Autor Tópico: Fotografia é a menor distância entre a realidade e a... ???  (Lida 2575 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Outubro de 2016, 16:30:09
Se uma reta é a menor distância entre dois pontos, a fotografia é a menor distância entre dois mundos.

Ou seria a menor distância entre a realidade e a ficção???
Ou... entre duas realidades, a minha e a alheia, contida na foto???
Ou ainda, a menor distância entre a realidade alheia e a imaginação???

Realidade própria, realidade alheia, ficção, fato ou imaginação???

Ah... pode ser tbm que esteja tudo errado, porque não é a fotografia, mas sim a imaginação, que cumpre essa ligação, a menor distância entre esses mundos???

Senhores(as) isso pretende ser uma discussão, sejam bem vindos!!!
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 16:39:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2016, 16:38:15
Menor distância entre realidade e fato. Ou a menor distância entre fato e história. Ou não.

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2016, 16:47:03
... E a imaginação!

Acredito que a fotografia é oriunda do autor, ele a expõe e modifica como bem entende, utilizando o mundo como o seu " papel" moldando ele ao seu gosto e desgosto fazendo-o transparecer como sua mente idealiza.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 16:47:50 por augustobt »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2016, 21:10:14
Se nem a afirmação de que a reta é a menor distância entre dois pontos ainda é verdadeira nos dias de hoje  :assobi:

Mas diria que a fotografia é a menor distância entre a realidade alheia e comum e a realidade individual.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2016, 23:05:14
já acho isso meio pseudo-filosofia.

no que exatamente agrega?
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2016, 00:49:51
já acho isso meio pseudo-filosofia.

no que exatamente agrega?
É uma discussão sobre como as pessoas percebem uma fotografia. E vc Lee, como é que a fotografia te conecta???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2016, 00:52:40
Se nem a afirmação de que a reta é a menor distância entre dois pontos ainda é verdadeira nos dias de hoje  :assobi:
Essa aqui vc precisa explicar pra mim, porque estou por fora...  8-)

Mas diria que a fotografia é a menor distância entre a realidade alheia e comum e a realidade individual.
Ok!!! Então uma fotografia é um confronto duas realidades diferentes...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2016, 00:55:34
... E a imaginação!

Acredito que a fotografia é oriunda do autor, ele a expõe e modifica como bem entende, utilizando o mundo como o seu " papel" moldando ele ao seu gosto e desgosto fazendo-o transparecer como sua mente idealiza.
Legal, então o que o fotografo faz é ficção, um recorte da realidade modificado pela imaginação do autor...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2016, 01:02:33
Menor distância entre realidade e fato. Ou a menor distância entre fato e história. Ou não.
Definição de realidade, pelo dicionário do google:

realidade:
substantivo feminino

1. qualidade ou característica do que é real.

2. o que realmente existe; fato real; verdade.
    "seus sonhos tornaram-se r."

3. o conjunto das coisas e fatos reais.
    "na bebida, procura fugir da r."

O que entendo por essa explicação é que a fotografia transporta do passado (historia) uma veracidade implícita, que se conecta com a realidade de quem a vê. Seria isso???
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2016, 01:06:40
Essa aqui vc precisa explicar pra mim, porque estou por fora...  8-)
Ok!!! Então uma fotografia é um confronto duas realidades diferentes...

Explico. Por exemplo, um vôo entre dois pontos pode ter sua rota mais curta não exatamente em uma linha reta e sim indo inicialmente levemente para norte e depois sul (ou o contrário caso esteja no hemisfério sul). Isso acontece devido a curvatura da Terra.

Pode ser confronto, e também pode não ser. A minha realidade não está em confronto com a realidade comum, por exemplo, mesmo que não sejam iguais.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2016, 06:39:05
É uma discussão sobre como as pessoas percebem uma fotografia.

Para mim, nao apenas fotografia mas qualquer grande criacao, eh sobre atingir o que eh eterno. E quando eu digo isso eu nao me refiro a uma imagem que se mantem a tual ao passer de decadas, mas sim sobre a experiencia da apreciacao da criacao. Algo que te captura em um momento que vc nao esta ne aqui e nem ali, mas em todo o instante, e nos faz sentir uma sensacao de Liberdade, eternidade, atemporalidade.

E isso nao depende unicamente da obra e da educacao e transmissao do criador dela, mas tambem do observador, em estar atento aos seus sentidos e momento.

E unicamente isso. O resto para mim nao interessa. E por mais que possa soar complicado e pseudo intellectual, ou pseudo filosofia ou ou que for, eh algo extremamente simples e basico. A base de tudo e da vida.

https://www.youtube.com/watch?v=TgNfjXSSFz4


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2016, 18:49:18
... minha viagem na maionese...   8-)

Fotografia não é realidade... é a realidade que eu vejo através da câmera e depois edito da forma que eu desejar. Mesmo as fotos jornalísticas, documentais, dependem de onde estou e de como enquadro. Uma mesma cena pode ser retratada de forma diversa por diferentes pessoas criando sensações diversas... uma realidase, várias capturas, vários pontos de vista, várias interpretações. Verdadeiras? Falsas? Para quem?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2016, 19:28:46
Se essa discussão fosse um trabalho acadêmico todo mundo ia tomar zero. Isso tá parecendo mais conversa de boteco.

"Pra mim fotografia é um passo entre a realidade as estrelas, porque olha como nenhuma vaca é azul e hoje é terça-feira. Dá pra ver isso nas fotos do Ansel Adams e nas composições do Bethoveen"




C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2016, 19:38:16
Se essa discussão fosse um trabalho acadêmico todo mundo ia tomar zero. Isso tá parecendo mais conversa de boteco.

"Pra mim fotografia é um passo entre a realidade as estrelas, porque olha como nenhuma vaca é azul e hoje é terça-feira. Dá pra ver isso nas fotos do Ansel Adams e nas composições do Bethoveen"

Meu discurso eh altamente inspirado em criticos academicos como a de John Berger. Se o discurso dele eh de boteco, nao ha discurso que nao seja.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2016, 20:43:32
Eu não conheço o John Berger ou o trabalho dele, infelizmente. Mas isso não diz nada pra discussão. Isso me parece um apelo à autoridade.

O professor não vai me dar nota alta numa prova onde eu escrevi um monte de coisa doida se eu disser que me inspirei em algum autor famoso. Metafísica ruim sem base na realidade é metafísica ruim não importa o renome da pessoa citada.

Eu adoro debater fotografia e arte, mas quando o papo descamba pra um espectro sem conexão com a realidade física ou a lógica eu começo a revirar meus olhos  8-) 

Acho que não só é fácil falar de arte/fotografia em termos quase que espirituais e religiosos -- qualquer um pode falar qualquer coisa, tudo vale -- mas também é algo sedutor para muita gente, pois te faz parecer "culto" ou "inteligente" ou passa a impressão do que está sendo dito é cheio de significado profundo.

Eu não quero censurar ninguém, espero que debates continuem acontecendo, mas gostaria que eles fossem mais ancorados na realidade.