Autor Tópico: Duvida - Helios + nikon  (Lida 1953 vezes)

GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Online: 21 de Outubro de 2016, 21:21:32
Boa noite,

Uma helios 44m funciona com autofoco numa nikon com motor de foco como a d610 e um adaptator? ela funcionaria como lente FX ?


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2016, 22:34:28
funciona mas não vai ter autofoco não, é uma lente manual, não ver ter auto foco em nenhuma camera

lentes mount M42 sao um "saco" em nikon, porque voce tem que usar adaptador com elemento otico  senao não foca no infinito mas ai voce perde IQ

Se usar um sem, voce mante IQ mas não consegue focar no infinito

apesar da helios ser uma lente muito interessante e com um CxB ótimo, da pra arrumar uma 50mm 1.4 AI ou AIS por um pouco mais de dinheiro (faixa de 400-500 reais)
Fuck Gear


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2016, 01:09:48
Valeu man! Acho que vou passar então, pego uma quando tiver no clima de começar fotografar com filme...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2016, 01:11:33
Valeu man! Acho que vou passar então, pego uma quando tiver no clima de começar fotografar com filme...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

mesmo nas nikons de filme, elas vao ter esse problema sim

Se for investir em filme da nikon, da usar qualquer lente da serie D ou anterior (qualquer uma que não seja da linha G) que da pra usar nas cameras novas e nas antigas tranquilamente !
Fuck Gear


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2016, 14:51:08
eu comprei a lente helios pra usar com minha nikon, não saia uma foto que prestasse... comprei uma nex f3 e fiz fotos com a helios...

kkkkkkkk


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2016, 15:44:33
eu comprei a lente helios pra usar com minha nikon, não saia uma foto que prestasse... comprei uma nex f3 e fiz fotos com a helios...

kkkkkkkk

Se vc usar a 50mm da canon na nex, vc não vai querer tirar da máquina.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2016, 12:17:21
Acabei de pegar uma 85 1.8G , se pegar alguma com filme, será alguma simples, barata e que de pra por a helios ou que já venha com ela, e se pah vejo no site adaptador com o elemento otico... mas num futuro agora distante outra vez kkkk

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2016, 12:44:45
Pelo que sei nenhuma lente M42 vai funcionar diretamente na Nikon, porque ela tem uma distancia de registro da imagem maior, ou seja quase nenhuma lente de outro fabricante vai funcionar nela. Só seria possível com um adaptador com lente auxiliar que corrige esse problema.
Nenhuma lente Helios M42 tem autofoco, nem controle de abertura automático, é tudo manual.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2016, 15:39:08
Pelo que sei nenhuma lente M42 vai funcionar diretamente na Nikon, porque ela tem uma distancia de registro da imagem maior, ou seja quase nenhuma lente de outro fabricante vai funcionar nela. Só seria possível com um adaptador com lente auxiliar que corrige esse problema.
Nenhuma lente Helios M42 tem autofoco, nem controle de abertura automático, é tudo manual.

Não sei afirmar quanto às Helios, mas existe acionamento de diafragma em M42. As Takumar têm.

Quanto à distância do flange ao sensor, tem todas as distâncias aqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/Flange_focal_distance

Na prática, só lentes médio formato seriam adaptáveis às Nikon. A Leica R (SLR) tem distância maior, mas não tem como fabricar um adaptador praticável.

Nikon F=46.5mm
M42=45.5mm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2016, 15:44:51
Não sei afirmar quanto às Helios, mas existe acionamento de diafragma em M42. As Takumar têm.
bom pelo que sei as Helios não tem.
Sim as Takumar funcionam nas pentax, ok, mas funcionariam o diafragma tbm nas Nikon??? (apesar do problema de foco)
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2016, 15:50:31
bom pelo que sei as Helios não tem.
Sim as Takumar funcionam nas pentax, ok, mas funcionariam o diafragma tbm nas Nikon??? (apesar do problema de foco)

Se tivesse alguém disposto a fazer um adaptador que acoplasse o bracinho do acionamento Nikon no pino da M42, funcionaria. Mas já é uma relação conflituosa entre os dois padrões sem ter isto. Não creio que alguém queira fazer tal adaptador.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2016, 16:44:25
Se tivesse alguém disposto a fazer um adaptador que acoplasse o bracinho do acionamento Nikon no pino da M42, funcionaria. Mas já é uma relação conflituosa entre os dois padrões sem ter isto. Não creio que alguém queira fazer tal adaptador.
Acho que não seria fácil... tem uma questão de posicionamento na circunferência da lente, e tbm a quantidade de movimento, enfim..., mas principalmente porque se o foco não vai funcionar, não viabiliza fazer...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2016, 18:26:55
principalmente porque se o foco não vai funcionar, não viabiliza fazer...

Sim, bem por aí. Possível, mas inviável.


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2016, 19:01:57
acho que a questao do foco é a de menos, porque usar essas lentes antigas e fazer o foco na mao, da uma sensação nostalgica muito prazerosa.

o pior mesmo é a questão do foco no infinito só funcionar com adaptador com elemento ótico ou se abrir a lente e fizer algumas adaptações, como por exemplo colocar uma borracha de 0,8-1mm entre os dois ultimos elementos pra jogar mais pra tras. Mas tem que fazer com cuidado para não bater no espelho.

Enfim, tem um cara que eu conheço que usa uma D3 e quase só utiliza lentes M42. Ele utiliza o adaptador com elemento ótico e diz que a perda de IQ é muito baixa e que no pós da pra arrumar facilmente. Eu ja vi varias fotos dele e posso dizer que, principalmente as PB, a perda do IQ não é baixa.

Vale a pena pegar um adaptador ( faixa de 150 reais no ML com frete)  e comprar umas lentes M42 manuais para testar, porque sao lentes com um custo baixo e podem render otimas fotos.
Fuck Gear


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2016, 20:39:39
acho que a questao do foco é a de menos, porque usar essas lentes antigas e fazer o foco na mao, da uma sensação nostalgica muito prazerosa.

o pior mesmo é a questão do foco no infinito só funcionar com adaptador com elemento ótico ou se abrir a lente e fizer algumas adaptações, como por exemplo colocar uma borracha de 0,8-1mm entre os dois ultimos elementos pra jogar mais pra tras. Mas tem que fazer com cuidado para não bater no espelho.

Enfim, tem um cara que eu conheço que usa uma D3 e quase só utiliza lentes M42. Ele utiliza o adaptador com elemento ótico e diz que a perda de IQ é muito baixa e que no pós da pra arrumar facilmente. Eu ja vi varias fotos dele e posso dizer que, principalmente as PB, a perda do IQ não é baixa.

Vale a pena pegar um adaptador ( faixa de 150 reais no ML com frete)  e comprar umas lentes M42 manuais para testar, porque sao lentes com um custo baixo e podem render otimas fotos.

É um elemento divergente. Se for bem feito, ele em si não causa considerável deterioração da imagem. Mas ele também vai aumentar um pouco a distância focal da lente. Como resultado, imperfeições da lente parecerão mais evidentes. Lentes ruins vão ficar piores. Mas, claro, lentes boas não vão dar muito problema, quando usadas com um adaptador de qualidade.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2016, 20:40:55 por felipemendes »