Autor Tópico: Eu odeio Bresson  (Lida 24222 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #75 Online: 27 de Outubro de 2016, 02:49:41
Muito obrigado pelas palavras eu acho q vc captou bem oq eu realmente estava propondo com o tópico. Tive q usar algumas palavras digamos "mais duras" para que pudessem aparecer críticas sinceras enfim... A intenção era discutir sobre isso.

Desde quando comecei a estudar fotografia (2009) já passei por um forum (Digiforum) hj bem paradão, já passei por grupos de facebook, estes bem complicados e com brigas homéricas rsrsrsrs e sempre existiram alguns dogmas, assuntos sagrados onde o questionamento sempre foi tolhido por aqueles que dominavam o ambiente. Fico muito feliz de que aqui o pessoal tenha debatido de foram tão edificante. Pude tirar várias conclusões. Muito obrigado a todos. :)

Eu nao sou de frequentar comun... Digo, grupos de facebook. Mas em se tratando de forum, esse eh o unico que me acolheu e eu eu me sinto mais em casa. (Foruns nao brasileiros eu nunca tive problemas). E quando aqui cheguei ja tinha em mente que seria a minha ultima tentativa de frequentar foruns brasileros. Fora daqui, a galera me odeia com forca. Mechamam de arrogante, metido, falam que eu me sinto o melhor fotografo do mundo, etc...

Fui banido do digiforum que comecou por causa de um ataque de um moderador em cima de mim (Ele estava bravo comigo pq eu so postava fotos do estrangeiro, mas eu nao tinha fotos que nao era do estrangeiro para postar). E depois de muito tempo o proprietario do Digiforum tentou me processar pq eu falei que o forum dele eh uma merda, e minha critica ao forum estava aparecendo na primeira pagina do google. (Descobri mais tarde que ele fica perseguindo pessoas com ameacas de processo a qualquer um que fala mal do forum dele, e que aparece nas primeiras paginas do google)

Alguem aqui do forum uma vez me indicou outro forum, falando que tinha um pessoal mais intelectual e tal. E nao gostei do tom de autoridade dos caras. Em um papo estavam falando da fotografia ser apenas uma ferramenta e dos limites da fotografia pq so se podia ser registado em uma superficie plana, e os efeitos eram limitados a isso.

Eu questionei, falando da possibilidadede trabalhar a superficie de onde a imagem eh registrada para buscar diferentes efeitos. E a resposta rispida foi que nao era possivel. E ainda reclamaram por eu querer discutir sobre as possibilidades. Parei de frequentar la desde entao, e fiquei por aqui mesmo.

Acho que eh o unico forum brasileiro sobre fotografia que ha pessoas sensatas em quantidades aceitaveis. :D


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #76 Online: 27 de Outubro de 2016, 03:02:03
Muitas pessoas não sabem debater sem levar para o lado pessoal. Quando se trata de fotografia isso aumenta exponencialmente.
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.019
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 27 de Outubro de 2016, 08:47:05
bacana ver que debates se constroem bem ultimamente.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #78 Online: 27 de Outubro de 2016, 11:00:19
Muitas pessoas não sabem debater sem levar para o lado pessoal. Quando se trata de fotografia isso aumenta exponencialmente.

acontece. Não teve como levar para o pessoal ainda pela natureza pobre dos argumentos então fica difícil se ofender  :ok: deu pra levar numa boa. Acho que a maioria levou hein  :ponder:
« Última modificação: 27 de Outubro de 2016, 11:00:59 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 27 de Outubro de 2016, 12:14:13
Sim, Xande o que eu acho mais importante na convivência de um fórum é a galera se conter e ficar nas opiniões dentro do mundo da fotografia, e não partir para o lado pessoal.

Ou seja o cara pode achar a sua fotografia uma merda, mas não pode jamais dizer que vc é um péssimo fotografo, ou que vc não entende nada de fotografia, porque ninguém é dono da razão, e em se tratando de arte (enquanto artesão) cada um tem o seu gosto pessoal e suas intenções, capacidade e limitações do fazer fotográfico.

E digo mais, quando alguém parte para o lado pessoal, pode ser porque os argumentos acabaram...
« Última modificação: 27 de Outubro de 2016, 12:18:20 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #80 Online: 27 de Outubro de 2016, 16:31:39

E digo mais, quando alguém parte para o lado pessoal, pode ser porque os argumentos acabaram...

De fato eh isso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #81 Online: 27 de Outubro de 2016, 16:55:26
Na verdade, existe uma situacao em que da vontade de ficar falando mal da pessoa mesmo...

Eh quando ela faz um post assim:

"Oi galera,
Eu estava voltando mais cedo do trabalho no meu mustang hoje, mais cedo pq tenho empresa e faco meu horario, e ao chegar na minha casa nos Jardins e ligar meu apple, achei na internet essa foto que estou postando pelo meu galaxy agora, e que todos estao comentando... O que vcs acham da foto?".


No lugar de postar:

"Achei essa foto agora na ineternet que todos estao comentando. O que vcs acham dela?"


E se vc fala algo, ainda te chamam de invejoso.  8-)


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #82 Online: 28 de Outubro de 2016, 07:40:08
Na verdade, existe uma situacao em que da vontade de ficar falando mal da pessoa mesmo...

Eh quando ela faz um post assim:

"Oi galera,
Eu estava voltando mais cedo do trabalho no meu mustang hoje, mais cedo pq tenho empresa e faco meu horario, e ao chegar na minha casa nos Jardins e ligar meu apple, achei na internet essa foto que estou postando pelo meu galaxy agora, e que todos estao comentando... O que vcs acham da foto?".


No lugar de postar:

"Achei essa foto agora na ineternet que todos estao comentando. O que vcs acham dela?"


E se vc fala algo, ainda te chamam de invejoso.  8-)

Hahahahahahahahah que coisa infantil. Nem respondo esses caras rsrsrsrs
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #83 Online: 28 de Outubro de 2016, 13:30:29
Eu curto o Bresson pelas situações que ele registrou. Não pela técnica. Com certeza tinha técnica envolvida, mas não é o que mais me surpreende. Outro que gosto mto, talvez até mais que o Bresson, é o Flavio Damm. Antes de pensar em fotografar, eu nunca curti P&B em tempos que já existem os filmes (e agora os sensores) coloridos. Mas gosto desses dois sem olhar pra isso.


Mas, eu sou um que não curte Sebastião Salgado. Pra mim, é um P&B sem motivo.
Agora, fotografando e pessoas vindo perguntar oq acho dele, continuo não gostando do seu trabalho. Mas chega a ser heresia falar uma coisa dessas.

Acho que ele se presta a fotografar a natureza e, pra mim, deveria registrar a beleza das cores. Qdo posso aprofundar no assunto, costumo dizer que qdo vejo fotos do SS sempre imagino que aqueles animais estão ameaçados de extinção. Se fotografar um gato doméstico, alguém já vai lembrar de fazer uma doação pro Greenpeace.
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #84 Online: 28 de Outubro de 2016, 13:55:31
Eu curto o Bresson pelas situações que ele registrou. Não pela técnica. Com certeza tinha técnica envolvida, mas não é o que mais me surpreende. Outro que gosto mto, talvez até mais que o Bresson, é o Flavio Damm. Antes de pensar em fotografar, eu nunca curti P&B em tempos que já existem os filmes (e agora os sensores) coloridos. Mas gosto desses dois sem olhar pra isso.


Mas, eu sou um que não curte Sebastião Salgado. Pra mim, é um P&B sem motivo.
Agora, fotografando e pessoas vindo perguntar oq acho dele, continuo não gostando do seu trabalho. Mas chega a ser heresia falar uma coisa dessas.

Acho que ele se presta a fotografar a natureza e, pra mim, deveria registrar a beleza das cores. Qdo posso aprofundar no assunto, costumo dizer que qdo vejo fotos do SS sempre imagino que aqueles animais estão ameaçados de extinção. Se fotografar um gato doméstico, alguém já vai lembrar de fazer uma doação pro Greenpeace.

Amigão, você está julgando o SS, pelo menos pelo que diz aí, por uma parcela ínfima que conhece da obra dele. PB sem motivo, fotografa natureza? Pobres Trabalhadores, Êxodus, etc.
Gostar ou não é de cada um, não gostar sem conhecer é mais complicado...


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #85 Online: 28 de Outubro de 2016, 14:25:57
Sim, Xande o que eu acho mais importante na convivência de um fórum é a galera se conter e ficar nas opiniões dentro do mundo da fotografia, e não partir para o lado pessoal.

Ou seja o cara pode achar a sua fotografia uma merda, mas não pode jamais dizer que vc é um péssimo fotografo, ou que vc não entende nada de fotografia, porque ninguém é dono da razão, e em se tratando de arte (enquanto artesão) cada um tem o seu gosto pessoal e suas intenções, capacidade e limitações do fazer fotográfico.

E digo mais, quando alguém parte para o lado pessoal, pode ser porque os argumentos acabaram...

Pera. Dizer que o colega não tem conhecimento e argumentos sólidos pra falar mal não pode dizer (no qual o mesmo admite) mas falar mal de um cara que já morreu (e que não tem como se defender) tá tudo bem? E se fosse com um colega famoso do fórum?

E se o Sebastião Salgado postasse aqui e de repente aparecesse um tópico similar pra falar mal do mesmo, sem embasamento algum?

A crítica não é com relação ao gosto pessoal. Não existe certo ou errado em gostar ou não gostar das obras dele. Eu mesmo não gosto de todas as fotos do Bresson mas não parto pra ignorância.

se interpretarem corretamente:
Citar
E quando fui ver o perfil do cara, percebi que tinha uma bagagem mais técnica e pro lado profissional da fotografia. É um perfil diferente e por consequência não achou nada agradável minhas fotos por não seguir uma norma estética que o cara considera bom.


Não foi um ataque pessoal, não foi pra falar que o cara é um b$@!a nem nada disso :) Se interpretaram de forma negativa, me responsabilizo por não ter sido mais claro. Até porque pra o que o xande faz profissionalmente, faz bem feito.

O questionamento feito ao autor do tópico é válido. Não é nem pessoal.  :ponder: Por isso que eu fiz aquela pergunta à você no começo do tópico.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 14:47:35 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 28 de Outubro de 2016, 15:15:06
Lee, vc não acha que pode haver uma confusão ai??? Entre a fotografia que o fotografo produz, e ele mesmo (o fotografo)???
A critica não recai sobre HCB enquanto pessoa ou como ser humano "que já morreu (e que não tem como se defender)", mas sobre a fotografia que ele produziu.

Xande tbm criticou a maneira como a pressão cultural prevalece e influencia a opinião da maioria que foi colonizada pela estética franco europeia americanizada.

Pera. Dizer que o colega não tem conhecimento e argumentos sólidos pra falar mal não pode dizer (no qual o mesmo admite) mas falar mal de um cara que já morreu (e que não tem como se defender) tá tudo bem? E se fosse com um colega famoso do fórum?

E se o Sebastião Salgado postasse aqui e de repente aparecesse um tópico similar pra falar mal do mesmo, sem embasamento algum?

A crítica não é com relação ao gosto pessoal. Não existe certo ou errado em gostar ou não gostar das obras dele. Eu mesmo não gosto de todas as fotos do Bresson mas não parto pra ignorância.

se interpretarem corretamente:

Não foi um ataque pessoal, não foi pra falar que o cara é um b$@!a nem nada disso :) Se interpretaram de forma negativa, me responsabilizo por não ter sido mais claro. Até porque pra o que o xande faz profissionalmente, faz bem feito.

O questionamento feito ao autor do tópico é válido. Não é nem pessoal.  :ponder: Por isso que eu fiz aquela pergunta à você no começo do tópico.
Conhecimento importa mais que equipamento.


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #87 Online: 28 de Outubro de 2016, 15:21:15
Amigão, você está julgando o SS, pelo menos pelo que diz aí, por uma parcela ínfima que conhece da obra dele. PB sem motivo, fotografa natureza? Pobres Trabalhadores, Êxodus, etc.
Gostar ou não é de cada um, não gostar sem conhecer é mais complicado...

Conheço, claro
Mesmo assim... Não o admiro como pessoa nem acho incrivel o trabalho dele. Na natureza faltam cores, para as pessoas falta cenário, poderiam ser modelos também, não acho tudo isso. e acho sempre mto triste e se sempre é o mesmo sentimento, acaba sendo monótono.

Mto melhor que eu, mas não curto.
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 28 de Outubro de 2016, 15:30:25
Vamos fazer vários tópicos desses, o que acham?

Podemos dar continuidade com:

• Eu odeio Sebastião Salgado;
• eu odeio Steve McCurry;
• eu odeio Irving Penn...

E a partir daí vamos dando continuidade com sugestões dos colegas. :D
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 15:30:57 por bruno_sfc »


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #89 Online: 28 de Outubro de 2016, 15:31:13
Fui ao Jd Botânico do RJ quando havia a exposição Genesis (ou Exodos - aquela que tinha um livrão gigante).
Q coisa bem chata de olhar. A mesma foto em todas as páginas só mudava o bicho. 
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm