Autor Tópico: Fuji X70: impressões pessoais no uso prático  (Lida 10059 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Novembro de 2016, 18:53:12
Muito bacana seu review, Bucephalus, e as fotos também estão ótimas.

Tenho estado bem inclinado a ir para a Fuji também, adoro a minha 5Dc mas o tamanho dela tem me incomodado para as fotos de rua. No meu caso estou pensando na X-E2 por esta ter o EVF, tenho receio de não me acostumar a usar apenas o LCD. Mas o sensor acredito ser o mesmo, seu review me deu mais certeza para a troca.  :ok:

Nem fala, a 5D é muito pesada e cansativa de usar. O sensor maior também significa lentes mais longas para o mesmo ângulo de visão, o que significa um DOF mais curto com foco mais difícil de ser feito por zonas.

Eu vi a X-E2S na loja quando fui comprar a X70 e ela me pareceu bem pequena, tirando a lente 18-55 que estava montada nela. Se colocar uma lente pancake a X-E2 fica bem compacta. Acho que essa é a melhor opção pra quem quer o sensor X-Trans com EVF -- ou então uma X100 :)

Muito bom o review e belas fotos Bucephalus!
Realmente a   X70 parece mesmo ideal para street, compacta e de alta qualidade. Uma limitaçao  para o meu gosto, diga-se,  tanto nela qto na Ricoh, é a falta de estabilizador de imagem (na lente ou corpo), o que pode complicar em situaçoes de baixa luz com câmera nas mãos. Seria perfeita se permitisse troca de lentes, de resto é Dez, um mini-tanque em robustez.

Pro meu uso pessoal a falta de estabilizador não é muito grande. Meu maior problema não é tremer a câmera na mão, mas sim as ter borrões quando as pessoas se movem, e isso o um estabilizador não resolve. Somente ISO alto cura esse problema, que foi uma motivação pra pegar essa X70 no lugar da minha Sigma.

Quanto à falta de flexibilidade com lentes, isso eu também pensei bem antes. Ainda vou usar minha 5D quando precisar de diferentes distâncias focais, e na rua é bem melhor manter sempre a mesma distância focal do que ficar trocando constantemente (você memoriza o enquadramento e consegue se posicionar na cena sem nem olhar no LCD/viewfinder se usar sempre a mesma lente).

Até cheguei a pensar em pegar uma mirrorless Sony, Panasonic ou Olympus, mas realmente não queria e não precisava de lentes intercambiáveis, então me decidi por uma compacta fixa mesmo  :)


anacariane

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #16 Online: 03 de Novembro de 2016, 19:29:53
Show! Aproveite bastante a câmera  :)

Quando eu escrevi esse review eu só esta com a câmera a 2 dias  :D


Olha, se seu problema são fotos fora de foco ou borradas, esse método resolve. É o que fotógrafos de rua tem usado por mais de meia década, desde a época de filme  ;)

Caraca só 2 dias, faz outro depois de 1 mês então! Ahahahaha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #17 Online: 03 de Novembro de 2016, 20:14:38
Olha, se seu problema são fotos fora de foco ou borradas, esse método resolve. É o que fotógrafos de rua tem usado por mais de meia década, desde a época de filme  ;)

Imagino que seja um método conhecido. Eu que nunca pesquisei. Nunca tinha tido interesse em fazer street antes. A Fuji despertou essa vontade. Já venci a primeira barreira que é andar com a câmera na rua. Nem todas as fotos que fiz saem fora de foco porque estava usando AF-C enquanto caminho. Estava funcionando bem até. Hoje testei esse método e descobri que tenho que ler mais sobre ele, hehehehe. Joguei todas as fotos fora! Amanhã tento de novo!


Sent from my iPhone using Tapatalk


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2016, 20:24:23
Caraca só 2 dias, faz outro depois de 1 mês então! Ahahahaha

 :D

Pois é, vai que depois de 1 mês eu estou odiando a câmera! Mas depois de dois dias (e em torno de 100 fotos) eu decidi que ela é excelente pro meu uso.

Ainda estão faltando alguns aspectos, tipo o desempenho dela em baixa luz. Eventualmente eu atualizo as minhas impressões dela.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Novembro de 2016, 20:29:01
Imagino que seja um método conhecido. Eu que nunca pesquisei. Nunca tinha tido interesse em fazer street antes. A Fuji despertou essa vontade. Já venci a primeira barreira que é andar com a câmera na rua. Nem todas as fotos que fiz saem fora de foco porque estava usando AF-C enquanto caminho. Estava funcionando bem até. Hoje testei esse método e descobri que tenho que ler mais sobre ele, hehehehe. Joguei todas as fotos fora! Amanhã tento de novo!

Ooops, acontece! Esqueci de dizer que essa técnica funciona melhor com lentes angulares, tipo de 35mm pra baixo. Se for usar uma 56mm, não rola (não sei se esse foi o seu caso).

Mas se usar o AF-C funciona para você, não mude. Acho que a vantagem de usar o foco manual por zonas é que você elimina um elemento com o qual teria que ficar se preocupando, e pode se concentrar exclusivamente em visualizar cenas, pessoas e enquadramentos. Mas se o AF é rápido o suficiente ao ponto de esquecer que ele existe, ótimo  :)


anacariane

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #20 Online: 03 de Novembro de 2016, 22:28:32
Imagino que seja um método conhecido. Eu que nunca pesquisei. Nunca tinha tido interesse em fazer street antes. A Fuji despertou essa vontade. Já venci a primeira barreira que é andar com a câmera na rua. Nem todas as fotos que fiz saem fora de foco porque estava usando AF-C enquanto caminho. Estava funcionando bem até. Hoje testei esse método e descobri que tenho que ler mais sobre ele, hehehehe. Joguei todas as fotos fora! Amanhã tento de novo!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Quero testar esse sistema também!!!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


anacariane

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #21 Online: 03 de Novembro de 2016, 22:33:37
:D

Pois é, vai que depois de 1 mês eu estou odiando a câmera! Mas depois de dois dias (e em torno de 100 fotos) eu decidi que ela é excelente pro meu uso.

Ainda estão faltando alguns aspectos, tipo o desempenho dela em baixa luz. Eventualmente eu atualizo as minhas impressões dela.

Ah certeza, vc vai sempre atualizando!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #22 Online: 04 de Novembro de 2016, 21:25:38
Estou gostando muito dela. Tenho certeza que a Ricoh GR é tão boa quanto -- isso se não for melhor, pois em vários reviews diferentes eu pude ver que a Ricoh tem mais nitidez e menos ruído que a Fuji! Não que isso importe muito pra mim, pois a Fuji tem imagem bastante boa, mas a GR parece ser ainda melhor.

Vi na sua assinatura que você tem uma Ricoh GR. Quais são as suas impressões dela?

Coisas que gosto na GR: pegada bem agradável, com apenas 215 gramas de peso (mais 25g da bateria), um centímetro mais estreita que a X70, operação completa com uma única mão, função snap focus (onde vc fixa a distância para o objeto) e a lente, que é muito nítida. Aprendi também a apreciar o look caracterísitico dela, depois do usar por um tempo. Interessante que é uma camera que tem uma história de 20 anos, que vem desde o filme.

Uma coisa que não é muito legal é o fato da lente ser retrátil, pois facilita a entrada de poeira e sempre existe o receio de um dia o motorzinho parar de funcionar, apesar que ainda não vi relatos a esse respeito. Mas foi uma solução pra deixá-la menor, então tem seu propósito. Se for só pra ver as fotos tiradas ou mexer nos menus, existe a opção de ligá-la sem acionar a lente, o que é bom. O autofoco também não é dos mais rápidos, mas é bem aceitável.

Minha impressão é que em ISO alto as duas se equivalem, ou talvez a Fuji leve uma certa vantagem. Alguns exemplos meus com a GR nos ISOs 3200, 8000 e 25600. Tem mais nesse álbum.

E gosto dos azuis da Fuji e dos vermelhos da Ricoh. :)
  vimeo     flickr     insta


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Novembro de 2016, 01:18:30
Fuji X70 no uso

Ainda que a composição tenha cortado a cabeça do rapaz, sei que trata-se de uma foto descompromissada, e portanto, estou relevando este. Fiquei sim, foi impressionado com a nitidez e a fidelidade de cores desta câmera/lente. O azul desse céu aí tá lindo.
Que mal me pergunte: teve algum tratamento ?


ISO 200, f/7.1


As minhas maiores motivações para comprar uma nova compacta são: maior automação (principalmente ISO automático) e melhor desempenho em altos ISOs.

A forma como eu estou usando a Fuji na rua é a seguinte: coloco o dial de velocidade em 1/1000s, coloco a abertura da lente em torno de f/7, e coloco a câmera no foco manual. Ao utilizar o foco manual, uma escala de distância aparece na tela. Giro o controle de foco até 1,5 metro, e isso me da um bom DOF para focar por zona, deixando tudo em foco num campo de +/- 1 metro na minha frente até 3 metros depois.

Uma coisa legal da Fuji é que no modo manual a escala de distância apresenta também uma escala da profundidade de campo, que muda de acordo com a abertura e a distância focada. Dá pra ver que a Fuji realmente pensou nos fotógrafos de rua que fazem foco por zona ao desenhar essa câmera.

Entretanto, eu acho que a escala da Fuji é bem conservadora e mostra um DOF menor que o real. Qualquer calculadora de DOF online indica que a profundidade de campo é bem maior do que a própria câmera aponta pra uma certa abertura e distância.

Deixando a velocidade e abertura fixos, eu coloco o ISO no automático, e basicamente a câmera calcula a exposição ideal variando a sensibilidade do sensor. A abertura de f/7 me garante bom foco sem precisar focar, a velocidade de 1/1000s me garante nitidez para congelar movimentos, e esse sensor foderaço me garante boa qualidade de imagem até o limite nativo de ISO 6400.


ISO 250, f/7.1


Se a luz estiver ruim, ou se eu tiver certeza de que o assunto não vai se mover, eu posso girar o dial algumas posições para 1/500, 1/250 ou 1/125, e garantir que a câmera vai usar um ISO menor. Se eu quiser um DOF mais profundo para enquadra diferentes plano, giro o anel para f/16; se quiser isolar um assunto em primeiro plano, giro o anel para f/2.8. Simples assim.

Uma vantagem muito conhecida da Ricoh GR para fotografia de rua, porém, é a função "snap focus": você utiliza o AF normalmente (pressionando o disparador pela metade), mas se quiser foco instantâneo você pode simplesmente pressionar o botão completamente e a câmera pula para uma distância de foco pre-programa, e você faz foco por zona instantaneamente, sem precisar ficar alternando entre AF e MF.

Achei que essa seria uma desvantagem da Fuji, mas adivinha? Ela tem uma função parecida com o snap focus da Ricoh! Mesmo estando em modo manual, você pode pressionar o botão de travamento da exposição automática, e a câmera vai fazer AF, mesmo estando em modo de foco manual! E, no momento seguinte, você pode agarrar o anel de foco e voltar a controlar o foco manualmente, sem precisar ficar mudando entre AF e MF. Genial, a Fuji precisa divulgar mais esse recurso!


ISO 200, f/7.1


A tela articulada é uma baita mão na roda para fotografar na rua. Com uma DSLR ou com uma câmera com EVF, você teria que trazer a câmera até os olhos, e isso chama bastante a atenção da pessoa sendo fotografada. Até mesmo com uma LCD fixo você precisa erguer a câmera.

Com a tela móvel posicionada a 90 graus eu posiciono a câmera na altura do peito e olho para baixo, como se estivesse usando uma câmera de médio formato de filme que tem um viewfinder aberto por cima.


ISO 640, f/7.1

Embaixo da luz forte a tela de LCD fica um pouco difícil de enxergar, e existem alguns reflexos, mas nada de horrível. Você perde alguns detalhes da cena, mas ainda consegue ver ela como um todo. Um EVF/OVF é melhor? Sim. Mas acho que as vantagens de ter um LCD móvel com certeza compensam a falta do visor.


ISO 3200, f/7.1

A Fuji vende um visor ótico externo, mas não existe opção de um EVF. Eu sinceramente não vejo a necessidade. A Sigma DP1 tem uma tela verdadeiramente horrível, onde não é possível ver nada, e ela sim precisa de um visor externo.

O LCD também tem função touchscreen, mas eu sinceramente sempre esqueço de usar, e pro meu uso é uma função sem necessidade. Você pode tocar na tela para focar em algum ponto e dispara manualmente, ou pode tocar na tela para focar e tirar a foto; fica aí informação pra quem precisar.


ISO 2000, f/7.1
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Novembro de 2016, 02:07:45
Moderadores,

Me desculpem pela crítica/comentário em local inadequado, logo acima da foto e abaixo do título "Fuji X70 no uso"

Segue, abaixo, o comentário a respeito da primeira foto.

Ainda que a composição tenha cortado a cabeça do rapaz, sei que trata-se de uma foto descompromissada, e portanto, estou relevando este. Fiquei sim, foi impressionado com a nitidez e a fidelidade de cores desta câmera/lente. O azul desse céu aí tá lindo.
Que mal me pergunte: teve algum tratamento ?

Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Novembro de 2016, 02:15:07
Conclusões

Então, eu recomendo essa câmera para quem quer fazer fotografia de rua? COM CERTEZA. Não existiu uma única foto que eu perdi por estar subexposta ou borrada com essa câmera, algo que acontecia com frequência com a DP1 e a 5D, seja por falta de automação ou seja pelos limites do sensor.


ISO 640, f/7.1

Linda esta foto acima: bem nítida, com cores vivas (gosto de saturação !!!) e um belo azul do céu. Dá-lhe Fuji !!!

Essa câmera é a melhor do mundo pra fotografia de rua? Eu não sei. Eu acho que a câmera ideal é aquela que funciona pra você. Tenho certeza que a Ricoh GR também é fantástica, ou uma mirrorless compacta também funciona. Tanto a Ricoh quanto essa Fuji foram pensadas para fotografia de rua, e ambas possuem "leaf shutters" na lente ao invés de obturadores de plano focal na frente do sensor, que sãobem mais barulhentos.


ISO 200, f/5

Existem problemas sérios com essa câmera? Até o momento eu não vi nenhum. O anel de foco é pequeno, e por conta de estar sobrepostou ao anel de abertura da lente, fica meio difícil de alcançar às vezes, mas nada demais. A bateria demora bastante pra carregar, mas pelo menos dura muito. Sinceramente eu não vejo nada de errado com essa câmera, e ela custa o mesmo que a concorrente mais direta, a Ricoh.


ISO 800, f/7.1

Eu comprei essa câmera não porque eu sou um pixel peeper que gosta de ficar lendo review e comprando todo brinquedo novo que é lançado. Eu comprei porque eu realmente precisava de um equipamento mais adequado pra tarefa.


ISO 2500, f/7.1

Moral da história: saia no mundo lá fora e tire fotos, e só compre algo se você realmente precisar. Use o dinheiro economizado pra viajar e curtir a sua câmera, seja ela qual for  :D


ISO 640, f/7.1
« Última modificação: 05 de Novembro de 2016, 02:19:38 por maxcarvalho »
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Novembro de 2016, 19:22:11
O corte na cabeça foi proposital.

Só fiz ajustes de contraste e saturação de cor, e sharpening em jpeg.

Acho as cores da Fuji excelentes, mas se a luz estiver boa a minha 5D ou Sigma DP1 também consegue as mesmas cores se o raw for ajustado direito.


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #27 Online: 06 de Novembro de 2016, 10:41:01
Ooops, acontece! Esqueci de dizer que essa técnica funciona melhor com lentes angulares, tipo de 35mm pra baixo. Se for usar uma 56mm, não rola (não sei se esse foi o seu caso).

Mas se usar o AF-C funciona para você, não mude. Acho que a vantagem de usar o foco manual por zonas é que você elimina um elemento com o qual teria que ficar se preocupando, e pode se concentrar exclusivamente em visualizar cenas, pessoas e enquadramentos. Mas se o AF é rápido o suficiente ao ponto de esquecer que ele existe, ótimo  :)

Eu estava com uma 27mm da Fuji. Gosto dela na rua porque junto com a X-T10 ela fica bem discreta.  Ela equivale a uma 41mm, ou seja, normal e não GA. Mas acabo perdendo foto por usar o autofoco, que nem sempre acerta, ainda mais sem eu olhar o que estou fazendo em algumas situações, seja por fotografar da altura do peito ou por não enxergar o LCD por excesso de sol.


Sent from my iPhone using Tapatalk


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Novembro de 2016, 22:05:49
Algumas conversões em P&B:


ISO 200, f/16



ISO 200, f/8



ISO 640, f/5.6


Dá pra ver um "problema" da câmera: a primeira foto tem um flare esquisito em torno do sol. Isso também acontece na Sigma DP1 e com o iPhone, e imagino que é um artefato por conta do elemento traseiro da lente estar bem próximo do sensor. Dá pra ver também bastante flare na parte inferior da imagem. Na segunda foto dá pra ver um flare que pegou a lente de lado; talvez um parasol ajude.


Um ISO médio-alto em situação de baixa luz:


ISO 1600, f/13


anacariane

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #29 Online: 08 de Novembro de 2016, 09:54:24
Algumas conversões em P&B:


ISO 200, f/16



ISO 200, f/8



ISO 640, f/5.6


Dá pra ver um "problema" da câmera: a primeira foto tem um flare esquisito em torno do sol. Isso também acontece na Sigma DP1 e com o iPhone, e imagino que é um artefato por conta do elemento traseiro da lente estar bem próximo do sensor. Dá pra ver também bastante flare na parte inferior da imagem. Na segunda foto dá pra ver um flare que pegou a lente de lado; talvez um parasol ajude.


Um ISO médio-alto em situação de baixa luz:


ISO 1600, f/13


Eu comprei um parasol de 20 dólares na Amazon bem legal, talvez sirva pra você e resolva esses problemas de flores!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk