuei andando pela feira até encontrar esse vendedor de grãos. Da mesma forma, perguntei se podia fazer algumas fotos. Ele autorizou, fiz algumas, mostrei, puxei conversa sobre banalidades como o movimento da feira etc. Ele perguntou para que seriam as fotos, falei que tava fazendo uma projeto sobre a feira de Picuí, ele provavelmente não entendeu, mas não demonstrou preocupação com isso.




As últimas fotos do dia foram de um casal de vendedores de temperos. Neles eu já cheguei fazendo foto. Parei um instante, pedi pra tirar algumas fotos da barraca, elogiando a beleza e novamente autorizaram. O Senhor ainda deu arrumada na barraca e posou para as fotos. Novamente, rolou uma conversa rápida e descontraída. Agradeci e saí da feira realizado.


Antes de ir embora já tinha outros feirantes acenando e pedindo que eu fizesse fotos deles em suas barracas. Infelizmente não tenho as fotos destes publicadas.

Notei que a maioria das pessoas esboça uma surpresa assim que abordamos pedindo pra fazer fotos. Acho que até autorizam as fotos enquanto estão tentando entender o que se passa. No segundo que começamos a fazer as fotos, parece que a ficha cai e eles relaxam. É o momento ideal de puxar alguma conversa, pra relaxar ainda mais o retratado e ganhar mais oportunidades de fotos.

Acho que essa é a melhor forma de abordar pessoas na rua. A negativa pode acontecer, mas certamente não vai ser tão traumática se comparar com possibilidades de simplesmente enfiar a câmera no rosto das pessoas sem sequer dá um "bom dia". Poderia até imaginar fazer essas mesmas fotos assim  fotografando e saindo sem falar nada, mas certamente não teria momentos prazerosos como os que tive interagindo com os vendedores.

Fiquei tão empolgado que estou planejando, quando voltar por lá, levar as fotos impressas para presenteá-los e trocar mais algumas palavras.

Recomendo fortemente tentar quebrar essa barreira da timidez, Carlos. Vai se surpreender com os resultados.
Exatamente isso. Interacao.
Nesse patamar a fotografia passa a ser a de se conectar e interagir com as pessoas e locais. O que da um imenso prazer e um outro resultado sobre o olhar fotografico.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 19 de Outubro de 2016, 15:29:21
bacana, agora uma pergunta aos leitores do tópico, alguém já fez isso aqui no Brasil?

Você já o fez Marcio?
A bateria esta acabando mas logo respondo pq estou em 20min em casa.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #29 Online: 19 de Outubro de 2016, 16:00:47
Antes fosse isso. Los Angeles não é muito diferente daqui não pra ele tirar foto daquela maneira.

E olha que o sr. Eric e eu somos do mesmo país...

Quero nem saber, tô brabo com vocês :fight: tô traduzindo um livro dele e até brochei agora :( :doh:

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."