Autor Tópico: Fotos tiradas com CELULAR pode ser consideradas FOTOGRAFIAS ou apenas IMAGEM?  (Lida 3288 vezes)

vitorfotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
  • Apaixonado por fotografia.
Boa tarde amigos apaixonados por fotografia.

Sou apaixonado por fotos. Fiz jornalismo, estudei durante um ano FOTOGRAFIA. Comecei a revelar fotos na química até chegar na digital. Tenho 30 anos e meu Hobby se chama FOTOGRAFIA.

Tenho 2 Camaras digitais.
Canon G1X MARK II
Nikon CoolPix P900 Zoom 83x (uso para paisagens e nos passeios que faço).

Mas o Assunto aqui é outro.

Escutei tempos atrás, alguns profissionais de fotografia dizendo que fotos tiradas com Celular, ou melhor, smartphone, não poderiam ser consideradas fotografias, e sim, IMAGENS. Não entendi muito bem essa colocação. 

Pra mim tudo é fotografia.Tudo depende do jeito de olhar. Acho que alguns fotógrafos profissionais tem certa dificuldade em aceitar as novas tecnologias. Não sei porque. Eles tem um certo pré e preconceito contra esses novos modos de fotografia.

O QUE VOCÊS PENSAM A RESPEITO DISSO? FOTOS FEITAS COM SMARTPHONE SÃO IMAGENS E NÃO PODEM SER CONSIDERADAS FOTOGRAFIA?

Tenho um Blog! onde retrato o cotidiano do Interior do Paraná. Uso um iPhone 5s e um iPhone 6 Plus para editar e tirar as fotos. Veja as fotos que faço aqui do interior usando apenas iPhone. Será que não posso considerar essas fotos como FOTOGRAFIA?

www.vitorpilotti.tumblr.com

Abraço
Muito bom poder participar desse grupo de discussão.



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2016, 16:58:13
Sim, é a mesma coisa, no sentido de imprimir com a luz, ou ainda de sensibilizar com a luz, o que muda obviamente é o processo.

Para tudo que se fazia na época do filme, existe procedimento derivado ou equivalente.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2016, 17:01:53
A pergunta é sobre duas coisa diferentes, mas que estão relacionadas FOTOGRAFIA é o ato de "escrever com luz", na tradução direta, agora captar uma IMAGEM, isso pode ser feito por diversos meios e até manualmente por giz, etc...

Se voce se utiliza de técnica fotográfica(composição, enquadramento, etc...) para captar uma IMAGEM, não importa o INSTRUMENTO, se foi feita com digital ou filme, mas a IMAGEM foi captada em ambos os casos usando FOTOGRAFIA.

Na minha opnião eu acho sim que uma imagem captada por um smartfone é sim uma fotografia. :ok:

O que eu não acho ser fotografia é desenho fotográfico, isso é uma técnica de desenho(á lapis, giz, tinta, etc...), buscando imitar a captação de uma imagem feita por fotografia, ai é que se cria uma certa discussão sobre se é ou não, e eu não considero como fotografia. :ok:

O que eu acho é que tem fotógrafos mais tradicionais, os mais contemporâneos e os mais na vanguarda que querem sair experimentando tudo.

No final das contas usando smartfone ou uma Kodak Instamátic, ambos os meios não produziram uma IMAGEM? e não foi utilizado a FOTOGRAFIA?
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 17:02:44 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2016, 17:09:37
Toda fotografia é uma imagem mas nem toda imagem é uma fotografia

Como diria o professor Sit (pago pau sim :ok:) A camara é só uma ferramenta, estando ela numa canon fullframe ou num smartphone galaxy da vida. E o olho faz a foto sempre.

Agora, se tirou ou colocou pixels aí é outra história. Aí é uma ilustração. Que também é uma imagem, assim como a fotografia.
 :snack:

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2016, 18:01:54
Pq nao seria fotografia?


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2016, 23:00:08
tem gente que faz apenas imagem/registro com DSLR. Só dar uma volta pelo fórum

então... sim. Foto de celular pode ser considerado fotografia
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2016, 23:51:15
Essas discussoes parecem tentativas de polemizar algo que nao eh polemica (ou deixou de ser polemica a muito tempo). Eh tipo o papo de filme vs digital.

Sim, voce pode produzir "fotografia" ou "imagem" tanto com celular, ou camera compacta, ou camera DSLR, ou filme. A feramenta nao importa, o que importa eh o que voce faz com ela.

Acho que esses profissionais que disseram isso sobre celular sao muito cheios de merda, na minha opiniao.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2017, 20:42:46
Essas discussoes parecem tentativas de polemizar algo que nao eh polemica (ou deixou de ser polemica a muito tempo).


É por aí mesmo.
Parece que o cara levanta da cama um dia e pensa: vou criar uma polemica hoje. Do nada, só pra ser diferente.  :assobi:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2017, 21:27:52
Oxe !


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2017, 21:31:10
mas também não poderia ser o inverso, se o uso do celular gerou uma imagem com no minimo de técnica e uma pessoa leiga utilizar uma câmera profissional sem saber... o celular faria uma fotografia porque a pessoa que utilizou sabia "escrever com a luz" já a pessoa leiga fez apenas um borrão com uma câmera boa...

ou não? :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Zavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2017, 23:42:40
mas também não poderia ser o inverso, se o uso do celular gerou uma imagem com no minimo de técnica e uma pessoa leiga utilizar uma câmera profissional sem saber... o celular faria uma fotografia porque a pessoa que utilizou sabia "escrever com a luz" já a pessoa leiga fez apenas um borrão com uma câmera boa...

ou não? :snack:
Muitos fotógrafos profissionais Das Antigas não sabem sequer usar um smartphone, muito menos tirar foto com um, nem por isso deixam de ser fotógrafos...

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2017, 00:32:29
É por aí mesmo.
Parece que o cara levanta da cama um dia e pensa: vou criar uma polemica hoje. Do nada, só pra ser diferente.  :assobi:

E você veio postar em um tópico cujo autor nunca mais apareceu no fórum (Última vez ativo: 31 de Outubro de 2016, 16:00:51), e que estava morto desde outubro, para dizer que ele estava querendo criar polêmica?  :hysterical:
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2017, 00:38:01 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2017, 01:01:47
Toda fotografia é uma imagem, mas nem toda imagem é uma fotografia - afinal, existe o desenho.
Em outubro do ano passado, Sebastião Salgado defendeu que só é foto quando é revelada e impressa; ou seja, apenas quando é analógica. Uma visão bem tradicional, pra dizer o mínimo.
Na ocasião, tratei do tema em artigo no meu blog - https://fabiogomesfotocinema.blogspot.com.br/2016/11/a-fotografia-ira-se-acabar.html


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2017, 11:12:13
Todo mundo sabe que se foi feito com camera sem aquele espelho dentro dela, entao nao eh fotofrafia. E se nao for feito com uma lente branca ou com DOF bem curto, entao nao eh profissional.  8-)

Nao preciso dizer o obvio aqui ne?


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #14 Online: 17 de Março de 2017, 21:02:07
Recentemente o Sebastião Salgado voltou a falar no assunto, a princípio para retirar o que havia dito, porém acabou reafirmando tudo de novo.... http://fabiogomesfotocinema.blogspot.com/2017/02/longa-vida-fotografia.html