Vou postar aqui porque não sei de outro lugar onde seria apropriado: Adobe Camera Raw 8.5 vs Irident Developer (versão mais recente) para processar os raws da Fuji X70.
Vi muita gente falando que ACR/LR não consegue processar os raw Fuji X-Trans de forma descente, e resolvi baixar o Irident pra ver o que eu estou perdendo.
1. Nitidez(ISO 200)
Método: Ajustei os padrões de luz/contraste ao meu gosto em cada programa. Olhando em 100% eu ajustei o sharpening até um nível aceitável em cada um. Tanto no ACR quanto no Irident eu desativei a redução de ruído. Exportei ambos na melhor qualidade possível de jpeg.
Crop de 100% (ai meu Deus, porque ficar analisando crop de 100%?):
http://i.cubeupload.com/xijTYz.jpgBeleza, o Irident extrai muito mais detalhes. Mas acho que isso é mais um defeito do ACR do que um mérito do Irident: já vi que qualquer outro programa extrai mais detalhes do que o ACR, e não só com o X-Trans mas também com sensor Foveon e Bayer.
Não acho que essa diferença de nitidez seja uma vantagem tão grande se as fotos forem usadas somente para postar na internet. Até em tamanhos razoavelmente grandes, tipo 2000px do lado maior, eu não acho que a vantagem do Irident seja tão evidente assim. Talvez o esquema seja outro para impressão, mas na tela do computador tanto faz pro meu gosto pessoal.
2. Luzes, sombras, cores(ISO 400)
Segundo teste, mais global, envolvendo ajustes de luzes e sombras e avaliações subjetivas.
Método: ajustei luzes, sombras, saturação e todo o resto ao meu gosto pessoal, separadamente em cada programa. Não tentei fazer uma foto ficar igual a outra, só ajustei até tentar atingir meu gosto pessoal (dentro dos limites de cada editor). Exportei ambos na melhor qualidade possível de jpeg.
Aqui é o como o jpeg sai de cada programa. Fiz o resize para 2000px no Photoshop:
Irident
http://i.cubeupload.com/MZjMto.jpgACR
http://i.cubeupload.com/MwA2q9.jpgFoi muito difícil (ou impossível) conseguir sombras profundas no Irident sem subexpor os outros tons. O Irident também recuperou menos as altas luzes. No final a foto ficou com uma cara meio opaca, sem contraste. No Camera Raw eu consegui bem mais contraste e explorar mais a latitude da imagem.
Continuando o teste, eu tratei as imagens no meu workflow normal: abri os jpeg no Photoshop, fiz alguns ajustes usando os plugins da Nik ao meu gosto pessoal, dei resize pra 2000 x 1333px e apliquei o output sharpening da Nik também ao meu gosto pessoal.
Acho que essa parte é mais um teste "do mundo real", simulando o que eu faria em condições de uso normal.
Irident
http://i.cubeupload.com/1eRNGt.jpgACR
http://i.cubeupload.com/1brfKV.jpgOs ajustes em jpeg melhoraram um pouco a falta de contraste do Irident, mas ainda fica aquém da imagem gerada pelo ACR. O Irident gerou menos ruído, mas as altas luzes (as nuvens) desenvolveram posterização indesejada na transição de tons.