Autor Tópico: Hardware Ideal para edições Lightroom e Photoshop  (Lida 22940 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #60 Online: 03 de Julho de 2018, 10:33:48
Para o PS e LR eu li em vários locais que eles se aproveitam mais de clock do que número de cores, e apesar da frequência base da AMD ser maior, o turbo da Intel sempre passa (meu antigo PC e notebook fazem isso automaticamente, no note vai de 2.6 pra 3.3GHZ sem eu precisar mexer em nada e nenhum deles são desbloqueados para isso).

Sim... Essa é a principal vantagem da Intel. O turbo boost funciona muito bem.

O i7 8700 pega 4.6ghz no turbo boost, sem precisar fazer overclock algum, até porque esse processador é bloqueado pra OC.

E essas frequências de turbo boost sempre são muito eficientes, sempre ativam e sempre entregam muita performance, tanto que não vale a pena fazer OC no i7 8700K se não for levar ele pra pelo menos 5ghz, pois menos do que isso a diferença seria tão pequena em relação ao turbo boost que valeria mais a pena ficar só com o turbo boost e economizar energia.
Eu nem olho mais o clock base dos intel, minha referência são as frequências do turbo boost pra eles.

Os Ryzen melhoraram sua tecnologia de boost na segunda geração, mas ainda não estão no nivel da Intel.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 03 de Julho de 2018, 11:03:45
Sim... Essa é a principal vantagem da Intel. O turbo boost funciona muito bem.

O i7 8700 pega 4.6ghz no turbo boost, sem precisar fazer overclock algum, até porque esse processador é bloqueado pra OC.

E essas frequências de turbo boost sempre são muito eficientes, sempre ativam e sempre entregam muita performance, tanto que não vale a pena fazer OC no i7 8700K se não for levar ele pra pelo menos 5ghz, pois menos do que isso a diferença seria tão pequena em relação ao turbo boost que valeria mais a pena ficar só com o turbo boost e economizar energia.
Eu nem olho mais o clock base dos intel, minha referência são as frequências do turbo boost pra eles.

Os Ryzen melhoraram sua tecnologia de boost na segunda geração, mas ainda não estão no nivel da Intel.

Bem explicado...  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 03 de Julho de 2018, 11:14:19
Quando foi lançada a 1ª geração Ryzen eu vi que a galera de reviews ficou surpresa, concorrência de volta, etc....
Mas o que deu pra entender com os benchmarks é que os da Intel levava uma pequena vantagem em jogos (pequena msm, nada demais) mas perdia um pouco em aplicações diversas (pouca diferença também), a vantagem da AMD era o preço, que, se fosse comparado, sairia mais vantajoso.

Esses últimos dias, eu não percebi essa diferença de preço mais, os concorrentes estão na mesma faixa de preço e a performance, de acordo com os testes, não é distante de um para o outro... vi em uns 4 locais diferentes, os resultados são bem parecidos, a AMD leva vantagem em multicore e perde no single, só.
Só vi uma boa diferença custoXbenefício entre R5 e i5.

Para o PS e LR eu li em vários locais que eles se aproveitam mais de clock do que número de cores, e apesar da frequência base da AMD ser maior, o turbo da Intel sempre passa (meu antigo PC e notebook fazem isso automaticamente, no note vai de 2.6 pra 3.3GHZ sem eu precisar mexer em nada e nenhum deles são desbloqueados para isso).

As MB que vi também não foram bem assim, da Intel tinha o melhor custo benefício, as da AMD às vezes poderiam ser até mais baratas, só que eram capadas... as mais baratas tinham 2 só slots de memória, 1 PCI-E, etc... aí não conta, as equivalentes da AMD são mais caras (vi isso ontem). Eu tive uma MB Gigabyte pra Intel que era barata, com 4 slots, dava pra fazer Crossfire, usb 3.0, SATA 6.. (os 2 últimos na época ainda eram novidades)

Sobre o soquete, infelizmente a Intel tem essa merda de ficar trocando sempre, só dá pra aproveitar 2 gerações e olhe lá...
Espero que depois desse chute na bunda que levaram nesses 2 anos façam eles mudar essa política tosca.  >:(

Tudo que falei de preços foram baseados no Kabum e Pichau, lojas que já conheço, faço até planilhas para comparações.
Eu estive bem animado com as novas gerações da AMD, mas fiquei surpreso. Pode até ser que agora estejamos numa época em que os preços mudaram msm  :doh:
Aceito até sugestões de lojas confiáveis  :ok:
Sim, se vc não precisa do multi-core, e gosta de joguinhos, então vai de Intel mesmo.

Mas eu penso que se vc vai montar hoje uma maquina para PS e LR, não precisa gastar tanto assim em processador, fosse eu hoje, pegaria um kit mais intermediário e investiria em drive M2 com mais capacidade e em memória mais veloz.

Pesquisei e atualizei agora os preços e modelos, encontrei em vários fornecedores as MB com os novos chipsets mais baratos para coffe lake. Achei tbm essa tabelinha abaixo que explica a diferença entre eles, então no meu pensamento uma MB que hoje custa R$ 500,00, com chipset mais simples é mais que suficiente para LR / PS (ex. Intel B360). Processador eu pegaria algo mais barato, por R$ 1.000,00 da pra encontrar um i5 8xxx. Somando daria R$ 1500,00 com esse kit.





« Última modificação: 03 de Julho de 2018, 11:15:39 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #63 Online: 03 de Julho de 2018, 11:38:59
Eu divido os chipsets da Intel da seguinte forma:

Tem grana pra gastar e pretende fazer overclock num i7 8700K pra 5ghz com um cooler poderoso? Placas Z370!

Não quer fazer overclock, vai pegar um i5 8400 ou i7 8700 bloqueados pra OC, mas pretende fazer RAID em HDs pra ter um sistema de backup eficiente? Placas H370!

Não quer overclock nem RAID e pretende pegar um i5 8400 ou i7 8700 e ter opções de upgrade futuro, como 4 slots de memória RAM? Placas B360!

Quer fazer um PC básico com apenas duas RAMs e sem fazer upgrades futuros com um i3 8100? Placas H310!


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #64 Online: 03 de Julho de 2018, 12:11:20
Sim... Essa é a principal vantagem da Intel. O turbo boost funciona muito bem.

O i7 8700 pega 4.6ghz no turbo boost, sem precisar fazer overclock algum, até porque esse processador é bloqueado pra OC.

E essas frequências de turbo boost sempre são muito eficientes, sempre ativam e sempre entregam muita performance, tanto que não vale a pena fazer OC no i7 8700K se não for levar ele pra pelo menos 5ghz, pois menos do que isso a diferença seria tão pequena em relação ao turbo boost que valeria mais a pena ficar só com o turbo boost e economizar energia.
Eu nem olho mais o clock base dos intel, minha referência são as frequências do turbo boost pra eles.

Os Ryzen melhoraram sua tecnologia de boost na segunda geração, mas ainda não estão no nivel da Intel.

exatamente! o turbo boost ajuda bem, não faz esquentar demais e ainda é feito de uma forma "segura".
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #65 Online: 03 de Julho de 2018, 12:31:37
Sim, se vc não precisa do multi-core, e gosta de joguinhos, então vai de Intel mesmo.

Mas eu penso que se vc vai montar hoje uma maquina para PS e LR, não precisa gastar tanto assim em processador, fosse eu hoje, pegaria um kit mais intermediário e investiria em drive M2 com mais capacidade e em memória mais veloz.

Pesquisei e atualizei agora os preços e modelos, encontrei em vários fornecedores as MB com os novos chipsets mais baratos para coffe lake. Achei tbm essa tabelinha abaixo que explica a diferença entre eles, então no meu pensamento uma MB que hoje custa R$ 500,00, com chipset mais simples é mais que suficiente para LR / PS (ex. Intel B360). Processador eu pegaria algo mais barato, por R$ 1.000,00 da pra encontrar um i5 8xxx. Somando daria R$ 1500,00 com esse kit.

No momento não penso em jogos, tem mais de anos que tive PC pra isso e não joguei de verdade...
Pra jogos um i5 e R5 já resolvem quase tudo, a placa de vídeo que vai dar a diferença final.

LR e PS foram só parâmetros porque são as únicas aplicações que uso atualmente e com o notebook eu tenho um rendimento "tranquilo", aí uma configuração básica só vai me fazer gastar e acabei de vender um PC parecido pois estava sem uso...
O principal problema no processador seria pra longo prazo, pois penso em voltar a mexer com vídeos, não sei a que ponto multi-core em edições de vídeo vai ajudar muito ou se dará uma pouca diferença. E os dois possuem bastante núcleos, 6 e 8.

Sobre as placas, não pretendo fazer CF nem SLI, RAID 0 talvez, 4 slots de memória com certeza, OC a princípio não.

Comecei a pesquisar agora e me assustei com os preços, o fabianob disse uma verdade, só q parece que um lado só foi mais afetado com isso... na época da primeira geração dos Ryzen eu tinha visto um custo x benefício muito massa, nessa 2ª eu achei estranho demais.  :no:
« Última modificação: 03 de Julho de 2018, 12:32:13 por GRAUBY »
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #66 Online: 03 de Julho de 2018, 12:33:13
Eu divido os chipsets da Intel da seguinte forma:

Tem grana pra gastar e pretende fazer overclock num i7 8700K pra 5ghz com um cooler poderoso? Placas Z370!

Não quer fazer overclock, vai pegar um i5 8400 ou i7 8700 bloqueados pra OC, mas pretende fazer RAID em HDs pra ter um sistema de backup eficiente? Placas H370!

Não quer overclock nem RAID e pretende pegar um i5 8400 ou i7 8700 e ter opções de upgrade futuro, como 4 slots de memória RAM? Placas B360!

Quer fazer um PC básico com apenas duas RAMs e sem fazer upgrades futuros com um i3 8100? Placas H310!

É um ótimo resumo!
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 03 de Julho de 2018, 14:11:55
No caso de vídeo, se for 4k em varias camadas, os cores começam a fazer a diferença, e além do editor, tem toda a gama de efeitos e sftws que estão na periferia, por exemplo, para correção de cor, after effects, etc...

Ainda faz bastante diferença o drive, esqueça o SSD que se conecta uma porta SATA, vai no M2 tipo NVMe ou as novas tecnologias que se conectam diretamente aos BUS PCI da maquina.

Mas se agora vc não vai fazer nada disso, e quer escalabilidade, então um MB bacana coffee lake, e um processador mais barato ainda, talvez um i3 coffee lake, pouca memória, e uma boa fonte pra suportar o futuro. Sem placa de vídeo. E se vc ja tem um SSD fica com ele mesmo.

Daqui há 2 anos os preços caem, e haverá processador e placa de vídeo mais possante pra vc atualizar o equipamento.
« Última modificação: 03 de Julho de 2018, 14:13:36 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 03 de Julho de 2018, 16:06:06
exatamente! o turbo boost ajuda bem, não faz esquentar demais e ainda é feito de uma forma "segura".

uma vez li em algum lugar que o turbo boost é o standard do processador, mas que se trabalhasse só nesse standard não teria o marketing turbo boost...  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #69 Online: 03 de Julho de 2018, 17:04:48
No caso de vídeo, se for 4k em varias camadas, os cores começam a fazer a diferença, e além do editor, tem toda a gama de efeitos e sftws que estão na periferia, por exemplo, para correção de cor, after effects, etc...

Ainda faz bastante diferença o drive, esqueça o SSD que se conecta uma porta SATA, vai no M2 tipo NVMe ou as novas tecnologias que se conectam diretamente aos BUS PCI da maquina.

Mas se agora vc não vai fazer nada disso, e quer escalabilidade, então um MB bacana coffee lake, e um processador mais barato ainda, talvez um i3 coffee lake, pouca memória, e uma boa fonte pra suportar o futuro. Sem placa de vídeo. E se vc ja tem um SSD fica com ele mesmo.

Daqui há 2 anos os preços caem, e haverá processador e placa de vídeo mais possante pra vc atualizar o equipamento.

Entendi!! Valeu pelas dicas, principalmente do SSD m2!
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #70 Online: 03 de Julho de 2018, 17:05:03
uma vez li em algum lugar que o turbo boost é o standard do processador, mas que se trabalhasse só nesse standard não teria o marketing turbo boost...  :ponder:

Nem duvido!  :assobi:
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 03 de Julho de 2018, 17:25:26
Nem duvido!  :assobi:

lembro a uns 30 anos atrás  :eek: o pc tinha um botão físico "Turbo" quando vc queria um gás no processador 486 apertava ele. kkkk resumo o botão ficava ligado o tempo inteiro.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #72 Online: 03 de Julho de 2018, 17:42:53
lembro a uns 30 anos atrás  :eek: o pc tinha um botão físico "Turbo" quando vc queria um gás no processador 486 apertava ele. kkkk resumo o botão ficava ligado o tempo inteiro.

Lembro disso  :hysterical: com um display digital
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 03 de Julho de 2018, 21:00:27
Lembro disso  :hysterical: com um display digital
putz verdade tinha uns que tinha o display digital que mudava pra mostrar o clock do processador kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.