Autor Tópico: Flash trigger? receiver? transmitter?  (Lida 2603 vezes)

felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 26 de Outubro de 2016, 22:44:06
Pessoal, eu estive pesquisando aqui e no google, mas esta meio complicado entender, então peço a ajuda de vcs.

Eu tenho uma canon Sl1 e uma EOS M. Também tenho dois flashs 430ExIII e 270exII. Sou hobbista e queria começar a aprender mais sobre flash, em especial fora da câmera. As duvidas começam sobre qual equipamento comprar.

Aparentemente seria um YN-622C II. Pelo que entendi vem um par (coloco um na camera e outro no flash) e pronto.

Só que olhando lá na BH aparece nas opções o YN-622C-TX E-TTL. Não sei se é para funcionar em conjunto, se é outro tipo de equipamento.

Se alguém puder dar uma luz eu agradeço

Minha irmã vai viajar em novembro para os EUA, queria aproveitar para pedir para ela trazer.

Abraços a todos.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2016, 23:24:26
De forma beeeeeeem resumida, o YN622C é um Transmissor/Receptor, então tanto faz se vc estiver usando ele no flash ou na camera, ele vai se comunicar com outros iguais.

Já o 622C-TX é só Transmissor. Ele controla outras unidades do 622C.
Dá pra viver sem o TX? Sim
Recomendo ter o TX? Depende do teu uso. Eu já usei e quero comprar um pra mim, super prático e útil pra casamentos  :ok:

Edit: lembrando, o 622C até onde sei é sempre vendido em Pares, já o TX é uma unica unidade
Edit2: se puder, compra um TX e um par do 622C, já que vc tem 2 flashes, aí já vai praticando com múltiplos flashes  ;)
« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 23:26:44 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2016, 08:32:38
Qualquer rádio irá funcionar se tiver hotshoe. A questão é se vc vai querer pegar um com TTL.

Só deixo avisado que TTL é inútil em Flash fora da câmera, mais atrapalha do que ajuda :ok:


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2016, 09:26:41
Qualquer rádio irá funcionar se tiver hotshoe. A questão é se vc vai querer pegar um com TTL.

Só deixo avisado que TTL é inútil em Flash fora da câmera, mais atrapalha do que ajuda :ok:

Sugestões???


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2016, 09:27:18
De forma beeeeeeem resumida, o YN622C é um Transmissor/Receptor, então tanto faz se vc estiver usando ele no flash ou na camera, ele vai se comunicar com outros iguais.

Já o 622C-TX é só Transmissor. Ele controla outras unidades do 622C.
Dá pra viver sem o TX? Sim
Recomendo ter o TX? Depende do teu uso. Eu já usei e quero comprar um pra mim, super prático e útil pra casamentos  :ok:

Edit: lembrando, o 622C até onde sei é sempre vendido em Pares, já o TX é uma unica unidade
Edit2: se puder, compra um TX e um par do 622C, já que vc tem 2 flashes, aí já vai praticando com múltiplos flashes  ;)

Cara, valeu mesmo. Eu tava pensando exatamente nessa configuração.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2016, 10:09:09
Sugestões???

http://www.ebay.com/itm/321844336022?_trksid=p2060353.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Baratíssimo e serve pra mesma coisa. Vale a pena pra começar e aprender.

TTL só vai funcionar direito se vc mantiver a mesma distancia da camera e flash para o objeto, o que é inviável o tempo todo, fora que ele é muito impreciso em diversas situações.
Se você for usar em estúdio irá usar no manual, se for usar em externa vai ver que o TTL vai errar bastante e no fim acabará usando em manual também  :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2016, 10:59:42
Tem o YN RF-603C e o RF-605C que são rádios mais simples e não tem TTL e por consequência são bem mais baratos. Só funcionam no Manual mas funcionam super bem.
Tenho um RF-603 que comprei de um colega aqui do fórum, até hoje não me deixou na mão nenhuma vez  ;)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2016, 19:14:35
Tem o YN RF-603C e o RF-605C que são rádios mais simples e não tem TTL e por consequência são bem mais baratos. Só funcionam no Manual mas funcionam super bem.
Tenho um RF-603 que comprei de um colega aqui do fórum, até hoje não me deixou na mão nenhuma vez  ;)
vou pesquisar....


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2016, 20:07:07
Qualquer rádio irá funcionar se tiver hotshoe. A questão é se vc vai querer pegar um com TTL.

Só deixo avisado que TTL é inútil em Flash fora da câmera, mais atrapalha do que ajuda :ok:

Inútil? Em relação à fotometria até pode ser, mas e a possibilidade de controlar os parâmetros dos flashes remotamente, não conta?  :shock:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2016, 12:18:29
Inútil? Em relação à fotometria até pode ser, mas e a possibilidade de controlar os parâmetros dos flashes remotamente, não conta?  :shock:
então se nao tem ttl pra eu alterar qualquer coisa no flash tenho que mudar nele. Se tiber ttl direto da camera ou do transmitter eu consigo, é isso


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2016, 12:59:17
TTL só vai funcionar direito se vc mantiver a mesma distancia da camera e flash para o objeto...

Só pra atualizar, me chamaram a atenção pra isso aqui e eu fui ler de novo e não sei o que quis dizer. Acho que misturei um monte de assunto que estava pensando na hora :ponder:

Quanto à imprecisão, eu não gosto mesmo, falha bastante

Inútil? Em relação à fotometria até pode ser, mas e a possibilidade de controlar os parâmetros dos flashes remotamente, não conta?  :shock:

Ignora o q escrevi :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2016, 20:59:01
O "erro" do TTL fora da câmera é o mesmo de usar em cima da câmera.
Basta saber compensar.

Imprecisão é tirar 02 fotos da mesma cena e elas saírem com exposições diferentes.
Aí sim eu diria que o TTL errou.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2016, 21:51:43
O "erro" do TTL fora da câmera é o mesmo de usar em cima da câmera.
Basta saber compensar.

Imprecisão é tirar 02 fotos da mesma cena e elas saírem com exposições diferentes.
Aí sim eu diria que o TTL errou.

Esse é um mito que se propaga eternamente, nem discuto mais :D

Não é o TTL que erra, é a pecinha por trás da câmera ;)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


submarcos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2016, 22:01:24
Tem o YN RF-603C e o RF-605C que são rádios mais simples e não tem TTL e por consequência são bem mais baratos. Só funcionam no Manual mas funcionam super bem.
Tenho um RF-603 que comprei de um colega aqui do fórum, até hoje não me deixou na mão nenhuma vez  ;)

Poderia me dizer qual a diferença dos dois?
Nikon D3200.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #14 Online: 13 de Dezembro de 2016, 10:08:14
Olha, não tive a oportunidade de usar o rf-605, mas pelo que eu chutaria assim de cara ele é uma versão evoluída do rf-603.
Pelo que eu li, além da tela com iluminação ele permite vc organizar os flashes em grupos e tal, mas continua não suportando TTL e nem HSS
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket