Autor Tópico: Foco Lente 50mm 1.4  (Lida 10157 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:22:49
Levando em conta o que custam elas não são ruins mesmo...
A STM 1.8 da Canon, custa R$500, não é melhor que a G 1.8 da Nikon, porém essa custa quase R$900...
A 50 1.4 da Canon custa R$1400 nova, se acha até por menos de R$1000 usada, enquanto a Nikon custa R$2000 nova e com qualidade óptica superior.

Nesse quesito temos a Sigma Art. O projeto da 1.4 da Canon é ultrapassado e sabemos disso, acho que já passou da hora de vir uma 50mm 1.4 II IS USM com um USM de verdade, renovaram o da 1.8 STM, porém ainda assim visando o baixo custo e ao meu ver com ótimos resultados, nunca usei a Nikon G, mas minha 50tinha STM acho ótimo, sinceramente pro que faço não precisaria de uma Art da vida (por enquanto :assobi: ). Embora tenha uma (30mm) e ela mesmo não sendo a top da Art já entrega resultados  :o
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #46 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:41:04
O que queres dizer com isso, Vangelis?

-A nitidez postada não é normal.
-As 50mm da Canon não são um lixo radioativo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #47 Online: 19 de Outubro de 2016, 16:21:22
Levando em conta o que custam elas não são ruins mesmo...
A STM 1.8 da Canon, custa R$500, não é melhor que a G 1.8 da Nikon, porém essa custa quase R$900...
A 50 1.4 da Canon custa R$1400 nova...

Não tem como comparar as F1.8 da Canon com a G da Nikon, se for pra comparar, levando em conta a qualidade da lente, teria que ser no mínimo a 50 F1.8G x 50 F1.4 e ainda sim a 50 F1.8 G da Nikon se sobressai com folga, em todos os aspectos (Foco, nitidez, aberração, bokeh).



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #48 Online: 19 de Outubro de 2016, 20:04:12
Fale J. Quintão, venho acompanhando a discussão a alguns dias e estava esperando o parecer dos colegas para me manifestar justamente por não ter uma lente 50mm 1.4. Tenho uma 1.8, adquirida a poucos dias e achei ela sensaconal, me surpreendeu (pelo o preço que custa). Fiz algumas fotos com bastante nitidez em aberturas máximas ou mesmo em f/2.2 como foi o caso dessa aqui:

https://www.flickr.com/photos/135713626@N07/30137793966/in/dateposted/


Também Não opinei antes pois a única câmera que testei foi a minha, e como muitos disseram que elas se comprotam melhor em cameras full frame, fiquei na dúvida se minha maquina pode ter ajudado. Mas no seu caso acho o seguinte:

Nenhuma das fotos que você postou, feitas em grandes aberturas, parece estar em foco. A primeira em f/2.0, lá no primeiro post, está com o branco um pouco estourado (naturalmente perdendo alguns detalhes) porém não encontrei um ponto de foco. A segunda, da camisa, em f/1.4 também está borrada. Isso não é normal.

Como já foi dito, as grande aberturas são melindrosas para perder o foco. A mínima tremida na mão, movimento brusco ou re-enquadramento pode desfocar. Mas se essas fotos foram feitas na distância correta era pra ter pelo menos um ponto em foco. Tudo me parece borrado, como se a distância mínima entre a lente e o objeto não tivesse sido respeitada.


Sugiro o seguinte: faça mais alguns testes, na luz do dia, em grandes aberturas e distâncias (do objeto) maiores. Se ela estiver se comportando da mesma maneira acho que está com algum defeito sim. 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


eppaulino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 27 de Outubro de 2016, 09:12:35
Como já foi dito, as grande aberturas são melindrosas para perder o foco. A mínima tremida na mão, movimento brusco ou re-enquadramento pode desfocar...

Sou novato com fotografia e acabei de comprar essa lente. Realmente o foco em grandes aberturas me parece ser um enorme desafio. Vou ter que estudar e praticar bastante, ainda mais que uso com a T6i que não é full frame.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #50 Online: 27 de Outubro de 2016, 09:30:39
Sou novato com fotografia e acabei de comprar essa lente. Realmente o foco em grandes aberturas me parece ser um enorme desafio. Vou ter que estudar e praticar bastante, ainda mais que uso com a T6i que não é full frame.

Qual a relação entre dificultar o foco por usar uma T6i e não uma full-frame?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


eppaulino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 27 de Outubro de 2016, 10:10:26
Qual a relação entre dificultar o foco por usar uma T6i e não uma full-frame?

Como eu disse, não tenho experiência com outros equipamentos para comparar e portanto usei apenas as informações que foram trazidas neste tópico e no comentário do Adriano que fala "...e como muitos disseram que elas se comprotam melhor em cameras full frame...".
E seguindo a lógica de que os sensores cropados "aproximam" mais o objeto da foto, imagino que qualquer tremidinha na mão pode gerar uma maior dificuldade no foco em abertura 1.4 usando um corpo que não é full frame.
Mas se não houver nenhuma relação nisso fico feliz, pois saberei que é só questão de técnica e não de equipamento.



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 27 de Outubro de 2016, 10:42:57

E seguindo a lógica de que os sensores cropados "aproximam" mais o objeto da foto, imagino que qualquer tremidinha na mão pode gerar uma maior dificuldade no foco em abertura 1.4 usando um corpo que não é full frame.
É a mesma distância, nada se aproxima ou distancia do sensor...apenas ocorre um corte na imagem do sensor APS-C. É uma mudança de comportamento da lente devido ao sensor menor, foco, abertura tudo continua igual como se fosse no FF.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #53 Online: 27 de Outubro de 2016, 13:21:25
Como já disseram, a questão principal que o usuário está reclamando não é foco e sim nitidez.

Já tive 50 1.8 II, STM e 50 1.4. Eu não acho que oticamente a 50 1.4 USM seja superior às outras do ponto de vista nitidez.

Eu não venderia a lente e tentaria fechar um pouco mais o diafragma para 2.0 e usar velocidades maiores (1/200). Ter a mão firme e focar adequadamente também ajudam.
Eu saí da Canon porque estava insatisfeito com esse resultado nas 50 mm.
Daqui há pouco eu posto algumas informações adicionais para ajudar o forista.

oooooo amigo..  :worship: :worship: :worship:

Me ajude pelo amor de Deus...

Tenho 1 ano de fotografia e já gastei muito na Canon e não consigo o resultado que eu queria.

Duas t1i, 24mm 2.8 stm, 40mm 2.8 stm e 50mm 1.8 stm, rádio flash... tudo bonitinho e um kit de iniciante bomzinho, mas elas erram muito o foco e muitas vezes focam onde tem mais contraste


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Fotógrafo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #54 Online: 27 de Outubro de 2016, 13:21:46
A minha foi quando usei a 50 F1.8 G da Nikon, outro mundo, nítida, rápida e cravada em F1.8


oooooo amigo..  :worship: :worship: :worship:

Me ajude pelo amor de Deus...

Tenho 1 ano de fotografia e já gastei muito na Canon e não consigo o resultado que eu queria.

Duas t1i, 24mm 2.8 stm, 40mm 2.8 stm e 50mm 1.8 stm, rádio flash... tudo bonitinho e um kit de iniciante bomzinho, mas elas erram muito o foco e muitas vezes focam onde tem mais contraste


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #55 Online: 27 de Outubro de 2016, 14:01:01

oooooo amigo..  :worship: :worship: :worship:

Me ajude pelo amor de Deus...

Tenho 1 ano de fotografia e já gastei muito na Canon e não consigo o resultado que eu queria.

Duas t1i, 24mm 2.8 stm, 40mm 2.8 stm e 50mm 1.8 stm, rádio flash... tudo bonitinho e um kit de iniciante bomzinho, mas elas erram muito o foco e muitas vezes focam onde tem mais contraste

Você já criou um tópico pedindo ajuda para seu problema

Use-o!


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #56 Online: 27 de Outubro de 2016, 15:05:21

oooooo amigo..  :worship: :worship: :worship:

Me ajude pelo amor de Deus...

Tenho 1 ano de fotografia e já gastei muito na Canon e não consigo o resultado que eu queria.

Duas t1i, 24mm 2.8 stm, 40mm 2.8 stm e 50mm 1.8 stm, rádio flash... tudo bonitinho e um kit de iniciante bomzinho, mas elas erram muito o foco e muitas vezes focam onde tem mais contraste

Se está aprendendo esqueça grandes aberturas. Minha 50mm f/1.8 II que todo mundo desce o pau é um espetaculo acima de f/3.5 e não erra foco como em f/1.8. Agora estou usando ela na sony nex, que trabalha bem em ISO alto, em foco manual.
Nessa foto não há contraste (está tudo cinza) no ponto de foco.
https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/30485621932/in/dateposted/
Ah, e não tinha sol na hora da foto.

Mais uma na garagem, em f/4 e tambem "no escuro"
https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/30279544645/in/dateposted/

Quer R$200,00 na sua lente ?  :D
« Última modificação: 27 de Outubro de 2016, 15:08:50 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount