Autor Tópico: Relatos de uma foto desafiadora que eu fiz  (Lida 3704 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2016, 23:24:39
Muito legais, Lee. A composição dos quadros, almofadas, ficou um clima diferente. Vc falou em fotografia de ambiente e lembrei de um video que vi recentemente de um cara que tem uma tecnica muito loca de iluminar alguns pontos com um flash fazendo varias fotos, algumas de longa exposição, pra juntar tudo no final. Enfim, voce deve conhecer essa técnica.

Guilherme, que barra passar esse frio todo! Sou de Belém, má nunca que eu conseguiria um foto dessa aueiuaehuaehae ficou show de  bola.

Croix já tinha visto esse trabalho seu em outro post. Uma das fotos lembra muito uma imagem de São Sebastião, só faltou as flexas.

A minha: queria tirar umas fotos do filho de minha namorada pra fazer um álbum. Me dou muito bem com ele, que é muito risonho e divertido. Mas isso até eu sacar a câmera.

Quando ele vê a câmera na mão fecha a cara e faz questão de ficar sério ou colocar a língua pra fora. Timidez instantânea.

O que fiz: Uma brincadeira. Fingi estar atrás de um bom local pra tirar umas fotos e ele precisava me ajudar. Daí ele, muito sacana, indicava uma cadeira quebrada que havia no pátio. Eu perguntava se era mesmo segura e ele dizia que sim. Quando eu sentava nela fingia cair, porém caia de verdade, alá Palaço Carequinha, sentado no chão.

Ele se espocava de rir, me dndo tempo de levantar e clicar. O negócio é que quanto mais reais eram os tombos mais ele ria, e assim tinha mais tempo para levantar, apontar e sair clicando tudo que pudesse enquanto ele ria, de longe na janela da varanda.

Nessa brincadeira acabei com a minha coluna. No outro dia tive de ir ao médico, que passou uma injeção de antinflamatório. Mas, na foto, ele saiu com as veias do pescoço quase explodindo de rir:

=D by ADRIANO MOREIRA, no Flickr
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2016, 00:02:59
acho que eu vi essa técnica que vc falou em fotografias de carro pra ter uma iluminação homogênea em toda a lataria

seria algo assim?

https://www.youtube.com/watch?v=jeRDHzVLulY
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2016, 01:06:34
contribuindo...

Entre a ideia e as fotos foram 4 meses!

Drinking water by Eduardo Bastos, no Flickr

Hey, have you drank water today? by Eduardo Bastos, no Flickr

Bat in flight by Eduardo Bastos, no Flickr

Dificuldades? Várias....

A primeira foi criar um mecanismo para que a foto fosse feita no momento certo e no local certo, pois o foco é travado e a luz era o breu total.

A segunda foi ensinar o morcego a beber água desta forma, já que bebem normalmente em flores. Na verdade não é só água e sim água + açúcar.

Como só aparecem aqui no inverno, ficar na área externa da casa na madrugada com um breu total e um frio de rachar, também foi uma bela dificuldade!

A técnica é a conhecida Highspeed Photography, onde a foto é tirada pelo flash em potência baixa (quanto mais baixa a potência menor é o tempo de exposição). Essas fotos foram feitas usando uma barreira de infravermelho ligada ao Arduino. Quando esta barreira era rompida o Arduino acionava os flashes. A câmera ficava em modo bulb e eu iniciava o disparo quando via os vultos dos morcegos se aproximando, finalizando após o disparo dos flashes. Algumas fotos possuem 20s de exposição no exif e sempre são motivos de perguntas  :ponder: :snack:

abraços!
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2016, 08:55:30
contribuindo...

Entre a ideia e as fotos foram 4 meses!

Dificuldades? Várias....

A primeira foi criar um mecanismo para que a foto fosse feita no momento certo e no local certo, pois o foco é travado e a luz era o breu total.

A segunda foi ensinar o morcego a beber água desta forma, já que bebem normalmente em flores. Na verdade não é só água e sim água + açúcar.

Como só aparecem aqui no inverno, ficar na área externa da casa na madrugada com um breu total e um frio de rachar, também foi uma bela dificuldade!

A técnica é a conhecida Highspeed Photography, onde a foto é tirada pelo flash em potência baixa (quanto mais baixa a potência menor é o tempo de exposição). Essas fotos foram feitas usando uma barreira de infravermelho ligada ao Arduino. Quando esta barreira era rompida o Arduino acionava os flashes. A câmera ficava em modo bulb e eu iniciava o disparo quando via os vultos dos morcegos se aproximando, finalizando após o disparo dos flashes. Algumas fotos possuem 20s de exposição no exif e sempre são motivos de perguntas  :ponder: :snack:

abraços!


Caracaaa!!! Q irado!!!!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2016, 09:11:52
Tenho ideias de imagens rascunhadas em vários post-tis, em um painel na minha casa. Tem inúmeros resultados que a anos persigo e nunca logrei, por complexidades diversas ( agenda, oportunidade, e principalmente clima ).

Vivo planejando registrar uma luz específica em um lugar específico que eu conheça ( e as vezes nem pessoalmente ).

Essa que compartilho, conforme já narrei aqui e nas redes aonde publico minhas fotografias, foi um misto de vontade e oportunidade.

A tempos queria fazer fotos noturnas da estrada da Serra do Rio do Rastro que tem uma iluminação pública, via na internet algumas fotos e fiquei pensando que poderia fazer algo diferente, algo realmente especial.

Pensei por meses qual seria a melhor composição, a mais estética, a mais interessante, a que entregasse uma visão tão fantástica quanto se presenciar 'em loco' tamanha maravilha.

Em uma viagem frustrada que o tempo estava terrível ( vento e chuva ) embora não tenha obtido um resultado satisfatório, pude constatar que as vistas que havia planejado não iriam entregar aquilo que realmente esperava.

Assim, analisando fotos antigas, de 20 anos atras, conclui que para conseguir algo realmente diferente teria de me esforçar um pouco mais, o que incluiria ficar em um ponto de vista melhor, em uma noite limpa e de lua cheia.

O ponto de vista: Na beira do penhasco aonde se tem uma visão total da estrada e suas curvas, bem longe do mirante e da estrada federal.

O tempo bom: No inverno, quando o clima é mais estável.

A noite de lua: Para capturar não só a estrada iluminada, mas com qualidade toda a paisagem das montanhas iluminadas pelo luar.

E ai tudo aconteceu rápido, tão logo defini a ideia surgiu a notícia de que em agosto de 2015 teríamos uma super lua, e pelas previsões o tempo seria bom, seco.

Me apressei em fazer os contatos necessários para obter a autorização do proprietário das terras aonde teria de pernoitar.

Tudo certo, tudo combinado, lá fui eu acompanhado de meu amigo de aventuras, em um sábado lindo de sol e céu de brigadeiro.

Como por mais que planejemos, sempre na hora "H" as coisa são diferentes, houveram alguns empecilhos: Queimadas de campo, prática comum nos meses de agosto na região serrana, o que criou uma névoa cinza que se intensificou durante o dia, e muito, muito ,muito, muito vento. Assustador.
Quanto mais próximo de beirada, mais forte era a corrente de ar que nos empurrava perau abaixo. Risco de morte e de perder todas as fotos que teriam de ser longas exposições.

Me arrisquei, passei frio, sono, cansaço, tive de usar minha mochila e meu corpo como escudo contra o vento que balançava o equipamento, mas a cena em si era quase perfeita. Foram várias fotos, várias sequências para se conseguir o intento.
Para capturar toda a paisagem com a estrada foi necessário 8 fotos, 16 exposições ( uma para a estrada e outra para as montanhas ), em cada panorâmica que fiz.

Depois tratamento individual em cada uma delas no Lightroom e posterior junção das mesmas no Ps para formar a pana.

Fiz várias panorâmicas, várias fotos, mas essa é a que considero a mais interessante: Logo que escureceu e a lua brilhava no horizonte, o ar esfumaçado no fim até deu um clima legal para a foto.



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2016, 14:00:23
show de bola. Isso sim é trabalhoso e desafiador haha

Fiquei até com vergonha do meu relato
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2016, 14:11:26

sensacional esse tópico. todos de parabéns tanto pelas fotos, quanto pelas descrições detalhadas dos projetos.
 :clap: :clap: :clap:
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2016, 14:47:21
show de bola. Isso sim é trabalhoso e desafiador haha

Fiquei até com vergonha do meu relato

Porra eu também  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Lee, a técnica é exatamente essa. Depois se achar o vídeo em que vi o cara fazendo real state posto aqui

Edubastos, que que isso bicho, puta merda, ficou foda demais esse morcego. Essa primeira então. A última o Christopher Nolan pode substituir a logo do Batman por ela, tranquilo.

Raphael, essa também foi foda demais. Sempre que via alguma assim no 500px achava que era uma longa exposição simples.

Parabéns a todos.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2016, 14:51:12 por adrianojsmoreira »
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2016, 14:59:03
Sombrio,
Gostei bastante da foto. :)


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2016, 15:16:16
sensacional esse tópico. todos de parabéns tanto pelas fotos, quanto pelas descrições detalhadas dos projetos.
 :clap: :clap: :clap:

o bom é que cada exemplo foi único
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2016, 15:26:11
To vendo aqui os relatos da moçada, e realmente muita coisa sensacional, sinceramente, tem muitas fotos ali que eu não me meteria a fazer não, a todos que postaram até agora, parabéns pelos trabalhos!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2016, 16:30:05
nossa sensacional, parabéns pelas fotos e relatos pessoal, dá uma visão ainda maior das fotografias!

Vou colar um relato que fiz aqui de uma foto também  :)


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #27 Online: 21 de Outubro de 2016, 16:35:44
Contei essa história em outro tópico, especifico dessa foto, mas vou trazer ela pra cá. Copiando e colando  8-)

Foto
Sino by Augusto Bressan Trevisol, no Flickr

Contando!

Em um belo sábado a tarde, sem muito o que fazer, resolvi caminhar um pouco aqui onde morava (a Igreja desse sino fica a 200m da minha casa), resolvi tirar algumas fotos da igreja que é uma parte marcante da comunidade onde eu moro. Depois de fazer algumas fotos dentro resolvi subir o lance de escadas (a Igreja fica aberta e sem ninguém) que leva até os vitrais e a parte onde fica um pequeno órgão, então me veio a ideia de fazer a foto do sino, que sempre nos avisa do horário do almoço e descanso (tocado por um morador local todos os dias, ao meio dia e 18:00 horas).

A partir daí já sofri o primeiro entrave, único jeito de chegar até o sino (no qual eu nunca tinha feito...) era pegar uma escada daquelas normais de madeira com mais de 5m coloca era perto da abertura do teto, a escada era bem pesada aliás, sofri pra conseguir posicionar ela... Depois de uns 15 minutos e quase ter desistido, consegui! Ufa, acabou? não... só começou minha epopeia

Subindo a escada trêmula  (sem ninguém para ficar embaixo e segurar) com muita coragem cheguei até o topo, mas aí tive mais um problema, o alçapão que ligava a outra parte era pesado, e imaginem vocês, uma mochila cheia de equipamentos + um pequeno medo de altura + uma escada de madeira de 50 anos há uma altura de mais de 5 metros (descontando os outros 3 metros que estavam logo ao lado já que eu estava em uma espécie de sacada interior), tive que descer com a mochila, voltar tirar o alçapão, descer de novo pegar a mochila e subir.

E então finalmente... chegar a um cubículo escuro, como um poço de elevador, sem luz onde eu tive que subir outra escada pra aí sim chegar até o sino! E aí ficar em um espaço minúsculo, onde tiver que fazer o possível com minha cropada e uma 18-55mm (27mm em uma FF)

Mas tudo valeu a pena, foi uma visão mais que gratificante e rendeu boas fotos lá de cima, foi um momento realmente inesquecível apesar de todos os medos enfrentar quero fazer de novo!



Tópico original: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=123420.0

Agradecimentos: A Manek46 por me estimular a contar essa história



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2016, 17:23:13
Muito legal esse acesso a tantas histórias e experiências diferentes, cada qual com suas dificuldades e aspectos particulares, como dito já, eu defendo a ideia de relatos sobre imagens publicadas, não para que se explique a foto, mas o contexto nos envolve, esclarece, desmistifica e até surpreende.

Acho que os perrengues são o tempero para as conquistas, legal ler o que vcs escreveram, eu já passei por boas nas minhas buscas, e creiam, tenho algumas ideias que mesmo a minha sandice tem receio de realizar, mas sempre que der pra tentar, eu vou....

Quando vemos fotos por ai, muitas delas sequer podemos imaginar tudo o que a envolveu, transtornos, dificuldades, perigos, e isso prova a vontade de se conquistar determinados resultados, pois só a vontade real supera os desafios.

To ficando velho e perdi a vergonha de tentar, de fazer o que muitos consideram tolice, burrice, perda de tempo ( inclusive alguns da minha familia  :hysterical: ), então foda-se! Se vc tem vontade de fazer algo, faça!

Se la na frente vc perceber que não era isso, ok, mude de direção, mas nunca deixe os outros quererem te dizer o que ou como fazer.

Como dizia o tio Ansel: Não se deixe levar por nada, a não ser por suas próprias convicções.


Tomara que venham ainda muitos outros relatos para incorporar no tópico.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #29 Online: 21 de Outubro de 2016, 17:30:27
Muito legal esse acesso a tantas histórias e experiências diferentes, cada qual com suas dificuldades e aspectos particulares, como dito já, eu defendo a ideia de relatos sobre imagens publicadas, não para que se explique a foto, mas o contexto nos envolve, esclarece, desmistifica e até surpreende.

Acho que os perrengues são o tempero para as conquistas, legal ler o que vcs escreveram, eu já passei por boas nas minhas buscas, e creiam, tenho algumas ideias que mesmo a minha sandice tem receio de realizar, mas sempre que der pra tentar, eu vou....

Quando vemos fotos por ai, muitas delas sequer podemos imaginar tudo o que a envolveu, transtornos, dificuldades, perigos, e isso prova a vontade de se conquistar determinados resultados, pois só a vontade real supera os desafios.

To ficando velho e perdi a vergonha de tentar, de fazer o que muitos consideram tolice, burrice, perda de tempo ( inclusive alguns da minha familia  :hysterical: ), então foda-se! Se vc tem vontade de fazer algo, faça!

Se la na frente vc perceber que não era isso, ok, mude de direção, mas nunca deixe os outros quererem te dizer o que ou como fazer.

Como dizia o tio Ansel: Não se deixe levar por nada, a não ser por suas próprias convicções.


Tomara que venham ainda muitos outros relatos para incorporar no tópico.

 :clap:

Temos que superar os medos que muitas vezes outro acabam colocando nos nossos ideais e vontades, vencer esses obstaculos sociais nos levam à um patamar muito maior em termo de realizações por todos os desafios que podemos passar e com eles aprender.