Autor Tópico: Sobre fotografia de rua/street photography  (Lida 9012 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 19 de Outubro de 2016, 16:46:35
bacana, agora uma pergunta aos leitores do tópico, alguém já fez isso aqui no Brasil?

Você já o fez Marcio?

Eu nunca fui fotografo no Brasil. Mas como eu disse antes, cada bairro, rua, cidade, e cituacoes, vc vai deparar com melhores e piores oportunidades.

Em Israel eu fotografava as pessoas na rua de boa. Algumas faziam cara feia e outras ignoravam. Mas uma vez eu estava andando em uma cidade Druzi e um cidadao local me parou para perguntar se eu fotografei a sinagoga. Eu falei que sim. Ele perguntou de onde eu era varias vezes e pediou para ver as fotos varias vezes. Eu respondia as peguntas dele mas eu nao deixava ele ver as fotos com medo de que ele me tomasse a camera. Ele era um mero cidadao local, mas preocupado e desconfiado que eu fosse um espiao terrotista tirando foto da vela deles. Eu me enxi, cortei o papo e falei que so passaria a falar se fosse com autoridades e nao mais com ele. E fui embora, meio com pressa e com medo de ser atacado. Entrei em um bar perto da Estrada e la eu me descontrai com uma galera local curiosa comigo, e esqueci do stress. Em outra cidade Druzi uns caras ficaram bravos pq eu estava fotografando as mulheres locais. Eu desencanei dos druzis e passei a so fotografar em cidades arabes e judaicas, ou internacionais. Em muitas dessas eu parava umas mulheres na rua para fotografar, elas ate faziam pose como se fossem modelos. Mulheres feias de doer mas eu estava curtindo a interacao e o visual e trajes delas. E as vezes muitas desses mulheres pediam para tambem fazerem fotos de mim. Entao era minha vez de ficar fazendo pose de modelo. Isso logo do lado dos Druzis paranoicos.

Na Irlanda, jovens que nao sejam muito pobres, em geral nao se importam de serem fotografados e abordados. Entao vc vai aprendendo a selecionar o public melhor de lhe dar ede obter mais sucesso. As vezes uma rua mais commercial e movimentada eh mais facil, as pessoas estao mais abertas, acostumadas com artistas de rua, etc.

Mas em Hamburg eh completamente o contrario. Pessoas de classe media e alta costumam serem mais rabujetas e desconfiadas ao serem abordadas na rua. Em parques ate que sao um pouco mais abertos e tranquilos. Mas as pessoas mais simples e alternativas costumam ser mais abertas e tranquilas quanto a isso.

Em Freiburg as pessoas sao extremamente provincianas mas elas se sentem como se estivessem no Umbigo do mundo. Muito mais dificil em abrodar as pessoas a nao ser os mais alternativos. Mas eu abordava mesmo assim. De 5 que viravam a cara 1 eu obtia resultado e ficava feliz. E achei que era ate melhor nem abordar, fotografar de vez. e muito dessas fotos as pessoas saem com cara fechada ou desconfiadas, mas tem as que sorriem e curtem a surpresa.

Em Paris as pessoas olham desconfiadas mas ninguem fala nada. Mas cinceramente, eh muito mais facil ser fotografo de rua quando vc eh turista. Eh mais facil de ligar o foda-se e arriscar.

Em Dublin eu estava sempre proximo as ruas de casa, muitos ate ja me conheciam e ate davam bom dia. As vezes eu mesmo nem lembrava quem era a pessoa. As pessoas nao sao de ficar julgando. Mas em Freiburgo e Basel, eu via e ouvia as pessoas falando, "esse casa esta sempre aqui com essa camera", em um tom de julgamento ou rebaixamento. Como se eu estivesse fazendo algo ridiculo. Eu nao estava nem ai. Eles riam de mim e eu ria deles, pq eles nao faziam ideia o que e pq eu estava la abordando e fotografando pessoas. Eu ria da mentalidade provincial deles.

Em Londres, ao abordar uma mulher a noite, ela falou que eu podia fotografar elas, mas com as amigas, entao ela chamou as amigas "Ei garotas, vem aqui para o tarado tirar uma foto de nos". Eu poderia ficar ofendido ou envergonhado, ate mesmo pq todo mundo em volta estava ouvindo. Mas eu nem liguei. Esperei as amigas chegarem, fiz as fotos, agradeci e continuei minha atividade.

O negocio eh ir explorando a cidade e os diferentes tipos de publico. E assim vc vai aprendendo a filtrar o perfil das pessoas e ambientes favoraveis e menos favoraveis. Mas como tudo na vida, vc aprende nos erros e acertos. E principalmente, arender a nao ligar para o julgamento alheio.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 19 de Outubro de 2016, 17:08:59
Kleber, bacana seu relato, Lee o seu também, mas no caso do Lee, pode falar um pouco mais?


Pessoal, estive em Santa Tereza neste fim de semana. O resultado foi postado no fórum, mas fiquei um pouco decepcionado em como as pessoas olhavam meio desconfiadas quando viam "o sujeito com a câmera chegando", o que consegui foram algumas poucas fotos interessantes e todas de longe ou com o assunto desapercebido da fotografia e um aviso de que era melhor guardar a câmera pois eu poderia ser roubado.

fiquei pensando muito sobre isso.

ontem num lugar mais tranquilo fiz algumas fotos de dois senhores pescando e uma garça que malandramente queria um pedaço da isca deles. depois posto as imagens.

Lembre que muitas vezes eh o fotografo que causa o desconforto nas pessoas, mas vc tambem pode tentar causar o contrario. As pessoas que nao sabem sobre fotografia e foto de rua, ve um sujeito fotografando de longe, timidamente, ou as vezes ate meio Escondido e disfarcadamente, as pessoas ficam desconfiadas mesmo.

Mas se vc se aproximar das pessoas, bater um papo, se apresentar, e amigavelmente pedir se permitem fotografar elas. Elas ja ficam bem menos desconfiadas. Podem ate recusar mas vc nao causa tanto desconforto a elas e nem elas a vc. O ideal eh nao deixar com que as pessoas te causem desconforto. Alguem olhou desconfiado e ficou de fofoca, vai ate a roda, se apresenta, fala da sua fotografia.

Ha casos que o melhor eh o contrario, no meio da rua, as pessoas estao indo para trabalho, compras, casa, etc e nao querem perder tempo, tem compromisso, etc. O ideal eh ser claro, direto e rapido. "Com licenca, vc se importa se eu fizer um retrato seu agora. Nao vai tomar nem 10 Segundo seu". Muitos vao parar para pensar o que dizer e sobre a cituacao em que se encontram. E antes de digam qualquer coisa vc ja diz "Se nao quiser ser fotografado, eh so dizer nao sem problemas". Isso ja deixa a pessoas bem mais segura que vc nao esta no pe dela, que vc escolhei ela adedo, mas esta apenas fotografando pessoas aleatoriamente, e a tendencia eh que logo que vc diz isso, elas respondam  Sim. Ou antes de responder sim, ficam curiosas e perguntam para o que eh ou pq.

E se alguem falar nao, mesmo que rispidamente. Vc diz "Sem problemas. Tenha um bom dia". E parta para a proxima.

Sabe o melhor lugar para fotografar pessoas que ha? Parada gay. As pessoas se enfeitam, se arrumam, querem mostrar suas Liberdade, e geralmente sao bem discontraidas, e os visitants que vao ver a parade entram no clima da descontracao. Tente eventos como carnival tambem. Qualquer grande evento festive em que as pessoas saem as ruas, para celebrar uma data principalmente, as pessoas sao mais discontraidas.

Na Irlanda, como tudo eh sempre motive para celebrar e se fantasia. St. Patrick day, Natal, Ano novo, Halloween, Parada gay, etc, vc podia apostar que eu estava na rua fotografando.

Na alemanha a cultura eh completamente oposta. Tudo eh celebrado privadamente. Natal, Ano Novo, Halloween, a nao ser que vc va para um bar mas mesmo em bares e discotecas as pessoas sao bem fechadas em seus grupos e tudo eh celebrado bem privadamente. Um tedio. Parada gay eh a unica ecessao. Cidades mais internacionais e com pessoas mais de boa como Hamburg e Berlin eh diferente, mas nao chega perto da discontracao dos Irlandeses, espanhoes, etc.

O negocio eh requentar mais os parques, princialmente no Verao, quando as pessoas estao mais descontraidas e tranquilas. Ou procurer as pessoas mais alternativas. Ou ficar encarando as pessoasmal humoradas nas ruas, mas como eu disse antes. Se o resultado positive realmente valer a pena, vc nao para.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 19 de Outubro de 2016, 19:02:55
O post do Croix salvou o tópico.

Antes disso estavam tentando definir o que é boa fotografia de rua em cima de gostos bem radicais.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 19 de Outubro de 2016, 20:11:40
O post do Croix salvou o tópico.

Antes disso estavam tentando definir o que é boa fotografia de rua em cima de gostos bem radicais.

Acho que radical foi só a sua interpretação da discussão.
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #34 Online: 19 de Outubro de 2016, 20:32:09
E nessa foto da feira qdo vc vai upar pro shutterstock é necessário alguma autorização do fotografado?


24-105L | 35 Art | 50L | 85L II | 100L | 135L


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #35 Online: 19 de Outubro de 2016, 21:23:42
E nessa foto da feira qdo vc vai upar pro shutterstock é necessário alguma autorização do fotografado?


24-105L | 35 Art | 50L | 85L II | 100L | 135L

Respondo no outro tópico.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 19 de Outubro de 2016, 21:49:05
O post do Croix salvou o tópico.

Antes disso estavam tentando definir o que é boa fotografia de rua em cima de gostos bem radicais.

Obrigado por esse comentário sicofântico e passivo-agressivo que não traz nada de produtivo para a discussão.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #37 Online: 19 de Outubro de 2016, 21:56:51
Kleber, bacana seu relato, Lee o seu também, mas no caso do Lee, pode falar um pouco mais?


Pessoal, estive em Santa Tereza neste fim de semana. O resultado foi postado no fórum, mas fiquei um pouco decepcionado em como as pessoas olhavam meio desconfiadas quando viam "o sujeito com a câmera chegando", o que consegui foram algumas poucas fotos interessantes e todas de longe ou com o assunto desapercebido da fotografia e um aviso de que era melhor guardar a câmera pois eu poderia ser roubado.

fiquei pensando muito sobre isso.

ontem num lugar mais tranquilo fiz algumas fotos de dois senhores pescando e uma garça que malandramente queria um pedaço da isca deles. depois posto as imagens.

não sei mais o que falar :/ Uso uma câmera mega compacta e discreta mas que quando chama atenção, atrai mais do que espanta. Tem gente que seca por vários segundos e aparece olhando pro centro da lente numa sequência de 3-4 fotos. Acham curioso ver uma câmera "retrô". Não percebem que estou tirando foto por ser silenciosa e não disparar luz indicador então isso ajuda mais ainda na discrição

tudo isso me faz ter mais coragem ainda de sair tirando foto de tudo que eu quero e tenho vontade. Às vezes nem ligo de botar a câmera no olho. Como é grande angular, o pouco que viro pro lado o sujeito acha q nem estou tirando foto dele... ainda mais quando olho pro viso e olho para o além fingindo nem ter tirado foto do mesmo! Na cabeça dele eu estava tirando foto de algo que estava acontecendo atrás dele  :snack:

vc aprende a dissimular  :hysterical:
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 21:57:49 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 19 de Outubro de 2016, 22:05:35
não sei mais o que falar :/ Uso uma câmera mega compacta e discreta mas que quando chama atenção, atrai mais do que espanta. Tem gente que seca por vários segundos e aparece olhando pro centro da lente numa sequência de 3-4 fotos. Acham curioso ver uma câmera "retrô". Não percebem que estou tirando foto por ser silenciosa e não disparar luz indicador então isso ajuda mais ainda na discrição

tudo isso me faz ter mais coragem ainda de sair tirando foto de tudo que eu quero e tenho vontade. Às vezes nem ligo de botar a câmera no olho. Como é grande angular, o pouco que viro pro lado o sujeito acha q nem estou tirando foto dele... ainda mais quando olho pro viso e olho para o além fingindo nem ter tirado foto do mesmo! Na cabeça dele eu estava tirando foto de algo que estava acontecendo atrás dele  :snack:

vc aprende a dissimular  :hysterical:


Tem isso.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #39 Online: 19 de Outubro de 2016, 22:08:14
Quero nem saber, tô brabo com vocês :fight: tô traduzindo um livro dele e até brochei agora :( :doh:

às vezes o que ele tem a falar pode ser interessante. Ou ter uma ou outra coisa interessante independente de como ele aborda as pessoas na rua... mas o modo como ele faz é extremamente invasivo e pode incomodar muita gente. Americano não é assim muito menos os sul coreanos (eu sei do q to falando por ter nascido lá, inclusive). Fora que LA é multi cultural... entupido de diferentes colônias estrangeiras.

Traduz sem neuras. Se vc curte, o que importa todo o resto?  :ok:

O post do Croix salvou o tópico.

Antes disso estavam tentando definir o que é boa fotografia de rua em cima de gostos bem radicais.

O post do croix é interessante mas o seu nem tanto. Poderia contribuir um pouco da sua visão sobre o assunto.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 20 de Outubro de 2016, 00:26:37
Quero nem saber, tô brabo com vocês :fight: tô traduzindo um livro dele e até brochei agora :( :doh:

Eu não sei como os livros deles são, mas imagino que são uma coletânea dos artigos que ele escreveu, que eu não considero bons conselhos em geral.

Um troço que o Erik Kim faz MUITO bem é essa série sobre fotógrafos famosos:

http://erickimphotography.com/blog/learn-from-the-masters/

Acho que dá pra aprender muito mais sobre fotografia de rua com essa série que ele escreve. Muitos desses fotógrafos tem opiniões diferentes sobre vários aspectos da fotografia, e o leitor tem a liberdade de escolher o que prefere, ao invés de seguir cegamente os conselhos que ele sugere. Se ele organizasse essa coletânea de artigos em um livro eu com certeza compraria e recomendaria.


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 20 de Outubro de 2016, 10:35:10
Adorei este tópico!
Sobre o Eric Kim.... Acho o blog dele sensacional, o material que ele disponibiliza é excelente, muitas dicas para iniciantes, artigos sobre conceitos de street photography, reviews de livros e o principal pra mim.....a série dele "Learn from the masters".  Agora sobre como ele fotografa........ Não me agrada nem um pouco, acho que assim com o Croix comentou, criar uma conexão com a pessoa que foi ou que será fotografada só lhe traz benefícios. Mas tenho que ser sincero e dizer que apesar de não gostar do jeito dele de fotografar, O Eric tem fotos incríveis.

Comecei a fotografar seriamente nas ruas, e acho que isso me ajudou, pois desde o começo ja tive que aprender a lidar com a questão da timidez e insegurança. Concordo completamente com a questão de que cada local é diferente, as pessoas agem de forma diferente e te enxergam de forma diferente. Um exemplo, morei nos USA por volta de 03 anos, basicamente no interior de Wisconsin em uma cidade pequena, numa cidade tranquila da California e em NYC. No interior e no litoral, as pessoas ficavam curiosas e com um pouco de receio, porem após breve conversa ja relaxavam e deixavam eu fazer as fotos numa boa. Em Manhattan as coisas eram um pouco diferentes, muitos te ignoravam devido a pressa constante, alguns achavam super tranquilo e outros simplesmente não deixavam.

Aqui no Brasil tenho percebido que a principal barreira é levantada pelo fator segurança. É difícil até mesmo de conseguir uma informação sobre uma determinada rua por exemplo sem que a pessoa fiquei desconfiada. Pelo menos é o que eu sinto. Mas de novo, se você conseguir 30 seg para se explicar a situação muda completamente.
Ha alguns meses atras decidi fazer um projeto com artistas de rua aqui de SP, bem na pegada do HONY, do Brandon Stanton. Conversei com alguns amigos sobre o projeto e uma deles foi bem enfático: "Tentei fazer algo bem parecido ano passado e foi terrível, eles são muito ignorantes e nunca deixam fazer as fotos. Joguei meu tempo fora." Naquela hora fiquei surpreso, mas resolvi acreditar que o fracasso dele com o projeto foi por causa da forma com que ele abordou os artistas, e não com os artistas em si. Resultado.... Conversei com mais de 30 artistas por toda a cidade, músicos, pintores, palhaços, dançarinos e tudo mais, assisti suas apresentações, conheci a historia de cada um, as dificuldades que passaram e claro, os bons momentos também. Nenhum se recusou em fazer parte do projeto.









Pra mim não importa o local, a sua postura e expressão corporal vai definir entre o sucesso e o fracasso de uma foto ou projeto. Algumas vezes o fracasso é inevitável, mas é bem raro de isso acontecer. Se acontecer, fique tranquilo, agradeça e parta pra outra.

Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


anderson.carlosb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #42 Online: 20 de Outubro de 2016, 10:36:07
Estou gostando muito ler este post.
Estranhamente as minhas melhores experiências  de fotografia de rua  foram equipamento analógico, talvez porque valor da câmera é mais baixo e sinto mais seguro.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 20 de Outubro de 2016, 14:29:30
Estou gostando muito ler este post.
Estranhamente as minhas melhores experiências  de fotografia de rua  foram equipamento analógico, talvez porque valor da câmera é mais baixo e sinto mais seguro.
Equipamemto analogico ou diferente do digital comum da sim mais confianca. Talvez por ser mais barato no Brasil isso seja uma vantagem a confianca mas mesmo onde nao ha riscos tambem existe esse fator da confianca.

Eu acredito que seja pq as pessoas tendem a levar mais a serio ou menos a serio quam usa equipamente que nao seja familiar ou velho. O que deixa as pessoas mais tranquilas por algum motivo. E isso vc sente nas pessoas.

Ou mesmo que nao seja relacionado as pessoas mas somente a si mesmo. Pq vc nao se sente sendo apenas mais um fazendo foto digital ba rua, mas alguem que esta explorando algo diferente e mais empolgado e curioso pelo resultado, o que te destrae e sobrepoem as possiveis insegurancas em troca da empolgacao e anceio pelo resultado.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #44 Online: 20 de Outubro de 2016, 14:41:47
Duplo post sem querer.