Pessoalmente gosto de sobreposições, que minimizam a necessidade de trocas de lentes. Prefiro usar a 24-105 junto com a 70-200 ao invés da 24-70+70-200 pelo mesmo motivo. Se estou com a 24-105 só preciso pensar na 70-200 se quiser passar de 105mm (e não puder simplesmente andar para frente). Do mesmo modo se mudei para a 70-200 porque precisava de mais de 105mm, só precisarei pensar em voltar à 24-105 se precisar de menos que 70mm (entre 70 e 105mm qualquer das duas cobre o tema, com pequenas exceções onde uma pode ser melhor escolha que a outra). Do mesmo modo, a 16-35 com sua sobreposição sobre a 24-105 me agrada. O mesmo ocorrendo com a 11-24 em relação à 16-35. O que quero dize é que certamente a 11-24 tem seu espaço, mas ela não substitui uma 16-35, até por conta de peso, uso de filtros e afins. Para mim o kit ideal seria:
- 11-24L
- 16-35L
- 24-105L
- 70-200L
- (+ algumas fixas extra para aplicações específicas)
- 400L fixa para situações onde supertele seja necessária (ou uma 100-400L II com sua superposição sobre a 70-200L para outras aplicações). 200-400L seria ainda melhor, mas excluo-a considerando o custo.
- Uma TS (provavelmente 24mm, talvez 17mm)
Finalmente, talvez uma 28-300L para situações onde só se pode levar uma lente (embora ela seja pesada), aqui ando apenas pensando alto. Na verdade ando pensando também em partir para uma Olympus e refazer a maior parte do set
Pessoalmente (também) gosto muito de ter um corpo FF e um APS-C, pois o APS-C vira um TC 1.6x sem perda de pontos de luz, além do que faz com que cada uma das lentes acima torne-se ainda mais versátil, podendo ser usada com fatores x1.0 ou x1.6, conforme desejado (lembre que o TC x1,4x perde um ponto de luz e o TC 2x perde dois).
Na parte superzoom, com uma 100-400 em geral a usarás quase sempre em 400mm, resmungando dela não ter mais mm. Por este motivo ao invés de pegar uma 100-400 preferi pegar uma 400L fixa, que normalmente uso em uma 7D para ter 640mm (e ainda resmungo de não ter mais quando aquele Tucano metido fica lá no topo de uma árvore). Pensando em situações que não fotos de pássaros, safaris e afins, uma 100-400 L II seria legal, pensando no raciocínio de sobre posição com a 70-200, mas pode-se também considerar um TC (ou melhor ainda um corpo APS-C) com uma 70-200 ao invés da 100-400 em um corpo FF.
Do lado tele existem mais variações a se considerar
, mas isso tudo faz parte do hobby.