Autor Tópico: Um velho assunto, que esse link me ajudou a colocar um " ; " pelo menos...  (Lida 3587 vezes)

augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #15 Online: 21 de Outubro de 2016, 13:13:34

Muito bom saber disso. Não tinha ideia de como era.

Agora fico pensando que se usarem uma 50mm 1.4 numa FF - tem q ter uma distancia muito grande do objeto para poder ter mais que um pequeno ponto em foco. É isso mesmo?

2x

Tinha ideia que era possível compensar com uma maior abertura, mas pensando em uma 1.4 em um FF com um DOF curtíssimo, como conseguir em uma Cropada o mesmo efeito?
« Última modificação: 21 de Outubro de 2016, 13:15:05 por augustobt »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2016, 15:15:55
Pode-se manter a estética independente do sistema usado, basta escolher a lente adequada. Se uma foto em FF é tirada com abertura f2.8, por exemplo, basta na APS-C usar uma abertura f1.4 que a profundidade de campo é equivalente. Se em ambas a abertura e DF for mantida a mesma é que  foto sai diferente. Do mesmo moo que se precisa ajustar a Ddistancia focal para que um enquadramento seja o mesmo, faz-se necessário também ajustar a abertura. Com isso em mente tanto faz o equipamento usado que o resultado estético pode ser o mesmo... o Tony Northrup recentemente postou um vídeo onde ele discorre detalhadamente sobre isso...
Pois é, então né??? Os cara arruma solução pra tudo, não é??? E se eu quiser tirar uma foto com uma lente 1.4 na FF, como é que faz na APS-C... E ainda tem que essa mesma lente f/1.4 quando trabalha em 2.8 fica legal mas em 1.4 fica soft toda embaçada, uma merd@... E adiante as outras características inerentes à quantidade de luz que entra na FF ser muito maior que na APS-C, a respostas das lentes em ambos sensores, e mais um monte de coisas que vão alterar a maneira como o sensor vai resolver as cores, resolução, ruído, detalhes, etc...

Mas olha só, acima de tudo não é uma questão se ter ou não uma solução técnica. É gostar da estética e ter a liberdade de fotografar despreocupado, se concentrando somente com o fazer fotográfico... pra mim isso é essencial. Se eu tivesse grana eu andava por ai com uma médio formato digital...
Conhecimento importa mais que equipamento.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2016, 19:06:24
Se não me engano o vídeo a que me refero é este:
https://www.youtube.com/watch?v=DtDotqLx6nA

Sobre uma foto em FF com uma lente f1.4? Em APS-C bastaria usar uma f0,7 com distancia focal equivalente? É cara demais? Não existe? Bom, do mesmo modo uma foto com uma 400mm em uma APS-C, que se comporta como 640mm se for tirada em uma FF precisaria de uma lente 640mm para enquadramento equivalente, o que seria equivalentemente muito cara, ou inexistente (se 400mm x 640mm não for o suficiente, considere 800mm ou 1200mm X 1280mm ou 1920mm). O que quiz dizer é que dado que se use a lente adequada, a parte estética se mantém. Nas extremidades tanto na FF como na APS-C haverá restrições tecnológicas, mas, ainda assim, teoricamente a lente com resultado semelhante poderia existir. Com respeito a ISO, desde que a DENSIDADE DE PIXELS seja equivalente, a diferença de desempenho não seria tecnicamente necessária. O que acontece em geral, entretanto, é que em um corpo APS-C a densidade de pixels é bem maior, o que autoimaticamente interfere na amplificação do sinal e no ruído gerado (i.e.: limitação no ISO), msa já estamos aí fugindo um pouco do tema original.
JVc.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2016, 22:59:57
Existem dois aspectos objetivos: a qualidade do ISO alto e a profundidade de campo (que pode ser vantagem ou desvantagem). O resto entra no campo dos gostos, usos e adaptações.
e frescuras de cada um, kkkkk...
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2016, 23:35:10
Se não me engano o vídeo a que me refero é este:
https://www.youtube.com/watch?v=DtDotqLx6nA

Sobre uma foto em FF com uma lente f1.4? Em APS-C bastaria usar uma f0,7 com distancia focal equivalente? É cara demais? Não existe? Bom, do mesmo modo uma foto com uma 400mm em uma APS-C, que se comporta como 640mm se for tirada em uma FF precisaria de uma lente 640mm para enquadramento equivalente, o que seria equivalentemente muito cara, ou inexistente (se 400mm x 640mm não for o suficiente, considere 800mm ou 1200mm X 1280mm ou 1920mm). O que quiz dizer é que dado que se use a lente adequada, a parte estética se mantém. Nas extremidades tanto na FF como na APS-C haverá restrições tecnológicas, mas, ainda assim, teoricamente a lente com resultado semelhante poderia existir. Com respeito a ISO, desde que a DENSIDADE DE PIXELS seja equivalente, a diferença de desempenho não seria tecnicamente necessária. O que acontece em geral, entretanto, é que em um corpo APS-C a densidade de pixels é bem maior, o que autoimaticamente interfere na amplificação do sinal e no ruído gerado (i.e.: limitação no ISO), msa já estamos aí fugindo um pouco do tema original.

Excelente  :clap: :clap: :clap: Se podemos questionar a questão de DOF equivalente em aberturas FF x APS-C... o mesmo raciocínio é válido para a questão das teles FF x APS-C.... no final o importante é o seu modo de fotografar, a estética final que importa para você e o tipo de trabalho que executa... após tudo isso considerado se escolhe a ferramenta que atende melhor ao processo...

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 22 de Outubro de 2016, 01:28:03
É primordialmente uma questão de estética, não importa se é FF ou cropada, penso que é preciso entender aquilo que quer em relação ao tipo de fotografia que quer fazer, precisa conseguir ver o que ele quer na foto, e escolher a câmera que mais lhe agrada.

Tem que analisar o binômio câmera vs. lente, não se pode esquecer das lentes, da maneira como cada câmera se relaciona com cada lente. Eu tenho varias câmeras e muitas lentes, mas gosto mais de um modelo e de 3 ou 4 lentes, o que está fora disso se precisar, eu até uso, não me faz feliz.

Não estou aqui defendendo as cropadas nem as FF, mas é fato que se eu pegar uma única lente não existe câmera FF que entregue o mesmo resultado que uma cropada, sempre haverá uma diferença na textura, nas cores, na vinheta, ruído etc e tal. Eu por exemplo adoro vinhetas, e quando coloco minha lente preferida na cropada que tenho aqui elas evaporam. Isso é estética. Não existe câmera universal, não existe câmera que vai se sair bem em todas a situações, precisa de super tele??? escolha as cropadas, vai se dar melhor com as cropadas.

Hoje tenho algumas câmeras FF e cropadas, a minha câmera principal é um modelo intermediário Canon, já tive o modelo acima dela mas não gostei do resultado das imagens e vendi, porque gosto da mais barata, ainda tenho o modelo top da geração anterior à ela mas a imagem é tão diferente que já não me agrada. Atualmente estou namorando um modelo Nikon, porque adorei as cores, a textura e o refinamento de imagem que ela entrega. Ainda fotografo em médio formato (filme) porque tenho algumas lentes e um modelo de filme que são demais.

Penso que as pessoas deveriam pensar o corpo das câmeras (sensor/eletrônica) como se fosse um filme, na época do filme haviam vários fabricantes e vários modelos de filme, cada marca um tinha suas características próprias. Com as câmeras acontece a mesma coisa, cada modelo tem o seu sensor/eletrônica e sftw embutido que concede um DNA próprio pra cada câmera.

Se vc procurar por ai, ainda vai encontrar pessoas apaixonadas pela 5D clássica, elas são apaixonados porque realmente foi um projeto especial, que tem características únicas próprias na imagem que entrega que se perderam nas sucessoras, e isso nunca foi uma questão de resolução. Acontece o mesmo com a D700, nunca tive uma, mas já vi e tratei muita foto dela, e conheço muita gente que ainda tem, e apesar de antiga é uma câmera simplesmente sensacional, acontece a mesma coisa com a D3s.

É isso, eu penso assim, sempre e dou um peso maior para as imagens, a estética que cada câmera pode entregar, e depois analiso as outras facilidades técnicas, o custo, e pondero o quanto isso ou aquilo é mais ou menos importante para o tipo de fotografia que vou fazer.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #21 Online: 22 de Outubro de 2016, 02:46:52
Bom, do mesmo modo uma foto com uma 400mm em uma APS-C, que se comporta como 640mm se for tirada em uma FF precisaria de uma lente 640mm para enquadramento equivalente, o que seria equivalentemente muito cara, ou inexistente (se 400mm x 640mm não for o suficiente, considere 800mm ou 1200mm X 1280mm ou 1920mm)

Não, basta uma câmera FF com resolução equivalente à APS-C a nível de pixel do sensor (photosite); ex: para equivaler uma APS-C de 20.7mp (D500), basta fazer a foto com uma Fullframe de 47.7mp e cropar o centro, e você tem a mesma imagem/amplificação.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2016, 02:50:18 por Checheel »


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 22 de Outubro de 2016, 09:05:43
Eu tenho as duas. E pretendo que assim continue a ser.
Comecei pelas cropadas, montei um set que me pareceu interessante.
Veio a oportunidade de uma FF, que também adquiri.
O valor que eu apuraria na cropada não seria tal que justificasse a venda.
Prefiro poder escolher o sistema a depender da estética: adorei as vezes em que pude fazer "a mesma" foto com os dois sistemas.



Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2016, 10:43:23
Acontece o mesmo com a D700, nunca tive uma, mas já vi e tratei muita foto dela, e conheço muita gente que ainda tem, e apesar de antiga é uma câmera simplesmente sensacional, acontece a mesma coisa com a D3s.

Eu tenho uma, e ainda é a minha câmera mais usada...
Para entregar álbum A4/A3 impresso em Indigo para quê 24, 36 Megapíxels?
Minha escolha é simples, se vou usar tele, o crop é um fator interessante que as APS podem proporcionar. Se vou usar Iso alto, FF, se vou usar GA, FF, se quero poupar peso APS...
Essa discussão de um versus o outro é puro G.A.S, quem está simplesmente preocupado em fotografar tem esses materiais puramente como ferramentas, que podem oferecer benefícios conforme as suas características. O resto é pura bobeira, até porque hoje não tem mais "câmera ruim".

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 22 de Outubro de 2016, 12:41:36
Tem um outro aqui também: :ok:

São duas fotos em sequência para avaliar qual câmera foi usada.

D800 x D3100


http://petapixel.com/2016/04/21/d3100-vs-d800-can-actually-tell-difference/
Assunto não é sujeito.


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #25 Online: 23 de Outubro de 2016, 07:41:48
Pode-se manter a estética independente do sistema usado, basta escolher a lente adequada. Se uma foto em FF é tirada com abertura f2.8, por exemplo, basta na APS-C usar uma abertura f1.4 que a profundidade de campo é equivalente. Se em ambas a abertura e DF for mantida a mesma é que  foto sai diferente. Do mesmo moo que se precisa ajustar a Ddistancia focal para que um enquadramento seja o mesmo, faz-se necessário também ajustar a abertura. Com isso em mente tanto faz o equipamento usado que o resultado estético pode ser o mesmo... o Tony Northrup recentemente postou um vídeo onde ele discorre detalhadamente sobre isso...

Concordo em partes.
Levando-se em consideração um retrato com o foco cravado no olho, focar em 2.8 em uma FF é bem mais fácil q focar em 1.4 em uma cropada.
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #26 Online: 23 de Outubro de 2016, 10:18:16
Eu tenho uma, e ainda é a minha câmera mais usada...
Para entregar álbum A4/A3 impresso em Indigo para quê 24, 36 Megapíxels?
Minha escolha é simples, se vou usar tele, o crop é um fator interessante que as APS podem proporcionar. Se vou usar Iso alto, FF, se vou usar GA, FF, se quero poupar peso APS...
Essa discussão de um versus o outro é puro G.A.S, quem está simplesmente preocupado em fotografar tem esses materiais puramente como ferramentas, que podem oferecer benefícios conforme as suas características. O resto é pura bobeira, até porque hoje não tem mais "câmera ruim".

Isso, cada uma dispões dos seus benefícios e cabe ao utilizador saber se beneficiar do que cada uma proporciona.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #27 Online: 23 de Outubro de 2016, 10:23:44
Tem um outro aqui também: :ok:

São duas fotos em sequência para avaliar qual câmera foi usada.

D800 x D3100


http://petapixel.com/2016/04/21/d3100-vs-d800-can-actually-tell-difference/


Sinceramente em praticamente todas consegui ver qual era a D3100 qual era a D800, diferença de profundidade de campo e gama tonal é visível. Agora, nas de paisagem complica bastante. Em condições "ótimas" realmente as diferenças são poucas, com um pequena abertura e lentes de qualidade em ambas, ISO 100 difícil perceber mudanças significativas. 

É como coloquei no inicio desse tópico, é possível sim conseguir resultados semelhantes e conseguir muitas coisas com uma cropada.

Valeu por compartilhar o link, é bem essa cam que eu tenho a D3100  :hysterical: 


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #28 Online: 23 de Outubro de 2016, 10:29:30
É primordialmente uma questão de estética, não importa se é FF ou cropada, penso que é preciso entender aquilo que quer em relação ao tipo de fotografia que quer fazer, precisa conseguir ver o que ele quer na foto, e escolher a câmera que mais lhe agrada.

Tem que analisar o binômio câmera vs. lente, não se pode esquecer das lentes, da maneira como cada câmera se relaciona com cada lente. Eu tenho varias câmeras e muitas lentes, mas gosto mais de um modelo e de 3 ou 4 lentes, o que está fora disso se precisar, eu até uso, não me faz feliz.

Não estou aqui defendendo as cropadas nem as FF, mas é fato que se eu pegar uma única lente não existe câmera FF que entregue o mesmo resultado que uma cropada, sempre haverá uma diferença na textura, nas cores, na vinheta, ruído etc e tal. Eu por exemplo adoro vinhetas, e quando coloco minha lente preferida na cropada que tenho aqui elas evaporam. Isso é estética. Não existe câmera universal, não existe câmera que vai se sair bem em todas a situações, precisa de super tele??? escolha as cropadas, vai se dar melhor com as cropadas.

Hoje tenho algumas câmeras FF e cropadas, a minha câmera principal é um modelo intermediário Canon, já tive o modelo acima dela mas não gostei do resultado das imagens e vendi, porque gosto da mais barata, ainda tenho o modelo top da geração anterior à ela mas a imagem é tão diferente que já não me agrada. Atualmente estou namorando um modelo Nikon, porque adorei as cores, a textura e o refinamento de imagem que ela entrega. Ainda fotografo em médio formato (filme) porque tenho algumas lentes e um modelo de filme que são demais.

Penso que as pessoas deveriam pensar o corpo das câmeras (sensor/eletrônica) como se fosse um filme, na época do filme haviam vários fabricantes e vários modelos de filme, cada marca um tinha suas características próprias. Com as câmeras acontece a mesma coisa, cada modelo tem o seu sensor/eletrônica e sftw embutido que concede um DNA próprio pra cada câmera.

Se vc procurar por ai, ainda vai encontrar pessoas apaixonadas pela 5D clássica, elas são apaixonados porque realmente foi um projeto especial, que tem características únicas próprias na imagem que entrega que se perderam nas sucessoras, e isso nunca foi uma questão de resolução. Acontece o mesmo com a D700, nunca tive uma, mas já vi e tratei muita foto dela, e conheço muita gente que ainda tem, e apesar de antiga é uma câmera simplesmente sensacional, acontece a mesma coisa com a D3s.

É isso, eu penso assim, sempre e dou um peso maior para as imagens, a estética que cada câmera pode entregar, e depois analiso as outras facilidades técnicas, o custo, e pondero o quanto isso ou aquilo é mais ou menos importante para o tipo de fotografia que vou fazer.


Perfeito Lindsay! AS câmeras tem sua marca própria, e as comparações que você fez quanto as de filme são mais que certas. Cada uma vai te dar uma estética e resultados diferentes, nem melhores nem piores, mas o fotografo quem de que saber qual se adequa melhor ao seu estilo pessoal e como ele vi utilizar o potencial de cada uma.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #29 Online: 25 de Outubro de 2016, 10:26:37
Tem um outro aqui também: :ok:

São duas fotos em sequência para avaliar qual câmera foi usada.

D800 x D3100

http://petapixel.com/2016/04/21/d3100-vs-d800-can-actually-tell-difference/

Errei bastante! Depois repassei e vi os micro detalhes q nas fotos pequenas não da pra perceber bem.
Mas essas fotos foram feitas em condições favoraveis a D3100, se pegar algo mais escuro e td mais complica um pouco. Estava até pensando nisso, quando eu pegar um segundo corpo. vou usar ainda a D3100 para varias coisas. Ensaios externos o conjuntos D3100 + 50mm é muito bom, extremamente leve e pratico para fazer as fotos. E para eventos noturnos ai sim vai com o equipamento próprio e ainda economizo click da maquina mais cara.