Autor Tópico: 600D ou 5D clássica  (Lida 4196 vezes)

luiz.orlandi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Orlandi
Resposta #30 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:44:38
fugindo um pouquinho do tópico, mas no mesmo assunto ainda:
Luiz, quais as vantagens da MK2 para a Classica, em se tratando de qualidade de imagem ? Vc notou melhora ?  às vezes penso em pegar uma MK2, mas gosto tanto da minha Classica que fico com receio de me desfazer dela...

Respondendo rapidamente para não mudar o foco da questão do colega:

1 - ISO bem melhor (na minha opinião 3200 nela é brincadeira, quase "liso", o 6400 é bem aceitável quando fotometrado corretamente...);
2 - Liveview, para as lentes manuais, ajuda demais, na filmagem tb (mas como disse, nem curto, usei 1 vez);
3 - Grava vídeo em FullHD (para a galera que usa vídeo);
4 - Vc sai de 12mp para 21mp (prepare o espaço em disco);
5 - Na prática senti o foco mais rápido nas mesmas lentes;
6 -A questão da limpeza do sensor ultrassônica (suja bem menos);
7 - É selada (e achei mais pesada) então vc pode ir tirar externas com mais tranquilidade;

 Na minha opinião, o que pra mim valeu mesmo a pena, é o ISO (e justifica bastante), o Liveview, pq gosto de usar lentes manuais, e em segundo plano, instalei o MAGICLANTERN nela, então agreguei nesse caso do Liveview o Focus Peaking, que ajuda ainda mais a focar com lentes manuais (ele deixa as bordas do objeto em foco de outra cor indicando o ponto de focagem, no meu caso, uso a cor vermelha)

E finalmente sim, o visor traseiro é muito, muito, muito melhor que o da 5DC, mas ainda assim, as surpresas são melhores qdo vc abre a imagem no micro, não sei, por mim não troco mais a linha 5, mesmo tento usado a 6D, a impressão que tenho é que a linha 5 é mais parruda, sei lá, mas isso é coisa minha...

Espero ter ajudado em algo Patricia Padua, é como eu disse, a oportunidade foi excelente, eu partic/ me refiro a ela como o mover de Deus (pq tinha perdido outra oportunidade excelente por estar sem dinheiro e de repente apareceu a grana e a máquina ao mesmo tempo... ainda por cima com Grip e baterias originais).

Ps.: Se conseguir pegar a Mk2 sem se desfazer da Clássica, ai sim a coisa vai ficar top hein Patricia !!!
========================
Luiz Orlandi
Canon 5D MK2 / XT / Fuji X-E1
Canon 24-105 L, Canon 70-200 F4 L, Helios 44M F2, M Travemar 50mm F3.5 Macro, Fuji 50mm F2, Fuji 16-50mm, Canon Speedlite 550EX...
E ainda ouvindo "Pra quê precisa de tanta coisa para tirar foto amor..." ;)


tonymichelon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #31 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:49:43
Outra coisa que me incomoda um pouco, é a velocidade que ela descarrega o buffer. Tenho que controlar o dedo de vez em quando senão ela gargala lá pros 14 cliques e demora segundos preciosos pra liberar espaço pra mais um clique...
Já tive um dedo pesado, hoje aprendi a maneira  :D

Valeu sakco e guizaunzin, vou pegar a mark I, o que tenho que cuidar na hora de comprar essa senhorinha? Sera a primeira vez que vou comprar um camera usada sozinho.


luiz.orlandi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Orlandi
Resposta #32 Online: 20 de Outubro de 2016, 14:45:27
Bom, na compra de usados (corpo) eu sempre faço o seguinte (sempre sem pressa):

1 - Estética: batidas, arranhões, borrachas em  geral, isso denuncia um uso, moderado, extremo, etc....
2 - Obturador (ainda sem a lente), seleciono as velocidades, e dou alguns cliques, para ver se ela bate em todos...
3 - Lentes, levo uma lente minha que já conheço o funcionamento bem, e alterno entre aberturas e velocidades...
4 - Cartão de memória, tire as fotos com o seu cartão, se possível reveja as fotos em um notebook, procurando manchas, riscos, etc...

A 5DC não dá para saber o número de cliques se não for na autorizada Canon mesmo, então deve-se ser chato. Uma coisa que vai mudar para vc é o barulho na hora do clique, na 5D é um barulho mais rouco, grave, não se assuste, pq a linha Rebel faz um clique fininho, agudo...

Acho que o pessoal mais experiente pode acrescentar alguma coisa, em todas as minhas câmeras procedi dessa forma e deu certo...

Abs;
========================
Luiz Orlandi
Canon 5D MK2 / XT / Fuji X-E1
Canon 24-105 L, Canon 70-200 F4 L, Helios 44M F2, M Travemar 50mm F3.5 Macro, Fuji 50mm F2, Fuji 16-50mm, Canon Speedlite 550EX...
E ainda ouvindo "Pra quê precisa de tanta coisa para tirar foto amor..." ;)


tonymichelon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #33 Online: 21 de Outubro de 2016, 16:29:30
Valeu luiz.orlandi vou buscar a minha amanhã, se alguem tiver mais dicas eu agradeço  :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #34 Online: 21 de Outubro de 2016, 17:11:38
Acho que além do que o Luiz.orlandi falou, um que eu costumo fazer é tirar uma foto de uma parede branca (ou folha de papel) com a lente numa abertura bem fechada.
E aí dou zoom na imagem que fiz e vou procurando possíveis manchas no sensor.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


tonymichelon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #35 Online: 21 de Outubro de 2016, 17:49:12
Acho que além do que o Luiz.orlandi falou, um que eu costumo fazer é tirar uma foto de uma parede branca (ou folha de papel) com a lente numa abertura bem fechada.
E aí dou zoom na imagem que fiz e vou procurando possíveis manchas no sensor.

Desculpa a ignorância, mas como diferencio nessa foto manchas e defeitos de poeira ou sujeira que podem ser removidas sem prejuízos? elas tem características diferentes?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #36 Online: 21 de Outubro de 2016, 21:15:25
Também não entendi a das manchas... a coroa é famosa por sujar muito facilmente o sensor, praticamente sempre vai achar alguma coisa em aberturas pequenas numa imagem homogênea!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


luiz.orlandi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Orlandi
Resposta #37 Online: 24 de Outubro de 2016, 10:45:33
 Bom pessoal, vou explicar o que quis dizer com manchas, ficou muito no ar....kkk
 As manchas ao que me refiro são áreas grandes que são bem diferentes de sujeira no sensor, já peguei máquina que apresentava uma área grande, de formato esquisito (não era arredondado como sujeira, nem teia como fungos) onde havia degradação de cor, sutil, mas tinha.
 Desculpe se não soube me expressar corretamente, isso aconteceu uma única vez, mas achei melhor pontuar, não sei o motivo, e nem fiquei com a câmera para tentar descobrir.

 No mais, acho que ficou claro, e espero que simples de entender como eu faço, outra coisa que já peguei, foi fungos entre o vidro e o espelho, não é nada crítico, e só aparecia em aberturas mais altas, F11, F16, depois foi só mandar limpar (ficou em uns 100,00) e estava tudo certo.


Abs;
========================
Luiz Orlandi
Canon 5D MK2 / XT / Fuji X-E1
Canon 24-105 L, Canon 70-200 F4 L, Helios 44M F2, M Travemar 50mm F3.5 Macro, Fuji 50mm F2, Fuji 16-50mm, Canon Speedlite 550EX...
E ainda ouvindo "Pra quê precisa de tanta coisa para tirar foto amor..." ;)