Autor Tópico: Grupos de Facebook  (Lida 4498 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2016, 19:19:10
Em termos de estilo, o Terry Richardson é o Robert Frank dos tempos modernos.

A galera amadora arranca os cabelos com essa "falta" de técnica deles. Os caras cresceram na escolinha da internet aprendendo a compor pela regra dos terços, vendo foto plastificada no 500px, strobismo com iluminação ridiculamente artificial e forçada o cacete a quatro.

Como assim alguém pode tirar fotos assim e ser famoso? É tudo uma conspiração. O cara tem QI (quem indica). Deve ser filho de alguém importante. Isso mostra que o mundo da moda não entende de fotografia. Todo mundo gosta do cara por modinha. O cara usa uma compacta, nem tem câmera boa e usa o flash pop up! Does not compute. Deu tilt.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #16 Online: 05 de Novembro de 2016, 21:00:57
Também não entendo como alguém tão ruim consegue levar essas meninas a um motel pra fazer fotos. Nem catalogo virtual de meretriz tem foto tão ruim. Até cheguei a pensar olhando algumas fotos que talvez o estilo dele é "trash" e ele é um artista incompreendido, mas aí você olha o conjunto da obra e percebe que ele não tem noção real do que ta fazendo ali.

O problema dele e de muitos iniciantes é o seguinte: Compra uma câmera, começa a fotografar e pensa: "ah, então isso é fotografia?" e acha que pra melhorar ele só precisa é "treinar". Então ele vai lá e fica repetindo a mesma coisa, como se fosse um fotojornalista treinando pra pegar os melhores momentos da ação. E não procura estudar fotografia (afinal, ele já tem uma câmera, e sabe clicar, pra quê estudar né?), e não para pra pensar, refletir, observar as coisas, como a luz funciona, o que é que faz uma fotografia ser visualmente bela, e tudo mais.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 05 de Novembro de 2016, 21:37:30
Pra mim não gostei das fotos e se me entregasse essas fotos continuaria achando horrivel. Não conheço o trabalho dele, mas das fotos que você postou achei ruim. Ser famoso não significa ser bom, o fone da Beats é um ótimo exemplo.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk
Se vc lesse o que eu tinha escrito nesse topico antes...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 05 de Novembro de 2016, 21:48:50


Em termos de estilo, o Terry Richardson é o Robert Frank dos tempos modernos.

A galera amadora arranca os cabelos com essa "falta" de técnica deles. Os caras cresceram na escolinha da internet aprendendo a compor pela regra dos terços, vendo foto plastificada no 500px, strobismo com iluminação ridiculamente artificial e forçada o cacete a quatro.

Como assim alguém pode tirar fotos assim e ser famoso? É tudo uma conspiração. O cara tem QI (quem indica). Deve ser filho de alguém importante. Isso mostra que o mundo da moda não entende de fotografia. Todo mundo gosta do cara por modinha. O cara usa uma compacta, nem tem câmera boa e usa o flash pop up! Does not compute. Deu tilt.

Concordo com o que falas.

Mas na verdade ele eh filho de alguem famoso e tem QI.

Mas o curioso eh que ele tem grande conhecimento e habilifade fotografico, e fez o nome dele antes de migrar para esse estilo. Basta ver os trabalhos anteriores dele.

Mas fotografando dessa maneira que a fama dele explidiu.

As pessoas falam muito sobre ser tecnicamente bom. Mas em geral eh o que menos importa, a nao ser para o mundo comercial da publicidade.

Eh como punk rock. Nao eh sobre habilidade tecnica. E eu gosto de punk rock.


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #19 Online: 05 de Novembro de 2016, 22:20:12
Se vc lesse o que eu tinha escrito nesse topico antes...
Qual parte do que você escreveu?

Do jeito que você colocou ficou parecendo que o 87click é um gênio incompreendido.

Pra mim ( leigo ) a fotografia tem que ou ser agradável aos olhos ou passar uma mensagem. No sujeito do Facebook não vi nenhuma das 2 coisas na "arte" dele.

Sobre o Terry ele pode ser famoso, mas EU não compraria o trabalho dele, achei ruim mesmo que os criticos da fotografia digam o contrário.

Mas lembrando isso é apenas minha opinião.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk



Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #20 Online: 06 de Novembro de 2016, 00:35:19
Nao importa. O que eu escrevi nao foi te julgando ou julgando as suas intencoes, mas sim um comentario geral. Acredito que todos passam por uma fase de acreditar que sabe mais do que sabe, assim como eu passei ou quem sabe ainda acho que eu sei mais do que realmente sei. O que nao quer dizer ser arrogante. Arrogante eh achar que sabe mais que todo mundo o que eh diferente. Por isso que eu disse que o que eu estava escrevendo nao era uma alfinatada a voce, mas uma mera observacao.


 Eu entendo o que vc quer dizer. Mas volto a dizer que nao da para comentar a respeito sem realmente ver a foto criticada. O que tecnicamente pode ser algo ruim, expressivamente pode ate agregar a mensagem. Por isso que eu nao arrisco a falar de problemas em fotos alheias as cegas.



Nao vejo relacao direta entre nao ter muita experiencia e conhecimento com fotografa, e negocios. O negocio da fotografia eh igual quelquer outro negocio. Deixa eu contar uma historia.

Eu trabalhei em um chao de fabrica empacotando produtos para ser despachados para as lojas. Nessa fabrica, durante a hora do almoco, conheci uma mulher que trabalhava no estudio da fabrica, fotografando os produtos para serem impressos nos catalogos que a fabrica manda para as lojas e para o site da empresa. Trocamos nossos websites para vermos um o trabalho do outro, e ela ficou impressionada com o meu trabalho, dizendo que era muito bom.

E entao ela me disse que talvez eu poderia trabalhar no estudio tambem, pq ela mesma nao sabia nada sobre flash, configuracao de camera, etc. Ela disse que um fotografo foi la, deixou a configuracao para eles usarem e eles so apertam o botao, e com medo de mexer em qualquer coisa e desconfigurar, pq ninguem saberia configurar de volta.

No final das contas, o chefe do setor dela falou que eu poderia ir la em uma data, para ver uma palestra que os funcionarios teriam sobre sofografia, e ele poderia me conhecer e talvez, quem sabe, me chamaria para trabalhar la. Mas eu nao botei fe, pq a empresa estava demitindo pessoas, por isso duvidei que iriam contratar um fotografo. Ate mesmo pq se realmente quisessem um segundo fotografo, ou melhor fotografo, ja teriam feito a muito tempo. E no lugar de ir a essa palestra e conhecer o cara, eu prefiri ir em outra entrevista de emprego onde era mais garantido (mas nao como fotografo). Detalhe que a fotografa na empresa fotografa casamentos com certa frequencia.

Qual eh o nom daquele fone de ouvido que esta entre os mais caros e mais bajulados pelos consumidores, mas que esta entre os piores fones de ouvido em se tratando de qualidade? E isso vale para milhares de produtos e servicos mundo a fora.

Com isso, eu quero dizer que nao eh pq elguem faz fotos ruins, que significa que nao conseguira, nao podera ou nao deva ser bem sucedido nos negocios. Na verdade, o mercado esta cheio de fotografos bem sucedios na carreira que sao ruins como fotografo. Assim como tem muitos bons fotografos que nao conseguem ser bom nos negocios.

O negocio da fotografia eh igual quelquer outro negocio. Para se dar bem nos negocios, nao eh boa fotografia que vai decidir seu sucesso. O sucesso esta na propaganda, nos contatos, em achar um resultado que venda, no atendimento ao cliente, na conquista da confianca do cliente, ate mesmo no tamanho do capital de investimento inicial em material, locacao, etc. Afinal, o publico tende a dar mais credibilidade a um fotografo com equipamentos que impressione do que um cara sem endereco comercial, sem cameras que fazem as pessoas arregalar os olhos, etc. Assim como as pessoas tendem a dar mais confianca a um advogado com um terno caro e carrao, do que um advogado com terno desalinhado dirigindo um gurgel.

Mas minha opiniao a respeito eh que nao importa se a pessoa comprou a camera ontem e hoje procura trabalho remunerado. O mercado ira decidir se a pessoa tera sucesso ou nao. Eu acho que nao ha nada de errado em tentar, por mais ruim que seja as fotos dela. Quem sabe ela consiga sucesso nos negocios logo, se continuar tentando e sentindo que tem afinidado para isso.


Por isso eu acho errado alguem falar que a pessoa tem que studar muita fotografia, para ser profissional. Isso eh uma informacao falsa. Quando me perguntam o que devem fazer para entrar na area profissional, eu digo que deve ser bom nos negocios, contabilidade, marketing, atendimento, saber achar o que vende e descobrir publico alvo.

O publico decide se fulano deve e sera profissional, e nao os demais fotografos.

Respeito sua opinião, mas, quanto ao mercado, não concordo... É verdade que o mercado vai definir se a pessoa tem capacidade ou não de se manter com fotografia. Mas, se for o caso de a pessoa ser muito ruim, quantas pessoas ela prejudicou até chegar à conclusão de que não tinha condições?

Quero dizer, você não iria em um restaurante que serve uma comida tão ruim que te faz pensar que jogou dinheiro fora, certo? Agora, o problema é que, pra mim, o cozinheiro desse restaurante deveria ter noção de não vender um serviço tão ruim. Eu acho que quando você está cobrando por um serviço, você deve ter certeza de que está oferecendo um serviço com alguma qualidade, caso contrário, não deveria estar fazendo isso. É a minha opinião.
Quantos casamentos não foram arruinados por conta de pessoas que não sabiam o que estavam fazendo insistirem que queriam ganhar dinheiro com fotografia? Quantas pessoas gastaram um dinheiro nem tinham para no final terem um álbum de ensaio que chega a dar vergonha de mostrar para os outros?

Talvez isso não te incomode, afinal, como vc disse, o mercado é quem dita se a pessoa deve ou não trabalhar com isso, mas a mim, incomoda bastante que as pessoas saiam vendendo serviços sem se importar com um mínimo de qualidade.

E deste ponto partimos para outro, que é o que vc falou de ter muitos fotógrafos ruins que fazem sucesso. Claro que não conheço tantos fotógrafos assim, mas até hoje não vi nenhum fotógrafo fazer um grande sucesso com fotos sem esse mínimo de qualidade. É aquela velha história do clichê. Às vezes o cara só segue um tipo de padrão, por exemplo: Regra dos terços, foco cravado e bom uso de iluminação. Para quem trata a fotografia como arte(o que é verdade), um profissional como este pode ser muito ruim. Mas para o público leigo, ele entrega uma foto bonita, que em geral vai satisfazê-los.

Acho que a fotografia artística pode ser até separada da fotografia comercial. Não consigo imaginar um álbum inteiro de um casamento em contra-luz + silhueta, mesmo que, individualmente, cada foto seja impecável como arte. E isto também explica porque muitos fotógrafos que são tão bons não conseguem ter sucesso no mundo comercial. Querendo ou não, a fotografia comercial "exige" um certo padrão. Não há nada de errado em fazer algumas quebras, mas, novamente citando casamento, não dá pra ignorar a foto do beijo ou a dança em nome da arte, porque isso simplesmente não agradaria os clientes.

Quanto às fotos da garota em questão, deixo um link de uma que mostra mais ou menos o que eu quero dizer com foto ruim:
https://scontent.fcwb1-1.fna.fbcdn.net/t31.0-8/14715576_1614510282175942_2935250739010807668_o.jpg
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Novembro de 2016, 01:21:03

Concordo com o que falas.

Mas na verdade ele eh filho de alguem famoso e tem QI.

Mas o curioso eh que ele tem grande conhecimento e habilifade fotografico, e fez o nome dele antes de migrar para esse estilo. Basta ver os trabalhos anteriores dele.

Mas fotografando dessa maneira que a fama dele explidiu.

As pessoas falam muito sobre ser tecnicamente bom. Mas em geral eh o que menos importa, a nao ser para o mundo comercial da publicidade.

Eh como punk rock. Nao eh sobre habilidade tecnica. E eu gosto de punk rock.

Eu lembro de ter visto as imagens do Terry Richardson vários anos atrás (10 anos, talvez?) na revista Vice que sempre publicou fotos e ensaios dele antes do cara estourar no mundo da moda. Ele me influenciou bastante a pensar de forma menos rígida em termos estéticos, algo que foi ainda mais reforçado mais tarde quando conheci o trabalho do Robert Frank, Daido Moriyama e Bruce Gilden.

Acho que a lógica por trás do estilo do Richardson e esses outros caras é o de remover o apelo estético tradicional de uma imagem, fazendo com que o observador se concentre somente na mensagem que a fotografia quer passar. Não tem pôr-do-sol bonito, não tem arco-íris. Essas são distrações. O importante é a pessoa ou a cena sendo retratada, ou a mensagem e emoção que a fotografia carrega.

O que me entristece é que a geração Flickr de fotógrafos cresceu recebendo e dando likes e curtidas para fotos que são somente esteticamente bonitas, mas sem conteúdo ou sensibilidade. Aí você mostra uma foto do Richardson, do Frank, da Sally Mann pro cara e ele vomita sangue de tão "feia" que as fotos são.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 06 de Novembro de 2016, 14:55:14
Qual parte do que você escreveu?

Do jeito que você colocou ficou parecendo que o 87click é um gênio incompreendido.

Pra mim ( leigo ) a fotografia tem que ou ser agradável aos olhos ou passar uma mensagem. No sujeito do Facebook não vi nenhuma das 2 coisas na "arte" dele.

Sobre o Terry ele pode ser famoso, mas EU não compraria o trabalho dele, achei ruim mesmo que os criticos da fotografia digam o contrário.

Mas lembrando isso é apenas minha opinião.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

vc esta imbutindo interpretacao ao que eu digo, ao invez de ler o que eu digo.

Eu nao vi nenhum trabalho do 87click para dizer o que ele eh ou deixa de ser. Assim como tambem nao estou elogiando ou dando creditos a Terry.

O que eu estou dizendo eh que nao eh boa foto que faz alguem ter sucesso nos negocios, e vice versa.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 14:56:47 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 06 de Novembro de 2016, 15:13:37
Respeito sua opinião, mas, quanto ao mercado, não concordo... É verdade que o mercado vai definir se a pessoa tem capacidade ou não de se manter com fotografia. Mas, se for o caso de a pessoa ser muito ruim, quantas pessoas ela prejudicou até chegar à conclusão de que não tinha condições?

Quero dizer, você não iria em um restaurante que serve uma comida tão ruim que te faz pensar que jogou dinheiro fora, certo? Agora, o problema é que, pra mim, o cozinheiro desse restaurante deveria ter noção de não vender um serviço tão ruim. Eu acho que quando você está cobrando por um serviço, você deve ter certeza de que está oferecendo um serviço com alguma qualidade, caso contrário, não deveria estar fazendo isso. É a minha opinião.
Quantos casamentos não foram arruinados por conta de pessoas que não sabiam o que estavam fazendo insistirem que queriam ganhar dinheiro com fotografia? Quantas pessoas gastaram um dinheiro nem tinham para no final terem um álbum de ensaio que chega a dar vergonha de mostrar para os outros?

Talvez isso não te incomode, afinal, como vc disse, o mercado é quem dita se a pessoa deve ou não trabalhar com isso, mas a mim, incomoda bastante que as pessoas saiam vendendo serviços sem se importar com um mínimo de qualidade.

E deste ponto partimos para outro, que é o que vc falou de ter muitos fotógrafos ruins que fazem sucesso. Claro que não conheço tantos fotógrafos assim, mas até hoje não vi nenhum fotógrafo fazer um grande sucesso com fotos sem esse mínimo de qualidade. É aquela velha história do clichê. Às vezes o cara só segue um tipo de padrão, por exemplo: Regra dos terços, foco cravado e bom uso de iluminação. Para quem trata a fotografia como arte(o que é verdade), um profissional como este pode ser muito ruim. Mas para o público leigo, ele entrega uma foto bonita, que em geral vai satisfazê-los.

Acho que a fotografia artística pode ser até separada da fotografia comercial. Não consigo imaginar um álbum inteiro de um casamento em contra-luz + silhueta, mesmo que, individualmente, cada foto seja impecável como arte. E isto também explica porque muitos fotógrafos que são tão bons não conseguem ter sucesso no mundo comercial. Querendo ou não, a fotografia comercial "exige" um certo padrão. Não há nada de errado em fazer algumas quebras, mas, novamente citando casamento, não dá pra ignorar a foto do beijo ou a dança em nome da arte, porque isso simplesmente não agradaria os clientes.

Quanto às fotos da garota em questão, deixo um link de uma que mostra mais ou menos o que eu quero dizer com foto ruim:
https://scontent.fcwb1-1.fna.fbcdn.net/t31.0-8/14715576_1614510282175942_2935250739010807668_o.jpg
Se o cara esta conseguindo clientes, eh pq os clientes nao estao se sentindo prejudicados mas sim satisfeitos. Ou seja, ha demanda para o que ele faz. Quando realmente prjudicar pessoas o profissional nao conseguira mais clientes.

E acredite, ha muita demanda para coisas ruins e que prejudicam os clientes de uma forma ou de outra.

Diferentes clientes e publicos tem diferentes opinoes do que eh qualidade e do que eh ser prejudicado.

O fato eh que ninguem nunca sabe se nunca tentar. Desde que esteja adequadamente preparado para possiveis eventualidades, nao ha problemas, pq ate mesmo experientes passam por sufocos.

Se grandes e experientes corporacoes, que investem bilhoes em pesquisas e estrategias, as vezes prejudicam seus clientes com produtos recem lancados. Ninguem esta imuni a descobrir que nao esta oferecendo nada tao bom quanto pensava.

Eu mesmo nao sabia totalmente o que eu estava fazendo no meu primeiro casamento, no meu primeiro retrato de familia, no meu primeiro boudoir, no meu primeiro livro e nas minhas primeiras fotos impressas para a venda. Se eh que eh possivel saber totalmente o que esta fazendo sem nunca ter feito.


« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 15:25:45 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 06 de Novembro de 2016, 15:28:07
[...]

Acho que a lógica por trás do estilo do Richardson e esses outros caras é o de remover o apelo estético tradicional de uma imagem, fazendo com que o observador se concentre somente na mensagem que a fotografia quer passar. Não tem pôr-do-sol bonito, não tem arco-íris. Essas são distrações. O importante é a pessoa ou a cena sendo retratada, ou a mensagem e emoção que a fotografia carrega.

O que me entristece é que a geração Flickr de fotógrafos cresceu recebendo e dando likes e curtidas para fotos que são somente esteticamente bonitas, mas sem conteúdo ou sensibilidade. Aí você mostra uma foto do Richardson, do Frank, da Sally Mann pro cara e ele vomita sangue de tão "feia" que as fotos são.

Eu acredito que vc esta certo.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 06 de Novembro de 2016, 18:34:54
Grupo de Facebook, hoje em dia é assim:

=> Foto de mulher gostosa bonita, quase sem roupa, em que apareça o cofrinho, ou peitos (geralmente com mamilo coberto, e protesto pela censura do Facebook): Mil curtidas, elogios à modelo, e alguns "passa o contato dela"

=> Foto de Mulher bonita, mas com roupa: 700 curtidas e uns quatro ou cinco "Modelo linda"

=> Foto de gato com 50 1.8, DOF curtíssimo e descrição "Sem edição": 300 curtidas, e vários "Eu amo animais". Se for uma fotógrafa bonitinha e hipster, vão rolar algumas solicitações de amizade.

=> Foto de criança sem foco: 120 curtidas, porque o que vale é o momento.

=> Foto de por do sol, feita com iPhone (ou qualquer espertofone com camera boa) com horizonte torto, alguns fios (da linha de transmissão eletrica) e flare pela sujeira da lente: 80 curtidas, porque quem faz a foto é o fotógrafo, e não o equipamento.

=> Foto F-O-D-A, de street, noiva, esportes ou ensaio, feita com muito capricho, e com dedicação na pós: 12 curtidas. E após o a pergunta sobre qual equipamento foi usado, vão aparecer alguns "Também, com uma máquina dessas até eu!"


Então, não dá pra levar muito a sério esses grupos. Relaxe. Gente trouxa sempre existiu e sempre vai existir.

Antes de inventarem fóruns e o escambau, os fotógrafos camaradas e gente-boa se reuniam no laboratório, perto das 17~17:30h, pra falar de foto e equipamento. Os marrentos não iam.

Aí, com o advento dos fóruns, os os fotógrafos camaradas e gente-boa se reuniam neles. E os marrentos eram execrados e ficavam de fora, chamando os grupos de "panelinha".

Aí veio o Facebook, e os marrentos finalmente puderam ser donos do seu espaço!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 06 de Novembro de 2016, 20:01:47
Grupo de Facebook, hoje em dia é assim:

=> Foto de mulher gostosa bonita, quase sem roupa, em que apareça o cofrinho, ou peitos (geralmente com mamilo coberto, e protesto pela censura do Facebook): Mil curtidas, elogios à modelo, e alguns "passa o contato dela"

=> Foto de Mulher bonita, mas com roupa: 700 curtidas e uns quatro ou cinco "Modelo linda"

=> Foto de gato com 50 1.8, DOF curtíssimo e descrição "Sem edição": 300 curtidas, e vários "Eu amo animais". Se for uma fotógrafa bonitinha e hipster, vão rolar algumas solicitações de amizade.

=> Foto de criança sem foco: 120 curtidas, porque o que vale é o momento.

=> Foto de por do sol, feita com iPhone (ou qualquer espertofone com camera boa) com horizonte torto, alguns fios (da linha de transmissão eletrica) e flare pela sujeira da lente: 80 curtidas, porque quem faz a foto é o fotógrafo, e não o equipamento.

=> Foto F-O-D-A, de street, noiva, esportes ou ensaio, feita com muito capricho, e com dedicação na pós: 12 curtidas. E após o a pergunta sobre qual equipamento foi usado, vão aparecer alguns "Também, com uma máquina dessas até eu!"


Então, não dá pra levar muito a sério esses grupos. Relaxe. Gente trouxa sempre existiu e sempre vai existir.

Antes de inventarem fóruns e o escambau, os fotógrafos camaradas e gente-boa se reuniam no laboratório, perto das 17~17:30h, pra falar de foto e equipamento. Os marrentos não iam.

Aí, com o advento dos fóruns, os os fotógrafos camaradas e gente-boa se reuniam neles. E os marrentos eram execrados e ficavam de fora, chamando os grupos de "panelinha".

Aí veio o Facebook, e os marrentos finalmente puderam ser donos do seu espaço!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Bateu uma inveja em mim agora, de ver que vc tem tanto tempo atoa para saber de tais dados de comun... Digo, grupos no Facebook.  :D

Eu evito frequentar ambiente extremista... De um lado 500px e do lado oposto Facebook. :P


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #27 Online: 09 de Novembro de 2016, 16:53:35
Se o cara esta conseguindo clientes, eh pq os clientes nao estao se sentindo prejudicados mas sim satisfeitos. Ou seja, ha demanda para o que ele faz. Quando realmente prjudicar pessoas o profissional nao conseguira mais clientes.

E acredite, ha muita demanda para coisas ruins e que prejudicam os clientes de uma forma ou de outra.

Diferentes clientes e publicos tem diferentes opinoes do que eh qualidade e do que eh ser prejudicado.

O fato eh que ninguem nunca sabe se nunca tentar. Desde que esteja adequadamente preparado para possiveis eventualidades, nao ha problemas, pq ate mesmo experientes passam por sufocos.

Se grandes e experientes corporacoes, que investem bilhoes em pesquisas e estrategias, as vezes prejudicam seus clientes com produtos recem lancados. Ninguem esta imuni a descobrir que nao esta oferecendo nada tao bom quanto pensava.

Eu mesmo nao sabia totalmente o que eu estava fazendo no meu primeiro casamento, no meu primeiro retrato de familia, no meu primeiro boudoir, no meu primeiro livro e nas minhas primeiras fotos impressas para a venda. Se eh que eh possivel saber totalmente o que esta fazendo sem nunca ter feito.




Bom, com todo respeito, mas novamente, discordo.
Tem alguns fatores que podem atrair clientes, mesmo com um trabalho ruim. Um amigo pode te chamar para fazer um serviço para ele (porque você é amigo dele!), o preço pode estar atraindo gente, seu portfólio pode ser aceitável, enfim, vários motivos. E talvez, se ele prejudicar mesmo muita gente, pare de conseguir clientes. Mas até lá muita gente já foi prejudicada, não? Você pode não ver problema nisso, eu vejo. Sobre as diferentes opiniões, vale o que falei sobre o padrão mínimo de qualidade. Um cliente leigo dificilmente vai conseguir diferenciar bem as fotos de dois fotógrafos que têm esse padrão mínimo, mas qualquer um nota a diferença entre uma foto horrível e uma com esse mínimo.

Por exemplo:

Talvez um cliente não veja muita diferença entre contratar um fotógrafo que faz essa foto:

E outro que faz essa:


Agora, com certeza ele vai notar a diferença em relação a essas:



Claro, sem entrar em detalhes de cada foto, se estão boas ou ruins, mas é nítido que as duas primeiras, no mínimo, atingem a esse padrão mínimo de qualidade que eu falei. As últimas não.

Também é claro que ninguém nunca vai saber se nunca tentar, e nos primeiros trabalhos vai ficar perdido, mas na fotografia, principalmente hoje com a internet, você pode ter uma noção do seu nível, simplesmente compartilhando suas fotos em fóruns, grupos e etc com outros fotógrafos. Eu acho sim errado você sair por aí vendendo um serviço que é ruim (e você poderia facilmente descobrir que é ruim). Mas vai de cada um :)

Grupo de Facebook, hoje em dia é assim:

=> Foto de mulher gostosa bonita, quase sem roupa, em que apareça o cofrinho, ou peitos (geralmente com mamilo coberto, e protesto pela censura do Facebook): Mil curtidas, elogios à modelo, e alguns "passa o contato dela"

=> Foto de Mulher bonita, mas com roupa: 700 curtidas e uns quatro ou cinco "Modelo linda"

=> Foto de gato com 50 1.8, DOF curtíssimo e descrição "Sem edição": 300 curtidas, e vários "Eu amo animais". Se for uma fotógrafa bonitinha e hipster, vão rolar algumas solicitações de amizade.

=> Foto de criança sem foco: 120 curtidas, porque o que vale é o momento.

=> Foto de por do sol, feita com iPhone (ou qualquer espertofone com camera boa) com horizonte torto, alguns fios (da linha de transmissão eletrica) e flare pela sujeira da lente: 80 curtidas, porque quem faz a foto é o fotógrafo, e não o equipamento.

=> Foto F-O-D-A, de street, noiva, esportes ou ensaio, feita com muito capricho, e com dedicação na pós: 12 curtidas. E após o a pergunta sobre qual equipamento foi usado, vão aparecer alguns "Também, com uma máquina dessas até eu!"


Então, não dá pra levar muito a sério esses grupos. Relaxe. Gente trouxa sempre existiu e sempre vai existir.

Antes de inventarem fóruns e o escambau, os fotógrafos camaradas e gente-boa se reuniam no laboratório, perto das 17~17:30h, pra falar de foto e equipamento. Os marrentos não iam.

Aí, com o advento dos fóruns, os os fotógrafos camaradas e gente-boa se reuniam neles. E os marrentos eram execrados e ficavam de fora, chamando os grupos de "panelinha".

Aí veio o Facebook, e os marrentos finalmente puderam ser donos do seu espaço!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Acho que é bem isso, haha.
Mesmo sendo iniciante e não entendendo muito do assunto ainda, tem várias fotos que eu não entendo por que tem tantas curtidas.
Uma vez em um grupo vi um post de um cara debochando da cliente, que não gostou das fotos dele porque "o fundo estava tremido". Ele e muitas outras pessoas riram da cliente, dizendo que ela não tinha que opinar, porque não entendia que aquilo era desfoque, como se cliente tivesse que entender de fotografia. Tratava-se de um local com uma paisagem aparentemente muito bonita, mas que o fotógrafo ignorou completamente porque disse que o estilo dele era regra dos terços com fundo desfocado. Bom, pra mim isso não é estilo, é só um método que quase todo iniciante usa e acha que está arrasando, mas tudo bem. O que me deixou puto mesmo foi rirem da cliente porque ela queria que a paisagem aparecesse.  >:(
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 11 de Novembro de 2016, 10:16:42
Bom, com todo respeito, mas novamente, discordo.
Tem alguns fatores que podem atrair clientes, mesmo com um trabalho ruim. Um amigo pode te chamar para fazer um serviço para ele (porque você é amigo dele!), o preço pode estar atraindo gente, seu portfólio pode ser aceitável, enfim, vários motivos. E talvez, se ele prejudicar mesmo muita gente, pare de conseguir clientes. Mas até lá muita gente já foi prejudicada, não? Você pode não ver problema nisso, eu vejo. Sobre as diferentes opiniões, vale o que falei sobre o padrão mínimo de qualidade. Um cliente leigo dificilmente vai conseguir diferenciar bem as fotos de dois fotógrafos que têm esse padrão mínimo, mas qualquer um nota a diferença entre uma foto horrível e uma com esse mínimo.

Por exemplo:

Talvez um cliente não veja muita diferença entre contratar um fotógrafo que faz essa foto:

E outro que faz essa:


Agora, com certeza ele vai notar a diferença em relação a essas:



Claro, sem entrar em detalhes de cada foto, se estão boas ou ruins, mas é nítido que as duas primeiras, no mínimo, atingem a esse padrão mínimo de qualidade que eu falei. As últimas não.

Também é claro que ninguém nunca vai saber se nunca tentar, e nos primeiros trabalhos vai ficar perdido, mas na fotografia, principalmente hoje com a internet, você pode ter uma noção do seu nível, simplesmente compartilhando suas fotos em fóruns, grupos e etc com outros fotógrafos. Eu acho sim errado você sair por aí vendendo um serviço que é ruim (e você poderia facilmente descobrir que é ruim). Mas vai de cada um :)

Ocliente decide o que eh bom e ruim.
Para isso existe portfolio.

Muita coisa que na internet e forums consideram bom eu considero ruim, e vice-versa. E muita coisa que eu faco que muitos na internete chamariam de ruim, eu tive clientes que gostavam.

O que faz tantas pessoas se sentirem prejudicadas sao amadores na internet querendo falar que as fotos dos outros estao ruins ou erradas. E assim mudando a opiniao que o cliente tinha a principio.

Por exemplo. Essa modelo gostou do meu trabalho, me procurou e quis que eu a fotografasse. Eu assim o fiz conforme o negociado. Ela viu os resultados e disse ter amado. Uma semana depois, quando a encontrei para entregar o material, ela disse que falou com um amigo, que eh fotografo, e disse a ela que minhas fotos estavam ruins. E por causa deixou de amar o resultado para nao gostar e nao querer mais. A primeira coisa que fiz foi pegar uma revistas de moda, se nao me engano Vogue ou Bazaar, e foleei algumas paginas com ela. E perguntei o quanto diferente ou distante estava as fotos que eu fiz, das fotos das revistas mais conceituadas. Nao sei se ela ficou totalmente convencida, mas pelo menos parou de reclamar e aceitou as fotos:


Essa era a epoca que vc via sair muitas fotos com pele bem plastificada e meio que tendencia. E ao qual a modelo ate disse ter gostado pq era o que ela tinha mostrado como queria. (parecendo uma boneca ou uma barbie usando as palavras dela, que incluside tinha um autidor de uma bebida com uma modelo fotoshopada no mesmo estilo, ao qual ela mostrou como uma das referencias). Mas foi um fulano qualquer dizer que eh fotografo e que estava ruim, para ela ja nao gostar mais.

O fato eh que se nao fosse um sei la quem fotografo, dizendo a ela "ta errado, eu faria melhor de graca", ela nunca teria se sentido prejudicada. E muitas pessoas hoje se sentem prejudicadas pq sempre tem um tio, primo ou vizinho, ou alguem na internet, metido a entendedor de fotografia, falando que as fotos do fotografo contratado esta errado.

E os clientes confiam mais em no palpite de um fulano qualquer com uma camera na internet do que no proprio gosto. E sabe pq? As pessoas nao compram produtos, elas compram nome, marca e opinioes alheias. O consumidor na maioria das vezes consome para agradar terceiros e nao a si mesmo.

Se o cliente caiu na tentacao do preco, na tentacao da boa aparencia do fotografo, na tentacao do papo do fotografo, eh decisao do cliente tomar tal risco. O cliente se prejudica e nao quem oferece a opicao.

Vc se sente prejudicado comendo no McDonald's? A maioria das pessoas nao, mas eu sim. Nao duvido que ate a agua deles tenha gordura saturada e acucar aos montes, pq eh isso a comida do McDonald's, puro ecesso de gordura e acucar. Eh o que faz qualquer alimenta ficar tao apetitoso. Mas quem sabe um dia vc receba uma analise de um medico que vc tenha altos riscos de infarte, diabetes, etc... Talvez entao vc passe a se sentir prejudicado.. ou nao... Mas a decisao de comer no McDonald's foi sempre sua.

Qualquer produto de baixa qualidade, esta no mercado pq existe demanda.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2016, 10:41:58 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 11 de Novembro de 2016, 10:32:46
Mais exemplos do que estou dizendo...

Fotos que muitos na internet falaram que eram ruins. Mas que atrairam a atencao de uma galeria de arte onde eu as exhibi. E durante o show a aceitacao foi enorme.





E algumas semanas vendi uma foto por 100 dolares. Uma foto que nem eu considerava boa, estava so na galeria da FineArtAmerica para fazer volume e conseguir melhor ranking nas pesquisas... Mesmo assim alguem achou boa o suficiente para pagar 100 dolares nela, e pendurar na parede de casa.


O cliente dicide o que agrada ele ou nao. O bom e o ruim eh relativo a inumeras coisas.