Autor Tópico: Relatos de uma foto desafiadora que eu fiz  (Lida 3667 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Outubro de 2016, 00:47:01
Pessoal pensei em um tópico onde pudéssemos contar a história de uma foto que foi desafiadora de se fazer.

Falar sobre a produção desta foto, desde a maneira de como surgiu a ideia ou necessidade, qual a intenção, quais dificuldades envolvidas, as decisões e de que maneira foram encontradas as soluções, passando pelo click e pela edição, descrevendo os passos até do momento da finalização/publicação, se possível mostrar ela por aqui tbm.

Não sei se já existe algum tópico sobre isso aqui no fórum, tbm não sei se a galera vai adotar, mas a ideia está ai!!!

E então, alguém por ai tem uma boa história pra contar???


Abs
Conhecimento importa mais que equipamento.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2016, 03:14:04
de cabeça agora os que tem trazido mais desafio são as fotografias de arquitetura indoor (design de interiores) q tenho feito ultimamente

não uso nenhum tipo de equipamento extra além de uma câmera na mão. Não uso tripé nem iluminação auxiliar. Me viro no photoshop mesmo pra parecer q a cena inteira foi iluminada

na hora de tirar foto eu ajusto o enquadramento na raça e prendo a respiração. Chego a usar até 2.0 de abertura (q não é reocomendado blablabla). Sei que não é o ideal entre outras coisas. É um estilo bem atípico de fazer foto de arquitetura... mas tenho me virado bem.

Enquanto não chega a bendita 16-35mm eu me viro com a x100T (+wide converter que me entrega um frame equiv de apenas 28mm) e uma fish eye 15mm que "desentorto" no photoshop. A 16-35 vai me salvar um bocado.

e tem a pós ainda. Ajustar tudo de torto que a obra tem (tem a distorção da lente sim mas tem pedreiro que faz parede torta mesmo). É zica mas tenho que ficar arrumando madeira empenada, porta curvada nos cantos, gesso do forro inclinado, etc até ficar tudo 90 graus.







e elas tem essa cara aí por causa do VSCO. Parece meio filme (mas nem tanto). Não é 100% "limpa" digamos assim. Elimino os grãos fakes do filtro, elimino vinhetas se possível, entre uma série de coisas. Tem um pé no digital e outro no filme visualmente falando.

Por fim. É um estilo totalmente diferente do que faço com demais fotos. Quando vejo meu flickr e olho lado a lado minhas fotos street e de arquitetura, parecem ter sido feitas por dois fotógrafos completamente diferentes. Apesar de que quando comparo com meus trabalhos de 2012 parece tbm ter sido feito por um cara diferente tbm. Ainda não tenho aquela coisa bem definida que marca em todas as fotos. (isso vc pode conferir no tumblr da assinatura. São todas minhas).
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 03:23:59 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2016, 09:14:56
de cabeça agora os que tem trazido mais desafio são as fotografias de arquitetura indoor (design de interiores) q tenho feito ultimamente

não uso nenhum tipo de equipamento extra além de uma câmera na mão. Não uso tripé nem iluminação auxiliar. Me viro no photoshop mesmo pra parecer q a cena inteira foi iluminada

na hora de tirar foto eu ajusto o enquadramento na raça e prendo a respiração. Chego a usar até 2.0 de abertura (q não é reocomendado blablabla). Sei que não é o ideal entre outras coisas. É um estilo bem atípico de fazer foto de arquitetura... mas tenho me virado bem.

Enquanto não chega a bendita 16-35mm eu me viro com a x100T (+wide converter que me entrega um frame equiv de apenas 28mm) e uma fish eye 15mm que "desentorto" no photoshop. A 16-35 vai me salvar um bocado.

e tem a pós ainda. Ajustar tudo de torto que a obra tem (tem a distorção da lente sim mas tem pedreiro que faz parede torta mesmo). É zica mas tenho que ficar arrumando madeira empenada, porta curvada nos cantos, gesso do forro inclinado, etc até ficar tudo 90 graus.







e elas tem essa cara aí por causa do VSCO. Parece meio filme (mas nem tanto). Não é 100% "limpa" digamos assim. Elimino os grãos fakes do filtro, elimino vinhetas se possível, entre uma série de coisas. Tem um pé no digital e outro no filme visualmente falando.

Por fim. É um estilo totalmente diferente do que faço com demais fotos. Quando vejo meu flickr e olho lado a lado minhas fotos street e de arquitetura, parecem ter sido feitas por dois fotógrafos completamente diferentes. Apesar de que quando comparo com meus trabalhos de 2012 parece tbm ter sido feito por um cara diferente tbm. Ainda não tenho aquela coisa bem definida que marca em todas as fotos. (isso vc pode conferir no tumblr da assinatura. São todas minhas).

a sony tem uma lente 16mm 2.8 custa bem pouco.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2016, 09:55:13
Achei legal a ideia do tópico.

Eu sempre tento descrever um pouco de tudo o que envolve algum resultado específico, quando esse é predeterminado, na postagem da foto, não só aqui, mas principalmente nas redes aonde eu as publico ( face/flickr ).


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2016, 10:55:48








Caramba Lee, isso é pra aqueles que falam que não conseguem fazer a foto X por que não possuem uma lente especifica, FF etc....
Adorei as fotos, ainda mais depois de saber os perrengues que passou pra chegar nesse resultado.



Uma foto minha que foi desafiadora foi essa aqui.


Cloud of Trees by Guilherme Nicholas, on Flickr

O objetivo inicial era fazer astrofotografia, as condições ideais estariam entre 09pm - 11:30pm. Simples, chegar no local, fazer as fotos e ir embora antes da meia noite. Acontece que a previsão errou, o tempo fechou e começou simplesmente uma tempestade. Levamos poucos equipamentos pois seria uma coisa rápida, apenas uma barraca e alguns snacks pra comer durante a noite. Acabei esquecendo minha jaqueta de manha e não achei necessário voltar pra pegar, afinal estava fazendo 36C, resultado, passei um frio lascado. Ficamos presos no topo do morro, pois era impossível voltar pela trilha até carro, isso sem contar na estrada.
Apesar de tudo, o nascer do sol fez valer a pena as dificuldades. E agora nunca mais esqueço a jaqueta  :D

Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2016, 11:49:42
a sony tem uma lente 16mm 2.8 custa bem pouco.

bom pra sony :) Eu já tenho a 16-35 haha. Só não chegou ainda dos correios. Eu não tive perrengue com isso aliás. Vendi a sucata do 70-200 2.8L que não usava há anos e comprei uma 16-35 2.8L II com essa grana. Ainda saí lucrando na diferença de valores

e queria ter uma 35 então deu tudo certo (apesar de que a 35mm queria mesmo era da sigma)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 11:52:54 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2016, 11:50:55
Caramba Lee, isso é pra aqueles que falam que não conseguem fazer a foto X por que não possuem uma lente especifica, FF etc....
Adorei as fotos, ainda mais depois de saber os perrengues que passou pra chegar nesse resultado.

deu pra me virar até onde pude. Comecei a sentir necessidade mais agora com uns projetos mais desafiadores. Tava levando como hobby mas surgiu uns trabalhos assim e resolvi fazer
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2016, 14:13:22
bom pra sony :) Eu já tenho a 16-35 haha. Só não chegou ainda dos correios. Eu não tive perrengue com isso aliás. Vendi a sucata do 70-200 2.8L que não usava há anos e comprei uma 16-35 2.8L II com essa grana. Ainda saí lucrando na diferença de valores

e queria ter uma 35 então deu tudo certo (apesar de que a 35mm queria mesmo era da sigma)

falei pq vc tem uma sony aps-c em casa pelo que sei... te economizaria uma bela grana, uma sonyzinha dessas custa 600 golpistas.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2016, 14:14:58




Convergência de mundos, o meu amigo Ariel trabalha com você e faz essas reformas. e ai comecei ver as fotos, achava irado já, vi seu perfil do instagram muito bom tambem.


Eu tenho ainda dificuldade de fazer foto de show na balada que estou fazendo. Ambiente bastante escuro e com muita fumaça.

Tenho uma limitação de equipamentos:
Uso a D3100 e tem apenas 1 ponto de foco cruzado, baixa tolerancia a ISO alto (1600),
A Sigma 18-35 é uma lente animal mas em ambientes escuros acaba dando umas pescadas as vezes no foco sem flash e por isso ter q usar o AF do flash para dar apoio.
Ai, precisando do flash para dar apoio ao foco, as vezes acabando matando um pouco a pouca iluminação do lugar.

Problemas com o lugar:
Ambiente pequeno pouca distancia que tiro as fotos preciso fechar um pouco a lente para 2.8 pq se não fica apenas parte do rosto ou por causa do contrate foca no microfone e não no vocalista.
Tem muita fumaça, e ela sai de trás da banda (bem no baterista) e tem 2 pontos de luz de led coloridos que iluminam a fumaça junta com a luz do flash e vira uma explosão de fumaça na foto.







O que tenho feito tenho baixado a potencia do flash e as vezes me distancio para aumentar para 1.8 a abertura. mas ainda não to convencido de que é o melhor. talvez com uma camera que aceite trabalhar ate em ISO 6400 bem iluminado isso ajuda bastante.

« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 14:39:01 por mbruzzi »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2016, 14:32:02
falei pq vc tem uma sony aps-c em casa pelo que sei... te economizaria uma bela grana, uma sonyzinha dessas custa 600 golpistas.
Essa 16mm e-mount é equiv. 24mm na NEX-7 se não me engano. Até aí prefiro usar a 19mm (equiv. 28mm da X100T)

Convergência de mundos, o meu amigo Ariel trabalha com você e faz essas reformas. e ai comecei ver as fotos, achava irado já, vi seu perfil do instagram muito bom tambem.

Bacana demais! Os caras estão mandando muito bem nos projetos e ta dando um trabalhão pra todo mundo. Desde a montagem de ambiente feita por eles como da minha parte em pegar da melhor forma possível. Eles me deram muita liberdade e começamos essa parceria do zero juntos. É a primeira vez de todo mundo.

E são prá lá de exigentes. A turma toda do escritório tem muito bom gosto pra decoração e todos eles tem bom olhar pra fotografia apesar de não tirar muita foto nem ter equipamento. Então vira e mexe a gente senta pra fazer reunião pra ver o que podemos melhorar nas próximas fotos. Tem um respeito mútuo gigantesco e to adorando esse side job com eles.

Meus primeiros trabalhos com fotografia de arquitetura foram com eles. Antes disso nunca tinha feito algo parecido (apesar da minha formação ser de arquiteto e atuar na área tbm)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2016, 14:35:45 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:09:34
Ja devo ter falado algumas vezes aqui, mas vou repetir entao.

Meu projeto com retratos feito com camera pinhole em studio, usando luz continua.

O maior desafio foi conseguir achar poses que desse para ficar imoveis o maximo possivel para a longa exposicao, e descobrir metodos de tornar a longa exposicao o mais curta possivel.

Outro desafio foi na adaptacao da minha camera. Uma Agfa Box que eu tirei a lente e coloquei um pinhole no local. Foram varias tentativas ate conseguir ajustar o tamanho e local certo. E muitos testes.

Ja com a camera pronta para comecar a fotografar e dar andamento no projeto, comecei o projeto experimentando varios filmes e metodos de revelacao. Primeiro com Delta 3200, depois com Delta 400 em ISO 800, mais tarde com HP5 em ISO 3200, depois Fujiacross em ISO 400. No comeco o tempo de exposicao para cada retrato era de no minimo 8min. No final, achei que a solucao melhor era com Fuji across em ISO 400 em 2min de exposicao. Mais tarde descobrir que HP5 em ISO 3200 e revelado com Ilfotec HC dava para fazer as fotos com 1min. de exposicao.

Apesar de nao haver nudez frontal e nao mostrar nenhuma parte intima do corpo, essas fotos ja foram censuradas aqui no forum e mandadas para o limpo, por isso nao posto aqui, mas se quiserem ver esta no link:

http://www.marciofaustino.com/pinhole-portraits.html

E tambem tem o livro mostrando a evolucao do projeto:



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:13:48
Foda-se..
Mande o topico para o limbo moderacao. Vou mostrar meu projeto.

https://www.youtube.com/watch?v=rplUgkxu1xI


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2016, 22:11:28
Foda-se..
Mande o topico para o limbo moderacao. Vou mostrar meu projeto.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2016, 22:18:09
Legal os relatos da moçada, muito bom!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2016, 22:46:37
Foda-se..
Mande o topico para o limbo moderacao. Vou mostrar meu projeto.

https://www.youtube.com/watch?v=rplUgkxu1xI


 :worship: :worship: :worship: Parabens pelo trabalho!!!