Autor Tópico: Equipamento durante trekking  (Lida 4662 vezes)

cleciopb

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Outubro de 2016, 01:19:25
Estou planejando um trekking ao Monte Roraima. Serão 12 dias de caminhadas entre ida e volta, alguns deles andando até 16km num dia, em outros tendo que vencer subidas extenuantes. Estou em dúvida quanto ao equipamento a ser levado.
Tenho a 6D com 3 lentes 4L (17-40 / 24-105 IS / 70-200 IS), além da 100/2.8L Macro. Gostaria de levar todo o equipo utilizando uma daquelas jaquetas com bolsos para colocar as lentes, mas tenho receio de ficar muito pesado, pois ainda levarei mochila com roupas e outros pertences.
Pensei em outras opções: levar apenas a 24-105 ou então deixar essa e levar a 17-40 com a 70-200. O que vocês sugerem? Ou compro uma câmera menor com a lente do kit (tipo SL1 ou T5i)?
Outra dúvida, o tripé é impressindível (tenho um Manfrotto 190, que com a cabeça pesa 2 kg)?
Obrigado.
Canon EOS 6D Mark II, Canon 17-40/4L, Canon 24-105/4L IS, Canon 70-200/4L IS, Canon 100/2.8L Macro, Canon 85/1.8, Speedlite 430EX


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2016, 01:26:55
Pelo que já li dos relatos a caminhada é puxada então quanto menos peso melhor. E você tem que considerar que na volta ainda tem que trazer teu cocô junto  :D :D

6D + qualquer lente dessas já vai ficar um bom peso. Ideal seria levar só a 24-105, o problema é que você talvez sinta falta de mais GA. Depende muito do teu tipo de fotografia.

Levar "lente de kit" eu não cogitaria.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2016, 08:44:42
Eu fiz a trilha inca no ano passado que é fichinha comparada ao Monte Roraima e te digo que é loucura levar tudo! Esquece levar uma câmera menor pq vc vai se arrepender da perda de qualidade. Leva a 6D com um monte de bateria e a 24-105, ela vai te suprir muito bem. Eu fui com uma 24-70. O tripé é que é o x da questão. Se não for uma expedição fotográfica, com todas as letras, ninguém vai te esperar montar tripé, enquadrar a foto, etc.... aí sim eu pensaria em algo menor, mais leve, mesmo que fique no limite do peso do seu equipamento, pois pelo menos comigo, eu só consegui usar no acampamento. Hoje eu pensaria seriamente em ir com um Gorillapod...

Fala com o Waldyr aqui do fórum, ele já fez o Monte Roraima. Procura sobre o workshop fotografia de montanha que é dele. Aliás ele tem uma turma no mês que vem, se vc for de SP talvez seja bacana fazer! Eu fiz e achei muito bom!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2016, 17:09:59
Para trekking jamais levaria DSLR, ainda mais FF por causa das lentes maiores. Ia de uma boa mirrorless APS ou micro 4/3.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2016, 23:24:32
Eu apostaria na 17-40, pois é a mais leve e é a mais indicada para paisagens, considerando em levar apenas uma. Se desejar levar outra, levaria a 100L, muito leve tb (se bobear até mais leve do q a 17-40, ñ lembro).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 23:25:16 por rafael1904 »


luiz.orlandi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Orlandi
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2016, 09:42:54
Sem muito conhecimento de base para esse tipo de evento, eu pensaria em 17-40 para o uso geral, e a 70-200 para algo mais específico, com ela penso principalmente em pássaros e alguns outros tipos de animais onde a proximidade atrapalharia a foto.... bom, o tripé, eu acho chato de usar, ainda mais nesse tipo de demanda, porque: para, monta, foca, bate a foto, desmonta, guarda, e volta a andar, sei lá, cansativo só de pensar, o Gorillapod (o modelo maior) que o colega citou pode ser uma opção compacta e rápida de usar...

Espero ter ajudado em algo...
========================
Luiz Orlandi
Canon 5D MK2 / XT / Fuji X-E1
Canon 24-105 L, Canon 70-200 F4 L, Helios 44M F2, M Travemar 50mm F3.5 Macro, Fuji 50mm F2, Fuji 16-50mm, Canon Speedlite 550EX...
E ainda ouvindo "Pra quê precisa de tanta coisa para tirar foto amor..." ;)


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2016, 12:46:31
Eu apostaria na 17-40, pois é a mais leve e é a mais indicada para paisagens, considerando em levar apenas uma. Se desejar levar outra, levaria a 100L, muito leve tb (se bobear até mais leve do q a 17-40, ñ lembro).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A dica faz sentido, mas se pensar que vc vai estar com uma cargueira nas costas, trocar de lente torna-se mais uma tarefa árdua. Tira a cargueira, abre, pega a lente, troca, faz a foto, troca de novo, guarda e veste a cargueira... deu preguiça só de pensar no trampo! Kkkkk

Outra dica que dou é arranjar um jeito de prender a câmera nas alças de ombro da cargueira, para que não fique pendurado no pescoço. Leve também uma capa de chuva para jogar por cima da câmera em caso de chuva. Eu não levei pq minha roupa era impermeável, mas a câmera não cabia dentro do casaco. E como chovia e parava o tempo todo foi um saco!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Daniel

Instagram: @danacqua


luiz.orlandi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Orlandi
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:47:43
Para trekking jamais levaria DSLR, ainda mais FF por causa das lentes maiores. Ia de uma boa mirrorless APS ou micro 4/3.

 Se o acréscimo de outro eqpto for uma alternativa viável, concordo com o Nattis, eu usei a NEx 6 com lente 16mm e 18-55 em uma viagem com resultados excelentes, fora a portabilidade, cabia de boa a 18-55 em um bolso e a câmera com a 16mm em outro... ai fica a critério o modelo e marcas favoritas...
========================
Luiz Orlandi
Canon 5D MK2 / XT / Fuji X-E1
Canon 24-105 L, Canon 70-200 F4 L, Helios 44M F2, M Travemar 50mm F3.5 Macro, Fuji 50mm F2, Fuji 16-50mm, Canon Speedlite 550EX...
E ainda ouvindo "Pra quê precisa de tanta coisa para tirar foto amor..." ;)


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:51:13
A dica faz sentido, mas se pensar que vc vai estar com uma cargueira nas costas, trocar de lente torna-se mais uma tarefa árdua. Tira a cargueira, abre, pega a lente, troca, faz a foto, troca de novo, guarda e veste a cargueira... deu preguiça só de pensar no trampo! Kkkkk

Outra dica que dou é arranjar um jeito de prender a câmera nas alças de ombro da cargueira, para que não fique pendurado no pescoço. Leve também uma capa de chuva para jogar por cima da câmera em caso de chuva. Eu não levei pq minha roupa era impermeável, mas a câmera não cabia dentro do casaco. E como chovia e parava o tempo todo foi um saco!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Dá pra levar tranquilo em uma mochila apropriada (lowepro Sling) a câmera e essas duas lentes que eu disse e de quebra essa mochila já tem capa de chuva.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2016, 14:32:35
Em uma caminhada de dia inteiro em Ibitipoca eu usei estas alças abaixo, que se prendem nos loops D da mochila (Tamrac N-11):
https://www.amazon.com/gp/product/B0000AB4NV

Com eles o peso da câmera fica nas alças da mochila, e não nos ombros. Funcinou MUITO bem. Ainda tenho as alças. Hoje uma outra opção que pode ser muito útil em caminhada (e que é motivo de eu pensar em me desfazer da alça acima) é o sistema da peak Design, que permite que se prenda a câmera na própria alça da mochila:
https://www.peakdesign.com/product/clips/capturepro

Com respeito à segunda lente, a Peak Design tem uma opção que permite prender a lente na alça da mochila também:
https://www.peakdesign.com/product/clips/capturelens
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 14:33:41 por jauvane »
JVc.


cleciopb

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2016, 22:53:15
Agradeço a todos pelas sugestões, muito úteis por sinal!
Canon EOS 6D Mark II, Canon 17-40/4L, Canon 24-105/4L IS, Canon 70-200/4L IS, Canon 100/2.8L Macro, Canon 85/1.8, Speedlite 430EX


cleciopb

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2016, 22:55:16
Dá pra levar tranquilo em uma mochila apropriada (lowepro Sling) a câmera e essas duas lentes que eu disse e de quebra essa mochila já tem capa de chuva.

Rafael, gostei da sugestão dessa Lowepro Sling. Sabe se posso levar uma mochila de carga nas costas e ela na frente?
Estou considerando seriamente sua sugestão de levar a 17-40 + 100 Macro.
Obrigado.
Canon EOS 6D Mark II, Canon 17-40/4L, Canon 24-105/4L IS, Canon 70-200/4L IS, Canon 100/2.8L Macro, Canon 85/1.8, Speedlite 430EX


cleciopb

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2016, 22:57:08
Em uma caminhada de dia inteiro em Ibitipoca eu usei estas alças abaixo, que se prendem nos loops D da mochila (Tamrac N-11):
https://www.amazon.com/gp/product/B0000AB4NV

Com eles o peso da câmera fica nas alças da mochila, e não nos ombros. Funcinou MUITO bem. Ainda tenho as alças. Hoje uma outra opção que pode ser muito útil em caminhada (e que é motivo de eu pensar em me desfazer da alça acima) é o sistema da peak Design, que permite que se prenda a câmera na própria alça da mochila:
https://www.peakdesign.com/product/clips/capturepro

Com respeito à segunda lente, a Peak Design tem uma opção que permite prender a lente na alça da mochila também:
https://www.peakdesign.com/product/clips/capturelens

Obrigado pelas sugestões. Amei a ideia desse sistema da Peak Design. Tentarei comprar!
Canon EOS 6D Mark II, Canon 17-40/4L, Canon 24-105/4L IS, Canon 70-200/4L IS, Canon 100/2.8L Macro, Canon 85/1.8, Speedlite 430EX


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2016, 22:59:24
Rafael, gostei da sugestão dessa Lowepro Sling. Sabe se posso levar uma mochila de carga nas costas e ela na frente?
Estou considerando seriamente sua sugestão de levar a 17-40 + 100 Macro.
Obrigado.

Dá sim, e pode ser o contrário tb: a de carga na frente e a sling atrás; porém, acho  q a sling na frente limitaria menos seus movimentos qdo for pedalar. Tem q testar. E lembrando que a 100L tb funciona para retratos e mto bem pra insetos, flores etc.

Abraço.


24-105L | 35 Art | 50L | 85L II | 100L | 135L


cleciopb

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2016, 18:41:21
Dá sim, e pode ser o contrário tb: a de carga na frente e a sling atrás; porém, acho  q a sling na frente limitaria menos seus movimentos qdo for pedalar. Tem q testar. E lembrando que a 100L tb funciona para retratos e mto bem pra insetos, flores etc.

Abraço.


24-105L | 35 Art | 50L | 85L II | 100L | 135L

Ok. Obrigado (só não irei pedalar, será apenas trekking).
Canon EOS 6D Mark II, Canon 17-40/4L, Canon 24-105/4L IS, Canon 70-200/4L IS, Canon 100/2.8L Macro, Canon 85/1.8, Speedlite 430EX