Autor Tópico: Retratos X-Trans ao molho Classic Chrome Filter  (Lida 1944 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 02 de Novembro de 2016, 23:58:21
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2016, 00:49:11
Interessante. Só queria saber qual diabo de filme esse classic chrome simula. Não me lembro de nenhum cromo de tão baixo contraste, e olha que eu já usei de tudo em matéria de filme.... Lembra vagamente um Fuji Sensia 400 ou um Ektachrome 160T


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2016, 09:21:12
perfeito


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2016, 13:59:46
aí não tem só classic chrome, né? Me pareceu 25% filtro nativo da fuji 75% de toque pessoal

Nesse sentido você matou a simulação. Não muito a ver com o filtro original da fuji
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2016, 14:12:49
aí não tem só classic chrome, né? Me pareceu 25% filtro nativo da fuji 75% de toque pessoal

Nesse sentido você matou a simulação. Não muito a ver com o filtro original da fuji

Pois é. Pensei o mesmo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2016, 18:28:04
Ainda assim, o Classic chrome é um dos perfis menos saturados. Teoricamente teria um contraste tendendo pra mais.


Concordo que a edição ainda não tá essas coisas. Talvez por isso o Thales ainda não tenha gostado da Fuji.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2016, 18:40:45
Usei o perfil do Classic Chrome por causa dos tons da pele que ficam mais agradáveis. Além disso usei meu preset pessoal de baixo contraste que torna que esse look mais flat/acinzentado.

Agora o fato de ter colocado que não me achei na edição está associado a não ter gostado ainda da Fuji não tem relação.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2016, 20:42:05
Pois é Thales, a imagem está com cara de tudo menos de um cromo. É um perfil de medio contraste, mas sem o contraste. Para mim essa fórmula não funciona.

Uma das grandes sacadas da Fuji no tempo do filme foi lançar diversos cromos, com características muito distintas, e para quem nunca usou esses filmes fica complicado entender.

O Astia é o mais adequado para tons de pele, amplamente usado em fotografia de moda.

O Classic Chrome é um Sensia modificado, com menor saturação, mas o contraste é muito maior do que o das fotos apresentadas.

Talvez o ideal para você começar seja usar o modo Provia e usar o DxO Film pack como plugin no Lightroom que você usa, e então experimentar os perfis com mais flexibilidade.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2016, 21:04:48
Pois é Thales, a imagem está com cara de tudo menos de um cromo. É um perfil de medio contraste, mas sem o contraste. Para mim essa fórmula não funciona.

Uma das grandes sacadas da Fuji no tempo do filme foi lançar diversos cromos, com características muito distintas, e para quem nunca usou esses filmes fica complicado entender.

O Astia é o mais adequado para tons de pele, amplamente usado em fotografia de moda.

O Classic Chrome é um Sensia modificado, com menor saturação, mas o contraste é muito maior do que o das fotos apresentadas.

Talvez o ideal para você começar seja usar o modo Provia e usar o DxO Film pack como plugin no Lightroom que você usa, e então experimentar os perfis com mais flexibilidade.
Vou continuar experimentando.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2016, 09:16:55
Não entendo absolutamente nada de filmes, mas mesmo que o tal Classic Chrome estivesse perfeitamente simulado nestes digitais, achei realmente bem "chapado", sem contraste e textura. Certamente um perfil mais neutro, seja simulando os outros filtros que o pessoal mencionou ou um perfil normal do editor, deva melhorar o aspecto geral.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2016, 12:39:39
Usei o perfil do Classic Chrome por causa dos tons da pele que ficam mais agradáveis. Além disso usei meu preset pessoal de baixo contraste que torna que esse look mais flat/acinzentado.

Agora o fato de ter colocado que não me achei na edição está associado a não ter gostado ainda da Fuji não tem relação.

o tom de pele seria ajustável no PS sem ter que usar um pré filtro.

É que quando vc fala que usou classic chrome a gente espera uma imagem com o look do classic chrome. Não o toque pessoal

era mais fácil ter postado a foto sem dizer que usou o preset da fuji uma vez que não tem nada a ver com classic chrome.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2016, 12:42:26
Não entendo absolutamente nada de filmes, mas mesmo que o tal Classic Chrome estivesse perfeitamente simulado nestes digitais, achei realmente bem "chapado", sem contraste e textura. Certamente um perfil mais neutro, seja simulando os outros filtros que o pessoal mencionou ou um perfil normal do editor, deva melhorar o aspecto geral.

Provia, Velvia e Classic Chrome:



certamente contraste era pra ter pelo menos
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2016, 14:01:36
Acho que o equívoco está no título. Na verdade eu usei o Classic Chrome para deixar as cores mais "frias" mas acabei tirando o contraste.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2016, 18:57:11
Agora o fato de ter colocado que não me achei na edição está associado a não ter gostado ainda da Fuji não tem relação.

Imaginei que não tivesse relação. Sei que este sensor é meio chatinho pra manter o detalhe na edição, mas pra fotos deste tamanho, não deveria haver problema.

Mas como depois você esclareceu que além de ter usado o Chrome ainda tirou o contraste propositalmente, imagino que estivesse buscando um resultado parecido com o que obteve.

Enfim, não senti os problemas que você descreveu no outro tópico. Há uma mudança, tanto nos controles, etc., quanto no próprio ritmo de fotografar. Eu particularmente fotografo mais devagar com a Fuji que faria com uma Nikon. Em compensação, minha relação entre fotos boas e todas as fotos aumentou bastante. Se eu fosse profissional, entendo que poderia ser mais complicado, pois há uma pressão grande por resultados mais imediatos. Mas há uma mudança de ritmo que precisa ser aprendida. Não é a mesma coisa, definitivamente.