Autor Tópico: Alguém já tentou digitalizar a partir de um ampliador?  (Lida 2980 vezes)

robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Online: 31 de Outubro de 2016, 15:57:09
Olar :ok:

Tava pensando num negócio aqui, enquanto não me decido a comprar um tubo extensor pra digitalizar meus negativos com a t5 (de scanner flatbed desisti)

Alguém já tentou ou viu alguém tentar :D ampliar o negativo e bater uma foto? Tirando a questão do angulo ficar um pouco estranho, parece ser algo viável. Sim ou não não não?

Se for uma pergunta besta, mil perdões porque eu nunca nem vi um ampliador de perto! Existem vários pra vender e o preço nem é muito diferente de um tubo extensor.... 8-) De repente ter um pra isso, não sei :ponder:

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2016, 17:09:51
Olar :ok:

Tava pensando num negócio aqui, enquanto não me decido a comprar um tubo extensor pra digitalizar meus negativos com a t5 (de scanner flatbed desisti)

Alguém já tentou ou viu alguém tentar :D ampliar o negativo e bater uma foto? Tirando a questão do angulo ficar um pouco estranho, parece ser algo viável. Sim ou não não não?

Se for uma pergunta besta, mil perdões porque eu nunca nem vi um ampliador de perto! Existem vários pra vender e o preço nem é muito diferente de um tubo extensor.... 8-) De repente ter um pra isso, não sei :ponder:
Vc já viu aquele esqueminha de digitalizar usando uma caixa de sapato???

https://youtu.be/CLzxJBb_ccU
Conhecimento importa mais que equipamento.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2016, 17:24:20
Vc já viu aquele esqueminha de digitalizar usando uma caixa de sapato???


Então Lindsay, eu fiz uma caixa de luz e tal mas... é foda.

Usando anel inversor na 18-55 e colocando a lente em 55, a foto pega o sensor todo mas é difícil focar no olho e os cantos da imagem ficam levemente borrados.

Já com a lente normal fica fácil focar automático mas pego apenas uns 60% sensor, aí é ruim. A solução parece ser usar tubo extensor. Mas pra tudo dar certo a camara tem que tá muito firme, qualquer esbarradinha tudo sai do lugar :aua:

Então estou indeciso. Essa ideia do ampliador me ocorreu. Tirar uma foto de uma projeção numa folha A4 me parece muito mais fácil. E tendo o ampliador já me imaginei fazendo umas ampliações pb também 8-)


"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2016, 17:44:19
Se vc tivesse uma lente macro 1:1 daria certo
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2016, 17:50:11
Com o ampliador daria certo, mas é um trambolho enorme.
E num projetor de slide daqueles pequenininhos, ja tentou???

http://photo.net/classic-cameras-forum/00ZVWd

fica mais fácil porque projeta na parede...
Conhecimento importa mais que equipamento.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2016, 17:52:15
Então estou indeciso. Essa ideia do ampliador me ocorreu. Tirar uma foto de uma projeção numa folha A4 me parece muito mais fácil. E tendo o ampliador já me imaginei fazendo umas ampliações pb também 8-)

Acho impossível. O ampliador apenas projeta a imagem por um momento no papel sensível a luz.

É mais "fácil" você ampliar e depois digitalizar a foto com um scanner de mesa mesmo. :ok:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2016, 17:55:10
Então Lindsay, eu fiz uma caixa de luz e tal mas... é foda.

Usando anel inversor na 18-55 e colocando a lente em 55, a foto pega o sensor todo mas é difícil focar no olho e os cantos da imagem ficam levemente borrados.

Já com a lente normal fica fácil focar automático mas pego apenas uns 60% sensor, aí é ruim. A solução parece ser usar tubo extensor. Mas pra tudo dar certo a camara tem que tá muito firme, qualquer esbarradinha tudo sai do lugar :aua:

Outra coisa: você pode tentar usar alguma lente manual mais barata com anel inversor, fazer o esquema da caixa de luz e usar o timer na câmera pra não tremer. :ok:


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2016, 18:00:21
Com o ampliador daria certo, mas é um trambolho enorme.
E num projetor de slide daqueles pequenininhos, ja tentou???

http://photo.net/classic-cameras-forum/00ZVWd

fica mais fácil porque projeta na parede...

Pensei nisso. Tenho um kodak carrosel aqui mas nem testei porque teria que cortar o negativo pra caber no suporte de slide. Também desconfio que a imagem projetada sofre micro vibrações por causa da ventoinha de resfriamento :ponder:

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:44:02
Pensei nisso. Tenho um kodak carrosel aqui mas nem testei porque teria que cortar o negativo pra caber no suporte de slide. Também desconfio que a imagem projetada sofre micro vibrações por causa da ventoinha de resfriamento :ponder:
Eu tenho um desse ai mini Minolta e ele não tem ventoinha... tbm a lâmpada dele não é muito forte como a dos carrossel... Já digitalizei slides com ele, cromo (positivo colorido), mas com uma simples adaptação daria pra colocar a tira de negativos no local do alimentador. A projeção eu fazia sobre uma folha de papel para Flip Chart, o papel com o tempo enruga, mas o bloco tem várias folhas e custa barato, ai vc vai trocando.

No caso do ampliador, tbm daria, e pra focar corretamente vc teria que ter um focalizador de grão, que é a ferramenta usada pra acertar o foco corretamente com precisão.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2016, 22:21:12
qual o problema de se pegar apenas 60% do sensor? terá uma imagem com uma resolucão alta..
antigamente as cameras tinham 5 mega e nego fazia ampliação de casamento.

Eu uso o esquema de caixa de sapato com uma tamrom 17-50 sem ser macro e uso também com uma takumar e anel inversor, fica praticamente 1:1 e a diferença é apenas no tamanho da foto.

posso por exemplo aqui.

DSC03177 by Fábio Monjardim, no Flickr
Escaneada com caixa de sapato, flash remoto e a tamrom 17-50 + sony a77

DSC03221 by Fábio Monjardim, no Flickr
Escaneada com caixa de sapato, flash remoto e a takumar 50 + anel inversor e sony a77



ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2016, 17:51:07
voce pode sim projetar a imagem do ampliador em um anteparo e fotografar com sua camera mas a camera não vai estar paralela com o plano da foto e haverá distorção, a menos que reajuste o ampliador para distorcer a foto de forma que a camera o endireite.

Meu scanner é aqueles xing-ling, basicamente uma camera digital de celular montada numa caixinha de plastico, a qualidade não sai tão boa, mas como sai quase igual ao scanner do laboratorio que mando as escanear, e também não sai muito diferente de fazer a "foto da foto" com a D3100, estou adotando esse scannerzinho.

Joaquim


jorgevasconcelos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2016, 13:38:50
porque não compra um scanner de filme?
pacific image
plustek
(se não me engano plustek tem representante no brasil)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2016, 16:11:05
Sei que o colega pensa em fazer o processo a partir da imagem projetada por um ampliador, mas de qq forma pensando nos próximos frequentadores que de alguma maneira cheguem á esse tópico, vou deixar aqui alguns links sobre a maneira como fazer a digitalização usando a câmera digital e uma lente e um flash, uma vez que existe vasto material pela web falando sobre isso.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




https://fstoppers.com/education/how-use-your-dslr-scan-negatives-137248

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





http://petapixel.com/2012/05/18/how-to-scan-film-negatives-with-a-dslr/

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




http://www.dpbestflow.org/camera/camera-scanning


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

https://www.bhphotovideo.com/explora/photography/tips-and-solutions/scanning-without-scanner-digitizing-your-film-dslr


https://www.youtube.com/watch?v=ot_vVjlBLmk
Conhecimento importa mais que equipamento.