Autor Tópico: Amanhã será um dia triste: O Google irá encerrar o Panoramio  (Lida 3110 vezes)

Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Online: 03 de Novembro de 2016, 22:45:14
 

O Panoramio é um site espanhol de compartilhamento de fotos geolocalizadas que foi comprado pelo Google em 2007, voltado principalmente para quem gosta de fotografia de paisagem e urbanas, embora também fosse possível fazer upload de outros tipos de fotos (aquele monte de fotinhos que vocês veem no Google Earth ficam hospedadas no Panoramio).

Não é tão conhecido por aqui como o Flickr ou 500px, porém era um site com muitos usuários da Europa e alguns países árabes, principalmente. Apesar da menor popularidade quando comparando com outros serviços, ele tem uma comunidade de usuários muito fiéis.

Apesar de menor, o site tem números consideráveis: 7.4 milhões de usuários e 94.3 milhões de fotos hospedadas, sendo que 11 mil usuários tem cada um mais de mil fotos lá.

E esse ano, desrespeitando todas essas pessoas, o Google decidiu deliberadamente encerrar o Panoramio para forçar os usuários a migrarem para o G+ e o Google Maps. Eles tinham tentado encerrar o site dois anos atrás porém os protestos dos usuários fizeram eles voltarem atrás, porém dessa vez não adiantou.

Eu estava prestes a completar dez anos de Panoramio. Já não participava com tanta frequência, mas ainda assim olhava de vez enquando. Esse site tem uma grande importância para mim pois me motivou a fotografar primeiramente a minha cidade, depois minha região e quando vi já estava viajando pelo estado buscando lugares legais para conhecer e tirar fotos, para posteriormente publicar no Panoramio.

Também conheci muitas pessoas legais lá, de diferentes países... Sem falar em diversos fotógrafos de nível internacional que tinham suas galerias de imagens lá.

Há um clima de despedida no ar. Em muitas fotos, os usuários trocam mensagens do tipo "adeus meus amigos", "foi ótimo compartilhar bons momentos com vocês" e coisas assim.

Mas enfim... fica aí o relato. Creio que coisas assim fazem parte da vida, só nos resta aceitar.

Para quem quiser conhecer o Panoramio em suas últimas horas de vida...

http://www.panoramio.com/map#lt=20.967361&ln=-33.000000&z=15&k=1&a=1&tab=1&pl=all






Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2016, 22:57:47
Bola fora do Google e falta de respeito com todos os usuários que ajudaram a "construir" o panoramio. Podiam sei lá, conceder a administração do site para voluntários manterem.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2016, 23:09:00
Bola fora do Google e falta de respeito com todos os usuários que ajudaram a "construir" o panoramio. Podiam sei lá, conceder a administração do site para voluntários manterem.

Exatamente... Mas no final parece que o fator dinheiro sempre acaba falando mais alto, mesmo que para isso eles desconsiderem a vontade de milhões de pessoas.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, 23:09:55 por Sunriser »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2016, 05:03:37
Vamos fazer uma vaquinha e comprar um HD para o google hospedar o site com as fotos e manter o servico.
:D
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 05:04:07 por C R O I X »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2016, 15:18:11
Isso é mais um lembrete para nunca se contribuir com projetos que estejam nas mãos de empresa.

Por isso sempre digo para ninguém contribuir com alterações no Google Mapas ou Waze. Você está trabalhando de graça para alguém que qualquer hora pode (e vai!) dar uma banana para você.



DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2016, 15:24:51
Isso é mais um lembrete para nunca se contribuir com projetos que estejam nas mãos de empresa.

Por isso sempre digo para ninguém contribuir com alterações no Google Mapas ou Waze. Você está trabalhando de graça para alguém que qualquer hora pode (e vai!) dar uma banana para você.

É um ponto de vista. Por outro lado, agindo assim você descarta os benefícios à comunidade de usuários, advindos dessas contribuições voluntárias.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2016, 17:00:26
É um ponto de vista. Por outro lado, agindo assim você descarta os benefícios à comunidade de usuários, advindos dessas contribuições voluntárias.

Contribua então com projetos abertos em que todos tenham acesso e você não trabalhe de graça para uma empresa que vai colocar no seu uma hora ou outra.
Exemplos:  Mapillary,  Open Street Maps e Track Source (não é 100% aberto mas não está na mão de uma corporação)


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2016, 17:54:51
Contribua então com projetos abertos em que todos tenham acesso e você não trabalhe de graça para uma empresa que vai colocar no seu uma hora ou outra.
Exemplos:  Mapillary,  Open Street Maps e Track Source (não é 100% aberto mas não está na mão de uma corporação)

O Mappilary é um projeto interessante, do qual que eu confesso que nunca tinha ouvido falar (e tem mais a ver com o assunto principal do tópico).

Já Open Street Map e TrackSource são iniciativas fenomenais (já contribuí com o TS), entretanto são "apenas" mapas, e não navegadores. Os únicos navegadores *popularizados* hoje em dia que oferecem dados em tempo real (que é uma função cada vez mais desejável) são o Google Maps e o Waze, e o primeiro só passou a oferecer essa funcionalidade de forma efetiva após a aquisição do Waze pelo Google. Do Google Maps eu não vou nem falar, a burocracia para edição dos mapas é tão grande que qualquer um que não tenha uma paciência oriental consegue contribuir com aquilo.

Eu compartilho da sua opinião quanto às grandes corporações, que de fato estão pouco ligando para o usuário final, só o que interessa é o lucro. Mas eu (e acredito que falo por praticamente toda a comunidade de editores) já contribuía para o Waze muito antes de sequer se cogitar essa aquisição pelo Google, que realmente que não agradou nada. Eles nunca esconderam que adquiriram o Waze apenas pela tecnologia, para incorporá-la ao Google Maps. Mas o que deveríamos fazer? Jogar todo o trabalho já feito para o alto, somente porque o "evil G" se aproximou? Alguns poucos assim o fizeram, mas a esmagadora maioria preferiu continuar contribuindo. Uma debandada geral só prejudicaria à comunidade de usuários, talvez até precipitando o encerramento do Waze pelo Google (uma possibilidade nada pequena, que continua rondando).

Infelizmente (ou felizmente) o mundo não é preto ou branco, esquerda ou direita, corporações ou iniciativas livres. Existem inúmeras variações a considerar, entre esses extremos  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2016, 19:24:38
Mas as fotos se perderam ou foram migradas?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2016, 19:39:49
Mas as fotos se perderam ou foram migradas?

Vão para o album individual de cada um, ou seja, para o publico em geral se perderam.
Durante um ano elas ainda estarão visíveis no Google Earth.

Acho que algumas vão para o Google Maps quando elas estiverem associadas a algum estabelecimento, etc.

Esse é o foco do Google, fazer com que você suba fotos que possam ser usadas nos serviços deles e não algo genérico como o Panoramio. Para pessoas que gostavam de usar Panoramio para, por exemplo, planejar viagens, ferrou.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2016, 20:44:34
Vão para o album individual de cada um, ou seja, para o publico em geral se perderam.
Durante um ano elas ainda estarão visíveis no Google Earth.

Acho que algumas vão para o Google Maps quando elas estiverem associadas a algum estabelecimento, etc.

Esse é o foco do Google, fazer com que você suba fotos que possam ser usadas nos serviços deles e não algo genérico como o Panoramio. Para pessoas que gostavam de usar Panoramio para, por exemplo, planejar viagens, ferrou.

Putz, eu uso direto as fotos do Google Earth para conhecer lugares novos e, posteriormente visitá-los.  :(


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2016, 08:00:10
Putz, eu uso direto as fotos do Google Earth para conhecer lugares novos e, posteriormente visitá-los.  :(

Pois é, não existia melhor ferramenta para isso. Eles colocaram algumas imagns no Google Maps mas isso está anos luz de distância do Panorâmio. O foco deles é ter informações sobre locais onde possam rentabilizar direta ou indiretamente com anúncios.

O jeito agora é se virar com um mix de outras ferramentas que tem localização: 500px, Mapillary, Flickr, etc