Autor Tópico: Como resolver com granulação do vídeo  (Lida 9227 vezes)

germaju

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 26 de Outubro de 2016, 15:34:21
Boa tarde.
Minha câmera é Canon EOS Rebel T5i, eu uso para gravar vídeos, mas não sei como resolver tirar a granulação visível do vídeo, sei que os locais inteiros com pouca luz precisam mais de iluminação, os externos estão ótimos pois o sol ajuda. Mas como resolver? Eu uso modo manual, com ISO automático. O obturador eu tentei, mas está bloqueado. Eu estou aprendendo. Ficaria muito grato pela ajuda.


michelrms

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2016, 11:25:17
Nunca confie totalmente em modo automático de câmeras de entrada. Teste seu equipamento, e procure material sobre como regular o ISO corretamente.

E principalmente pra vídeos, tu vais ter que regular a câmera pra uma velocidade de 1/60 pra cima, então vai ter que usar um ISO mais alto quando for captar imagens durante a noite. É melhor pensar em uma alternativa, como usar algum tipo de luz contínua para filmagens.

E pessoalmente eu nem gosto das câmeras da série Rebel exatamente por terem sensor pequeno, poucas opções de intervalo de ISO, o que só aumenta o problema da granulação.


Alex Pinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • Repórter Cinematográfico e Fotógrafo
Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2016, 08:31:45
Boa tarde.
Minha câmera é Canon EOS Rebel T5i, eu uso para gravar vídeos, mas não sei como resolver tirar a granulação visível do vídeo, sei que os locais inteiros com pouca luz precisam mais de iluminação, os externos estão ótimos pois o sol ajuda. Mas como resolver? Eu uso modo manual, com ISO automático. O obturador eu tentei, mas está bloqueado. Eu estou aprendendo. Ficaria muito grato pela ajuda.
Esse é o problema de achar que câmeras de Fotografia são câmeras de video, não são , câmeras de fotografia gravam video mas não foram fabricadas para essa finalidade. Se vc tivesse gravado com uma Câmera de video não teria esse problema.Não conheço tecnicamente os controles da T5i mas se não conseguir uma lente com boa abertura e ISO M vai ter ruido de video sempre em baixos Lux.
Repórter Cinematográfico e Fotógrafo .


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2016, 09:28:11
É uma bênção a série rebel só ter iso inteiro, os intermediários são uma bomba.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2016, 12:04:34
Não sei como a na T5i, mas a T3i não nos permitem muitas configurações ao gravar vídeos.
Resolvi isso instalando o MagicLantern, que abre um leque grande de opções. Inclusive alterar a abertura do diafragma, para obter mais luz.
ISO em 1600 não gera tanto ruído assim na gravação. Dá pra aturar.
 :ok:


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2016, 23:09:55
Esse é o problema de achar que câmeras de Fotografia são câmeras de video, não são , câmeras de fotografia gravam video mas não foram fabricadas para essa finalidade. Se vc tivesse gravado com uma Câmera de video não teria esse problema.Não conheço tecnicamente os controles da T5i mas se não conseguir uma lente com boa abertura e ISO M vai ter ruido de video sempre em baixos Lux.

Falando assim, você joga fora todo o trabalho de filmagem do Vernaglia Jr, por exemplo, que inclusive filmou muito com APS.
Até mesmo grandes produções de filmes utilizarm DSLRs de vez em quando. Whiplash, por exemplo, ou mesmo Capitão América e Os Vingadores.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2016, 11:04:02
Falando assim, você joga fora todo o trabalho de filmagem do Vernaglia Jr, por exemplo, que inclusive filmou muito com APS.
Até mesmo grandes produções de filmes utilizarm DSLRs de vez em quando. Whiplash, por exemplo, ou mesmo Capitão América e Os Vingadores.

Com a produção, iluminação e as lentes que essas produções tem realmente o resultado é excelente... duro é pro usuário comum que nem iluminação especial tem....


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2016, 12:02:35
Com a produção, iluminação e as lentes que essas produções tem realmente o resultado é excelente... duro é pro usuário comum que nem iluminação especial tem....

O usuário comum não teria nada disso comprando uma camcorder dedicada, logo podemos tirar da equação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2016, 17:00:41
O usuário comum não teria nada disso comprando uma camcorder dedicada, logo podemos tirar da equação.
Pois é.  E uma camcorder dedicada não seria melhor que uma DSLR em condições ruins pro usuário comum? Tenho uma Sony CX 130 basicona que dá pau na minha 5DII em condições ruins e na facilidade de uso...

Enviado de meu SM-T113NU usando Tapatalk



Alex Pinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • Repórter Cinematográfico e Fotógrafo
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2016, 12:33:24
Falando assim, você joga fora todo o trabalho de filmagem do Vernaglia Jr, por exemplo, que inclusive filmou muito com APS.
Até mesmo grandes produções de filmes utilizarm DSLRs de vez em quando. Whiplash, por exemplo, ou mesmo Capitão América e Os Vingadores.

Respeito sua opinião qto a a grandes produções serem feitas com DSLR mas são feitas em condições que se propõe a isso , totalmente controlado e roteirizado, principalmente em estudio com uma "puta" iluminação voltada ao 3D e pós finalização, o que não é o caso do post do colega. Em termos amadores Câmeras de vídeo são bem melhores que câmeras de fotografia. Porém, em se tratando de cinema o uso de DSLR torna o custo mais baixo e a pós produção corrige qualquer problema na captação. Trabalho com DSLR em produções de cinema e comerciais e são muito boas mas com um aparato que permite uma captação de qualidade. Qdo vou gravar um aniversário de algum amigo ou parente ( não faço eventos em video ), levo uma HandCam que grava em FullHD e o resultado é bem positivo e a cãmera é de fácil manuseio. Respeito a opinião de todos.
Repórter Cinematográfico e Fotógrafo .


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2016, 17:10:32
Respeito as opiniões dos colegas, mas na verdade não importa se a câmera é uma fotográfica que grava video (como a T5i) ou uma dedicada de vídeo. As duas vão sofrer do mesmo jeito em baixa luz. Uma câmera não é melhor apenas por ser de video, isso não existe. Ela tem, sim, sua operação facilitada, pois foi pensada pra essa finalidade. O processamento interno da imagem também interfere um pouco, mas longe de ser determinante.

O que diferencia os dois tipos de câmera é a estética da imagem. Essas novas fotográficas que gravam video de qualidade (aqui incluo DSLR, mirrorless ou de lente fixa com sensor a partir de 1 polegada, que vou chamar de câmeras de 'sensor grande') tendem a fornecer uma imagem diferenciada por terem sensor maior que as tradicionais de vídeo, o que possibilita explorar a profundidade de campo, ou seja, desfocar com mais facilidade o fundo e assim dar um certo look cinematográfico à imagem, o que era impossível antes de 2009, quando ainda não existiam. Claro que a manipulação dessa imagem na pós é o complemento para atingir esse look, mas o sensor grande é o ponto de partida.

Então se pretende usar sua fotográfica pra fazer vídeos, ou busca esse diferencial na imagem, que só uma câmera com sensor grande pode oferecer, terá que lidar com as limitações, como operação menos confortável, lente certa para o trabalho, foco mais crítico, captação de áudio, etc…

A regra é fixar a velocidade em 1/60 (para 30fps, ou 1/50 para 24fps) e acertar a luminosidade pela abertura da lente e o ISO da camera. Lembrando que quanto maior a abertura que você usa (ex. f/1.8) mais difícil será pra acertar o foco, pois a profundidade de campo fica reduzida. E se, para a quantidade de luz disponível, o ISO precisar passar de 800 (ou 1600, etc… dependendo da camera = investimento) daí o ruído vai começar a aparecer, não tem jeito, pois aumentar o ISO (ou o ganho em dB na câmera de vídeo) nada mais é do que amplificar o sinal captado pelo sensor, o que gera degradação da imagem.

Uma solução é investir em iluminação, o que também traz inconvenientes. Ou então utilizar o software Neat VIdeo, que limpa o ruído de forma muito eficiente. Um investimento que vale a pena, mas acrescenta um passo a mais na finalização que é o processamento dos arquivos, individualmente, de preferência, dependendo da diferença entre as imagens.
  vimeo     flickr     insta