Autor Tópico: Meu primeiro Smash The Cake/Fruit/Danone  (Lida 2070 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Online: 26 de Outubro de 2016, 23:17:57
Fala rapaziada...

Apesar de não gostar muito, até mesmo pq grande parte dos que vejo são realmente bem ruins, acabei fazendo meu primeiro Smash The Cake (que tenha dado certo, já tentei outra vez e não rolou  :()

A idéia era ser um Smash The Cake, mas não rolou o bolo então foi um Muffin.
Depois era pra ser um Smash The Fruit, mas só tinha banana...
E ainda rolou um danone no final pra fazer a sujeira  :D

Seguem algumas fotos, fizemos lá no jardim do Museu do Ipiranga mesmo num dia de sol bem forte, por sorte fizemos mais pro final da tarde e o sol estava começando a ficar mais baixo.

Me digam o que acham, dêem seus palpites e sugestões pros próximos. Não tenho muita prática nesse tipo de ensaio, então fico com a impressão de que fico meio travado em uma única composição o tempo todo  :aua:

Equip usado: 5Dcoroa + Sigma 30mm ART

001

Lorenzo - 1 ano - 001 by guilherme.pastre, on Flickr

002

Lorenzo - 1 ano - 002 by guilherme.pastre, on Flickr

003

Lorenzo - 1 ano - 003 by guilherme.pastre, on Flickr

004

Lorenzo - 1 ano - 004 by guilherme.pastre, on Flickr

005

Lorenzo - 1 ano - 005 by guilherme.pastre, on Flickr

006

Lorenzo - 1 ano - 006 by guilherme.pastre, on Flickr

007

Lorenzo - 1 ano - 007 by guilherme.pastre, on Flickr

008

Lorenzo - 1 ano - 008 by guilherme.pastre, on Flickr

009

Lorenzo - 1 ano - 009 by guilherme.pastre, on Flickr

010

Lorenzo - 1 ano - 010 by guilherme.pastre, on Flickr

011

Lorenzo - 1 ano - 011 by guilherme.pastre, on Flickr

012

Lorenzo - 1 ano - 012 by guilherme.pastre, on Flickr

013

Lorenzo - 1 ano - 013 by guilherme.pastre, on Flickr

014

Lorenzo - 1 ano - 014 by guilherme.pastre, on Flickr

015

Lorenzo - 1 ano - 015 by guilherme.pastre, on Flickr

016

Lorenzo - 1 ano - 016 by guilherme.pastre, on Flickr

017

Lorenzo - 1 ano - 017 by guilherme.pastre, on Flickr

018

Lorenzo - 1 ano - 018 by guilherme.pastre, on Flickr
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2016, 23:29:02
pode parecer meio besta mas até hoje não descobri o que é esse "smash da cake"

que moda é essa?

gostei da 7, 16, 17 e 18  :ok: As demais nem tanto
« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 23:30:26 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2016, 23:36:36
Mercadológicamente rende dinheiro. Artisticamente, é como vc disse, difícil se fazer um bom ensaio "Smash the Cake".

No seu caso, achei que houve excesso de elementos na cena, que deixou tudo muito poluído (típico desse ensaio), mas seria bom ter tentado reduzir alguns elementos. Está muito bem executado do ponto de vista técnico (que primor o foco da 11, mas de momentos interessantes achei apenas a 14, 15, 17 (que infelizmente o enquadramento não colaborou) e a 18.

Mas de qualquer forma, o ensaio não está ruim. Tenho certeza que o cliente gostou.


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2016, 00:02:45
pode parecer meio besta mas até hoje não descobri o que é esse "smash da cake"

que moda é essa?

gostei da 7, 16, 17 e 18  :ok: As demais nem tanto
Li em algum lugar que começou nos eua, aqui em geral a data além de marcar 1 ano de vida, é quando as mães começam a incutir açúcar na dieta dos bebês

Já sobre o ensaio:
Gostei bastante, teve até foto da criança bagunçando onde não era "o palco" dela, achei bacana, difícil conseguir uma criança que se sinta a vontade assim né ? A cereja do bolo pra mim foram as fotos com danone, espontâneas e lambuzadas !!
Se fossem minhas fotos eu daria uma leve diminuída nos realces, algumas parecem estar por pouco de estourar, mas aí é gosto né...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2016, 00:26:42
Li em algum lugar que começou nos eua, aqui em geral a data além de marcar 1 ano de vida, é quando as mães começam a incutir açúcar na dieta dos bebês

Já sobre o ensaio:
Gostei bastante, teve até foto da criança bagunçando onde não era "o palco" dela, achei bacana, difícil conseguir uma criança que se sinta a vontade assim né ? A cereja do bolo pra mim foram as fotos com danone, espontâneas e lambuzadas !!
Se fossem minhas fotos eu daria uma leve diminuída nos realces, algumas parecem estar por pouco de estourar, mas aí é gosto né...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

é sério que tem mãe que já começa a dar açúcar para um bebê de 1 ano? Não daria nem com 10 anos de idade (se pudesse)  :ponder:

é que costuma ter festa de 1 ano. Isso eu conheço... agora ensaio de um ano é nova mesmo
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2016, 08:15:13
Gostei da maioria das fotos, só não curti muito esse tipo de tratamento para este tipo de trabalho.

Eu acostumei a ver tantos ensaios com uma colorização mais neutra, menos amarelada que agora estou com esse "padrão" de ensaio.

Parabéns pelo trabalho
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2016, 09:18:38
Sem querer ser chato, mas já sendo, a etiqueta da almofada vermelha na #1, #2, #4 e #5 me incomodou. Mas isso não tirou a qualidade do seu trabalho. Lindas as fotos, parabéns!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2016, 09:27:40
é sério que tem mãe que já começa a dar açúcar para um bebê de 1 ano? Não daria nem com 10 anos de idade (se pudesse)  :ponder:

é que costuma ter festa de 1 ano. Isso eu conheço... agora ensaio de um ano é nova mesmo

Tão velho (ou novo) quanto ensaio newborn.

Concordo com o Rafa, achei que o cenário tinha muita coisa.
Eu faria no máximo com metade dos acessórios.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2016, 12:47:06
Gostei de algumas fotos, mas achei que faltou você variar os ângulos, parece que você não saiu do lugar pra tirar todas essas fotos.
As fotos espontaneas, com ctz sao as que eu mais gosto.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2016, 13:20:04
Gostei de algumas fotos, mas achei que faltou você variar os ângulos, parece que você não saiu do lugar pra tirar todas essas fotos.
As fotos espontaneas, com ctz sao as que eu mais gosto.

x2


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2016, 14:18:12
Galera, fazendo uma correção no post inicial, a Câmera não foi a 5Dc, foi a T2i  :doh:

pode parecer meio besta mas até hoje não descobri o que é esse "smash da cake"
que moda é essa?
gostei da 7, 16, 17 e 18  :ok: As demais nem tanto

É então, uma moda que tá rolando aí e tá cheio de mamãe querendo foto assim do filhote. Eu não sou lá muito fã, mas...
Valeu ;)

Já sobre o ensaio:
Gostei bastante, teve até foto da criança bagunçando onde não era "o palco" dela, achei bacana, difícil conseguir uma criança que se sinta a vontade assim né ? A cereja do bolo pra mim foram as fotos com danone, espontâneas e lambuzadas !!
Se fossem minhas fotos eu daria uma leve diminuída nos realces, algumas parecem estar por pouco de estourar, mas aí é gosto né...

Opa, valeu pelo comentário =D
Eu não costumo gostar muito pq já tentei fazer dois Smash The Cake onde a criança ficava com nojo de se lambuzar, começava a chorar e aí adeus ensaio =(
Mas achei que ele se divertiu demais nesse, cliquei até sair fumaça da câmera  :hysterical: pra pegar essas micro expressões.
Quanto aos realces, na realidade no preset padrão que eu uso eles estão em -100 haha, aí no LR eu faço um radial pra aumentar as sombras nas pessoas. É que estava bem claro mesmo, tava um sol meio forte lá
Valeu =)

Gostei da maioria das fotos, só não curti muito esse tipo de tratamento para este tipo de trabalho.
Eu acostumei a ver tantos ensaios com uma colorização mais neutra, menos amarelada que agora estou com esse "padrão" de ensaio.
Parabéns pelo trabalho

Saquei, interessante seu ponto de vista  :ponder:
Eu acabei desenvolvendo um Preset com base no do Rafa_meira que ficasse do meu agrado e fosse aplicável de forma geral em casamento/aniversário/ensaio/funeral...
Mas é verdade que tem umas cores mais fortes, e eu também costumo ver uns mais neutros por aí que talvez se encaixem melhor na proposta desse ensaio. Enfim, é um ponto que eu vou observar sim e continuar melhorando minha pós cada vez mais
Valeuuu  :ok:

Sem querer ser chato, mas já sendo, a etiqueta da almofada vermelha na #1, #2, #4 e #5 me incomodou. Mas isso não tirou a qualidade do seu trabalho. Lindas as fotos, parabéns!

Aff nem me fala. Às vezes eu me desligo e detalhe pequeno acaba passando batido. Quando fui fazer a seleção das fotos eu reparei nessa etiqueta maledeta e me incomodou pra caramba, haha.
Mas bola pra frente e ficar mais atento da próxima vez  :assobi:
Obrigado =D

Concordo com o Rafa, achei que o cenário tinha muita coisa.
Eu faria no máximo com metade dos acessórios.

Interessante esse ponto de vista de vcs mesmo. Realmente tinha bastante elemento, a mãe estava super empolgada, trouxe metade da casa pra montar o cenário e eu acabei optando por não interferir, deixei montar do jeito que queria. E outra, minha esposa tava junto (é amiga dela), as duas se empolgaram e saíram montando o cenário e eu só obedeci pra não dormir no sofá de noite  :assobi:
Obrigado  ;)

Gostei de algumas fotos, mas achei que faltou você variar os ângulos, parece que você não saiu do lugar pra tirar todas essas fotos.
As fotos espontaneas, com ctz sao as que eu mais gosto.

Obrigado pelo comentário. Realmente eu notei isso em mim mesmo =(
Eu tava meio mal esse dia, p*ta dor de cabeça, sol, fome... Como profissional não poderia deixar isso ter afetado a qualidade do meu trabalho, mas acabou afetando e eu fiquei muito parado mesmo, variei pouco os ângulos  :no:
Valeu ;)

x2

 :D :ok:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2016, 14:22:43
Mercadológicamente rende dinheiro. Artisticamente, é como vc disse, difícil se fazer um bom ensaio "Smash the Cake".

No seu caso, achei que houve excesso de elementos na cena, que deixou tudo muito poluído (típico desse ensaio), mas seria bom ter tentado reduzir alguns elementos. Está muito bem executado do ponto de vista técnico (que primor o foco da 11, mas de momentos interessantes achei apenas a 14, 15, 17 (que infelizmente o enquadramento não colaborou) e a 18.

Mas de qualquer forma, o ensaio não está ruim. Tenho certeza que o cliente gostou.

Opa, valeu pelo comentário =D
Sim sim, eles gostaram pra caramba, mas concordo com você sobre a questão de ter muitos elementos. Foi como eu falei ali pro vangelismm, acabei deixando a mamãe e minha patroa montarem o cenário como elas queriam, não interferi em nada.

É que geralmente vc vê que as mães olham um monte de idéias no Pinterest, mas na hora de montar o cenário não tem nem 5% dos elementos que elas viram nas referências, e aí o cenário fica vazio demais e muito pobrinho, por isso na hora eu achei que estava numa medida bem legal
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2016, 17:08:58
eu acho isso meio curioso pq parece ser exclusivo de alguma classe social

Já comentei isso antes mas vou falar de novo. Conheço quase ninguém que tenha feito ensaio de gestante nem smash the cake.

O que vejo sim, com muita frequência, é pre-wedding, wedding e aniversário de 1 ano do filho (festa/evento mesmo)

Agora de gestante e smash the cake... não conheço uma alma do meu círculo social que tenha realizado  :ponder:

é apenas uma curiosidade/observação  :snack:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2016, 18:13:24
eu acho isso meio curioso pq parece ser exclusivo de alguma classe social


De maneira nenhuma. Todas as classes fazem ensaio de gestante hoje me dia.
Já fotografei gestantes da periferia até dos bairros mais nobres em Salvador.
Basta olhar os grupos de mães no facebook e o milhões de fotógrafos com seus anúncios atendendo toda faixa de preço possível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2016, 19:50:22
Pow Lee, não daria açúcar nem com 10 anos? Ainda bem que eu não sou teu filho  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Eu também me espantei quando minha irmã deu açucar pro meu sobrinho quando ele fez 1 ano, mas precisava ver a reação do moleque, chega as mãozinhas tremiam de felicidade (ou de adrenalina uiahiuehhae)

Eu tenho visto desses ensaios também. Alguns pais, justamente para evitar o açúcar tão cedo, fazem um "Smash the Fruit" e substituem o bolo por melancia, frutas em geral.

guizaum, curti o ensaio, viu? A única observação que faria seria quanto ao tratamento também. Achei o contraste, os pretos, um pouco fortes para o tema infantil. Mas exatamente como nosso amigo comentou, eu tô me baseando em outros ensaios desse tipo que vejo por ai, que deixam a coisa toda mais "blur" mais "contos de fada". Mas de resto acho que os pais devem ter adorado o registro.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro