Autor Tópico: Barbearia  (Lida 1843 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Online: 05 de Novembro de 2016, 19:14:27
Essa semana tive um desafio que me fez tremer: fotografar algo totalmente novo pra mim (fotografia comercial/publicitária), em um espaço bastante limitado, com sujeitos não muito fotogênicos, mas no fim fiquei satisfeito com resultado.


Comentários são bem-vindos!

1.



2.



3.



4.



5.



6.



7.



8.



9.



10.



11.



12.



13.



14.



15.



16.



17.



18.



19.



20.



21.



22.



23.



24.


« Última modificação: 05 de Novembro de 2016, 19:17:03 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2016, 21:00:08
não gostei muito desse carnaval de edições

tem umas 4 variações q deixa confuso como apresentar
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2016, 21:52:05
não gostei muito desse carnaval de edições

tem umas 4 variações q deixa confuso como apresentar


Não é um álbum, não estariam em uma mesma lâmina (se fosse álbum), e nem tampouco serão divulgadas juntas...
Como disse, é um trabalho publicitário para postagens em redes sociais, onde cada semana uma divulgada, e as edições foram feitas baseadas no estilo de fotos de barbearia que pesquisei...


Mas muito obrigado pelo comentário, Lee... Foi o primeiro, e nos próximos (sim, o cliente adorou as fotos e já disse que assim que terminar a divulgação destas quer mais  :D :D ) vou lembrar pra melhorar! Vlwwwwww....
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2016, 00:07:31
Também não gostei das variações.
Acho que poderia ter mantido um estilo de tratamento, com variações, porém, dentro do mesmo estilo. Ficou meio confuso.
Mas quem tem que gostar é o cliente e se ele gostou está beleza.
Parabéns pelo ensaio.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2016, 00:21:55
Parabéns pelo trabalho.
Algumas ficaram confusas e não muito agradáveis para mim, principalmente aquelas em que ele está passando a navalha. Outras estão bastante boas e algumas realmente excelentes.
Concordo com os colegas: a variedade dos tratamentos é o ponto mais criticável. Mesmo,para postar uma por semana, uma consistência no tratamento traria uma identidade mais reconhecível para a barbearia.
Abraço


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2016, 00:46:32
Muito obrigado, Rodrigo e Fernando!


Anotado tbm...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2016, 02:08:40

Não é um álbum, não estariam em uma mesma lâmina (se fosse álbum), e nem tampouco serão divulgadas juntas...
Como disse, é um trabalho publicitário para postagens em redes sociais, onde cada semana uma divulgada, e as edições foram feitas baseadas no estilo de fotos de barbearia que pesquisei...


Mas muito obrigado pelo comentário, Lee... Foi o primeiro, e nos próximos (sim, o cliente adorou as fotos e já disse que assim que terminar a divulgação destas quer mais  :D :D ) vou lembrar pra melhorar! Vlwwwwww....

Mesmo não sendo um álbum fechado... Querendo ou não, não deixa de ser uma séria sobre o mesmo assunto e período.

Isso e frescura minha. Vc faz o que quiser. Só não me agrada :/

Eu já não sigo à risca a opinião do cliente. A palavra do cliente é a final? É claro que sim... Vc tem que fazer o melhor e o cara tem que gostar mas se vc entregar de outro jeito, tenho quase certeza que a opinião dele vai ser a mesma. Se vc entregar todas com a MESMA edição, ele vai adorar tbm. Dificilmente o cara vai reclamar q vc não deu uma variada na edição.  :ponder:

Então esse tipo de crítica é mais direcionada ao fotógrafo. Pra vc se auto analisar se esá coerente, bonito, evoluindo, etc.
Explico: Existem basicamente dois níveis de exigência. Uma é do cliente e outra a do fotógrafo. Normalmente o nível de exigência do cliente, por mais alta que seja, muito provavelmente vais ser mais baixa que o nível de exigência de seus colegas da área (pelo menos se fizer uma média grosseira. Até pq vai ter profissional com padrões baixos e clientes de muito bom gosto).
Em um determinado momento o cliente gostar ou não já não vai ser parâmetro pois o que for "bom" ou "ruim" para os seus colegas, vai ser ótimo para o cliente de qualquer maneira.

Dito isso, fazer um trabalho com que deixe até mesmo um fotógrafo profissional impressionado, vc terá garantia de que vai impressionar qualquer cliente. Literalmente.

"Se o cliente gosta tá ótimo" é uma falácia. É um misto de desleixo com comodidade.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 02:21:44 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2016, 08:31:18
Trabalho interessante, tem umas fotos legais que poderiam até render alguns quadros na parede da barbearia!
Só fique atento as fotos muito fechadas em um assunto, às vezes é mais interessante mostrar um contexto para valorizar o ambiente. As garrafas de whisky por exemplo poderiam ter sido feitas em qualquer local, ficaram fora de contexto, se fosse um pouco mais aberta e composta com as máquinas de cabelo ficaria muito mais interessante!

Essa variação no tratamento não me agradou nem um pouco também. E o tipo de tratamento também não sinto que combinou muito com o tipo de trabalho.
PB fica legal para o tema, sépia para mim não combina. Coloridas mais contrastadas ficariam mais interessantes de se olhar também. Fica a sugestão de tentar melhorar esse aspecto :ok:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2016, 09:56:55
Lee...
Aprendi bastante com seus comentários! Obrigado...
Assim como na fotografia, estou apenas engatinhando na edição, e sinceramente não sabia dessa questão de não poder variar os estilos de edição. Sempre vejo nos ensaios dos fotógrafos renomados aqui da região e achava que fosse normal variação...
Então, só pra ver se entendi direito: se optei por estilo film, por exemplo, todas as fotos ou devem ser "natural", film ou, no máximo PB? É isso?


Lucas
Na verdade são garrafas de uísque vazias e usadas como bombinhas de água para o cabelo... Por isso o local da composição...
Sobre o enquadramento fechado, como disse no início, o local é bem pequeno e o mais interessante é a parede do fundo (que tentei usar bastante).
Seu comentário tbm me ajudou bastante para o próximo!
Obrigado!
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 09:59:36 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2016, 10:37:12
Deve ter sido um desafio e tanto fazer essas fotos, ainda mais num local pequeno e limitado. Gostei demais do seu trabalho, ficou muito bom, perfeito para o dono emoldurar a parede da Barbearia com algumas delas. Em questão do tratamento, eu optaria por fotos em PB e coloridas simulando filme ...Parabéns
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2016, 11:04:44
Endosso os comentários dos demais colegas e só acrescento um ponto: as fotos publicitárias hoje em dia tem um apelo maior para situações reais do dia a dia (ou bem simuladas).

As fotos passam um clima pesado, de pose, o barbeiro e cliente aparentam estarem desconfortáveis com a presença do fotógrafo. O ideal seria recriar uma situação mais espontânea, principalmente de interação entre eles como uma conversa, ou risadas. Nessa hora vale fazer alguma piada ou fingir que não está fotografando no momento.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2016, 13:37:39
Lee...
Aprendi bastante com seus comentários! Obrigado...
Assim como na fotografia, estou apenas engatinhando na edição, e sinceramente não sabia dessa questão de não poder variar os estilos de edição. Sempre vejo nos ensaios dos fotógrafos renomados aqui da região e achava que fosse normal variação...
Então, só pra ver se entendi direito: se optei por estilo film, por exemplo, todas as fotos ou devem ser "natural", film ou, no máximo PB? É isso?


é por questão estético, conforto visual, coerência, etc.

Poder vc pode. Não está proibido, nem errado na verdade. Só acho que não é a melhor forma de se apresentar
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2016, 14:20:33

Marcel...
Obrigado!

Kleber....
As fotos trabalhando não foram posadas, mas (novamente) como eu disse no início os caras (tanto barbeiro quanto cliente) não eram nada fotogênicos e naturais quando apontava a câmera...  :( :(


Lee...
Entendi... Vlw de novo!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2016, 15:04:48
Kleber....
As fotos trabalhando não foram posadas, mas (novamente) como eu disse no início os caras (tanto barbeiro quanto cliente) não eram nada fotogênicos e naturais quando apontava a câmera...  :( :(

Pena que as garrafas de uísque não tinham mais a bebida dentro, senão resolveria esse entrave com algumas doses. O problema seria manipular a navalha nesse estado. haha
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2016, 17:53:22
Acho que na medida em que você apresenta uma série de fotos para um grupo de fotógrafos, esse grupo tem a tendência de buscar coesão entre as fotos como se todas fossem um único trabalho. Quando isso não acontece incomoda mesmo, pois já funcionamos assim.

Mas temos que levar em consideração que um cliente às vezes não tem noção das opções existentes em termos de tratamento. Ou seja, a variedade de caminhos que podem ser tomados. Daí muitas vezes o fotógrafo, com o intuito de agradar, apresenta ao cliente uma infinidade de opções para ver qual agrada mais.

Aí ele corre o risco do cliente ficar confuso, não saber o que escolher, ou mesmo escolher tratamentos que não combinam para o mesmo álbum.
Por outro lado, se você apresenta uma ou duas opções de tratamento o cliente pode não gostar e até achar que você tem limitações.

Por isso é importante o briefing com o cliente antes da sessão. Mostre as opções de tratamento (aquelas que você costuma trabalhar) através do seu portfólio. Aliás, é muito provável que ele já tenha visto o seu trabalho e tenha chegado a você por causa dele.
Se sentir que o cliente já tem uma linha definida, apresente poucas e sutis variações sobre o mesmo tema (tratamento). Caso ele esteja indeciso, tente definir uma linha ainda no briefing. Além de ser um tiro certo, vai lhe poupar tempo.

Quanto à sua série, gostei muito do tratamento e acho que passou um clima bem legal.
No entanto, não gostei de alguns cortes e achei algumas composições meio desequilibradas. Mas é pura opinião.

« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 17:55:27 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli