Autor Tópico: Canon T5 18-55mm e Estabilizador de Imagem  (Lida 4725 vezes)

mtgcampos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 31 de Outubro de 2016, 18:59:21
Olá, sou novo aqui no fórum e espero que possam me ajudar. Ganhei uma Canon T5 com objetiva 18-55mm. Não tenho muita compreensão de equipamentos, sou leigo e me interessei pela fotografia a partir deste presente. Observei que mesmo tentando manter uma postura que dê uma boa firmeza para fotografar e utilizando velocidades altas, as fotos não ficam nítidas. Faço o foco, aumento a velocidade do obturador e todas as fotos dão algum tipo de tremido ou borrão mesmo com um objeto estático. Então pesquisando superficialmente na internet identifiquei que algumas objetivas têm IS (estabilizador de imagem), porém a minha 18-55 do kit não possui esta opção (ela oferece apenas AF/MF, mas nada relacionado a IS). Além disso, me parece que alguns corpos de câmeras oferecem essa função IS. No caso da Canon T5, creio que ela não possui IS no corpo (certo?!?) e tampouco a lente oferece este recurso. Seria este um possível motivo para que minhas fotos sejam de baixa qualidade (tremidos e borrões)? Como posso resolver? Perdoem-me se utilizei termos incorretos ou se falei algo sem sentido, tentei ser o mais claro possível dentro do meu pouco conhecimento.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:11:21
Olá

Tenho uma dessas com provavelmente a mesma lente e nem me liguei se tem estabilização ou não. Isso não é essencial pra fazer boas fotos, pra fazer boas fotos você precisa conhecer a máquina e saber os princípios da fotografia.

Leia o manual com bastante atenção pra aprender a dominar a camara e faça um curso de fotografia desses online pra aprender o básico. Eu recomendo que você comece por aqui: http://www.escolapublicadefotografia.com.br

Outro conselho: coloque o dial da camara em M e passe superbonder em volta 8-)

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:14:34
Apenas complementando: se a máquina for usada e você não tem certeza se ela está ok, coloca em A+ e bate uma fotos. Tem que sair alguma coisa decente senão pode ser defeito mesmo.

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


mtgcampos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:19:53
Olá, obrigado por sua resposta.

Com certeza precisarei conhecer meu equipamento para ter segurança em manuseá-lo de forma correta. No entanto, o que me despertou esse questionamento a respeito do IS foi um vídeo que vi no YouTube, onde um usuário fez uma filmagem com e sem IS e a diferença foi surpreendente! O IS melhorava MUITO a qualidade da imagem, enquanto desabilitá-lo gerava vídeos extremamente tremidos (uma sensação de "agitação" na imagem).

Estou utilizando o modo criativo M, justamente para tentar compreender como funciona cada variável. Eventualmente utilizo Av e deixo a câmera ajustar as demais configurações. Estou bem no início, faz menos de uma semana que estou de posse da câmera, no entanto é bem frustrante que as fotos sequer tenham nitidez.


mtgcampos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:23:29
A câmera é nova, veio lacrada na caixa e com NF. No modo automático algumas fotos ficam boas, mas se eu coloco no M é certeza que sairá tremido. Com certeza o meu desconhecimento está influenciando no mau resultado, mas pensei que a falta do IS fosse mais um agravante. Li em algum lugar que esse era um grande problema da T5: paga-se mais barato no corpo, porém tem-se que gastar mais com lentes que ofereçam IS.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:24:29
O principal vc n disse, a velocidade que esta usando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:29:02
A T5 não é boa pra vídeo, só quebra um galho porque em AF não é continuo. Olhei aqui e ela não tem estabilização, isso é da lente mesmo e a do kit não vem com. Se é nova e nenhuma foto tá saindo ok, tem que procurar a garantia.

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


mtgcampos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:31:07
Não disse a velocidade em números, mas ficou claro no texto: "observei que mesmo tentando manter uma postura que dê uma boa firmeza para fotografar e utilizando velocidades altas, as fotos não ficam nítidas". Fiz com fotos com velocidades 1/200 e 1/400, por exemplo. Lembrando que todos os objetos eram estáticos e, mesmo assim, o resultado foi muito ruim.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 19:31:59 por mtgcampos »


mtgcampos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:33:07
Não tenho interesse em gravação de vídeos, não me faz falta. Quero mesmo é para fotos.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2016, 19:36:29
A câmera é nova, veio lacrada na caixa e com NF. No modo automático algumas fotos ficam boas, mas se eu coloco no M é certeza que sairá tremido. Com certeza o meu desconhecimento está influenciando no mau resultado, mas pensei que a falta do IS fosse mais um agravante. Li em algum lugar que esse era um grande problema da T5: paga-se mais barato no corpo, porém tem-se que gastar mais com lentes que ofereçam IS.

Acho que é só falta de prática. Olha essa foto com a lente do kit 18-55 feita sem tripé: abertura 5,0 - velocidade 1/25 - iso 800 - 55mm

Zenit EM 1975
« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 19:40:58 por robertostrabelli »

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


mtgcampos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2016, 20:35:49
Foto muito nítida, se foi com a T5 e com uma lente sem IS, realmente o problema é unicamente a maneira como estou operando a câmera.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2016, 00:12:34
Acho que você está tirando fotos com abertura bem fechado, essa lente só é  bom até F16, mas aconselho entre F8 a F11, pra paisagens e entre F5.6 a F8, pra pessoas bem perto…


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2016, 07:44:15
1/100 em 55mm pode ser pouco dependendo da pessoa. Tente uma com velocidade alta mesmo, 1/1000 pra cima.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2016, 12:46:41
Minha 50mm não tem estabilização, e nem as outras lentes quando uso adaptador. Nesses casos uso como regra, na velocidade minima o dobro da distancia focal. Ex.: lente 50mm=1/100, lente em 18mm=1/50... e por aí vai. O dificil foi aprender com a 200mm analógica, material pesado. As vezes preciso subir o ISO, mas na NEX é tranquilo.
Prá ter uma idéia de como o estabilizador ajuda, minha 55-250mm usando IS dá prá usar velocidades menores que 1/50 em 250mm (segundo a canon até 1/15). Tem muita lente do kit com IS que o pessoal está vendendo baratinho.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2016, 13:36:52
55mm x 2 = 110mm regra do dobro da df
110mm x 1,6 = 176 fator de corte
176 = 1/200

como tem gente que treme mais que outras, no minimo 1/500 para tirarmos a culpa do fotografo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs