Autor Tópico: Eu odeio Bresson  (Lida 23808 vezes)

xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2016, 23:46:28
Odiar o Bresson já é um avanço, é indica alguém que esta fora da babação Bresssoniana (babação que é comum aos principiantes).

Faz tempo, eu tbm cansei, talvez porque Bresson seja tão falado e aclamado que isso acaba enjoando, como aquela musica que toca demais e a gente fica de saco cheio... Fotografia não é só Bresson, aliás Bresson é pouco em relação ao todo da fotografia.

Ou... talvez vc esteja querendo desconstruir tudo aquilo que ele fez e os conceitos que ele deixou, eu acho ótimo!!! Vai em frente e esquece esse cara... ou então subverta tudo aquilo que ele deixou. São essas inquietações que promovem o novo, o diferente, e pode sim acabar em sabores que a gente nunca viu.

Pois é amigo. Eu tb cansei! Não nego em absoluto a importância do cara para a Fotografia. Ele foi um cara que criou uma nova forma de fotografar, mas acho chato, feio, sem graça. E talvez os bressonianos tenham contribuído um pouco com essa implicância q eu fiquei em relação a ele. rsrsrsrs
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2016, 23:52:01
Eu não sou um graaaande fã do Bresson, mas admiro muito o seu trabalho. Seria hipocrisia dizer que não carrego nada dele, ou que ele não seja uma grande influência pois sempre que a situação me permite tento utilizar os conceitos de momento e tempo a meu favor, além de seus conceitos estéticos.

Falando sobre conceitos puramente técnicos me alinho mais com os pensamentos de Ansel Adams, pelo refinamento técnico aliado ao descompromisso com paradigmas puristas, como a rejeição ao crop e à posterior edição.

Já perdí alguns amigos por fazer a mesma sugestão que vou fazer agora, por favor não se ofenda, não é essa a minha intenção. Para quem acha que Bresson não "fez nada demais": pegue uma câmera de 1930, com uma 50mm fixa f/2, o pior filme P/B de Iso 100 disponível (afinal, em 1930 as emulsões não tinham a mesma qualidade do fim dos anos 2000) e desenvolva algo novo, vanguardista, que se torne uma herança para as próximas gerações.

 ;)

Concordo com seu texto.

O "odiar" foi uma hipérbole para que vcs pudessem elucidar mais facilmente a minha opinião. O cara foi inegavelmente um grande fotógrafo, isso é fato consumado. O meu post é uma provocação q vai contra o status quo fotográfico tal como conhecemos. Acho q já estou viajando demais rsrsrsrsrsrs
Obrigado por comentar.  :ok:
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2016, 23:54:03
Já perdí alguns amigos por fazer a mesma sugestão que vou fazer agora, por favor não se ofenda, não é essa a minha intenção. Para quem acha que Bresson não "fez nada demais": pegue uma câmera de 1930, com uma 50mm fixa f/2, o pior filme P/B de Iso 100 disponível (afinal, em 1930 as emulsões não tinham a mesma qualidade do fim dos anos 2000) e desenvolva algo novo, vanguardista, que se torne uma herança para as próximas gerações.

Nao eh preciso fazer esse experimento mental, basta olhar os contemporaneos do Bresson. Doisneau, Weegee, Capa, Lartigue... eles todos fizeram fotos bem diferentes do que o Bresson fazia, e todos estavam limitados aos mesmos equipamentos e recursos da epoca.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2016, 23:54:11
Para quem acha que Bresson não "fez nada demais": pegue uma câmera de 1930, com uma 50mm fixa f/2, o pior filme P/B de Iso 100 disponível (afinal, em 1930 as emulsões não tinham a mesma qualidade do fim dos anos 2000) e desenvolva algo novo, vanguardista, que se torne uma herança para as próximas gerações.

Eu tô com uma Canon IIF aqui e mal consigo colocar filme nela! Quem dirá fotografar sem fotômetro com as velocidades 1/40, 1/60, 1/100, 1/200 e 1/500 (aliás, alguém me explica isso???). O visor minúsculo com o zoom pra focar é um desafio a parte. :)
« Última modificação: 23 de Outubro de 2016, 23:55:03 por bruno_sfc »


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #19 Online: 24 de Outubro de 2016, 00:01:59
Eu tô com uma Canon IIF aqui e mal consigo colocar filme nela! Quem dirá fotografar sem fotômetro com as velocidades 1/40, 1/60, 1/100, 1/200 e 1/500 (aliás, alguém me explica isso???). O visor minúsculo com o zoom pra focar é um desafio a parte. :)

Vamos entrar naquela discussão: E se o Pelé jogasse hoje? Será q conseguiria ser o mesmo? A questão não é a habilidade q ele tinha com seu equipamento e sim a imagem q ele entregava. Coloca uma MK4 ou uma D810 na mão do Bresson rsrsrsrsrsrsrsrs. Surgiu até um questionamento, será que o Bresson fotografaria com câmeras digitais se vivesse entre nós hoje?

Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 24 de Outubro de 2016, 00:14:39
Nao eh preciso fazer esse experimento mental, basta olhar os contemporaneos do Bresson. Doisneau, Weegee, Capa, Lartigue... eles todos fizeram fotos bem diferentes do que o Bresson fazia, e todos estavam limitados aos mesmos equipamentos e recursos da epoca.

Nesse pacote aí, sob o meu ponto de vista, por conta da vanguarda, eu colocaria apenas o Bresson, Ansel Adams e o Weegee... O trabalho desses é inconfundível seja pela estética ou pela narrativa e até os temas que fotografavam, é como ver uma foto do Lee Friedlander ou do Maplethorpe.

Para mim, Doisneau, Lartigue, Erwitt, Capa foram gênios do seu tempo, mas esses três aí fizeram mais, deixaram um legado que até hoje é seguido (em maior ou menor grau - de uma ou outra maneira) por qualquer fotografo contemporâneo.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Outubro de 2016, 00:27:33
Vamos entrar naquela discussão: E se o Pelé jogasse hoje? Será q conseguiria ser o mesmo? A questão não é a habilidade q ele tinha com seu equipamento e sim a imagem q ele entregava. Coloca uma MK4 ou uma D810 na mão do Bresson rsrsrsrsrsrsrsrs. Surgiu até um questionamento, será que o Bresson fotografaria com câmeras digitais se vivesse entre nós hoje?


Isso aí, o equipamento era mais uma dificuldade que ele precisaria contornar para criar. Quando coloquei a questão do filme, câmera, lente, enfim, foi para enumerar que ele trabalhou com um equipamento que mais do que ter menor qualidade de imagem que os atuais, principalmente tinha menos flexibilidade. Usar apenas um comprimento focal, não ver o resultado na hora, não poder colocar um speedlight para compensar uma luz que não estivesse tão favorável, não ter "n" FPS para pegar "o momento certo", etc., etc., etc..

Mais do que imagens, "esses caras", para emendar na minha última resposta, criaram conceitos, e esse é o "quê" de grande valor esses caras deixaram e porque suas fotos, seguindo o contexto do tempo em que viveram.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Outubro de 2016, 02:06:41
Isso é bacana mas não pode ficar só no papel.

Seria legal ver na prática quem defende esse tipo de argumento  :) Falou apenas por falar ou tem algo excepcional pra nos mostrar?

Não entendi... vc quer fotos que subverteram os conceitos básicos Bressonianos??? Ora, basta olhar o Facebook, o Instagram, etc, vai encontrar zilhões de fotografias... agora se vc quiser ver grandes e reconhecidos fotógrafos, é só ver os outros movimentos que ocorreram ao longo da história...

Lee vc é uma cara legal, merece uma resposta mais técnica:

Pra exemplificar vou comparar o Bresson com um cara contemporâneo dele o "Willian Klein", que tbm ficou dentro dessa fotografia humanista, sem motivo, que tbm fotografava aquilo do que está a sua volta, fotografia de rua, do banal.

Bresson:
 “Quando os olhos a mente e o coração entram na alça de mira”
O momento decisivo, buscava antever a imagem, esperava pelo melhor momento antes do click, procurava por reações humanas singulares e pela harmonia dos elementos da foto.
Se interessava pelo subjetivo e conseguia criar mundos paralelos.

É o fotografo que observa e registra, sem interferir na foto, tentava passar despercebido. Mantinha uma certa distância.
Usava preferencialmente uma 50mm.


Willian Klein:
“I don’t give a fuck”:
Clicava sem previsão, adorava a fotografia acidental. Gostava de fotografia com um jeitão de automática e amadora.
Não estava nem ai com a harmonia dos elementos, cortava as cabeças, com o foco no lugar errado, não se preocupava com a composição, poderiam haver vários pontos de interesse competindo na foto, brincava com a exposição.
Buscava uma fotografia mais intimista, o cara desconhecido, na foto dele virava celebridade.

É o fotografo que entrava no meio da cena, se aproximava e  intervinha, provocava as reações, criava situações.
Usava preferencialmente uma lente grande angular.

Bresson



Klein


« Última modificação: 24 de Outubro de 2016, 02:21:36 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #23 Online: 24 de Outubro de 2016, 02:34:12
Essa foto do Klein é ótima, ele pediu pro garoto se expressar com a arma, e saiu isso ai na foto dele e o irmão.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #24 Online: 24 de Outubro de 2016, 03:28:03
Cheguei pra criar polêmica he he he

Brincadeiras a parte eu já imaginava que o meu texto poderia gerar algum ruído, foi proposital mesmo, inclusive o título rsrs. Eu me coloco em uma posição inferior e alego não ter condições, e tampouco bagagem artística para avaliar o trabalho do cara, e suspeito que se trata de algo muito complexo. Meu comentário foi referente à estética somente. Com absoluta certeza ele tem ótimas fotos. Sim! Mas sabe quando vc olha as fotos e pensa "pffffff" oq tem aí??? É isso.

então é isso?....te falta bagagem artística,

eu sempre falo que nós não fotografamos com os olhos
nós fotografamos com o cérebro,
é preciso alimenta-lo com muita fotografia, pintura, escultura, musica, literatura, cinema, etc
tudo que mude constantemente o nosso conceito de mundo

o conhecimento e o que fazemos com ele, é o que altera a nossa percepção sobre imagens
e isso reflete diretamente na qualidade da nossa fotografia.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #25 Online: 24 de Outubro de 2016, 06:26:13
Vamos entrar naquela discussão: E se o Pelé jogasse hoje? Será q conseguiria ser o mesmo? A questão não é a habilidade q ele tinha com seu equipamento e sim a imagem q ele entregava. Coloca uma MK4 ou uma D810 na mão do Bresson rsrsrsrsrsrsrsrs. Surgiu até um questionamento, será que o Bresson fotografaria com câmeras digitais se vivesse entre nós hoje?

Não tenho dúvida de que ele usaria uma point and shoot automática minúscula das mais comuns e baratas.

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 24 de Outubro de 2016, 07:57:33
Tem gente que odeia picasso pq ele pintava igual uma crianca pinta.

Haters gonna hate.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #27 Online: 24 de Outubro de 2016, 09:04:43
Lee vc é uma cara legal, merece uma resposta mais técnica:

Pra exemplificar vou comparar o Bresson com um cara contemporâneo dele o "Willian Klein", que tbm ficou dentro dessa fotografia humanista, sem motivo, que tbm fotografava aquilo do que está a sua volta, fotografia de rua, do banal.

Bresson:
 “Quando os olhos a mente e o coração entram na alça de mira”
O momento decisivo, buscava antever a imagem, esperava pelo melhor momento antes do click, procurava por reações humanas singulares e pela harmonia dos elementos da foto.
Se interessava pelo subjetivo e conseguia criar mundos paralelos.

É o fotografo que observa e registra, sem interferir na foto, tentava passar despercebido. Mantinha uma certa distância.
Usava preferencialmente uma 50mm.


Willian Klein:
“I don’t give a fuck”:
Clicava sem previsão, adorava a fotografia acidental. Gostava de fotografia com um jeitão de automática e amadora.
Não estava nem ai com a harmonia dos elementos, cortava as cabeças, com o foco no lugar errado, não se preocupava com a composição, poderiam haver vários pontos de interesse competindo na foto, brincava com a exposição.
Buscava uma fotografia mais intimista, o cara desconhecido, na foto dele virava celebridade.

É o fotografo que entrava no meio da cena, se aproximava e  intervinha, provocava as reações, criava situações.
Usava preferencialmente uma lente grande angular.

Bresson



Klein



calma, Lindsay.

Eu não concordo com tudo q o Bresson prega nem do outro. Eu simplesmente gosto das fotografias independente dos discursos dessas pessoas. Dito isso

Vc aparentemente despreza o trabalho/fotografias do sujeito então queria saber o que vc faz de melhor pra ter tal atitude.

Não quero que vc faça comparações ou explicações do mindset desses fotógrafos.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #28 Online: 24 de Outubro de 2016, 09:10:07
então é isso?....te falta bagagem artística,

eu sempre falo que nós não fotografamos com os olhos
nós fotografamos com o cérebro,
é preciso alimenta-lo com muita fotografia, pintura, escultura, musica, literatura, cinema, etc
tudo que mude constantemente o nosso conceito de mundo

o conhecimento e o que fazemos com ele, é o que altera a nossa percepção sobre imagens
e isso reflete diretamente na qualidade da nossa fotografia.

Sim. Experiência/vivência bagagem cultural dita muito.

Não precisa nem ver as fotos. Percebe-se pelo tipo de comentário que é feito pra ver isso

Não tenho dúvida de que ele usaria uma point and shoot automática minúscula das mais comuns e baratas.

a única coisa que mudou no futebol de lá pra cá foi a qualidade da bola  :hysterical: Agora se estivermos falando do campeonato europeu tbm, teve os anabolizantes mas enfim...

comparação grosseira, pra variar.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #29 Online: 24 de Outubro de 2016, 09:20:14
Eu não odeio e nem morro de amores.