Autor Tópico: Migrando para a Apple  (Lida 11072 vezes)

mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Online: 20 de Outubro de 2016, 16:52:58
E aí galera... lá vai o textão!  :hysterical:

Faz um tempo que estou lendo sobre Mac na edição de fotos, uns falam bem, outros falam mal e por aí vai. Como aqui é o meu ponto de referência vim tirar algumas dúvidas.
Nos próximos meses, assim que conseguir a grana, penso em comprar um Macbook Pro. Uma coisa que já defini é que ele vai ser o top de linha para não me incomodar dão cedo com upgrade. a princípio seria um de 15", i7, 16Gb de RAM e SSD. Nessa surgiu a principal dúvida:
Para editar fotos a tela dele é bacana? Sempre pensei em pegar um monitor de 21 a 24 polegadas e usar via cabo HDMI para edições, mas hoje faço tudo em um note de 14" por falta de espaço para colocar um monitor maior, quem sabe um dia isso mude.
Então, será que vale a pena pegar um de 15" ou pego um com 13" e uso um monitor externo para as edições? Pelo que notei, a configuração dos dois pode ser a mesma, só mudando a tamanho de tela.
Como nunca trabalhei com monitor externo maior, não sinto falta e não sei qual a real vantagem no uso(não venham me matar por isso! kkkk).
Sugestões de vcs, o que fariam? Vou comprar no PY, a diferença de valores dentre o de 13" para o de 15" gira na faixa de 2mil, isso daria para comprar o monitor bacana, mouse e teclado para usar ele fechado e facilitar no espaço.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:05:14
E aí galera... lá vai o textão!  :hysterical:

Faz um tempo que estou lendo sobre Mac na edição de fotos, uns falam bem, outros falam mal e por aí vai. Como aqui é o meu ponto de referência vim tirar algumas dúvidas.
Nos próximos meses, assim que conseguir a grana, penso em comprar um Macbook Pro. Uma coisa que já defini é que ele vai ser o top de linha para não me incomodar dão cedo com upgrade. a princípio seria um de 15", i7, 16Gb de RAM e SSD. Nessa surgiu a principal dúvida:
Para editar fotos a tela dele é bacana? Sempre pensei em pegar um monitor de 21 a 24 polegadas e usar via cabo HDMI para edições, mas hoje faço tudo em um note de 14" por falta de espaço para colocar um monitor maior, quem sabe um dia isso mude.
Então, será que vale a pena pegar um de 15" ou pego um com 13" e uso um monitor externo para as edições? Pelo que notei, a configuração dos dois pode ser a mesma, só mudando a tamanho de tela.
Como nunca trabalhei com monitor externo maior, não sinto falta e não sei qual a real vantagem no uso(não venham me matar por isso! kkkk).
Sugestões de vcs, o que fariam? Vou comprar no PY, a diferença de valores dentre o de 13" para o de 15" gira na faixa de 2mil, isso daria para comprar o monitor bacana, mouse e teclado para usar ele fechado e facilitar no espaço.

Se você tem possibilidade, já pega o melhor com uma placa de vídeo boa também: 2.5GHz quad-core i7 com 2 GB de vídeo.

O monitor dele não é legal pra edição, mas quebra o galho se você calibrar e souber usar. Se você quer fidelidade de cores ou usa pra trabalho, eu recomendaria um monitor externo. :)


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2016, 17:50:11
 :snack:

acompanhando o tópico


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2016, 18:00:45
Poxa, aquela tela Retina não é tão boa pra edição?  :shock:
Choquei agora, tava crente de que era uma p*ta dela dahora e que só necessitaria de monitor externo caso precisasse de uma tela maior mesmo...  :no:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2016, 18:15:17
Poxa, aquela tela Retina não é tão boa pra edição?  :shock:
Choquei agora, tava crente de que era uma p*ta dela dahora e que só necessitaria de monitor externo caso precisasse de uma tela maior mesmo...  :no:

Pois é, eu também achava! :)

Os modelos com tela retina tem uma densidade de pixel maior e uma resolução incrível, mas a fidelidade de cor deixa a desejar dependendo da finalidade. O lado positivo é que se você calibrar o monitor corretamente, ele teoricamente pode chegar a 100% (se não me engano) sRGB. Ajustando a luminosidade dele, quebra um galho.

Eu tenho um EIZO e um MacBook Pro (não retina, 2011) aqui. Quando vou trabalhar noto muita diferença dos tratamentosna visualização de um monitor para o outro — muita diferença. É impressionante!


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2016, 18:18:47
Em tempo: aqui no fórum tem muita informação interessante sobre monitores, perfis de cores, etc.

Este link também dá umas informações gerais pra quem não sabe por onde começar [mas é em inglês]: http://retouchingacademy.com/the-hitchhikers-guide-to-getting-accurate-color-on-your-monitor/


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2016, 20:58:43
O monitor dele não é legal pra edição, mas quebra o galho se você calibrar e souber usar. Se você quer fidelidade de cores ou usa pra trabalho, eu recomendaria um monitor externo. :)

Então já matou a xarada... tela de 13" e Monitor externo mesmo!
Agora outra dúvida... já que a tela de retina não é isso tudo e vou usar monitor externo, tem necessidade de ser uma retina? Qual a real diferença, além do preço?
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2016, 23:14:53
Então já matou a xarada... tela de 13" e Monitor externo mesmo!
Agora outra dúvida... já que a tela de retina não é isso tudo e vou usar monitor externo, tem necessidade de ser uma retina? Qual a real diferença, além do preço?

Posso estar falando bobagem porquê não tenho acompanhado todos lançamentos, mas se não me engano todos MacBooks Pros novos são retina, então não seria uma opção você comprar um que não seja.

A real diferença é a resolução e a densidade de pixels. Ah, outra coisa ruim nesses computadores são as telas glossy. ;)

Mas olha, não adianta comprar um monitor externo e não calibrar. Ou comprar um monitor externo que seja apenas 100%.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2016, 08:24:11
Posso estar falando bobagem porquê não tenho acompanhado todos lançamentos, mas se não me engano todos MacBooks Pros novos são retina, então não seria uma opção você comprar um que não seja.

A real diferença é a resolução e a densidade de pixels. Ah, outra coisa ruim nesses computadores são as telas glossy. ;)

Mas olha, não adianta comprar um monitor externo e não calibrar. Ou comprar um monitor externo que seja apenas 100%.

Pelo que vi no site da Apple é isso mesmo, aí só retina ou um mais antigo, que não é o que procuro. Valeu pelo informação.

E outra coisa... o que vc quis dizer com "monitor externo que seja apenas 100%"? Penso em comprar um calibrador sim, mas está complicado de achar um acessível e de qualidade! Tudo que li a respeito levam a calibradores que custam mais de mil. Mas já notei que é algo necessário.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2016, 10:10:43
E outra coisa... o que vc quis dizer com "monitor externo que seja apenas 100%"? Penso em comprar um calibrador sim, mas está complicado de achar um acessível e de qualidade! Tudo que li a respeito levam a calibradores que custam mais de mil. Mas já notei que é algo necessário.

Pois é, mas é um investimento muito necessário. Valeu a pena. :ok:

Você chegou a dar uma olhada no link que eu compartilhei? Dá uma olhada nas observações abaixo.

Citar
IPS panel for uniform luminance coverage and better viewing angle.

Color Gamut for a greater amount of displayable colors. This is important – especially if you deal with print on a regular basis – and it will cost quite a bit extra. If at all possible you are looking for a “Wide Gamut” display that will cover 98-99% of the Adobe RGB gamut. It is also important to understand that wider color gamut is more important for retouching than higher display resolution.

Resolution. Higher display resolution is great, but you don’t need to go 5K. For example my display panel has a native resolution of 2560 x 1440.

Backlight type. There are many lower end panels that still use CCFL to backlight their displays. If you can avoid this you will be able to attain more accurate color.

Don’t get tripped up on maximum brightness or contrast ratios, most new displays can comfortably hit contrast levels for most anything you will need.

Neste link tem uma explicação básica: https://www.lynda.com/Design-Color-tutorials/Understanding-color-spaces/135361/149852-4.html

Tem este vídeo também: https://www.youtube.com/watch?v=jVkjaUCkMps

Este sobre calibração: https://www.youtube.com/watch?v=KFhNMd__v7I

Neste tópico do fórum tem muita (até demais) informação também: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0



mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2016, 10:29:28
Pois é, mas é um investimento muito necessário. Valeu a pena. :ok:

Você chegou a dar uma olhada no link que eu compartilhei? Dá uma olhada nas observações abaixo.


Bruno, minha questão inicial seria do tamanho das telas no Mac... Já pesquisei um pouco sobre monitores tbm, faz um tempo, mas como não tenho onde por um, por enquanto, não fui a fundo!
Agora, definido que vou para um Mac de 13", vou retomar essa parte de monitores tbm... Minha ideia é até junho do ano que vem estar com tudo ok... com essa de pegar um Mac mais em conta, quem sabe em janeiro já consiga comprar ele e depois um monitor e um calibrador decente! Esse quem sabe comprar fora, na BH da vida.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2016, 10:32:42
Bruno, minha questão inicial seria do tamanho das telas no Mac... Já pesquisei um pouco sobre monitores tbm, faz um tempo, mas como não tenho onde por um, por enquanto, não fui a fundo!
Agora, definido que vou para um Mac de 13", vou retomar essa parte de monitores tbm... Minha ideia é até junho do ano que vem estar com tudo ok... com essa de pegar um Mac mais em conta, quem sabe em janeiro já consiga comprar ele e depois um monitor e um calibrador decente! Esse quem sabe comprar fora, na BH da vida.

Entendi!

Mas como você não tem espaço, eu pegaria um de 15 mais um i1Display Pro. Acho que seria o suficiente, sabe? O monitor externo pra mim só seria uma opção se for um de boa qualidade, senão nem vale a pena gastar dinheiro. :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2016, 11:47:46
Eu tenho um MacBook Pro desde 2011 e meio logo devo trocá-lo. Não trocarei por outro Apple, o preço de um novo (mesmo na gringa) é muito alto pelo que oferece.

Fiz as contas aqui, se fosse comprar esse MacBook que você cita ai nos estados unidos custaria uns US$ 2.000. No PY é um pouco mais caro, mas vamos usar como base o preço americano, isso daria perto de R$ 7.000,00 considerando IOF. 

Por esse valor eu prefiro pegar um DELL da série Inspire Gaming que custa +/- R$ 6.300 mas com dois detalhes: vem com processador de última geração e, mais importante, vem com placa de vídeo dedicada de  GTX 960M 4GB GDDR5. Isso sim vai fazer diferença na hora de tratar fotos, por exemplo.

Para fins de edição de foto o Sistema Operacional não faz diferença alguma.

Alguns podem dizer que o Mac dura mais. Sim, ele realmente dura mas um Dell também. Na época em que comprei esse Mac eu tinha um XPS da Dell. Meu sócio precisava de um note bom com Windows e eu queria um Mac, como o valor era aproximado eu propus dele comrpar o Mac para mim e ficar com meu Dell XPS. O Dell XPS dele está vivo até hoje, igual meu Mac :)


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2016, 11:57:43
Para fins de edição de foto o Sistema Operacional não faz diferença alguma.

Alguns podem dizer que o Mac dura mais. Sim, ele realmente dura mas um Dell também. Na época em que comprei esse Mac eu tinha um XPS da Dell. Meu sócio precisava de um note bom com Windows e eu queria um Mac, como o valor era aproximado eu propus dele comrpar o Mac para mim e ficar com meu Dell XPS. O Dell XPS dele está vivo até hoje, igual meu Mac :)

Também estou considerando em pegar um Dell num próximo upgrade.

Até instalei o novo Windows no meu Mac pra testar o sistema. Fiquei surpreso, melhorou muito! :)

Pesquisei um pouco e cheguei no modelo Dell XPS 15 UHD, que tem a tela 100% Adobe RGB. :wub:


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2016, 13:37:20
Se fosse para pegar um outro note, iria de Avell...
Pelo preço desse Dell XPS, 11mil pelo que vi, compra um Avell com:

NVIDIA GeForce GTX 1060 (6GB GDDR5) , 
i7-6700K Skylake 4.0 GHz, 8MB Cache (4.2 GHz com Max Turbo)
32GB Memória DDR4 (2133 MHZ)
SSHD 1 TB com 8GB SSD
SATAe M.2 - 480GB SATA III - 6Gb/s
15.6" IPS FullHD (1920x1080)

Máquina pancada! Sem falar que dá para personalizar ela, se vc quiser!

Mas, mesmo assim, tô propenso a ir para a Apple... se não der certo, vendo ele depois!
E sri_canesh... sem muito detalhes... o valor fica na faixa de 5500,00 do Mac.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1