Autor Tópico: Excelente comparativo da Olympus E-M1 Mark II vs Fuji X-T2  (Lida 5747 vezes)

daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #30 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 17:23:28
Eu gosto. Uso as "flechinhas" e o OK e pra mim tá ótimo. Tenho bronca de "Touch" até no celular.... odeio.
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 17:31:39
Eu gosto. Uso as "flechinhas" e o OK e pra mim tá ótimo. Tenho bronca de "Touch" até no celular.... odeio.

Pois é. Eu simplesmente não cogito em comprar nenhuma câmera que tenha a interface primária em touch.
A única que ainda aturo é a Panasonic G2, mas porque é possível não usar toque se não quiser.


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #32 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 17:44:14
Pois é. Eu simplesmente não cogito em comprar nenhuma câmera que tenha a interface primária em touch.
A única que ainda aturo é a Panasonic G2, mas porque é possível não usar toque se não quiser.

Mas qualquer câmera pode-se optar por não usar o Touch...
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 19:51:42
Mas qualquer câmera pode-se optar por não usar o Touch...

Ai você cai no inferno dantesco dos menus bebados da Olympus e em um Super panel que dá o dobro do trabalho de usar.
Só você pegando os dois sistemas e vendo lado a lado que você entenderá.


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #34 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 21:45:54
Ai você cai no inferno dantesco dos menus bebados da Olympus e em um Super panel que dá o dobro do trabalho de usar.
Só você pegando os dois sistemas e vendo lado a lado que você entenderá.

Cara eu já usei outras câmeras e não me achei nos menus delas.... como disse lá no início quem começou em digital com Olympus já está acostumado e até gosta, como é o meu caso, dos menus dela. Posso ser o único mas gosto do Super panel, o que posso fazer, deixar de gostar por decreto?
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 15 de Fevereiro de 2017, 22:16:58
Cara eu já usei outras câmeras e não me achei nos menus delas.... como disse lá no início quem começou em digital com Olympus já está acostumado e até gosta, como é o meu caso, dos menus dela. Posso ser o único mas gosto do Super panel, o que posso fazer, deixar de gostar por decreto?

Caro que não. Gosto é gosto, senão ninguém compraria Nikon  :D :D :D


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 23:52:34
O pior é que lembrando agora vi pelo menos 5 casos de IBIS pifado. E-M10, E-M1, Pentax K30, uma Sony que não lembro o modelo e Minolta 7D. Isso dá medo, tenho duas Pentax. A Minolta 7D era de um amigo que deixou a câmera cair durante uma viagem ao Marrocos. Imagina ter que ficar carregando as lentes sem poder usar a câmera ? Ligava a danada e ficava fazendo um bzzzzzzzzz e não liberava. Sorte que ele levou uma câmera de filme.

Realmente é um baita avanço, muito bacana mesmo. Mas não sei se no uso prático é algo muito relevante.

Por exemplo, gosto muito de noturnas e algumas situações de baixa luz extremas. Geralmente são fotos muito técnicas que não dá para confiar nem no fotometro, sempre tem que dar uma compensada para menos, não importa qual câmera estiver usando, seja Pentax, Olympus, Panasonic, Nikon, Canon...

Vamos pelo exemplo clássico de uma rua iluminada a noite, tipo luzes de natal. Isso dá mais ou menos EV6 para ISO 800, que qualquer câmera decente vai na boa. Isso dá 1/8s com abertura 2.8, mais do que o suficiente para um OIS ou IBIS antigo segurar. Uma rua bem iluminada dá EV 10 / ISO 800 (2 pontos a mais de luz). Fotos dentro de catedrais dão normalmente EV8-10, nada que um sistema básico não segure. Leve em consideração ainda que câmeras tipo as Fujis vão na boa a ISO 3200, e os raws se bem processados aguentam até 6400 sem maiores problemas. Fiz muitas fotos de rua a noite com a E-M10, K5-II e G2  sem o menor problema.

Acho que a utilidade real prática para isso seria com o uso de teles muito longas sem tripé, e mesmo assim se o objeto a ser fotografado esteja imóvel.
É impressionante o IBIS novo segurar acima de 1s mas não vejo isso com algo indispensável.


P.S.

Me impressionaria muito mais se a bateria das Olympus durasse como as das Fujis ou Panasonics. Isso sim !

A Olympus já aprendeu a fazer menus ou continua com aquela aberração ?

Curiosamente eu ainda nao tinha ouvido mençao a IBIS com defeito,  mesmo consultando quase que diariamente foruns internacionais de MFT (Olympus/Panasonic principalmente). Certamente que deve haver casos, mas pelo que que parece são absolutamente minimos;  de  qualquer forma, a minha também é mais uma opinião fundada em observaçoes particulares, sem dados concretos estatisticos que possam subsidia-la, logo, de muito baixo nivel de confiabilidade. Mesmo assim, por muito pouco  da informaçao que tenho (na realidade, nenhuma fora a sua)  de sites internacionais  sobre defeitos de hardware no IBIS, nunca tive esse tipo de preocupaçao como elemento de  decisao de compra. Por outro lado, faz sentido considerar a assistencia técnica pós garantia em relaçao a potenciais falhas de hardware futuras.  Defeito eventual no IBIS ou em qualquer componente eletronico de cameras que nao Canikon e Fuji (acho),  certamente nao terão conserto no Brasil: se nao tiver como enviar para fora vira descartável, isso é fato. Então, quem quiser usufruir das qualidades de marcas nao tradicionais no Brasil,   tem que estar ciente dessa desvantagem. Particularmente nao me preocupo, confio na robustez das cameras Olympus que uso, marca que honra 100% a garantia internacional no Brasil. O que parece mais sujeito a defeitos sao as lentes, sobretudo os flat cables das zoons, mas isso acontece com todas as marcas, invarialvelmente, segundo técnicos especializados. Já tive uns 3 casos de problemas, 2 deles enviados para fora do país e outro com tentativa de conserto por aqui, uma zoom de kit, aguardado a peça desde julho do ano passado. Só nao mandei para fora pq é uma lente barata e acho q nao compensa, além do que o técnico disse que arrumaria a peça, mas "começo"  a acreditar que fui ludibriado, depois de mais de 6 meses.. :D

Em relaçao ao uso prático do IBIS só posso dizer uma coisa: há muito, muito tempo mesmo nao uso tripé. Já consegui 4 segundos (nao 1/4s) na E-M5 mk II algumas vezes (com lente fixa de 50mm equivalente). Fotos noturnas  e qualquer ambiente de baixa luz é tranquilo, 100% de aproveitamento. Flash só uso em macro e tripé nunca, portanto IBIS para o meu uso é fundamental. Nunca comparei, mas o estabilizador optico parece ficar em patamar abaixo, o proprio artigo mencionado no tópico mostra isso, considerando que ele compara cameras concorrentes tops com lentes idem, sendo a da Fuji considerada pelo autor como a de melhor estabilizador optico desse fabricante. Enfim, um baita recurso que nao deve preocupar ninguem em termos de defeito provavel, como fator determinante para nao compra, pelo contrário. Deve preocupar, sim, demais defeitos tipicos, principalmente aqueles que afetam determinados modelos..

Ah, os menus da Panasonic são muiito mais fáceis de lidar, principalmente no primeiro contato, tudo é mais intuitivo, nem precisa de manual. Já os da Olympus exigem ler o manual e um tempo para assimilar tudo, o que incomoda muita gente  :D Eu nem ligo mais, foco nas qualidades e recursos  da camera, alguns dos quais nao se encontram em nenhuma outra..
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2017, 00:14:47 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #37 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 00:09:23
Em relaçao ao uso prático do IBIS só posso dizer uma coisa: há muito, muito tempo mesmo nao uso tripé. Já consegui 4 segundos (nao 1/4s) na E-M5 mk II algumas vezes (com lente fixa de 50mm equivalente). Fotos noturnas  e qualquer ambiente de baixa luz é tranquilo, 100% de aproveitamento. Flash só uso em macro e tripé nunca, portanto IBIS para o meu uso é fundamental. Nunca comparei, mas o estabilizador optico parece ficar em patamar abaixo, o proprio artigo mencionado no tópico mostra isso, considerando que ele compara cameras concorrentes tops com lentes idem, sendo a da Fuji considerada pelo autor como a de melhor estabilizador optico desse fabricante. Enfim, um baita recurso que nao deve preocupar ninguem em termos de defeito provavel, como fator determinante para nao compra, pelo contrário. Deve preocupar, sim, demais defeitos tipicos, principalmente aqueles que afetam determinados modelos..

Ah, os menus da Panasonic são muiito mais fáceis de lidar, principalmente no primeiro contato, tudo é mais intuitivo, nem precisa de manual. Já os da Olympus exigem ler o manual e um tempo para assimilar tudo, o que incomoda muita gente  :D Eu nem ligo mais, foco nas qualidades e recursos  da camera, alguns dos quais nao se encontra em nenhuma outra..

2x
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot