Autor Tópico: Grupos de Facebook  (Lida 4477 vezes)

Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Online: 04 de Novembro de 2016, 03:04:56
Eaí, pessoal, tranquilo?

Tô aqui hoje porque me surgiu uma dúvida aqui. Eu participo de alguns grupos no facebook de fotografia, e vez ou outra vejos fotógrafos bem fracos que acham que são a fusão do Sebastião Salgado com o Bresson, e fico ali me coçando pra não alfinetar.
Hoje no entanto eu vi um caso diferente, de uma garota que tem fotos em geral medonhas, mas está lá reclamando que os clientes não querem pagar mais de mil reais pelos ensaios com ela e preferem pagar 100 reais com um concorrente que faz fotos horríveis (segundo ela) e perguntando o que fazer.

OBS: Eu sou muito ruim, apesar de fotografar há 1 ano sou bem iniciante, mas tenho um certo conhecimento teórico pra olhar uma foto e saber quando ela está ruim.

Eu comentei tentando ao máximo não esculachar, não gosto de fazer isso, mas é complicado quando a pessoa não se toca, né? Nesse caso eu queria sinceramente ajudar a pessoa a se tocar, a perceber que o problema não é o preço, são as fotos, mas não soube fazer isso muito bem sem falar na cara.

A dúvida é: Vocês dão pitaco em fotos ruins de gente que se acha boa? Têm alguma história pra contar do tipo? Preferi o Papo Furado justamente porque se alguém responder o tópico aqui, acredito que deve se desvirtuar do assunto fotografia em si.

Não vou deixar o link da página da garota para não difamar, mas se alguém se interessar...
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2016, 04:37:01
Eh possivel e ate facil falar sem  esculachar. Que seria mostrar os aspectos positivos e a dissonancia que ha nesses aspectos. Assim como falar ds dissonancia entre qualidade, standard e gosto que como eu ja disse algumas vezes, julgo serem coisas distintas.

Mas em geral, a maioria das pessoas que criticam fotod na internet sao pessimos criticos. E ter conhecimento tecnico somente nao faz ninguem ser um bom avaliador de qualidade. E acredite, com 1 ano de fotografia, todo mundo acha que sabe muito mais do que realmente sabe, e as vezes querem dar licao de fotografia para quem realmente sabe muito mais.

O que eu escrevi ate aqui nao eh "alfinetada". O fato eh que eh dificil, para nao dizer impossivel, falar do caso em questao sem ver a foto e a critica feita  foto.

Mas algo que posso dizer eh que, o que faz clientes preferir pagar mais um fotografo e nao outro, tem muito menos haver com qualidade das fotos nas sim standards estabelecidos na cultura, moda e epoca.

Lembre que consumidores em geral nao compram coisas mas sim nomes, principalmente para produtos e servicos mais caros.

Caso contrario vc nao veria pessoas comprando produtos falsos das marcas mais famosas. Ou o mais comum, pessoas pagando mais caro por um produto pq tem uma marca estampada, sendo que eh exatamente o mesmo produto da marca mais barata. Mesma fabrica, mesma materia prima, mesmo maquinario e controle de qualidade, so muda a estampa na embalagem e as pessoas pagam muitas vezes mais pela estampa.

Fotografia em bem proximo disso. A maioria dos fotografos usam um standard e visial reconhecivel no mercado ou de algum outro fotografo famoso, as pessoas assim confiam no que ve e pagam mais o que chamam de qualidade, mesmo quando a qualidade eh baixa.

Ja quem aparece com uma qualidade fora do standard, ou fora de um estilo ja famoso ou popular, mesmo sendo muito bom, o publico nao sente confianca.

E por mais que o publico fale que quer algo diferente, no final, o que vende, eh a moda e o padronizado.

Em resumo, ser bom fotografo nao eh sinonimo de ser bom em marketing e nos negocios. E vice-versa.

Alem disso existe a questao do publico alvo. A maioria vai pelo preco mais baixo mesmo, e muitos fotografos tentando entrar no mercado achando que publico eh tudo igual, reclamando que nao vende mas sendo que esta atingindo o publico errado. E atingir o publico correto nem sempre eh facil. Ou ate mesmo descobrir qual eh o seu publico.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, 04:58:33 por C R O I X »


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2016, 09:00:05
Eh possivel e ate facil falar sem  esculachar. Que seria mostrar os aspectos positivos e a dissonancia que ha nesses aspectos. Assim como falar ds dissonancia entre qualidade, standard e gosto que como eu ja disse algumas vezes, julgo serem coisas distintas.

Mas em geral, a maioria das pessoas que criticam fotod na internet sao pessimos criticos. E ter conhecimento tecnico somente nao faz ninguem ser um bom avaliador de qualidade. E acredite, com 1 ano de fotografia, todo mundo acha que sabe muito mais do que realmente sabe, e as vezes querem dar licao de fotografia para quem realmente sabe muito mais.

O que eu escrevi ate aqui nao eh "alfinetada". O fato eh que eh dificil, para nao dizer impossivel, falar do caso em questao sem ver a foto e a critica feita  foto.

Mas algo que posso dizer eh que, o que faz clientes preferir pagar mais um fotografo e nao outro, tem muito menos haver com qualidade das fotos nas sim standards estabelecidos na cultura, moda e epoca.

Lembre que consumidores em geral nao compram coisas mas sim nomes, principalmente para produtos e servicos mais caros.

Caso contrario vc nao veria pessoas comprando produtos falsos das marcas mais famosas. Ou o mais comum, pessoas pagando mais caro por um produto pq tem uma marca estampada, sendo que eh exatamente o mesmo produto da marca mais barata. Mesma fabrica, mesma materia prima, mesmo maquinario e controle de qualidade, so muda a estampa na embalagem e as pessoas pagam muitas vezes mais pela estampa.

Fotografia em bem proximo disso. A maioria dos fotografos usam um standard e visial reconhecivel no mercado ou de algum outro fotografo famoso, as pessoas assim confiam no que ve e pagam mais o que chamam de qualidade, mesmo quando a qualidade eh baixa.

Ja quem aparece com uma qualidade fora do standard, ou fora de um estilo ja famoso ou popular, mesmo sendo muito bom, o publico nao sente confianca.

E por mais que o publico fale que quer algo diferente, no final, o que vende, eh a moda e o padronizado.

Em resumo, ser bom fotografo nao eh sinonimo de ser bom em marketing e nos negocios. E vice-versa.

Alem disso existe a questao do publico alvo. A maioria vai pelo preco mais baixo mesmo, e muitos fotografos tentando entrar no mercado achando que publico eh tudo igual, reclamando que nao vende mas sendo que esta atingindo o publico errado. E atingir o publico correto nem sempre eh facil. Ou ate mesmo descobrir qual eh o seu publico.


Concordo com tudo, principalmente a parte de existir diferença entre qualidade e gosto. Minha observação foi mal interpretada... Não a fiz para mostrar o quanto eu entendo de fotografia, foi o contrário. Eu sou iniciante e sou ruim. Não queria dar a entender que estava sendo arrogante de achar que o que eu faço é bom e o que os outros fazem é ruim, mas acabou parecendo outra coisa. Eu não acho que sei muito, não. Sei muito pouco, isso sim. Hahah

Acho que o que entra em questão aqui é o que é foto boa e foto ruim. Até onde eu sou capaz de enxergar, foto ruim é foto com mal uso de iluminação, fora de foco ou coisas do tipo.
Quando uma foto não tem erros básicos assim, o máximo que eu dou pitaco é em questão de gosto, nunca de qualidade.

Ocorre que as fotos da garota em questão tinham desses erros, era um foco completamente errado em várias fotos, um newborn com poses estranhas e por aí vai.

Isso também me leva a outra questão. Vocês não acham absurdo que  MUITA gente compra uma câmera, e 3 meses depois já está querendo fazer trabalhos remunerados? Quer dizer, todo mundo já foi iniciante um dia, mas quando se trata de vender, o nível exigido é outro. Esses dias fui fotografar uma festa infantil e me surpreendi com minhas fotos, achei elas bem legais pro meu nivel, mas jamais eu pensaria em vende-las, não tenho nível pra isso ainda.

E por ultimo sim, acho que a garota também confundiu o público alvo com a área de atuação... De resto como disse concordo. Valeu!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2016, 09:00:43
Participo de alguns, mas só leio os comentários. Raramente comento algo.

Nem sempre as pessoas estão dispostas e ler críticas, mesmo se for para ajudar.

Leio absurdos como "ter uma câmera reserva é besteira, já cobri 20 casamentos e nunca deu erro", ou pessoas que acabaram de assistir a uns 5 vídeos no Youtube e já se sentirem profissionais... :D

Só fico observando.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2016, 18:30:42
Participo de alguns, mas só leio os comentários. Raramente comento algo.

Nem sempre as pessoas estão dispostas e ler críticas, mesmo se for para ajudar.

Leio absurdos como "ter uma câmera reserva é besteira, já cobri 20 casamentos e nunca deu erro", ou pessoas que acabaram de assistir a uns 5 vídeos no Youtube e já se sentirem profissionais... :D

Só fico observando.

É exatamente disso que eu falo! Acho que falta um pouco de humildade pras pessoas, sabe. E talvez um pouco de bom senso também. Ontem mesmo vi outra pessoa com uma dúvida de como cobrar pra quem está iniciando, e as fotos não são muito boas... Como assim? Se as fotos não são boas, não tem nem que trabalhar com isso...
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2016, 02:32:45
Tem que chegar na voadora:



 :D


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2016, 05:13:47
Não aguentei a curiosidade e fui no perfil desse cara de cima. Puts. Que fotos péssimas. Também sou amador e iniciante mas esse cara é terrivel. Composição horrível, flash estourado na modelo, luz bisonha...

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk



Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2016, 06:08:05
Tem que chegar na voadora:



 :D

HAHAHAHAH
Às vezes dá vontade de fazer isso mesmo. O melhor foi o "beijos de luz no final"  :hysterical: :hysterical:


Não aguentei a curiosidade e fui no perfil desse cara de cima. Puts. Que fotos péssimas. Também sou amador e iniciante mas esse cara é terrivel. Composição horrível, flash estourado na modelo, luz bisonha...

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk



De quem vc está falando? Apesar de dar pra falar isso de mim, acho que não é de mim porque eu não faço ensaios e nem divulgo minhas fotos por aqui... xD

EDIT: Agora que eu entendi que estava falando da tal 87click, fui dar uma olhada também e, bem... É isso que eu falo quando menciono fotos ruins... A noção de luz do fotógrafo é bizarra mesmo, mas pelo menos ele não erra o foco em várias fotos, pelo que eu vi. Se bem que olhando melhor aqui, parece que ele fotografa com o flash a 90º mesmo, quase que como flash embutido.
Po... Não sou a favor de chegar na voadeira como a mulher ali, mas cobrar por esse tipo de foto é foda, viu...
« Última modificação: 05 de Novembro de 2016, 06:14:53 por Rafaeldsr »
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2016, 09:16:57
Ninguem se tocou que esse 87clicks é apenas um fetish....finge que é fotografo prá rolar um clima e pimba....que se dane técnica, luz, enquadramento... o importante é "revelação"
Como fotografo é ingenuo  :D :D :D :D :D :D
« Última modificação: 05 de Novembro de 2016, 09:18:16 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2016, 10:43:14
Ninguem se tocou que esse 87clicks é apenas um fetish....finge que é fotografo prá rolar um clima e pimba....que se dane técnica, luz, enquadramento... o importante é "revelação"
Como fotografo é ingenuo  :D :D :D :D :D :D
Kkkkkkk. É a única explicação. Tirar foto ruim é normal. A maioria das minhas fotos são ruins, mas não ter a noção de perceber que a foto esta péssima, divulgar ela e ainda cobrar.... Não vejo futuro pra um "profissional" assim.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk



Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2016, 12:54:58
Esse 87Click é ruim demais pra ter esse tanto de ensaios, to achando que é ele quem paga pelas sessões (ou essa mulherada está muito sem noção de pagar por isso).

No entanto, pelos comentários da menina que chegou "na voadora" eu esperava algo pior. Tem usuários aqui do fórum que eu considero piores e provavelmente tem mais tempo de fotografia que esse 87Click.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2016, 14:18:28
Fique longe desses grupos de facebook.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2016, 17:10:42

[...]Minha observação foi mal interpretada... Não a fiz para mostrar o quanto eu entendo de fotografia, foi o contrário. Eu sou iniciante e sou ruim. Não queria dar a entender que estava sendo arrogante de achar que o que eu faço é bom e o que os outros fazem é ruim, mas acabou parecendo outra coisa. Eu não acho que sei muito, não. Sei muito pouco, isso sim. Hahah
Nao importa. O que eu escrevi nao foi te julgando ou julgando as suas intencoes, mas sim um comentario geral. Acredito que todos passam por uma fase de acreditar que sabe mais do que sabe, assim como eu passei ou quem sabe ainda acho que eu sei mais do que realmente sei. O que nao quer dizer ser arrogante. Arrogante eh achar que sabe mais que todo mundo o que eh diferente. Por isso que eu disse que o que eu estava escrevendo nao era uma alfinatada a voce, mas uma mera observacao.



Acho que o que entra em questão aqui é o que é foto boa e foto ruim. Até onde eu sou capaz de enxergar, foto ruim é foto com mal uso de iluminação, fora de foco ou coisas do tipo.
Quando uma foto não tem erros básicos assim, o máximo que eu dou pitaco é em questão de gosto, nunca de qualidade.

Ocorre que as fotos da garota em questão tinham desses erros, era um foco completamente errado em várias fotos, um newborn com poses estranhas e por aí vai.
Eu entendo o que vc quer dizer. Mas volto a dizer que nao da para comentar a respeito sem realmente ver a foto criticada. O que tecnicamente pode ser algo ruim, expressivamente pode ate agregar a mensagem. Por isso que eu nao arrisco a falar de problemas em fotos alheias as cegas.



Isso também me leva a outra questão. Vocês não acham absurdo que  MUITA gente compra uma câmera, e 3 meses depois já está querendo fazer trabalhos remunerados? Quer dizer, todo mundo já foi iniciante um dia, mas quando se trata de vender, o nível exigido é outro. Esses dias fui fotografar uma festa infantil e me surpreendi com minhas fotos, achei elas bem legais pro meu nivel, mas jamais eu pensaria em vende-las, não tenho nível pra isso ainda.

E por ultimo sim, acho que a garota também confundiu o público alvo com a área de atuação... De resto como disse concordo. Valeu!

Nao vejo relacao direta entre nao ter muita experiencia e conhecimento com fotografa, e negocios. O negocio da fotografia eh igual quelquer outro negocio. Deixa eu contar uma historia.

Eu trabalhei em um chao de fabrica empacotando produtos para ser despachados para as lojas. Nessa fabrica, durante a hora do almoco, conheci uma mulher que trabalhava no estudio da fabrica, fotografando os produtos para serem impressos nos catalogos que a fabrica manda para as lojas e para o site da empresa. Trocamos nossos websites para vermos um o trabalho do outro, e ela ficou impressionada com o meu trabalho, dizendo que era muito bom.

E entao ela me disse que talvez eu poderia trabalhar no estudio tambem, pq ela mesma nao sabia nada sobre flash, configuracao de camera, etc. Ela disse que um fotografo foi la, deixou a configuracao para eles usarem e eles so apertam o botao, e com medo de mexer em qualquer coisa e desconfigurar, pq ninguem saberia configurar de volta.

No final das contas, o chefe do setor dela falou que eu poderia ir la em uma data, para ver uma palestra que os funcionarios teriam sobre sofografia, e ele poderia me conhecer e talvez, quem sabe, me chamaria para trabalhar la. Mas eu nao botei fe, pq a empresa estava demitindo pessoas, por isso duvidei que iriam contratar um fotografo. Ate mesmo pq se realmente quisessem um segundo fotografo, ou melhor fotografo, ja teriam feito a muito tempo. E no lugar de ir a essa palestra e conhecer o cara, eu prefiri ir em outra entrevista de emprego onde era mais garantido (mas nao como fotografo). Detalhe que a fotografa na empresa fotografa casamentos com certa frequencia.

Qual eh o nom daquele fone de ouvido que esta entre os mais caros e mais bajulados pelos consumidores, mas que esta entre os piores fones de ouvido em se tratando de qualidade? E isso vale para milhares de produtos e servicos mundo a fora.

Com isso, eu quero dizer que nao eh pq elguem faz fotos ruins, que significa que nao conseguira, nao podera ou nao deva ser bem sucedido nos negocios. Na verdade, o mercado esta cheio de fotografos bem sucedios na carreira que sao ruins como fotografo. Assim como tem muitos bons fotografos que nao conseguem ser bom nos negocios.

O negocio da fotografia eh igual quelquer outro negocio. Para se dar bem nos negocios, nao eh boa fotografia que vai decidir seu sucesso. O sucesso esta na propaganda, nos contatos, em achar um resultado que venda, no atendimento ao cliente, na conquista da confianca do cliente, ate mesmo no tamanho do capital de investimento inicial em material, locacao, etc. Afinal, o publico tende a dar mais credibilidade a um fotografo com equipamentos que impressione do que um cara sem endereco comercial, sem cameras que fazem as pessoas arregalar os olhos, etc. Assim como as pessoas tendem a dar mais confianca a um advogado com um terno caro e carrao, do que um advogado com terno desalinhado dirigindo um gurgel.

Mas minha opiniao a respeito eh que nao importa se a pessoa comprou a camera ontem e hoje procura trabalho remunerado. O mercado ira decidir se a pessoa tera sucesso ou nao. Eu acho que nao ha nada de errado em tentar, por mais ruim que seja as fotos dela. Quem sabe ela consiga sucesso nos negocios logo, se continuar tentando e sentindo que tem afinidado para isso.


Por isso eu acho errado alguem falar que a pessoa tem que studar muita fotografia, para ser profissional. Isso eh uma informacao falsa. Quando me perguntam o que devem fazer para entrar na area profissional, eu digo que deve ser bom nos negocios, contabilidade, marketing, atendimento, saber achar o que vende e descobrir publico alvo.

O publico decide se fulano deve e sera profissional, e nao os demais fotografos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2016, 17:22:53
Kkkkkkk. É a única explicação. Tirar foto ruim é normal. A maioria das minhas fotos são ruins, mas não ter a noção de perceber que a foto esta péssima, divulgar ela e ainda cobrar.... Não vejo futuro pra um "profissional" assim.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk
Esse 87Click é ruim demais pra ter esse tanto de ensaios, to achando que é ele quem paga pelas sessões (ou essa mulherada está muito sem noção de pagar por isso).

No entanto, pelos comentários da menina que chegou "na voadora" eu esperava algo pior. Tem usuários aqui do fórum que eu considero piores e provavelmente tem mais tempo de fotografia que esse 87Click.

Terry Richardson eh um dos fotografos mais famosos e requisitados hoje em dia... alguns exemplos do trabalho profissional dele:





« Última modificação: 05 de Novembro de 2016, 17:27:26 por C R O I X »


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2016, 18:20:54
Pra mim não gostei das fotos e se me entregasse essas fotos continuaria achando horrivel. Não conheço o trabalho dele, mas das fotos que você postou achei ruim. Ser famoso não significa ser bom, o fone da Beats é um ótimo exemplo.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk