Autor Tópico: Câmera para video-aulas - Smartphone top x DSLR x Mirrorless: o que escolher?  (Lida 1762 vezes)

GabrielVinicios

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Olá a todos!

Sou dono do canal GVensino do YouTube, onde tenho mais de 25 mil inscritos com aulas de Eletrônica e outros assuntos.

Estou montando um laboratório num quarto no fundo de casa e pretendo gravar aulas tanto de circuitos eletrônicos - ou seja, de coisas relativamente pequena e de perto - quanto de aulas mesmo, comigo aparecendo e ensinando algo em um quadro branco.

Como estou sem celular no momento, a minha primeira ideia foi comprar logo um celular que sirva de câmera, para matar dois coelhos de uma vez só. No caso, seria o Galaxy S7 edge, que segundo reviews é o melhor celular para vídeos full hd 60fps (superando até o LG G5 nesse aspecto). Isso, sem falar no foco dual pixel desse smartphone, que é impressionante e mais rápido até que o da canon 70d, pelo que vi no YouTube - foco rápido é importante pra mim que vou gravar sozinho.

Vi no YouTube, especialmente no canal do Michael Oliveira, que ele recomenda uma câmera canon 70d, devido a facilidade de focar. Entretanto, vi que a 70d tem um tal de error 80, que acaba com a câmera e só trocando a placa pra arrumar. Então vi que a 80d parece não ter esse problema, mas é caríssima - uma usada, com lente, mais de 4 mil reais...

O que fiz então? Comprei o celular, pensando em matar os dois coelhos numa cartada só.

Entretanto, hoje cedo ví alguns vídeos no YouTube do pessoal usando uma Samsung NX300M (mirrorless) e gostei da qualidade. Sem falar que o preço parecia ser inferior ao celular. O celular ainda não chegou, pois fiz o pedido ontem, então dá tempo de desistir.

Então ai vai minha pergunta: No meu lugar, o que vocês fariam?

Opção 1: comprar celular mais simples + câmera? Se sim, qual câmera? Lembrando que o preço desse combo não pode exceder muito o preço do S7 edge (2800 reais) porque ai compensaria ficar com o S7 edge, exceto se a qualidade da câmera for espetacularmente superior ao celular. Auto-Foco rápido e preciso e boa qualidade de imagem são imprescindíveis pra mim.

Opção 2: ficar com o S7 edge mesmo e usá-lo como câmera, já que terei o melhor custo x benefício para meu caso.

Dito de outra forma: acham que consigo uma câmera consideravelmente melhor que a do S7 edge por um preço mais baixo que ele?

Meus vídeos serão 90% em ambiente interno, com boa iluminação. Alguns serão externos, mas a minoria.

Agradeço desde já!


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2016, 00:07:40
Não tem mais porque ter medo do Erro 80... A Canon Brasil está arrumando todas as que apresentam o erro gratuitamente.
Eu tenho um S7, e, apesar de achar a qualidade de vídeo dele legal, eu, particularmente, não ficaria satisfeito com ele no seu caso, mas isso é uma coisa minha. Se a iluminação é boa, pode ser que ele te atenda.

Não posso opinar sobre mirrorless, mas muita gente gosta.

Enfim, no seu caso, como o orçamento está meio apertado, acho que talvez não compense pegar uma 70D... Porque só uma usada + lente decente que não seja escura vai te custar mais do que o S7 edge, e como vc precisa de um celular, acho que a melhor opção é usar ele mesmo até vc ter condições (e vontade) de mudar.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2016, 23:36:33
Pode usar uma T6i que já tem um ótimo sistema de AF. Outra opção mais portátil e de qualidade tão boa quanto e com ótimo AF seria a Sony A5100 ou 6000.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales