Autor Tópico: Um velho assunto, que esse link me ajudou a colocar um " ; " pelo menos...  (Lida 3574 vezes)

augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Full Frame vs Cropada

Vão me jogar pedras por levantar esse tópico aqui, mas sinceramente li diversos tópicos várias discussões, gente apostando qual era melhor e dizendo que pagava pra ver e ninguém no fim concordava e mostrava de fato quais as diferenças!

Mas então achei esse link, que relata sobre duas Nikons (D7100 vs D610), a marca desconsiderem, considerem a analise de duas câmeras, da mesma época, sensores e tecnologias próximas.

Bom pra mim ele esclareceu que o que vale é o fotografo atrás da maquininha e me tirou o peso da consiência - pelo menos por um tempo - de que as diferenças no mundo real são pífias quando as duas são tratadas de maneira igual.

http://petapixel.com/2016/07/18/full-frame-camera-really-worth-d610-vs-d7100-real-world-test/


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2016, 17:03:31
Vi uns videos hoje de comparativo da D500 com a D750.

https://www.youtube.com/watch?v=ZJVK8SxVzMc

https://www.youtube.com/watch?v=6Yd8RZd9wR4

Eu estou inclinado a ficar com as cropadas -  meu sonho é essa D500. mas primeiro pegarei uma D7200 ou talvez espere o ano que vem para pegar a D7300 - depende do que aparecer até lá.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2016, 18:05:23
Full Frame vs Cropada

Vão me jogar pedras por levantar esse tópico aqui, ..




LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2016, 00:12:14
Vi uns videos hoje de comparativo da D500 com a D750.

https://www.youtube.com/watch?v=ZJVK8SxVzMc

https://www.youtube.com/watch?v=6Yd8RZd9wR4

Eu estou inclinado a ficar com as cropadas -  meu sonho é essa D500. mas primeiro pegarei uma D7200 ou talvez espere o ano que vem para pegar a D7300 - depende do que aparecer até lá.

Opa, obrigado pelas indicações Bruzzi mais conteúdo sempre é bem vindo


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2016, 01:09:04
Olha só eu acho que acima de tudo é só uma questão de estética, essa é a decisão que o cara tem que fazer. Uma mesma foto tirada pelas duas câmeras vai ter no mínimo um DOF diferente, então a primeira decisão e a mais importante que o fotografo deve fazer é sobre a estética da fotografia que ele quer desenvolver. Se ele não consegue perceber as diferenças ou se isso não é importante pra ele ai já é outro assunto, mas pra mim é FF por uma questão estética em relação ao tipo de fotografia que prioritariamente eu gosto de fazer. Mas se eu fosse fotografar esportes ou pássaros seria cropada.

Sei que muita gente que fotografa atualmente não viveu na era do filme, das câmeras de médio formato, de grande formato, e que nunca teve a oportunidade de sentir a emoção de ver um despolido de uma P67, ou de uma rollei, Hassel, ou ainda a super emoção de ver uma foto no despolido de uma 8x10, entendendo os detalhes a compressão dos planos e tal...

Pra mim se resume à uma questão de estética.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 01:14:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2016, 03:27:46
hoje não dou a mínima se é APS-C ou FF. Uso as duas em qualquer situação por simples vontade do momento. Sem ligar para as diferenças.

Comprei uma FF como primeiro equipamento porque eu quis e porque eu podia. Só por isso mesmo.  :ponder:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2016, 09:54:34
Olha só eu acho que acima de tudo é só uma questão de estética, essa é a decisão que o cara tem que fazer. Uma mesma foto tirada pelas duas câmeras vai ter no mínimo um DOF diferente, então a primeira decisão e a mais importante que o fotografo deve fazer é sobre a estética da fotografia que ele quer desenvolver. Se ele não consegue perceber as diferenças ou se isso não é importante pra ele ai já é outro assunto, mas pra mim é FF por uma questão estética em relação ao tipo de fotografia que prioritariamente eu gosto de fazer. Mas se eu fosse fotografar esportes ou pássaros seria cropada.

Sei que muita gente que fotografa atualmente não viveu na era do filme, das câmeras de médio formato, de grande formato, e que nunca teve a oportunidade de sentir a emoção de ver um despolido de uma P67, ou de uma rollei, Hassel, ou ainda a super emoção de ver uma foto no despolido de uma 8x10, entendendo os detalhes a compressão dos planos e tal...

Pra mim se resume à uma questão de estética.

O pessoal estendia muito além disso, a diferença no DOF realmente se faz notável e é o que influência na questão estética.

Realmente, muitas coisas de tempos atrás se perderam com a tecnologia, coisas que traziam a emoção de fotografar a tona de jeitos diferentes eu tenho certeza. Mas assim é a vida, espero m dia ter a oportunidade de ter contato com esse mundo pelo menos um pouco e também com os da FF


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2016, 09:55:47
hoje não dou a mínima se é APS-C ou FF. Uso as duas em qualquer situação por simples vontade do momento. Sem ligar para as diferenças.

Comprei uma FF como primeiro equipamento porque eu quis e porque eu podia. Só por isso mesmo.  :ponder:

Você é um dos maiores exemplos aqui do fórum Lee, tem contato desde mirrorless as FF e nunca defendeu um lado, pelo contrário.



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2016, 12:06:18
Você é um dos maiores exemplos aqui do fórum Lee, tem contato desde mirrorless as FF e nunca defendeu um lado, pelo contrário.

Eu gosto das duas. Não tem porque ficar aporrinhando uma bandeira mesmo
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2016, 10:38:55
Olha só eu acho que acima de tudo é só uma questão de estética, essa é a decisão que o cara tem que fazer. Uma mesma foto tirada pelas duas câmeras vai ter no mínimo um DOF diferente, então a primeira decisão e a mais importante que o fotografo deve fazer é sobre a estética da fotografia que ele quer desenvolver. Se ele não consegue perceber as diferenças ou se isso não é importante pra ele ai já é outro assunto, mas pra mim é FF por uma questão estética em relação ao tipo de fotografia que prioritariamente eu gosto de fazer. Mas se eu fosse fotografar esportes ou pássaros seria cropada.

Sei que muita gente que fotografa atualmente não viveu na era do filme, das câmeras de médio formato, de grande formato, e que nunca teve a oportunidade de sentir a emoção de ver um despolido de uma P67, ou de uma rollei, Hassel, ou ainda a super emoção de ver uma foto no despolido de uma 8x10, entendendo os detalhes a compressão dos planos e tal...

Pra mim se resume à uma questão de estética.

Pode-se manter a estética independente do sistema usado, basta escolher a lente adequada. Se uma foto em FF é tirada com abertura f2.8, por exemplo, basta na APS-C usar uma abertura f1.4 que a profundidade de campo é equivalente. Se em ambas a abertura e DF for mantida a mesma é que  foto sai diferente. Do mesmo moo que se precisa ajustar a Ddistancia focal para que um enquadramento seja o mesmo, faz-se necessário também ajustar a abertura. Com isso em mente tanto faz o equipamento usado que o resultado estético pode ser o mesmo... o Tony Northrup recentemente postou um vídeo onde ele discorre detalhadamente sobre isso...
JVc.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2016, 11:15:51
Pode-se manter a estética independente do sistema usado, basta escolher a lente adequada. Se uma foto em FF é tirada com abertura f2.8, por exemplo, basta na APS-C usar uma abertura f1.4 que a profundidade de campo é equivalente. Se em ambas a abertura e DF for mantida a mesma é que  foto sai diferente. Do mesmo moo que se precisa ajustar a Ddistancia focal para que um enquadramento seja o mesmo, faz-se necessário também ajustar a abertura. Com isso em mente tanto faz o equipamento usado que o resultado estético pode ser o mesmo... o Tony Northrup recentemente postou um vídeo onde ele discorre detalhadamente sobre isso...


Muito bom saber disso. Não tinha ideia de como era.

Agora fico pensando que se usarem uma 50mm 1.4 numa FF - tem q ter uma distancia muito grande do objeto para poder ter mais que um pequeno ponto em foco. É isso mesmo?


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2016, 11:35:23
Existem dois aspectos objetivos: a qualidade do ISO alto e a profundidade de campo (que pode ser vantagem ou desvantagem). O resto entra no campo dos gostos, usos e adaptações.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2016, 11:36:55
Existem dois aspectos objetivos: a qualidade do ISO alto e a profundidade de campo (que pode ser vantagem ou desvantagem). O resto entra no campo dos gostos, usos e adaptações.

A Qualidade do ISO alto eu ja sabia.

Agora essa parte desse comparativo da profundidade de campo e o comparativo entre FF e APS-C.