Autor Tópico: Diferença entre filmes P&B  (Lida 2445 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Outubro de 2016, 20:41:59
Pessoal, boa noite!

Estou mexendo numas fotos que fiz e fiquei meio encucado: é normal não ter tanta diferença entre filmes da mesma (ou quase) velocidade como nos exemplos que vou mostrar a seguir?

Eu revelei no Sr. Ogawa, e depois trabalhei com o mesmo processo para todos: fiz a digitalização linear, em RAW e negativo; depois "revelei" no ColorPerfect com o ColorNeg e o grade 2 (seria o grade normal).

Fuji Neopan 100 ACROS:



ILFORD DELTA 100:



ILFORD FP4 PLUS 125:



ILFORD PAN F 50:



Kodak T-MAX 100:



Estou fazendo algo errado? Queria fazer um comparativo entre eles e achei que a dferença seria muito maior (não estou aplicando contraste, mexendo nas sombas, nem luzes, e nem corrigindo exposição). :ponder:


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2016, 22:32:30
Em geral vejo diferenças sim. Alguns filmes tem menos contraste do que os outros, e noto tambem diferenças na finezas dos detalhes.

Os Ilford Delta, Kodak T-Max e Fuji Neopan Acros têm grão do tipo tabular, que resultam em detalhes mais finos.
Os Ilford PanF, FP4 e HP5, e Kodak Tri-X têm grão convencional, que dá um aspecto convencional mais granulado nos detalhes.
Os filmes mais velozes têm aspecto mais granulado do que os menos velozes, e por aí vai.

O grão propriamente dito é difícil de ver em fotos publicadas na internet, mas consigo ver quando examino o arquivo escaneado no detalhe.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2016, 22:50:20
Em geral vejo diferenças sim. Alguns filmes tem menos contraste do que os outros, e noto tambem diferenças na finezas dos detalhes.

Os Ilford Delta, Kodak T-Max e Fuji Neopan Acros têm grão do tipo tabular, que resultam em detalhes mais finos.
Os Ilford PanF, FP4 e HP5, e Kodak Tri-X têm grão convencional, que dá um aspecto convencional mais granulado nos detalhes.
Os filmes mais velozes têm aspecto mais granulado do que os menos velozes, e por aí vai.

O grão propriamente dito é difícil de ver em fotos publicadas na internet, mas consigo ver quando examino o arquivo escaneado no detalhe.

Verdade! Analisando cuidadosamente, também consigo notar as diferenças que você indicou — ainda nos retratos mais próximos.

Acho que eu tava com a expectativa deles terem uma personalidade mais diferente um do outro, sabe? E como eu fotografei em situação de luz controlada e igual em todos os filmes, fica mais difícil ainda notar a diferença. A maior diferença que vi nas fotos foi quando usei os filtros coloridos. :)
« Última modificação: 27 de Outubro de 2016, 22:50:58 por bruno_sfc »


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2016, 23:05:38
Bruno, revi o making of que você me enviou e notei que o que fotografou - com exceção do modelo e da gravata - é todo branco, preto ou cinza. Acho que este é um dos motivos que não vê tanta diferença de um filme para outro  :ponder:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2016, 23:16:46
Bruno, revi o making of que você me enviou e notei que o que fotografou - com exceção do modelo e da gravata - é todo branco, preto ou cinza. Acho que este é um dos motivos que não vê tanta diferença de um filme para outro  :ponder:

Pois é! Tentei manter a mesma exposição para os filmes também. As diferenças parecem pequenas dessa forma...  :ponder:


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2016, 18:00:47
Posso pedir para minha mulher dar uma olhada pois eu mesmo não vi diferença nenhuma :D, alias, uma delas me pareceu ser mais escura que as outras e só.

Filmes P&B costumam ser tolerantes a erros de fotometria, embora eu ache que em determinadas condições de luz eles se comportem de uma forma diferente de outras formas, tipo fotos com a luz da janela / fotos com ceu nublado / com luz solar suave, embora possa ser da câmera, já que a minha câmera mais nova tem uns 50 anos.

Joaquim


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2016, 18:04:39
Não é só a questão de grão. Diferentes tipos de filme tem curvas de contraste muito diferentes, e também outras diferenças na capacidade de registro em sombras e altas luzes.

Recomendo usar a versão trial do DxO Film Pack. É o melhor que tem.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2016, 15:48:42
Não é só a questão de grão. Diferentes tipos de filme tem curvas de contraste muito diferentes, e também outras diferenças na capacidade de registro em sombras e altas luzes.

Recomendo usar a versão trial do DxO Film Pack. É o melhor que tem.

Mas eu não simulei os filmes nas fotos deste tópico… São digitalizações de negativos de filmes diferentes. Usei o VueScan para digitalizar linearmente, e depois apliquei o mesmo grade na conversão com o ColorPerfect.