Autor Tópico: Fuji X70: impressões pessoais no uso prático  (Lida 9989 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 01 de Dezembro de 2016, 08:52:10
Sim, isso é verdade também. Não mencionei uma possível falta de familiaridade, ia inclusive perguntar qual é o segredo do sucesso, pois a minha experiência deixou a desejar.

Mas o software me pareceu bem direto e sem muito fique-trique... o RawTherapee, por exemplo, voce tem que ter um doutorado em computação pra poder usar por completo. O Irident oferece um controle mais profundo que o ACR/LR, mas não é algo absurdo. Fiz de tudo (eu acho) o que podia para tentar aumentar o contraste sem perder a latitude, e não consegui.

Você usa curvas? A melhor forma de obter contraste no Iridient é através das Curvas, mas se não quiser usar as curvas pode trabalhar com o contraste mesmo e depois ir ajustando nos respectivos brightness das areas que você deseja clarear ou escurecer:

highlights;
midtones;
shadows.

Complementando:

iridient by Carlos C. Sosa, on Flickr

lightroom by Carlos C. Sosa, on Flickr

Fiz apenas ajuste usando curvas em ambos os casos e aplicando 11 de Clarity:

Captura de Tela 2016-12-01 às 9.15.22 AM by Carlos C. Sosa, on Flickr

Captura de Tela 2016-12-01 às 9.15.39 AM by Carlos C. Sosa, on Flickr
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2016, 09:17:48 por cfcsosa »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 01 de Dezembro de 2016, 19:53:34
Sim, usei as curvas, assim como o contraste separado de cada tom de luz. Abri o arquivo novamente, e mudei os parâmetros de recuperação de sombras, altas luzes e contraste (parece que o Irident oferece uns 3 algoritimos para cada), e não mudou nada. Ainda acredito que o ACR consegue uma amplitude dinâmica maior.

Em uma cena com luzes equilibradas pode ser jogo usar o Irident, mas se for preciso ajustar luzes/sombras eu acho o ACR melhor. Nesse aspecto o ACR parece ser melhor que outros que testei; o RawTherapee também sofre do mesmo problema do Irident de não ter o mesmo alcance.