Autor Tópico: Sobre fotografia de rua/street photography  (Lida 9022 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #45 Online: 20 de Outubro de 2016, 15:07:12
exemplificar com fotos meu primeiro street lá em 2012 e como é atualmente

70-200mm f/2.8L em 200mm (zoom máximo)  :hysterical:


Com a X100T 23mm (equiv. 35mm)


tbm mudei outras coisas. Gostos mudaram, edição/pós mudou... mas o ponto não é esse.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 15:08:56 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #46 Online: 20 de Outubro de 2016, 15:25:43
Voltei trazendo a solução pra vocês tirarem todas as fotos que quiserem dos transeuntes sem perigo de parecer um pervertido e apanhar!

É chegar no calçadão e montar uma dessas:


"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #47 Online: 20 de Outubro de 2016, 16:17:04
Sinceramente eu nao acho que mudou muito quando eu comecei ate hoje em dia. Apenas as ferramentas que mudaram. Mas acredito que seja pelo fato de antes de realmente fotografar nas ruas, eu fotografava muito meus amigos no dia a dia, no trabalho, nos passeios, etc... Entao ja sai as ruas com um certo habito ja.

Eu comecei fotografando com uma camera digital de bolso bem antiga mesmo para a epoca, que veio de brindeem uma revista que meu pai assinava. A camera nao tinha quase nenhuma opcao, era mais enquadrar e fotografar mesmo. Do tamanho da minha palma da mao. Eu nao saia de casa sem ela e estava sempre fotografando tudo.




Detalhe que tirar foto de militares eh totalmente proibido e ate perigoso.


Quase um ano depois obit uma DSLR. E nao senti muita diferenca na minha aproximacao, a nao ser o fato de eu me sentir mais avontade em me aproximar um pouco mais.






Mais tarde comecei a fotografar analogicamente. Mas de novo, nao mudou quase nada como eu fotografo.





Em geral os meus metodso eh o mesmo desde sempre.
1. Passeando pelas ruas e quando alguem interessante estar por passer por mim ou na minha frente, eu fotografo:


Ou quando eu passo por alguem parado mesmo, muitas vezes eu nem paro, faco a foto andando mesmo e ja era. Nessa por exemplo eu estava correndo descend as escadas para pegar o trem que estava prestes a partir. Mesmo na pressa para nao perder o trem eu nao deixei de fazer a foto. Fiz correndo mesmo:


2. Ao ver um local com uma ambientacao ou movimento ineterssante, eu paro e fico em pe, ou sentado, esperando alguem interessante passer pelo local e fotografar.


3. Quando vejo alguem interessante a ser fotografado e quero fazer um retrato, eu vou a ela e pergunto se me permite fazer um retrato. Algumas pessoas interagem com a camera e sai um retrato posado:


Mas quando a pessoa me pergunta o que ela deve fazer, ou eu vejo que ela esta desconfortavel, eu simplesmente digo para ela continuar fzendo o que estava fazendo e esquecer de mim.





E for a isso tem os projetos que continuo de tempos em tempos. Quando o dia esta feio, por exemplo, eu continuo com meu minhas fotos sobre as pessoas no mau tempo:




Quando eu comecei a querer fotografar foto de rua commedio format, eu nao me sentia a vontade em me aproximar das pessoas e apontar a camera grande, lenta e desengoncada na cara delas, entao eu resolve fotografar os pes para ganhar confianca, e acabou virado outro projeto:



E como eu falei, eventos nas ruas onde aspessoas saem para celebrar algo. Principalmente quando se fantasia, mas nao necessariamente:




As lentes que mais uso sao 28mm para uso geral, 50mm para retrato de rua e o que acontecer no dia que eu estiver com ela na maquina, e 85mm apesar de prefer essa para ensaios e nao para foto de rua, mas as vezes uso em foto de rua so para tentar ver se sai algo diferente, apesar de achar um pouco limitador para foto de rua por causa do enquadramento fechado.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #48 Online: 20 de Outubro de 2016, 16:24:10
Voltei trazendo a solução pra vocês tirarem todas as fotos que quiserem dos transeuntes sem perigo de parecer um pervertido e apanhar!

É chegar no calçadão e montar uma dessas:



De fato ajuda muito. Como eu disse anteriormente, as pessoas levam mais a serio, ou menos a serio, ao ver amguem fotografado com uma camera que consideram antiga, de brinquedo ou diferente. Entao elas ficam menos preocupadas em serem fotografadas e vc como fotografo se sente mais avontade.

Eu tenho uma camera 4x5, mas so uso para ensaios e paisagens, pq andar na rua e fotografar pessoas com ela nao eh muito comodo, alem do negative ser mais caro.

Maseu uso uma folding camera 6x6, que tambem tem fole e tudo mais haha. As pessoas logo veemque eh uma camera antigassa e algumas pessoas nem acreditam que eu esteja tirando foto de verdade.



A vantage dela eh que ela, apesar de ser uma medio formato, eh menor do que minhas cameras 35mm, e cabe no bolso de minha jaqueta.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 21 de Outubro de 2016, 01:54:05
Considero válida essa discussão sobre abordagem na rua. E os relatos de como alguns colegas começaram timidamente e depois foram dominando o espaço são, realmente, animadores. Particularmente, é uma habilidade que eu preciso desenvolver, pois também sou inseguro pra abordar pessoas desconhecidas com propósito de fotografá-las. Até que já tentei umas poucas vezes e, por sorte, fui bem sucedido.

Retornando, porém, ao tema que deu início ao post, a despeito de eu respeitar e, em alguns casos, até admirar os "retratos" de rua, não é esse o tipo de fotografia de rua que eu persigo. O que, obviamente, não significa que queira impor meus gostos pessoais como padrões pra essa área, como já foi dito. Não sou profissional e não pretendo viver de fotografia. Mas busco evoluir e fazer melhor a cada disparo. E a fotografia de rua que eu gosto e almejo fazer é essa que, guardando as devidas proporções, recupera a ideia de instante decisivo do Bresson. Essa fotografia que conta uma história, que mostra algo que o transeunte ordinário não vê, que eterniza uma situação inusitada e irrepetível, que tem senso de humor ou de absurdo, que evidencia padrões ou contradições da nossa sociedade...

Daí o porquê de eu ter compartilhado o site do Eric Kim. Por que ele, nas suas dicas de composição, que não devem ser seguidas como regras, aborda elementos que constituem esse tipo de fotografia ao qual me refiro. Uma tipo de fotografia recorrente no trabalho do Elliott Erwitt, só pra citar um nome conhecido. Penso que neste estilo de fotografia a abordagem direta, comunicando com gestos ou palavras o que você vai fazer, é desnecessária. Em alguns casos, até contraproducente, pois poderia inviabilizar toda espontaneidade da cena.

Mas achei a discussão bastante válida e posso dizer que aprendi um pouco mais com os comentários aqui postados. Deixo uns exemplos de umas fotos que fiz e que, creio, estão na linha descrita acima e que pretendo aprimorar: 

1


2


3


4


5


 :assobi:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #50 Online: 21 de Outubro de 2016, 08:16:21
Se parar para pensar nao eh diferente do que muitas outras coisas na vida, como falar com uma mulher para sair ou conversar com alguem que nao conhece mad acredita ser interessante.

No comeco vem a inseguranca,  medo de ser reheitado, da outra pessoa ser rispida, sentir que esta fazendo algo ridiculo, e medo de que a outra pessoa vai ter uma imagem negativa de vc e podendo ate espalhar para os outros o "mico".

Mas quando se tenta e aprende sobre as possibilidades, percebe que nao ha nada de mais e acaba ate se surpriendendo de como eh facil e de como ha pessoas que reagem positivamente.

Com o tempo ganha jeito para uma abordagem que se sente confortavel e que deixe as pessoas confirtavel tambem.

Claro que sempre havera alguem que vc se aprixima e que eh insegura, timida, nao acostumada com a abordagem ou ate ser julgona e pensar mal e ate falar mal de vc. Ou simplesmente esta tendo um dia ruim.

Mas ai sua perspectiva muda e vc percebe que quem esta sendo ridiculo e pagando mico eh o outro e nao vc. E vc ja nao liga para o que tais pessoas pensam ou falem de vc.

Obviamente, mesmo que alguem reaja rispidamente, eh inutil ser rispido ou tentar rebaixar o outro por isso. O ideal eh nao deixar que o baixo humor e espirito das pessoas te atinja. Sorria, mostre compreensao pelo seu sorriso e olhar, deseje a pessoa um bom dia e segue a vida. Tudo sem demonstrar arrependimento, inseguranca ou o que for.

A pessoa pode nao demonstrar mas no fundo vc estara fazendo o dia dela melhor, e ajudando a demonstrar que nao ha nada de mais em dois desconhecidos ter uma breve conexcao por alguns segundos. A pessoa vai no fundo ver que vc nao eh mais um homem querendo dar em cima de uma mulher, mais um folgado querendo tirar foro de alguem para rir ou julgar ela. E mesmo se pensar, a pessoa se foi e com ela foi o mundo dela.


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 21 de Outubro de 2016, 09:58:55
Bacana ler os relatos de como vocês começaram  :D
Apesar de no começo ter bastante insegurança, eu sempre me pressionava em chegar cada vez mais perto. Algumas fotos que fiz logo no inicio:


Eye Contact by Guilherme Nicholas, on Flickr


Tattoos by Guilherme Nicholas, on Flickr
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #52 Online: 21 de Outubro de 2016, 23:52:29
Respondo no outro tópico.

Kleber,

Não sei se porque estou cansada, mas fiz leitura dinâmica das 9 páginas do tópico e não achei a resposta para a pergunta do colega. Poderia esclarecer, por favor? Ou me direcionar onde posso achar essa resposta de forma mais objetiva?
Muito obrigada!


Sent from my iPhone using Tapatalk


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #53 Online: 22 de Outubro de 2016, 01:07:56
Kleber,

Não sei se porque estou cansada, mas fiz leitura dinâmica das 9 páginas do tópico e não achei a resposta para a pergunta do colega. Poderia esclarecer, por favor? Ou me direcionar onde posso achar essa resposta de forma mais objetiva?
Muito obrigada!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Oi, Laura. É uma das últimas respostas (última da página 16, creio). E pode fazer qualquer outro questionamento sobre aquele assunto por lá.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #54 Online: 22 de Outubro de 2016, 10:32:14
Oi, Laura. É uma das últimas respostas (última da página 16, creio). E pode fazer qualquer outro questionamento sobre aquele assunto por lá.

Achei! Obrigada!


Sent from my iPhone using Tapatalk


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #55 Online: 22 de Outubro de 2016, 19:15:37
Fotografia de rua é tudo sobre o tempo(lembrando o tópico do Lindsey), mas tbm é tudo sobre posicionamento,
a posição do objeto ou pessoa que esta sendo fotografado, a posição do fotografo, a posição da fonte de luz, seja o sol ou
luz artificial, e como tudo isso se relaciona com o fundo e os cantos da cena,
para mim, fotografia de rua não é só pegar o momento certo, mas em como esse momento se relaciona como o ambiente e o contexto, e isso só acontece quando prestamos atenção ao fundo e aos cantos do enquadramento,
as vezes um passo para o lado, ou a câmera na altura da cintura, faz toda a diferença.
vc pode estar perto ou longe, no contraluz ou a favor da luz, com grande angular ou normal, de dia ou noite, num ambiente fechado ou céu aberto,
tudo vai depender do tempo e posicionamento,
é claro que tem outros tópicos, como conceito, qualidade da luz, etc

1
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

2
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

3
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

4
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

5

Sem título by p.kawazoe, no Flickr

6
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

7
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

8
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

9
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

10
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

11
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

12
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

13
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

14
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

15
Sem título by p.kawazoe, no Flickr

16
Sem título by p.kawazoe, no Flickr


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #56 Online: 23 de Outubro de 2016, 10:12:09
essa 16 ta espetacular  :clap:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 23 de Outubro de 2016, 14:32:17






lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #58 Online: 23 de Outubro de 2016, 22:34:27
Gente. Acho que postaram fotos uma vez ou outra aí por causa do papo mas não vamos transformar aqui numa galeria sendo que já existe tópico pra isso


postar foto sem nem discutir o motivo delas não faz muito sentido
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 23 de Outubro de 2016, 23:14:43
Gente. Acho que postaram fotos uma vez ou outra aí por causa do papo mas não vamos transformar aqui numa galeria sendo que já existe tópico pra isso


postar foto sem nem discutir o motivo delas não faz muito sentido

eu postei achando que era o tópico coletivo, me confundi.