Autor Tópico: Sebastião Salgado diz que a Fotografia vai ser extinta  (Lida 2268 vezes)

xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Online: 28 de Outubro de 2016, 20:06:16
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/10/1827218-sebastiao-salgado-preve-extincao-da-fotografia-nas-proximas-decadas.shtml

Quando ele fala da fotografia impressa eu até posso pensar a respeito, mas a fotografia tal qual como conhecemos? Não concordo com ele. O que vcs acham?  :)
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


fabpri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2016, 20:10:03
Ele fala dessa eterna polêmica entre Fotografia vs Imagem.
Eu particularmente acho que é uma discussão sem fim e pouco importante.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 20:10:16 por fabpri »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2016, 20:14:43
bonito o artigo, gostei do que li.


não acredito que vá acabar, nós precisamos ver e materializar as coisas, o papel não vai acabar, deixar de existir, só será mais caro.


ainda compraremos livros de fotografia, ainda folhearemos álbuns.


eu tenho álbum da minha última viagem, eu fico olhando como as pessoas adoram que é algo impresso, como gostam de folhear, todos adoram !


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2016, 20:21:09
Mas hoje percebo q comercialmente um dos poucos nichos que ainda é entregue o álbum é na fotografia de casamento e as vezes 15 anos. Em todo resto, cada vez mais,  o fotógrafo entrega o trabalho digital para o cliente.
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2016, 20:35:12
Tá ai o Sebastião Salgado fazendo o que muitos aqui fazem:

"Aos 72 anos, ele está desconectado da tecnologia, celulares e aplicativos. 'Eu não sei nem ligar um computador', confessa com um sorriso. Sebastião Salgado não tem Instagram ou 'nada disso'. 'Eu não gosto. Sei que os jovens gostam mas eu não consigo.'"

Ele já começa tendo uma visão meio míope de que Instagram é só coisa da "garotada", como se vários fotógrafos mais velhos não tivessem Instagram ou blogs. E mesmo não entendendo nada de aplicativos, computadores, tecnologia digital ou a internet, e mostrando que não conhece a demografia dos usuários, ele dá um pitaco bem profundo sobre ela mesmo assim.

Concordo com a parte em que ele diz se sentir horrorizado com aplicativos de compartilhamento de fotos que são usados basicamente como uma ferramenta egocêntrica pra pessoa ficar publicando cada detalhe e cada segundo da sua existência, mas isso nada tem a ver com fotografia.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2016, 22:30:21
Interessante :ponder:

A materialidade da fotografia realmente vive um hiato com o fim histórico do papel e a (ainda) não existência de telas digitais que prestem. Talvez com a tinta eletrônica colorida, tipo tela do kindle mas com bastante resolução e em cores vivas, que deve aparecer em breve espero, a gente possa ver a fotografia impressa renascer.

A fotografia que ele fala que está morrendo é a fotografia clássica, pensada no clique e não na frente do computador. Ele está sendo pessimista como todo bom velho deve ser :D

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2016, 11:05:10
Tá ai o Sebastião Salgado fazendo o que muitos aqui fazem:

"Aos 72 anos, ele está desconectado da tecnologia, celulares e aplicativos. 'Eu não sei nem ligar um computador', confessa com um sorriso. Sebastião Salgado não tem Instagram ou 'nada disso'. 'Eu não gosto. Sei que os jovens gostam mas eu não consigo.'"

Ele já começa tendo uma visão meio míope de que Instagram é só coisa da "garotada", como se vários fotógrafos mais velhos não tivessem Instagram ou blogs. E mesmo não entendendo nada de aplicativos, computadores, tecnologia digital ou a internet, e mostrando que não conhece a demografia dos usuários, ele dá um pitaco bem profundo sobre ela mesmo assim.

Concordo com a parte em que ele diz se sentir horrorizado com aplicativos de compartilhamento de fotos que são usados basicamente como uma ferramenta egocêntrica pra pessoa ficar publicando cada detalhe e cada segundo da sua existência, mas isso nada tem a ver com fotografia.

Concordo com você.
~ Know your limits, but never accept them ~


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2016, 11:05:32
Mas hoje percebo q comercialmente um dos poucos nichos que ainda é entregue o álbum é na fotografia de casamento e as vezes 15 anos. Em todo resto, cada vez mais,  o fotógrafo entrega o trabalho digital para o cliente.

que nada cara, tem muitos outros nichos.

fotografia de arquitetura, fotografia documental, fotografia de família, tantos e tantos que eu acho maravilhosos.

sou um consumidor voraz de livros e não acredito mesmo que vá acabar, todos os dias vejo as livrarias vendendo ainda e adoro livros de fotografia bem acabados e bem impressos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2016, 01:07:38
Lembrando que SS tem todo um processo para a produção de suas fotos. Mesmo depois que ele adotou uma câmera digital, o arquivo digital RAW (que é uma codificação digital e não uma fotografia), passa por um estúdio (se não me engano é o Central Dupon Images em Paris) que faz o tratamento digital do RAW simulando as características do filme que ele gostava, e transfere essa imagem para um negativo através de um gravador de filme (tipo Kodak LVT). Posteriormente esse negativo passa por um processo de impressão em papel foto-sensivel (silver gelatin), tudo isso pra manter aquela estética com os cinzas e tons do jeitão que ele gosta.

Penso que ele entende por fotografia aquela que se materializa pela aplicação da luz sobre papel foto-sensível (fotografia em sua essência significa "escrever ou desenhar com a luz"). É sobre esse processo que ele esta falando, é esse tipo de fotografia que acredita que vai acabar.

Pelo que entendi, Sebastião Salgado tbm entende que o produto de uma impressora jato de tinta (que não imprime com a luz, mas imprime com a mistura de tintas), não pode ser considerada fotografia, mas sim uma imagem.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2016, 09:33:27
Lembrando que SS tem todo um processo para a produção de suas fotos. Mesmo depois que ele adotou uma câmera digital, o arquivo digital RAW (que é uma codificação digital e não uma fotografia), passa por um estúdio (se não me engano é o Central Dupon Images em Paris) que faz o tratamento digital do RAW simulando as características do filme que ele gostava, e transfere essa imagem para um negativo através de um gravador de filme (tipo Kodak LVT). Posteriormente esse negativo passa por um processo de impressão em papel foto-sensivel (silver gelatin), tudo isso pra manter aquela estética com os cinzas e tons do jeitão que ele gosta.

Penso que ele entende por fotografia aquela que se materializa pela aplicação da luz sobre papel foto-sensível (fotografia em sua essência significa "escrever ou desenhar com a luz"). É sobre esse processo que ele esta falando, é esse tipo de fotografia que acredita que vai acabar.

Pelo que entendi, Sebastião Salgado tbm entende que o produto de uma impressora jato de tinta (que não imprime com a luz, mas imprime com a mistura de tintas), não pode ser considerada fotografia, mas sim uma imagem.


Concordo com vc, acho que esse é o conceito que ele considera que o fim está chegando.

Cada um tem o direito de fazer a coisa do jeito que acredita, mas generalizar como se detivesse a fórmula pura da coisa é muito egocentrismo, não desmerecendo o trabalho dele, que a bem da verdade, certo ou errado, vai totalmente na contra mão de todo o mundo que envolve a fotografia atualmente.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2016, 10:07:34
Concordo com vc, acho que esse é o conceito que ele considera que o fim está chegando.

Cada um tem o direito de fazer a coisa do jeito que acredita, mas generalizar como se detivesse a fórmula pura da coisa é muito egocentrismo, não desmerecendo o trabalho dele, que a bem da verdade, certo ou errado, vai totalmente na contra mão de todo o mundo que envolve a fotografia atualmente.

fotografia como arte pode se manter no mesmo processo criativo desde que se queira. É apenas questão de querer.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2016, 11:54:12
Eu acho que nao vai acabar. Se depender de mim vai sobreviver enquanto eu viver.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2016, 12:21:35
Penso que, no futuro pode haver sim que uma quantidade ínfima de fotógrafos usando essas técnicas digamos "antigas", mas sem escala... Afinal, vez ou outra eu ainda vejo pessoas fotografando em chapa de vidro, em metal etc... fazendo todo o seu processo artesanalmente.

Mas tentando imaginar daqui a 20 ou 30 anos, como será a tecnologia embutida nos equipamentos digitais, câmeras e impressoras, etc??? Se a fotografia digital em escala tem apenas 10 ou 15 anos e já chegamos onde estamos, imagine daqui a 30 anos. Será que não haverá um dispositivo digital que não seja retroiluminado que consiga reproduzir uma foto com qualidade e tamanho parecido ao que vemos no papel atualmente???

Agora vamos pensar em gerações de fotógrafos, ou seja, o pessoal que estará fotografando daqui a 20 ou 30 anos, e consumindo equipamentos, técnicas e tecnologias. Esse pessoal que foi criado em um ambiente de cultura diferente, de costumes diferentes... Eu ja acho que hoje a maioria das pessoas que fotografam com o celular já não se lembram (ou não sabem mesmo) o que é uma impressão em papel foto sensível usando produtos químicos...

E pensando em vendas em escala para que uma empresa tenha condições de produzir papel fotográfico, para que possa ser usado em um ampliador. E quem ainda estará fabricando os químicos e os ampliadores???

Eu acho que sim, existe um tendência para que um dia esses processos acabem, o que vai ficar é só mesmo é um aqui outro ali no meio artístico, sem escala. Ao invés de 30 anos pode até ser 50 anos ou mais, porem o fato e que um dia tudo isso vai minguar é certo.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 12:25:48 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2016, 17:05:02
Comentei as declarações do Sebastião Salgado neste texto - https://fabiogomesfotocinema.blogspot.com.br/2016/11/a-fotografia-ira-se-acabar.html


lucasmiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • ((( )))
    • Lucas Miró
Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2016, 17:40:56
Ele não se adaptar as novas tecnologias e a mudança do comportamento humano com elas, não tem nada a ver com fotografia. A fotografia jamais vai acabar.
Apertador de botão (http://lucasmiro.tumblr.com)