Autor Tópico: É Possível trabalhar profissionalmente com câmera de entrada?  (Lida 4549 vezes)

Letícia Kelly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 04 de Novembro de 2016, 11:05:43
Bom dia ! Sou iniciante na fotografia e adquiri uma DSLR Nikon D3200, e recentemente  comprei uma lente 50mm 1.8G, Gostaria de saber se posso fazer boas fotos em nível profissional com este equipamento ?
Quero atuar em ensaio com pessoas, princialmente gestantes.
Desde já agradeço.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2016, 11:11:46
Sim.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2016, 11:20:26
Um dos exemplos que sempre me lembro quando esse tipo de discussão surge é mostrado no video que trago abaixo... é de um colega do forum que fazia ensaios automotivos com montagem de várias fotos, trabalhando a luz manualmente. A maioria imaginava trocentos equipamentos e parafernália de estúdio, enquanto que na verdade ele ia aos locais com todo o equipamento numa mochila, algo do tipo uma T3i, lente do kit, flash manual (sem TTL) e softbox dobrável.

https://www.youtube.com/watch?v=2t_1ZIc8SD4&feature=youtu.be

Retirado deste tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=111112.msg1145906#msg1145906

O Mike Castro também colega aqui do forum vive de eventos sociais com "apenas" algumas cropadas da Canon e flashes chineses. Entre tantos outros exemplos por aí...

Ou seja, com certeza é possível trabalhar com câmeras de entrada. Precisa conhecer quais limitações a ferramenta (câmera e acessórios) terá para o SEU USO e como driblá-las.

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2016, 11:27:08
Sim, eu comecei com duas T3 e até hoje ainda uso elas, principalmente em externas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2016, 11:44:56
Você está muito bem de equipamento, eu comecei com uma XTi surrada, e se não tivessem me roubado ela ainda estaria fotografando pra trabalho junto com a "velha" 5D.  :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2016, 11:52:58
Sim, com essa câmera e lente você consegue fotos de alto nível, mas se estiverem somados ao equipamento o conhecimento de fotografia / iluminação... Para trabalhar com ensaios você já precisa planejar ampliar seu equipamento com câmera reserva, cartões extra, baterias lentes e flash.  :ok:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2016, 12:10:26
Lembrando que o mais importante é o conhecimento e não o equipamento. Ter uma camera dessa sem conhecimento só te trará fotos nítidas e em alta resolução sem qualidade técnica nenhuma!
Estude o basico da fotografia, exposição, composição e pós-edição e pratique bastante. Isso é o mínimo que você precisa para começar. E nunca pare de estudar, fotografia é um aprendizado constante!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2016, 15:52:34
Não considero minhas fotos "profissa" mas se eu já vendi fotos, ensaios e eventos completos, posso dizer que trabalhei profissionalmente

olha na minha assinatura e veja "todo" o equipamento que tenho...

tenho mãos pequenas, e só gosto da "pegada" das câmeras de entrada.... e como odeio equipamento pesado, acho que devo ficar nas de entrada por um bom tempo.

e acompanhe meu raciocínio...  as câmeras de entrada de hoje em dia tem muito mais capacidade que as câmeras usadas pelos mais bem pagos fotógrafos de 7, 10 anos atrás...
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2016, 06:26:44
Invista em conhecimento, conheça a sua câmera e lentes. É perfeitamente possível trabalhar com equipamento inferior mas lembre-se que é bem mais fácil se chegar ao resultado pretendido com um equipamento melhor. Essa história de que o equipamento não importa não é uma regra. Vai chegar um momento que o equipamento vai limitar a sua criatividade e vc vai sentir que já tirou dele tudo que podia.
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2016, 09:01:53
A galera já falou tudo. As câmeras de entrada tem sensores excelentes. O sistema de foco é confiável.
Portanto se tiver o conhecimento técnico e artístico não tem porque não dar certo.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Alex Pinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • Repórter Cinematográfico e Fotógrafo
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2016, 12:19:53
Bom dia ! Sou iniciante na fotografia e adquiri uma DSLR Nikon D3200, e recentemente  comprei uma lente 50mm 1.8G, Gostaria de saber se posso fazer boas fotos em nível profissional com este equipamento ?
Quero atuar em ensaio com pessoas, princialmente gestantes.
Desde já agradeço.
Conheça bem a câmera que vc vai usar em primeiro lugar . Sugue ao máximo todas as opções que ela pode te dar  e estude Luz principalmente, Luz é o segredo da fotografia. Sem conhecimentos de Luz vc pode ter uma 6Dou uma MarkIII e não vai adiantar nada.
Repórter Cinematográfico e Fotógrafo .


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2016, 12:32:17
Bom dia ! Sou iniciante na fotografia e adquiri uma DSLR Nikon D3200, e recentemente  comprei uma lente 50mm 1.8G, Gostaria de saber se posso fazer boas fotos em nível profissional com este equipamento ?
Quero atuar em ensaio com pessoas, princialmente gestantes.
Desde já agradeço.
Sim!!! :ok:


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2016, 12:41:13
Concordo com o que todos falaram, importa muito mais quem tá atrás da câmera do que o equipamento. Esse conjunto é capaz de fazer fotos excelentes, o que vai contar é a sua habilidade e sensibilidade.

Agora, algo que é muito importante é a questão de confiabilidade, um equipamento de entrada não foi feito pra aguentar o tranco de um trabalho mais pesado, então é sempre importante ter equipamento reserva, principalmente se for um trabalho que não é possível repetir, como eventos, esportes, etc. Ensaios em geral não tem tanta necessidade, porque se algo der errado em geral é possível repetir. Mas sempre invista em itens de qualidade, já li de ensaios que o fotógrafo perdeu por usar cartão comprado no camelô  :aua:

T+



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2016, 18:06:53

O Mike Castro também colega aqui do forum vive de eventos sociais com "apenas" algumas cropadas da Canon e flashes chineses. Entre tantos outros exemplos por aí...


Já que me citaram, vou falar! :D :D

Hoje eu uso duas 60d. Mas já tive 40d, T3, T2i... Fiz um casamento inteiro com a T3. Em um evento, emprestei a T2i para uma amiga, e ela fez tudo com ela.
Muitíssimos fotógrafos de formatura utilizam Rebel e D3xxx/D5xxx e malham as câmeras sem dó.

Primeiro equipamento digital que usei em casamentos era uma Finepix S 7000. Depois veio a Sony 828, e quando o patrão comprou a EOS 300d, quase dei um beijo nele, auheauehaueahe

Vai na fé. Compra umas lentes legais, flash, e boa.

Melhor duas câmeras simples e APS do que uma fufreime sozinha.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2016, 18:56:15
Por que não?