Autor Tópico: Eu odeio Bresson  (Lida 24192 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #105 Online: 28 de Outubro de 2016, 17:53:08
Vamos fazer vários tópicos desses, o que acham?

Podemos dar continuidade com:

• Eu odeio Sebastião Salgado;
• eu odeio Steve McCurry;
• eu odeio Irving Penn...

E a partir daí vamos dando continuidade com sugestões dos colegas. :D

Olha... não vejo problema algum. Desde que não seja com as justificativas que vi no primeiro post dessa página.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #106 Online: 28 de Outubro de 2016, 17:55:16
Tem gente que gosta de Volkswagen outros de Fiat...
Tem gente que gosta de Mac outros PC Windows...
Tem gente que gosta de Fender e outros de Gibson...
Tem gente que gosta de Iphone e outros de Samsung Android..
Tem gente que gosta de Nikon e outros de Canon...

Na boa, eu gosto, mas não vejo nenhum problema do cara não gostar de HCB ou de SS...
Não gostar, beleza. Ter visto SÓ o Gênesis, nem saber o nome direito, desconhecer o trabalho do SS a ponto de dizer que o cara fotografa "natureza" (que é um culhonésimo do trabalho do cara) passa um pouco do ponto do razoável.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #107 Online: 28 de Outubro de 2016, 18:15:56
tranquilo qto a discutir.
Sou bem de boa pra mudar de opinião.

Eu implico mais com os trabalhos dele de natureza, acredito que alguma coisa colorida tinha que ter pra variar um pouquinho que fosse.
Daí vcs falaram das fotos dele de guerra, de pessoas de outros povos. E comecei a refletir que tb vejo elas da mesma forma que ele fotografa a natureza. Parece sempre a mesma coisa.

Sabe,
Picasso, por exemplo, teve várias fases. Eu desconheço um trabalho inusitado do SS. Vcs teriam algo assim pra me apresentar? Tlvz eu precise conhecer algo "novo" pra tirar esse ranço que tenho dele que vem desde antes de pegar uma câmera, desde a primeira entrevista que vi dele.

Picasso era mais livre para mudar de fases, pq Picasso nao era patrocinado. O livro de paisagens do SS foi patrocinado e recebeu pesados investimentos. E nao foi para que ele mostrasse algo muito diferente como linguagem visual. Foi sim para mostrar mais dessa visao que ele expressa nas fotos que o publico ja conhece.

Na verdade, eh essa visao dele sendo mostrada em diferentes temas eh o que o torna famoso e respeitado. Mostra que ainda esta atual apesar dos anos. Mostra que o conceito e linguagem dele permanece atual.

Eh preciso pensar que fazer algo "diferente" nao significa apenas "fazer algumas fotos coloridas para variar". Fazer algo diferente significa mudar de visao sobre algo, mudar de perspectiva, mudar a abordagem, mudar o sentimento sobre o que aborda, mudar a situacao do que esta sendo abordado.

Picasso mudou para diferentes fases pq picasso teve diferentes fases bem distintas. Nao so na vida pessoal, mas tambem no momento e periodo da historia que ele viveu. Foi uma epoca de muitas e fortes mudancas na sociedade e nas artes. A pobreza, a guerra espanhola, a fama, as mudancas de paradgma na sociedade, arte e comunicacoes, a mudanca de concetos sobre o que eh arte, e a fortuna, etc.

Fora que Picasso era um genio, Influenciou o mudo do design, da moda, das artes visuais, e sua influencia continua ate hoje e se estende para o futuro.

Sebatiao Salgado eh apenas um fotografo que mostra uma perspectiva singular sobre o mundo em uma abordagem mais social. Ele influencia em uma escala bem mais baixa. Nao eh pioneiro em algo, nao eh grande influente no mundo da fotografia. Mas suas fotos retratam o Brasil e o mundo de uma forma que nos salienta mais, por causa de sua visao e abordagem sobre as condicoes e relacoes humanas.

Mas Sebastiao Salgado eh da epoca que noticias e informacoes sobre trabalhadores, como boia-fria, eram mais frequentes nos jornais e nas escolas. As geracao de antes entende melhor a linguagem do SS e apecia mais essa linguagem sendo seguida em diferentes epocas mas com o mesmo interesse socio economico.

As geracoes mais novas nao tem tanta influencia e apego por tal linguagem e questoes, e menos compreencao da relacao dela ao trabalho do SS. A nao ser que haja um interesse/curiosidade e consequentemente a busca da compreencao e perspectiva dos anos 80 e 90 brasileiro.



Em resumo, o que vende e mantem a fama de SS eh a linguagem dele. Ele teria que obter outra linguagem impactante para poder "mudar completamente" para manter a fama e interesse do publico. E isso depende do que eu disse no inicio.


Lembrando que mudar de vez em quando nao eh bom no mundo dos negocios, mas mudar um pouco. Eh preciso haver uma certa consistencia, para que nao perca o publico antigo e tenha que buscar um publico novo do zero. Uma banda de rock sempre vai tocar rock. Seja em um show no bar ou em um casamento, pq eh o que seu publico espera da banda.

O licro mais recente do SS tem umas mudancas tecnicas que tras um efeito visual diferente, e que realca ou talvez subistitui (eu nao sei) de alguma forma o seu estilo "contra luz", mantendo o alto contraste e dramaticidade visual de forma mais viva e rica vsualmente.

Mas fotografar colorido em tamanho alto contraste, contra luz, e metodo recente que ele tem seguido... Nao sei se sai um resultado satisfatorio, ja que fotos coloridas tem menos latitude.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 28 de Outubro de 2016, 18:26:21
Não gostar, beleza. Ter visto SÓ o Gênesis, nem saber o nome direito, desconhecer o trabalho do SS a ponto de dizer que o cara fotografa "natureza" (que é um culhonésimo do trabalho do cara) passa um pouco do ponto do razoável.
Então Fernando, mas vc não acha razoável o fato do o cara ver alguma coisa e nem se interessar pelo resto da obra e mesmo assim emitir tal opinião???

Pois a vida é assim mesmo, isso acontece todos os dias... Uma boa parte das pessoas que habitam esse planeta tiram conclusões que poderiam ser classificadas como "precipitadas", mesmo sem ter noção ampla e irrestrita sobre algum assunto. Mas nem por isso acho que ele tem a obrigação de pesquisar e de saber mais, e penso que esta pessoa pode sim emitir uma opinião sobre aquilo que ele viu.

Pra mim o mundo funciona assim, o cara não precisa entender direito da coisa pra dar sua opinião, favorável ou não. O mundo tem uma energia que flui com velocidade impressionante, e a fotografia tem justamente essa magia, ou vai impressionar e tocar a alma das pessoas, ou vai passar desapercebida, ou ainda pode indignar e irritar e até repugnar... todos os sabores...
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 19:00:29 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #109 Online: 28 de Outubro de 2016, 18:42:11
Acho que tem uma frase que resume tudo sobre fotografia e sobre arte em geral:

A beleza não está no que vemos, mas no que sentimos.

E os sentimentos vem de nossas experiencias, educacao e vivencia.

Eu acho estranho essa galera que adora e odeia algo de forma absoluta. Eu nunca consegui ter isso. Eu sempre acho algo que nao gosto em artistas que eu digo gostar dos trabalhos. E sempre acho algo que gosto em artistas que digo nao gostar do Trabalho.

SS para mim nem fede e nem cheira. Mas isso pq o local, tematica, epoca e a linguagem que ele obteve na influencia de tudo isso, nao eh um grande interesse meu, que tambem nem fede e nem cheira. Mas acredito que mutas pessoas nao conhecem ou entendem esse contesto nas obras, e ao ver a pessoa ser engrandecida e respeitada, por causa da minha incompreensao provavelmente eu tambem odiaria, como o odio que se tem em ver alguem ser privilegiado (ou achamos que esta sendo privilegiado). E por causa do odio da pessoa ou situacao, o que quer quer a pessoa faca tambem nos da odio. Dizendo que a pessoa deveria pelo penos fazer algo que julgamos que pelo menos valesse tal vantagem.

Obviamente, ha inumeros outros motivos, alguns mais compreensiveis e outros menos, para odiar o trabalho de alguem. Mas eu meio que nao tenho isso.

Ou talvez as pessoas chamam incomodo de odio. Nao eh que odeiam, mas se sentem incomodadas. E tem muitos trabalhos de muitos fotografos que me incomodam enormemente, por nao gostar da linguagem, mensagem, a cultura que representa e ate mesmo por ser algo vazio e sem expressividade sendo exaltado por causa de seus "efeitos especiais", o que se torna uma distracao. E distracoes me incomodam.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #110 Online: 28 de Outubro de 2016, 18:45:14

sacanagem gostar da fiat hein  :hysterical:

Eu tenho um tio que adora e sempre so teve fiat uno. Ele dizia que era o unico carro pequeno que ele cabia dentro, pq ele eh muito alto. Ele nao precisava dirigir deitado dentro de um Fiat uno. Mas ja fazem anos que eu nao o vejo e nao sei se ele continua so comprando fiat uno, que aliars para andar na cidade ja basta.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #111 Online: 28 de Outubro de 2016, 18:49:43
So para complementar o que eu disse antes sobre SS. Apos ler o comentario de alguem ai que ja nem sei mais.


Eh verdade que SS tambem teve suas mudancas de fases, no inicio era mais local e aos poucos foi indo para o mais global. Trabalhador explorado, migracos, e o mundo intocado pelo homem.

SS tem obras consistentes, e isso eh a case de qualquer sucesso. Picasso tambem, apesar das mudancas radicais, havia uma concistencia na transicao de casa periodo que ele passou. Nao foi uma mudanca do nada, em relacao a nada, so para fazer algo diferente de vez enquando.


Eu mesmo sou muito criticado, e criticas validas, pq eu estudei isso tambem, de que nao se deve ficar mostrando mosaicos de trabalhos, mas sim um trabalho consistente. No meu website tem varios tipos de trabalho para mostrar tudo o que faco e ja fiz, e assim talvez conseguir diferentes oportunidades. Quando o certo, na perspectiva marketeira, eh mostrar somente a minha fase atual e as mais recentes passadas, e abandonar o resto, para nao confundir o publico, para o publico saber o que vira de mim a seguir, etc. O que seria fotos urbanas e retratos pinhole, e retratos de rua e nu artistico. Tudo analogo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 28 de Outubro de 2016, 19:04:46
Eu tenho um tio que adora e sempre so teve fiat uno. Ele dizia que era o unico carro pequeno que ele cabia dentro, pq ele eh muito alto. Ele nao precisava dirigir deitado dentro de um Fiat uno. Mas ja fazem anos que eu nao o vejo e nao sei se ele continua so comprando fiat uno, que aliars para andar na cidade ja basta.
Bom eu sempre me dei bem com Fiat, ja tive vários todos muito bons, nunca me largaram na mão. E já dei azar com VolksWagem, inclusive tive muitos problemas com um carro zero bala. Do meu ponto de vista e pelas minhas experiências VW pra mim é uma merda!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #113 Online: 28 de Outubro de 2016, 19:13:51
sempre vai ter o azarado e o sortudo em uma determinada marca hehe. No geral cada um tem seus problemas. Ford pelo seu péssimo powershift e pós venda, fiat pela questão de segurança, acabamento, carroça jurassica e revenda, etc e por aí vai.

em casa é volks e honda sempre. Único problema atualmente com a volks são os valores do seguro  :doh: (a honda pelos seus valores bizarros nos 0km)
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 19:15:13 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 28 de Outubro de 2016, 19:16:14
No meu website tem varios tipos de trabalho para mostrar tudo o que faco e ja fiz, e assim talvez conseguir diferentes oportunidades. Quando o certo, na perspectiva marketeira, eh mostrar somente a minha fase atual e as mais recentes passadas, e abandonar o resto, para nao confundir o publico, para o publico saber o que vira de mim a seguir, etc. O que seria fotos urbanas e retratos pinhole, e retratos de rua e nu artistico. Tudo analogo.
Esse é o ponto Marcio, principalmente se vc estiver mesmo pensando em mkt. é criar uma marca e seguir com ela pra frente. Por exemplo, se eu pegar alguns nomes as pessoas lembram do que???

Ficando só no Brasil:

Gal Oppido
Miguel Rio Branco
Cássio Vasconcellos
Claudio Edinger
etc...

Todos eles tem uma marca que é imperativa em suas fotos.


 Tem muito fotografo renomado no BR e no mundo que só faz assim.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #115 Online: 28 de Outubro de 2016, 19:16:58
sempre vai ter o azarado e o sortudo em uma determinada marca hehe. No geral cada um tem seus problemas. Ford pelo seu péssimo powershift e pós venda, fiat pela questão de segurança, acabamento, carroça jurassica e revenda, etc e por aí vai.

em casa é volks e honda sempre. Único problema atualmente com a volks são os valores do seguro  :doh: (a honda pelos seus valores bizarros nos 0km)
Volks é uma merda!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 28 de Outubro de 2016, 19:17:22
Ah Itaú é outra merda, não suporto o Itaú tbm...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Conhecimento importa mais que equipamento.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #117 Online: 28 de Outubro de 2016, 19:20:41
Volks é uma merda!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

deve ser as linhas de entrada da volks! As premiums não tem dor de cabeça

Ah Itaú é outra merda, não suporto o Itaú tbm...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

nenhum banco ta bom. Ta triste o negócio.

Só sei q cartão de crédito acabei optando pela Nubank só pra depender menos desses bancos
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #118 Online: 28 de Outubro de 2016, 19:22:27
sempre vai ter o azarado e o sortudo em uma determinada marca hehe. No geral cada um tem seus problemas. Ford pelo seu péssimo powershift e pós venda, fiat pela questão de segurança, acabamento, carroça jurassica e revenda, etc e por aí vai.

em casa é volks e honda sempre. Único problema atualmente com a volks são os valores do seguro  :doh: (a honda pelos seus valores bizarros nos 0km)

Meu avo tambem so comprava VW. Para ele nao tenha melhor. O resto ele nao queria saber. Falava mal do meu tio que so andava naquele aquario que era o Fiat uno, segundo ele.

E eu tinha um outro tio que comprava sempre de fabricantes de ferentes. E ficava falando mau do meu tio que so comprava fiat e do meu avo que so comprava VW, pq so compravam os mesmos carros.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #119 Online: 28 de Outubro de 2016, 19:27:42
Esse é o ponto Marcio, principalmente se vc estiver mesmo pensando em mkt. é criar uma marca e seguir com ela pra frente. Por exemplo, se eu pegar alguns nomes as pessoas lembram do que???

Eu nao sou muito apegado a estrategias de market.

Meu website nao eh apenas para vender o que faco para o publico, mas tambem para eu rever e lembrar de algumas coisas que ja fiz. Como a parede da minha casa. Eh mais para mim do que para a vizita.  :D

Mas talvez um dia eu mude isso.