Olá pessoal. Acompanho postagens do fórum há algum tempo e hoje resolvi me cadastrar pra compartilhar com vocês um problema com minha Canon Powershot SX40 HS.
Comprei a mesma em Maio de 2012, ótima câmera, amei, recomendei pra todo mundo... enfim. Sempre fui muito cuidadosa com meus equipamentos e depois de ter adquirido duas câmeras SONY (que nunca deram problema), resolvi comprar a inovadora e tão recomendada Canon SX40 HS. Em junho de 2013 ela apresentou um primeiro problema: quando eu usava o zoom dela, a lente trepidava levemente e quando chegava à um certo zoom aparecia a mensagem na tela: "Erro de objectiva. Apaga automaticamente. Reiniciar câmera." e desligava sozinha. Não era sempre que isso acontecia, às vezes era só reiniciá-la que ela voltava ao normal. Enviei para a Canon do Brasil, que me atenderam muito bem por sinal, e quando eles testaram, ela não apresentou nenhum defeito e não gerou esse problema que aconteceu comigo. No relatório me disseram que não apresentou nenhum defeito e que se acontecesse isso de novo teria que trocar o Bloco óptico da câmera, o que, pela minha pesquisa, é o preço de uma câmera nova.
Fui usando a câmera "na manha" mas agora chegou no limite. Não consigo mais usar o zoom dela. E quando digo que não consigo usar o zoom, é porque só posso usar a câmera no modo que ela liga, SEM MEXER NO BOTÃO DO ZOOM. Quando dou o mínimo de zoom que ela tem, a câmera não foca nada, isso quando ela não liga já desfocada, o que acontece bastante também. Toda vez que mexo no botão do zoom a lente trepida demais e faz barulho, um ruído... quando chega em um zoom de 2.0m ela dá um bip, desliga sozinha e dá o mesmo aviso de sempre: "erro de objectiva..."
Pesquisei sobre e vi que várias câmeras da Canon apresentaram o mesmo problema, inclusive nas S100 com número de "30xxx" à "41xxx" se não me engano, houve recall.
Comprei a câmera justamente pelo zoom fantástico que ela oferece e não estou podendo usar.
Algum de vocês pode me ajudar? Já aconteceu o mesmo problema com uma SX40 HS de alguém, ou similares?
Pensei em enviar novamente para a Canon (pois agora o erro acontece TODA VEZ que ligo a câmera).