Autor Tópico: Kodak Ektra é o novo smartphone voltado para fotógrafos  (Lida 2894 vezes)

Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Online: 31 de Outubro de 2016, 22:40:28
Um smartphone com funções especialmente dedicadas a fotógrafos, essa é a promessa do Kodak Ektra. Mas será que ele pode mesmo preencher essa lacuna?

Foi anunciado no Reino Unido o lançamento de um smartphone voltado à fotografia, é o Kodak Ektra. O responsável é o Bullit Group, uma das empresas que possui o direito de usar o nome Kodak. O chamariz é a câmera principal de 21 megapixels com abertura f/2.0 e sistema de foco por detecção de fase. Esta câmera é também capaz de gravar vídeos em resolução 4K e possui um dial virtual táctil semelhante ao usado nas câmeras DSLR e é aí que começa a chamar atenção dos fotógrafos mais entusiastas ou até mesmo profissionais. Tem modo manual? Tem sim. Mas ainda não é 100%...



A página da fabricante (e outras fontes consultadas) fala em controle do tempo de exposição e do ISO. O controle de ISO já vemos em alguns smartphones, mas controlar o obturador como em uma câmera DSLR já é um avanço. Falta ainda o controle da abertura do diafragma, isso é algo que ainda não vimos em nenhum dispositivo móvel. Controlar a luminosidade e a profundidade de campo é algo essencial para fotógrafos mais avançados, ainda falta isso.

E o sensor?

E algo importante deve ser levado em consideração: o sensor. É preciso ter um sensor grande para que o Kodak Ektra seja, de fato, voltado a fotógrafos. O sensor é o IMX230 da Sony que mede apenas 1/2.4 de polegada e é o mesmo usado em alguns modelos da série Z de smartphones da Sony. É um bom sensor? Sim, mas é muito pequeno para algo “voltado para fotógrafos”. Ele inclusive é um pouco menor do que os sensores utilizados normalmente em câmeras compactas. Nisso ele sai perdendo, e muito, para o Lumix CM1 que possui sensor de 1 polegada. Por isso, vamos ter mais calma antes de nos empolgarmos com este novo dispositivo da Kodak, que promete ser muito bom mas já houve algo melhor.

Algumas especificações são bem interessantes como o botão de disparo de dois tempos (como uma verdadeira câmera); um grande número de modos de cena (incluindo panorama, macro, bokeh e HDR); lente com distância focal equivalente a 26.5mm com revestimento antirreflexo; estabilização óptica de 6 eixos; câmera frontal de 13 megapixels; processador decacore Helio X-20; sistema operacional Android 6.0; bateria de 3000mAh; 3GB de memória RAM; 32GB de espaço interno e slot para cartão MicroSD; tela de 5 polegadas Full HD com Gorilla Glass. Estas especificações mostram que é um bom smartphone de modo geral.

O preço inicial do Kodak Ektra é de 550 libras, mas ele deve ser lançado em outros países da Europa fora do Reino Unido. Vale lembrar que Ektra é uma homenagem a uma câmera da Kodak lançada no ano de 1941 e vai depender da boa aceitação no mercado para que ele possa ser vendido em outras regiões do mundo.

Fontes: Ars Tecnica, Resumo Fotográfico, PetaPixel
« Última modificação: 01 de Novembro de 2016, 10:04:39 por Rodrigo Pereira »


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2016, 02:27:40
Nisso ele sai perdendo, e muito, para o Lumix CM1 que possui sensor de 1 polegada.

Não muito, pois essa falácia pega-trouxa do sensor de 1 polegada (que não tem uma polegada em NENHUMA dimensão) parece que enganou até quem fez a reportagem. Na maior dimensão esse sensor "1 inch" vai ter 13mm, que não chega nem perto de 1 polegada.

Dar um nome totalmente enganoso assim tinha que ser proibido. Eles afirmam que o nome dado ao sensor é "1 inch" e que isso não necessariamente se refere às dimensões, pra mim isso é 171 e é tão grave quanto dizer que um carro 1.0 tem "motor 2.0", e quando questionarem vão dizer que o 2.0 é apenas o modelo do motor, não a cilindrada.

Pronto, extravasei, fico p*** toda vez que vejo esse sensor de 1 polegada enganando alguém.



Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2016, 04:18:37
Eu só consigo pensar em termos métricos, então nem sei o quanto 1 polegada é. Só sei que esse sensor é bem maior do que o sensor num telefone celular, independente deles estarem inflando a impressão de tamanho com o nome:



Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2016, 08:56:48
Eu só consigo pensar em termos métricos, então nem sei o quanto 1 polegada é.

1 polegada é quase 26mm, o que é maior que um APS-C na horizontal. Dá praticamente um APS-C da Canon na diagonal, então acho que se existe um sensor que merece ser chamado de 1-inch, seria o das Canon crop.

Esse 1" da imagem apesar de ser maior que o da maioria dos smartphones, não chega nem perto de 1 polegada não importa como vc faça a medição, por isso eu considero fraudulento.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2016, 08:57:14 por Intrepid »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2016, 11:44:36
Esse 1" da imagem apesar de ser maior que o da maioria dos smartphones, não chega nem perto de 1 polegada não importa como vc faça a medição, por isso eu considero fraudulento.

Da Wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/Image_sensor_format):
Sensor sizes are expressed in inches notation because at the time of the popularization of digital image sensors they were used to replace video camera tubes. The common 1" circular video camera tubes had a rectangular photo sensitive area about 16mm diagonal, so a digital sensor with a 16 mm diagonal size was a 1" video tube equivalent. The name of a 1" digital sensor should more accurately be read as "one inch video camera tube equivalent" sensor. Current digital image sensor size descriptors are the video camera tube equivalency size, not the actual size of the sensor. For example, a 1" sensor has a diagonal measurement of 16mm.

Sobre o telefone em si, não creio que o futuro seja de telefones com lentes tão grandes. Acredito mais em elementos de refração gradual, que são mais finos e leves (exemplo na Nikon 300mm f/4E). Isso permitiria uso de sensores "grandes" com pouco aumento de espessura do celular. E esse conector microUSB... Como eu gostaria de não ver este conector nunca mais.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2016, 18:40:53
Pois é, eu tinha lido que a medida de polegadas foi adaptada de tubos de televisão. Me pergunto se até os sensores menores, tipo o 1/1.7 e 1/2.3, também não possuem nomes inflados.

Tudo na fotografia digital é adaptado e somente uma aproximação (menos os sensores FF). Os sensores de médio formato são menores que o médio formato de filme, os sensores APS-C e APS-H são menores que os filmes APS...

Quanto aos telefones que tiram fotos, acho que o futuro são esses sistemas de duas ou mais lentes/sensores, mantendo o uso de sensores pequenos. Tem uma companhia chamada Light que lançou uma câmera que tem algo tipo umas 10 lentes e sensores  :shock:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2016, 20:13:59
Quanto aos telefones que tiram fotos, acho que o futuro são esses sistemas de duas ou mais lentes/sensores, mantendo o uso de sensores pequenos. Tem uma companhia chamada Light que lançou uma câmera que tem algo tipo umas 10 lentes e sensores  :shock:

Interessante... Faz sentido tecnicamente. Mas acho que no longo prazo, vai ficar caro, além de consumir muita bateria.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2016, 17:48:25
se é uma boa câmera, talvez

medo é ela errar na mão como smartphone mesmo.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


danielmaforte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2016, 18:52:10
Tinha um Lumia e a câmera era fantástica! Tinha controle de obturador, foco, balanço de branco tudo manual...
Então a não ser que coloquem o controle de abertura manual não estou vendo grandes avanços com relação ao que já existe não.

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

-Digital: Canon 5Dc (50mm Stm)

-Analógicas: Pentax Kx, Pentax k1000, Nikon F2, Nikormat Ftn, Yashica Mat 124G, Praktica 1949, Canon 300v.


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2016, 06:06:16
se é uma boa câmera, talvez

medo é ela errar na mão como smartphone mesmo.

Acho que pra uma câmera desse tipo, tem que ser embutida em smartphone. Tirando alguns velhos, ninguém mais compra câmera point and shoot, simplesmente pq os celulares mais top já possuem uma qualidade em muitos casos até melhor.

Acredito que o caminho para o sucesso de vendas é fazer um celular com a melhor câmera possível, e quando digo isso não me refiro a ter a melhor definição ou abertura, mas sim tirar as melhores fotos no automático  (como o Galaxy S7) pros não-fotógrafos ficarem felizes com o resultado. Em vários cenários, o S7 deixa minha 5d mark III no chinelo à primeira vista (se vc olhar na telinha o resultado), e a DSLR só mostra seu valor depois que o arquivo RAW é devidamente processado.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2016, 09:35:35
Interessante.
Gostaria de saber se realmente essa ideia dará certo, se cativará os consumidores a desembolsar uma grana por isso. Ou será como o N-Gage (Nokia)  e a maior parte dos "inovadores" smartphones Sony: fracasso.




C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2016, 05:07:44
Se as cores tiverem a riqueza e tonalidade pastel quando sobre exposto 1 ou 2 stops, igual o filme Kodak Ektar, eu compro. Se nso, nao.