Autor Tópico: Eu odeio Bresson  (Lida 23677 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #45 Online: 25 de Outubro de 2016, 05:46:20
Realmente lidar com a crítica na Fotografia é um tema delicado.

Nao eh delicado. Na verdade eh algo simples e facil de entender.

Se vc levar um engenheiro hoje para ver um predio no meio do nada, sem qualquer contextualizacao sobre o predio, o engenheiro vai criar a sua contextualizacao. "Eh apenas um monte de rochas empilhadas, que alias, esta torta, rochas mal polidas, colunas desproporcionais, etc... qualquer outro predio na cidade eh melhor que isso".

Mas entao vc contextualiza o engenheiro de que o predio foi feito por gregos antigos. Logicamente a apreciacao sera outra: "Nesse caso, eh uma grande obra de engenharia para epoca, inovativo e vejo que desde entao a arquitetura eh influenciada por esses principios, o que o torna um predio magnifico".

O entendimento e apreciacao de tudo esta em seu contexto. Sem o contexto da propria coisa ser informada, ela sera descontextualizada e interpretada aleatoriamente baseado no contexto que cada um quiser, imaginar e especular, e por isso os resultados das criticas serao das mais variadas e opostas, naturalmente.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 25 de Outubro de 2016, 07:23:20
Realmente lidar com a crítica na Fotografia é um tema delicado.

É verdade. Existem alguns dogmas que, quando são questionados, geram reações intensas por parte de quem acredita neles. E, como nos identificamos com aquilo em que acreditamos, frequentemente o questionamento é levado para o lado pessoal e a resposta pode vir em forma de ataque — também pessoal.

Eu gostei do seu tópico porque expõe isso de forma provocativa. Não é à toa que está bombando.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 25 de Outubro de 2016, 07:47:42
Realmente lidar com a crítica na Fotografia é um tema delicado.

Realmente é difícil de lidar quando a crítica vem auto-nominada de birra e o seu autor demonstra desprezo por todo o contexto e além disso reclama da cagação de regra ao mesmo tempo que aponta a suposta falta de respeito a regras de alinhamento, foco, etc.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #48 Online: 25 de Outubro de 2016, 08:55:15
Gostar ou não do Bresson vai de cada um.

Eu adoro e acho que ele está longe de só fazer foto "bonitinha" para agradar o público como disseram por aí.

Só acho, Xande, que os seus motivos para odiar e achar feio são muito primários: "Acho as fotos do Bresson feias! Fotos fora de foco, com erros de alinhamento que intencionais ou não ao meu ver continuam sendo feias ao meu olhar.". Imagina, se foco cravado e alinhamento for o critério de beleza, creio que de toda a fotografia até meados do século XX sobra pouco mais que o tio Ansel. Até o incrível Robert Frank vai para o ralo.

Comentei aqui quando comprei o Milestones da NatGeo.


Está cheio de fotos fora de foco, tremidas, com horizonte torto, mas a força da maioria daquelas imagens é absolutamente arrebatadora. Valem, para MIM, mais que um milhão dessas fotos de editorial de moda que infestam as revistas, os 500px, os Flickr da vida.

Abs


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #49 Online: 25 de Outubro de 2016, 09:33:25
a única coisa que mudou no futebol de lá pra cá foi a qualidade da bola  :hysterical: Agora se estivermos falando do campeonato europeu tbm, teve os anabolizantes mas enfim...


Não é bem assim também. Não foi só a bola não só os anabolizantes. Teve muita técnica, tática e dinamismo que nem se compara com a época do Pele.

Comparações que não cabem:
Pilotos de formula 1: Fangio, Senna e Hamilton
Jogadores de futebol Pele, Romario e Messi

Cada um no seu tempo tem o seu protagonismo e nesses caso é necessário ser contextualizado.

Realmente lidar com a crítica na Fotografia é um tema delicado.

Uns podem preferir as obras do passado, outros podem gostar mais de ver o Messi jogando.
Agora se certa forma concordo o ranso que se tem com uma idolatria exacerbada do passado em detrimento do atual - me lembra o filme do Woody Allen "Meia noite em Paris" onde tem uma critica que apenas as coisas do passado são boas e as atuais não são.

Os dois tempos podem ser fodões.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #50 Online: 25 de Outubro de 2016, 11:48:54
Nessa questão de passado ser melhor, é como diz a música: "é mais fácil mimeografar o passado que imprimir o futuro".
É importante criar o novo respeitando a história mas sem se limitar a copiá-la.

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk


"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 25 de Outubro de 2016, 13:56:48
Eu não sou um graaaande fã do Bresson, mas admiro muito o seu trabalho. Seria hipocrisia dizer que não carrego nada dele, ou que ele não seja uma grande influência pois sempre que a situação me permite tento utilizar os conceitos de momento e tempo a meu favor, além de seus conceitos estéticos.

Falando sobre conceitos puramente técnicos me alinho mais com os pensamentos de Ansel Adams, pelo refinamento técnico aliado ao descompromisso com paradigmas puristas, como a rejeição ao crop e à posterior edição.

Já perdí alguns amigos por fazer a mesma sugestão que vou fazer agora, por favor não se ofenda, não é essa a minha intenção. Para quem acha que Bresson não "fez nada demais": pegue uma câmera de 1930, com uma 50mm fixa f/2, o pior filme P/B de Iso 100 disponível (afinal, em 1930 as emulsões não tinham a mesma qualidade do fim dos anos 2000) e desenvolva algo novo, vanguardista, que se torne uma herança para as próximas gerações.

 ;)

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #52 Online: 25 de Outubro de 2016, 14:59:28
Só acho, Xande, que os seus motivos para odiar e achar feio são muito primários: "Acho as fotos do Bresson feias! Fotos fora de foco, com erros de alinhamento que intencionais ou não ao meu ver continuam sendo feias ao meu olhar.".



Exato, igual a galera que diz "Nao gosto de Picasso pq ele pintava igual meu filho de 5 anos".  :D


As pessoas andam muito cheia de odio no coracao.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #53 Online: 25 de Outubro de 2016, 15:25:22
Agora se certa forma concordo o ranso que se tem com uma idolatria exacerbada do passado em detrimento do atual.
Nessa questão de passado ser melhor, é como diz a música: "é mais fácil mimeografar o passado que imprimir o futuro".
É importante criar o novo respeitando a história mas sem se limitar a copiá-la.

O papo nesse topico esta muito sem pe nem cabeca.

Entendam que as pessoas que costumam preferie obras passadas, de obras atuais, de obras acola ou a ca. Muito dessas preferencias, mesmo que muitos das pessoas nao saibam, esta na linguagem usada na epoca da obra, sendo a obra o maior simbolismo ou vanguarda da linguagem da epoca. As pessoas vao preferir as libguagens que elas se identificam. Ou em muitos outros casos, esta na preferencia da dinamica do contesto de uma epoca.

E como ja disse, nao mesmo que a pessoa nao saiba, nao eh mero "eu acho o passado mais bonitinho".

Assim como tem pessoas que gostam de Classic Rock e tem aqueles que preferem Deep House. Sao duas diferentes linguagens, dinamicas, interacao e ideais ou representacao de uma epoca.


Eu por exemplo nao gosto da linguagem e influencia visual publicitaria difundida na fotografia de hoje em dia, como parametro de qualidade, principalmente entre amadores. Eh uma linguagem inspirada na manipulacao dos sensos e anceios, a tangibilidade e ao materialismo. O que faz sentido pq eh a linguagem que representa o mundo atual. E eu nao gosto de tal linguagem e suas influencias.

Por isso, a tendencia eh eu me apegar e preferir fotografias com uma linguagem que reflita o oposto, ou uma epoca em que a linguagem atual nao estava tao difundida. O que nao estimula anceios mas pasiguidade dos sensos, o que nao reflete ao tangivel e ao materialismo mas ao mundo das ideias e da expressao.

Mas veja bem. O fato de eu nao gostar da linguagem do mundo atual, e consequentemente das obras em que tais linguagens se refletem (a nao ser em caso de critica), eu reconheco a qualidade e influencias de obras atuais dentro de seu contexto. E ate ja tinha aberto um topico sobre isso. Vc pode nao gostar de algo mas reconhecer a qualidade dela, e vice versa.

Assim como eu nao gosto do Nazismo e de sua epoca, mas eu reconheco o alto nivel da qualidade artistica nazista, largamente usado como propaganda politica, ideologica e belica. Algo de alto nivel usado para fins nefastos.

Vc nao precisa gostar ou idolatrar Breson para reconhecer a influencia dele, para reconhecer a qualidade dele dentro de seu contexto. Pq sim, qualquer coisa do passado comparado com o atual, analisado de maneira extremamente superficial como tem sido feito nese topico, sera sempre muito melhor. E mesmo assim feito, nao eh motivo para odiar algo anterior.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 25 de Outubro de 2016, 15:34:57
Não sei se é somente comigo, mas eu tenho uma certa birra de Bresson, talvez pelo meu analfabetismo em arte fotográfica, talvez pelo fato da hipocrisia envolvida quando analisamos (geralmente quando somos iniciantes) o trabalho do cara.
É muito curioso o efeito manada que as fotos dele causam quando analisadas em fóruns e redes sociais, todos batem palmas, endeusam o cara exclamando "Gênio!!!!". Mas a pergunta que fica: Quantas das pessoas que se derretem por Bresson fazendo dele uma quase unanimidade fotográfica realmente entendem do que estão falando? Não posso negar a importância dele para a fotografia, afinal a forma com a qual ele pensou a sua fotografia foi no mínimo curiosa. Questionamentos acerca do "Instante Decisivo", em não cropar as fotos, etc... Temas que sempre geraram muita discussão em nosso meio.
Eu acho curioso ele ter fundado a Magnum e hoje termos por lá fotógrafos infinitamente melhores que ele esteticamente falando. Acho as fotos do Bresson feias! Fotos fora de foco, com erros de alinhamento que intencionais ou não ao meu ver continuam sendo feias ao meu olhar. Enfim! A minha implicância com ele é a cagação de regra que os seus fãs conseguiram impor.

Eu estou aqui recuperando o primeiro post do xande_mike, pra galera ler novamente, traduzindo:

Xande tem uma certa birra de Bresson
Xande se reconhece com um certo analfabetismo em arte fotografia
Xande acha curioso o endeusamento de Bresson por pessoas que nem sabem o que estão falando
Xande pergunta: Quantas das pessoas que se derretem por Bresson fazendo dele uma quase unanimidade fotográfica realmente entendem do que estão falando?
Xande não nega a importância de Bresson para a fotografia
Xande tem conhecimento ou ao menos já ouviu falar de conceitos Bressoniano como o "Instante decisivo" e tal...

-----------------

Xande, de minha parte vc tem todo o direito de fazer este questionamento e de ter birra do Bresson, e tbm tem todo o direito de não querer saber ou aprender qualquer coisa sobre ele. Não sei se é o caso, mas teria também todo o direito de achar as fotos dele uma merda tbm.

Acho muito justo o seu questionamento quanto à padronização do conhecimento, e o endeusamento de pessoas pela sociedade, que tem o costume de promover sem entender muito bem o que estão fazendo, endeusamento do tipo, eu vi e o vizinho me falou que é bacana então eu acreditei e gostei.

Xande, vc esta pensando fora da caixa, e principalmente em se tratando de arte, eu acho isso no mínimo louvável. Vá em frente!!!

A padronização do conhecimento pode acabar oprimindo a liberdade de expressão!!!


« Última modificação: 25 de Outubro de 2016, 15:39:13 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 25 de Outubro de 2016, 17:19:14
Pensar fora da caixa por pensar qualquer um pensa. Mas quando se faz isso na base do "eu acho" vira um mero desabafo.

Não se pode afirmar que hoje existem fotógrafos esteticamente muito melhores. Estética tem uma parte científica e outra parte pessoal. Eu particularmente prefiro mil vezes uma foto PB com o grão estourado de ISO alto e/ou filme puxado como a de Bresson do que, por exemplo, as fotos com pele plastificada de photoshop como a do autor desse post faz. Mas nem por isso vou fizer que tenho "birra" do autor ou dizer que quem gosta das fotos dele gosta por ser "manada".

Não fica muito claro se o problema aqui é a "birra" com os fãs, com o fotógrafo em si ou com os dois. No entanto creio que CB nunca pediu para endeusarem ele.


Maricn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #56 Online: 25 de Outubro de 2016, 18:34:23
Ele tinha um "modus operandi", não vejo nenhum demérito em gostar de uma técnica, se sentir confortável com ela e passar a vida tendo o mesmo senso estético. Você reconhece facilmente uma foto dele dentro várias outras, justamente por ter se mantido fiel ao que acreditava. Ninguém passou pelo teste da unanimidade, muito mesmo o Henry Cartier Bresson.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #57 Online: 25 de Outubro de 2016, 18:42:01
Eu tambem nao gosto de deuses e admiracoes. Nao tenho ninguem que considero o pica das galaxias em tudo e incontestavel em tudo. Mas nem por isso fico de birra com os demais que tem isso.

Ser do extremo contrario nao serve de nada. Na verdade acaba sendo o outro lado da mesma moeda. De um lado os grandes adimiradores que gostam de tudo que seus admirados fazem, e do outro lado os odiadores que aboninam tudo do mesmo. Os extremos acabam sendo a mesma coisa.

A sociedade eh assim. As pessoas gostam de terem lideres, alguem com quem querem acreditar que podem contar e depositar todas as suas fixas. Aguem que de seguranca no que faz e sirva como a grande referencia, a fonte de inspiracao eterna. Por isso que existe astros, celebridades e lideres em nossa sociedade.

O negoco eh seguir a vida e ignorar o que nao lhe convem. Se nao vira uma pesoa rancorosa. Pessoas rancorosas sao as que nao conseguem lhe dar com diversidades alheia a elas.


Maricn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #58 Online: 25 de Outubro de 2016, 18:43:52
Também vejo uma grande diferença entre o artista que mostra subjetividade e apreço pelo contexto e o mero "captador" de imagens, que se importa muito com a cor, angulo, foco, toneladas de photoshop e etc perfeitos, mas tem fotos vazias e desinteressante


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 25 de Outubro de 2016, 19:29:14

O entendimento e apreciacao de tudo esta em seu contexto. Sem o contexto da propria coisa ser informada, ela sera descontextualizada e interpretada aleatoriamente baseado no contexto que cada um quiser, imaginar e especular, e por isso os resultados das criticas serao das mais variadas e opostas, naturalmente.

Bravo Croix!!! Muito bem colocado.

Assistimos a isso muitas vezes. Alguém criticar uma obra solta, sem considerar todo o conjunto, toda a época, as condições, as dificuldades, etc.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva