Autor Tópico: Fotômetro R$89,00 Marcado Livre é seria muito fraco?  (Lida 2480 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Novembro de 2016, 11:23:48
Oi gente!

Eu não tenho R$1.000, achei um fotometro baratinho no mercado livre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717306826-fotometro-hs1010a-lcd-light-meter-200000-lux-_JM a R$89,00
Muito barato

Descrição:
Fotometro HS1010A Lcd Light Meter 200.000 lux

O lux medidor pode medir até 200.000 lux. É usada para verificar o nível de luminância, de luminância é uma medida da quantidade de luz que incide sobre uma superfície. Este gadget conveniente é amplamente utilizado em muitas áreas, tais como a construção, inspeção, fotografia e etc
características:
200.000 Lux Digital LCD bolso Light Meter Lux / Tester Medida FC
Faixa de medição de alta precisão ampla
Selecção automática nível de medição
Medição máxima e mínima
LUX / FC unidade de selecção
Retenção de dados
Gravação automática de dados
especificações:
Cor: preto e vermelho
Faixa de medição: 2000/20000/200000 Lux; 200/2000/20000 Fc
Resolução: 1 Lux/0.1FC
Precisão: ± 4% ± 10dgts (<10000Lux) ± 5% ± 10dgts (> 10000Lux)
Repetibilidade: ± 2%
Frequência de amostragem: 2 / s
Fonte de alimentação: 2 pilhas AAA (não incluídas)

Bom, ele só mede a luz e nada mais, com uma função da luz máxima no caso o flash. 

Ele serveria para eu medir a potência do flash para fotos internas dentro de casa? Tipo pego uma tabela, iso, velocidade, abertura e potência do flash, bem no estilo tudo na ponta do lapis, e dai faço os cálculos para obter a potência que iria precisar para uma boa foto. 

Pelo que eu me lembro, basta ter a quantidade de luz local e mais uma série de cálculos para obter o quanto o flash deveria usar para ter o suficiente de luz. Não é um bicho de 7 cabeças, só de 5.  :) Se ele medir a luz corretamente, o restante eu mesmo calculo.



A pergunta é, com este fotometro eu poderia fazer todo o calculo manual da potencia do flash, ou as qualidades dele são muito ruins tipo "FRACO" que não iria conseguir medir a luz dentro de casa ou em qualquer outro lugar.


Obrigado.
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2016, 15:11:06
Não serve. Você precisa de um fotometro especifico para flash, tipo flashmeter.
Esse aí so mede luz contínua e a finalidade dele é outra.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2016, 21:29:25
Até pode usar, mas pode vai ser lá muito prático, você vai precisar sempre converter as leituras de Lux para Foot Candle e depois para EV, para assim determinar a conjunção de ISO, Abertura e Velocidade.
Fazer os cálculos na mão, como há 10 anos era contra producente, mas hoje, certamente você já deve encontrar app's para Android e iOS para carregar no celular. Mas um (bom) fotômetro ainda é o melhor investimento.   
« Última modificação: 01 de Novembro de 2016, 21:29:52 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2016, 23:22:51
Até pode usar, mas pode vai ser lá muito prático, você vai precisar sempre converter as leituras de Lux para Foot Candle e depois para EV, para assim determinar a conjunção de ISO, Abertura e Velocidade.
Fazer os cálculos na mão, como há 10 anos era contra producente, mas hoje, certamente você já deve encontrar app's para Android e iOS para carregar no celular. Mas um (bom) fotômetro ainda é o melhor investimento.   


Oi Mestaky!

Calcular na mão é só maneira de falar, eu pretendo escrever um código que faça isto por mim. Já baixei alguns aplicativos para isto, não gostei de nenhum, inclusive nenhum tinha meu flash pré-cadastrado, todos eles eram muito confusos. Prefiro eu mesmo criar o meu, vai ser legal gastar um tempo nisto.

Eu já li a respeito de como fazer os cálculos, mas foi a mais de um ano. Eu sinceramente, não me lembro mais nada, preciso descobrir  como fazer isto manualmente primeiro para depois poder criar um programa.

Mas eu achava que o valor lido do fotômetro era universal, tipo todos fotômetros faziam a mesma leitura na "mesma medida".  Será que a conversão de LUX para a medida final que é usada nos cálculos do flash, não iria provocar perdas significativas, que iriam atrapalhar o resultado final?

Então quanto ao aparelhinho, será que esta faixa que ele trabalha:

Faixa de medição: 2000/20000/200000 Lux; 200/2000/20000 Fc
Resolução: 1 Lux/0.1FC
Precisão: ± 4% ± 10dgts (<10000Lux) ± 5% ± 10dgts (> 10000Lux)

Conseguiria medir uma luz fraca, tipo uma sala iluminada com lampada 60W ou uma luz forte como um salão de festas bem iluminado?


Alguém ai sabe onde encontro as fórmulas dos cálculos?

[PS] Eu queria mesmo era comprar um profissional, mas não dá mesmo...

Obrigado!


« Última modificação: 01 de Novembro de 2016, 23:24:32 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2016, 16:32:41
http://www.sekonic.com/brazil/support/evluxfootcandleconversionchart.aspx

Só acho que ele não tem a função de medir flash, só luz contínua.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2016, 19:27:22
 Para brincar pode até valor o teste, mas que é uma gambiarra com certeza é. Chines não é bobo e se funcionasse apenas adicionando uma calculadora já teria feito. Ai tem mais coisa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2016, 21:13:32
Para brincar pode até valor o teste, mas que é uma gambiarra com certeza é. Chines não é bobo e se funcionasse apenas adicionando uma calculadora já teria feito. Ai tem mais coisa.

Bem pensado.

Li por ai que sunny 16 são 15EV, com essa tabela de EV pra LUX daria pra calcular qualquer combinação de iso e f/stop.
Seria legal um teste pra ver se bate na prática.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2016, 21:19:36 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2016, 00:39:46
Citar
Para brincar pode até valor o teste, mas que é uma gambiarra com certeza é. Chines não é bobo e se funcionasse apenas adicionando uma calculadora já teria feito. Ai tem mais coisa.

Oi gente!

Eu estava aqui viajando nas inúmeras possibilidades que se abririam depois de "tudo pronto", mas realmente, deve ser bem mais complexo do que só criar uma calculadora, isto tem rasão. Bem observado, se fosse fácil já teriam feito.  OU então, teriam criado o fotômetro, que faz os cálculos mais exatos não é?

Em fim, só me faltam os benditos cálculos!  Tenho lido bastante sobre o assunto, mas achei um pedaço de fórmula aqui, e outro pedaço ali é um quebra cabeça e tanto...

Pela tabela do número guia do flash tem a potência e a distância em metros. Através dela, pode calcular a abertura também com ng/distância = abertura.  Tá, mas e ai? Onde é que vai entrar o fotômetro??? A fórmula não seria esta.  :ponder:

Esta ai só serve para tirar uma foto +- boa (na teoria).


Valeu!

Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2016, 21:19:21
Aquele link que eu postei acima tem o início todo mastigado, depois daquilo a única coisa que você precisa é um EV Chart.



Era assim que funcionavam os Exposure Wheel's de antigamente, antes de existir iOS, Android, kkkkk.

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com