Autor Tópico: (DÚVIDA) "LAG" Para bater fotos + Cartão de Memória  (Lida 3953 vezes)

Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Online: 22 de Outubro de 2016, 01:24:52
Ola amigos,

Tenho uma dúvida cruel aqui. Por favor, se possível ajudem...

Bom, eu tenho uma Nikon D610 e, quando eu tiro várias fotos em sequência a câmera geralmente "trava", fica uns segundos (que incomodam muito) "pensando", para então eu conseguir tirar novas fotos.

Creio que pode ser um problema de cartão de memória, mas antes de investir em um eu gostaria de garantir isso já que o investimento não é baixo...

Tenho 2 cartões de memória diferentes atualmente e o problema se dá da mesma forma com os dois.

Cartões:

SanDisk Adapter 32gb (Esse é xing ling, acho que paguei uns 50 reais).
SanDisk HC Extreme 8Gb 30Mb/s C10 (Ganhei de presente).

Esse SanDisk Extreme eu achava que era bonzão, mas pelo jeito parece não ser... O que eu faço para parar de ter esses problemas? Algum cartão de memória específico, ou sei lá?

Obrigado desde já, abraços
~ Know your limits, but never accept them ~


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2016, 03:03:19
Fotografa em RAW? "Várias fotos em sequência", de que número estamos falando?

A D610 tem um buffer teórico de 14 fotos em RAW sem compressão, após o que, se você não "tirar o dedo", ela precisa começar a descarregar as fotos no cartão, situação em que a velocidade cai para menos de 2 fps. Mas sempre que você faz uma sequência contínua de fotos, mesmo abaixo do limite do buffer, e tira o dedo do obturador, a câmera entende que esta é uma oportunidade para "limpar" o buffer, e pára todas as operações até que consiga fazer isso. Um buffer cheio pode levar até 14 segundos para ser descarregado, tempo em que a máquina fica inoperante.

Isso acontece com qualquer câmera, só variando o tempo de acordo com o tamanho do buffer e a velocidade com que a câmera consegue escrever no cartão.

Os cartões realmente podem ser fonte de problemas, já que a D610 tem capacidade de escrita de até 95MB/s, então utilizar cartões com pelo menos essa capacidade é primordial se você necessita de desempenho. Tenha em mente também que cartões de memória são um dos itens mais falsificados no mundo. Em 2011 foi estimado que 1/3 dos cartões SanDisk em circulação eram falsificados, e de lá para cá essa proporção aumentou muito. Em sites populares de compras online, como eBay e MercadoLivre, essa proporção passa facilmente de 80%, portanto você só terá certeza da autenticidade comprando em revendas renomadas.  Alguns fabricantes permitem verificar online a autenticidade do cartão, pelo número de série, mas não é o caso da SanDisk.

Isto posto, pelo menos um dos seus cartões é limitado a 30MB/s, mas você não pode atestar a autenticidade dele, já que ganhou de presente. O outro, você sequer sabe qual é, já que descreveu o que está escrito no adaptador externo, e não o cartão que está em seu interior. O próprio uso de adaptadores não é recomendável em câmeras digitais, pois ocorrem muitos problemas.

Assim, a primeira dica seria providenciar um cartão comprovadamente legítimo (recomendável SanDisk Extreme Pro) com pelo menos 95MB/s, e testar novamente, levando em consideração o que falei lá em cima, ou seja, mesmo com cartões rapidíssimos, em algum momento a câmera precisa parar para descarregar o buffer.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2016, 09:26:25
Fotografa em RAW? "Várias fotos em sequência", de que número estamos falando?

A D610 tem um buffer teórico de 14 fotos em RAW sem compressão, após o que, se você não "tirar o dedo", ela precisa começar a descarregar as fotos no cartão, situação em que a velocidade cai para menos de 2 fps. Mas sempre que você faz uma sequência contínua de fotos, mesmo abaixo do limite do buffer, e tira o dedo do obturador, a câmera entende que esta é uma oportunidade para "limpar" o buffer, e pára todas as operações até que consiga fazer isso. Um buffer cheio pode levar até 14 segundos para ser descarregado, tempo em que a máquina fica inoperante.

Isso acontece com qualquer câmera, só variando o tempo de acordo com o tamanho do buffer e a velocidade com que a câmera consegue escrever no cartão.

Os cartões realmente podem ser fonte de problemas, já que a D610 tem capacidade de escrita de até 95MB/s, então utilizar cartões com pelo menos essa capacidade é primordial se você necessita de desempenho. Tenha em mente também que cartões de memória são um dos itens mais falsificados no mundo. Em 2011 foi estimado que 1/3 dos cartões SanDisk em circulação eram falsificados, e de lá para cá essa proporção aumentou muito. Em sites populares de compras online, como eBay e MercadoLivre, essa proporção passa facilmente de 80%, portanto você só terá certeza da autenticidade comprando em revendas renomadas.  Alguns fabricantes permitem verificar online a autenticidade do cartão, pelo número de série, mas não é o caso da SanDisk.

Isto posto, pelo menos um dos seus cartões é limitado a 30MB/s, mas você não pode atestar a autenticidade dele, já que ganhou de presente. O outro, você sequer sabe qual é, já que descreveu o que está escrito no adaptador externo, e não o cartão que está em seu interior. O próprio uso de adaptadores não é recomendável em câmeras digitais, pois ocorrem muitos problemas.

Assim, a primeira dica seria providenciar um cartão comprovadamente legítimo (recomendável SanDisk Extreme Pro) com pelo menos 95MB/s, e testar novamente, levando em consideração o que falei lá em cima, ou seja, mesmo com cartões rapidíssimos, em algum momento a câmera precisa parar para descarregar o buffer.

Bom dia DMZamora, obrigado pela resposta atenciosa e bem explicada!

Só me resta uma dúvida, você comentou que alguns fabricantes permitem verificar online a autenticidade do cartão, pelo número de série, mas que não é o caso da SanDisk, então só me resta comprar em revenda renomada e torcer pra ser legítimo, né? Existe alguma outra marca boa e recomendada, que não seja SanDisk?

Vou dar uma lida sobre isso, valeu.
~ Know your limits, but never accept them ~


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2016, 11:42:02




pode resolver

é baratinho isso aí. Custa uns 60-80 reais se não me engano.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2016, 14:22:17
Bom dia DMZamora, obrigado pela resposta atenciosa e bem explicada!

Só me resta uma dúvida, você comentou que alguns fabricantes permitem verificar online a autenticidade do cartão, pelo número de série, mas que não é o caso da SanDisk, então só me resta comprar em revenda renomada e torcer pra ser legítimo, né? Existe alguma outra marca boa e recomendada, que não seja SanDisk?

Vou dar uma lida sobre isso, valeu.

Os cartões da Samsung (Pro e Pro+) têm se saído bem nos testes encontrados na internet.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2016, 14:37:47
é baratinho isso aí. Custa uns 60-80 reais se não me engano.
tá doido, Lee? Onde vc viu o douradinho aí por 80 pila? Vou correndo comprar mais um.
Paguei R$ 180 uns meses atrás.

Mas é isso aí.. qualquer um desse vai resolver a gravação. Mas o buffer.. o que resolve mesmo é maneirar no drive.. ou no dedo  :hysterical:.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2016, 22:45:35
Bom verificar a velocidade de escrita, geralmente esse numero no cartão é a de leitura que costuma ser maior.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2016, 01:39:41
Bom verificar a velocidade de escrita, geralmente esse numero no cartão é a de leitura que costuma ser maior.

Correto, mas em testes (embora não muito científicos) encontráveis na internet, a D610 tem velocidade máxima de gravação em torno de 45-48MB/s, bem abaixo da capacidade declarada do Extreme Pro de 95MB/s, que foi testado a 88MB/s para escrita, em computador.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2016, 12:59:58
tá doido, Lee? Onde vc viu o douradinho aí por 80 pila? Vou correndo comprar mais um.
Paguei R$ 180 uns meses atrás.

Mas é isso aí.. qualquer um desse vai resolver a gravação. Mas o buffer.. o que resolve mesmo é maneirar no drive.. ou no dedo  :hysterical:.

haha uma delas (a mais cara) comprei lá fora durante a viagem. Esqueci desse detalhe  :hysterical: Mas a outra custa por aí mesmo. Lá no mercadinho da paulista

« Última modificação: 23 de Outubro de 2016, 13:00:44 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2016, 15:02:36
Tenho uma d610, usava um sandisk de 32 extreme sei lá o que que é só classe 10 e um Kingston 32gb microsd com adaptador que é classe 10 e U1
Como tinha adaptador no Kingston deixava ele no slot 2 pra que só usasse ele se acabasse o 1 fotografando aniversários, mas no último que fiz percebi o quão lento era esse sandisk classe 10. Uns 2 momentos banquei o comediante standup com a galera pra esperar a câmera fazer o que tinha que fazer e observando se a luz da gravação apagava, foram uns longos e eternos 20 segundos... aí fiz teste em casa e o Kingston com adaptador era uns 4 segundos mais rápido fazendo o mesmo serviço.
Aí minha esposa foi pros EUA e eu comprei 4 cartões lexar de 1000x não lembro agora se é U1, U2, enfim, não cronometrei, mas é muito mais rápido mesmo pra gravar o buffet no cartão...

Outra coisa, se fotografar em raw compactado, demora mais, é menos coisa pra gravar no cartão mas a câmera precisa compactar o arquivo... aí moio o frango do mesmo jeito...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk