Autor Tópico: Queda de venda de cameras....  (Lida 2987 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 25 de Outubro de 2016, 09:06:24
A última pessoa que convenci a pegar uma DSLR me fez pegar de volta e vender para ela em menos de um mês..  :shock: :shock: :shock:

Creio que o que os gráficos mostram é que as compactas de sensor pequeno estão mortas mesmo. Só compra quem precisa de muito "zoom".
Conheço muita gente que comprou até mirrorless tipo a Sony f3 mas que vive encostada, mofando, e só usa celular.
Na verdade, é gente que só usa no automático e não reconhece mesmo diferença entre as imagens de um bom celular e uma câmera mais avançada (DSLR ou mirrorless) com lente do kit e no Auto.

Acho que os sistemas de lentes intercambiáveis ou de compactas com sensor grande ainda têm muita lenha para queimar.

Reconhecem sim Fernando, depois que começam a ver reconhecem.

Sabe uma função que vem despertando interesse das pessoas? O wifi.



Eu estava com duas mirrorless na bolsa pequena porque tinha ido fotografar mais cedo e depois disso fui beber com uns amigos.

Chegando lá saquei a pequena e comecei a tirar umas fotos que achei bacanas de situações que estavam acontecendo e ia mandando de tempos em tempos no grupo desse mesmo pessoal, todos encantados com as imagens, as situações, as cenas inusitadas e principalmente: Com a capacidade que essas pequenas tem de ser igual a uma câmera de filme, foto pronta pra usar, na hora, sem problemas.

Eles não sabem, mas minha Sony + a lente que a garota usava sozinha custam R$ 5.000,00. Ficaram encantados com a qualidade e essa menina da foto me encomendou uma câmera com os seguintes adjetivos:

- Precisa ser pequena pra carregar na bolsa;
- Precisa fazer os filmezinhos iguais aos que ela viu na minha câmera (que eu customizei, mas ela não sabe);
- precisa ter wifi.

Na hora me veio à cabeça a Fuji X70, pequena, prática, tem tudo isso e ainda tem os modos de filme.

Com certeza as câmeras não morreram.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Outubro de 2016, 09:17:06
Complementando: Acredito que as Mirrorless ao contrário, surgirão como uma nova revolução na indústria fotográfica, as Instax são bacaninhas, imprimem como uma Polaroid, eu acho que em breve retornaremos aos anos 80.



tirei esse retrato de um amigo, seria impossível alí, naquele momento se eu não tivesse uma câmera e um celular com um bom aplicativo de edição fotográfica.

tentei fazer a mesma foto com um celular e não sai igual, não adianta, tenho um bom celular pra fotos, mas não chega perto.


Com mirrorless qualquer situação ao seu alcance vira uma potencial fotografia.

« Última modificação: 25 de Outubro de 2016, 09:18:05 por cfcsosa »


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Outubro de 2016, 09:49:26
A última pessoa que convenci a pegar uma DSLR me fez pegar de volta e vender para ela em menos de um mês..  :shock: :shock: :shock:


Concordo contigo.
Não adianta querer doutrinar o leigo e achar que a pessoa será convertida. Não vai rolar... o grande geral da população nem se dá por conta do que tinha no fundo quando fotografou, já vi fotos da vó e neta com uma lata de lixo, e as pessoas achando lindo.
Eu noto alguns perfis, existe o cara que realmente gosta de fotografia, existe o entusiasta da fotografia, que é o cara que gosta muito da "fotografia", compra equipamento, mas não tem interesse de conhecer o equipamento ao fundo. Existe o prossumer, que resumo como o idiota com dinheiro, mais preocupado com a ficha técnica do que em saber utilizar.
E por fim, existe o consumidor... e esse perfil não quer gastar 10.000 num corpo de camera, nem ter lentes, e muito menos, ter de configurar uma câmera para fotografar. O objetivo é apontar e atirar. Aparecendo o que viu, tá bom. Querendo ou não, os smartphones cumprem isso.

Pior erro é tentar dar o equipamento certo para cada público errado, sendo que o cara vai atrás sozinho quando quer.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 25 de Outubro de 2016, 10:06:28
Concordo contigo.
Não adianta querer doutrinar o leigo e achar que a pessoa será convertida. Não vai rolar... o grande geral da população nem se dá por conta do que tinha no fundo quando fotografou, já vi fotos da vó e neta com uma lata de lixo, e as pessoas achando lindo.
Eu noto alguns perfis, existe o cara que realmente gosta de fotografia, existe o entusiasta da fotografia, que é o cara que gosta muito da "fotografia", compra equipamento, mas não tem interesse de conhecer o equipamento ao fundo. Existe o prossumer, que resumo como o idiota com dinheiro, mais preocupado com a ficha técnica do que em saber utilizar.
E por fim, existe o consumidor... e esse perfil não quer gastar 10.000 num corpo de camera, nem ter lentes, e muito menos, ter de configurar uma câmera para fotografar. O objetivo é apontar e atirar. Aparecendo o que viu, tá bom. Querendo ou não, os smartphones cumprem isso.

Pior erro é tentar dar o equipamento certo para cada público errado, sendo que o cara vai atrás sozinho quando quer.

isso rola também, mas fotografia sempre foi algo de nicho, mesmo antigamente existiam boas câmeras e aquelas kodak que você comprava pra uso imediato, isso sempre existiu.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 26 de Outubro de 2016, 07:50:07
O que eu percebi claramente numa recente viagem que eu fiz é que as compactas praticamente desapareceram. Ou as pessoas usam o celular ou DSLR. Mirrorless eu vi muito poucas.

Talvez as mirrorless sejam realmente o futuro, mas espero que demore um pouco porque acabei de comprar uma DSLR e não gostaria de ter que trocar logo o sistema todo!
E pq vc teria que trocar de sistema?


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #20 Online: 26 de Outubro de 2016, 08:33:14
E pq vc teria que trocar de sistema?
Somente numa situação hipotética das DSLR DX sairem de linha no futuro.
Estou aqui imaginando a possibilidade da Nikon abandonar esse sistema daqui a alguns anos para mirrorless e modificar o mount das lentes.
Aí não vai ter jeito...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 26 de Outubro de 2016, 09:17:31
Somente numa situação hipotética das DSLR DX sairem de linha no futuro.
Estou aqui imaginando a possibilidade da Nikon abandonar esse sistema daqui a alguns anos para mirrorless e modificar o mount das lentes.
Aí não vai ter jeito...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Relaxa, sempre vai ter um adaptador
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 26 de Outubro de 2016, 11:45:10
Somente numa situação hipotética das DSLR DX sairem de linha no futuro.
Estou aqui imaginando a possibilidade da Nikon abandonar esse sistema daqui a alguns anos para mirrorless e modificar o mount das lentes.
Aí não vai ter jeito...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A Nikon nao tem costume de mudar mount de lentes. As mesmas lentes da epoca do filme das suas mais antigas linhas, funcionam nas cameras de hoje.

Alem disso, mesmo que mude, o que mais ha no mercado eh lentes Nikon para SLR. Nao ha dependencia nenhuma am lentes recem lancadas.

Vai por mim, se a Industria nunca mais produzir uma SLR, vc pode usar a sua Nikon sem nenhum stress e limitacao, sem precisar trocar de lamera ou sistema, por 10, 20,30 anos enquanto ela funcionar.

Eu uso uma Nikon de Filme dos anos 80. Nunca precisei aposentar minha camera.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 26 de Outubro de 2016, 12:05:36
Um amigo viaja muito de moto e começou a se interessar em fotografar paisagens a partir da estrada.
Ele usava um Gopro e veio me perguntar sobre a canon T3 + lente do kit.
Eu disse que serviria sim mas alertei que talvez o tamanho fosse incomodo para ele que anda de moto.

Ele comprou e vendeu 2 meses depois, continua fotografando com um celular novo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2016, 12:07:57
Relaxa, sempre vai ter um adaptador
Mas aí vai só funcionar no foco manual né? Foco manual para o tipo de algumas das fotos que gosto de fazer é impossível...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 12:23:56 por Fábio Secioso »
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2016, 12:08:48
Um amigo viaja muito de moto e começou a se interessar em fotografar paisagens a partir da estrada.
Ele usava um Gopro e veio me perguntar sobre a canon T3 + lente do kit.
Eu disse que serviria sim mas alertei que talvez o tamanho fosse incomodo para ele que anda de moto.

Ele comprou e vendeu 2 meses depois, continua fotografando com um celular novo.
Bom saber! É minha primeira dslr e ainda não conheço o mercado como deveria.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #26 Online: 26 de Outubro de 2016, 12:53:25
Mas aí vai só funcionar no foco manual né? Foco manual para o tipo de algumas das fotos que gosto de fazer é impossível...

Não necessariamente. Uso uma lente Quatro Terços na minha Olympus M4/3, com o adaptador MMF-3 que mantém os contatos eletrônicos e funciona o foco automático. Então se mudar o mount, vai haver um adaptador adequado com esses contatos eletrônicos.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #27 Online: 26 de Outubro de 2016, 12:57:40
Não necessariamente. Uso uma lente Quatro Terços na minha Olympus M4/3, com o adaptador MMF-3 que mantém os contatos eletrônicos e funciona o foco automático. Então se mudar o mount, vai haver um adaptador adequado com esses contatos eletrônicos.
Muito bom saber!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/