Autor Tópico: Cliente fazendo barraco, como agir?  (Lida 6459 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #15 Online: 07 de Novembro de 2016, 11:27:30
Eu nunca me preocupei muito com recibo de entrega.
Mas parece que precaução nunca é pouco contra gente mal caráter.

Vou começar a fotografar o álbum pronto também.

Sou auditor interno de um órgão público e um assunto que está em voga atualmente é a importância da gestão de riscos. Praticamente todos os órgãos de controle estão avaliando as organizações com esse viés. E o que isso tem a ver com fotografia? Simples, é uma prática aplicável a qualquer negócio ou projeto de vida.

Basicamente consiste em definir os objetivos e listar, em forma de matriz, tudo que pode comprometer o alcance desses objetivos, considerando o  impacto e a probabilidade. A partir daí é só definir quais riscos aceitar, e mais medidas tomar para evitar ou atenuar os mais relevantes.

Recomendo fortemente que quem vive da fotografia faça uma busca rápida sobre gestão de riscos, só tem a ganhar. 

Numa busca rápida, encontrei o seguinte artigo, está bem didático: http://blog.luz.vc/como-fazer/como-fazer-gerenciamento-de-riscos-em-projetos-com-matriz-de-riscos/
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 11:28:10 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2016, 11:29:17
O meu é assim:
O contratante se declara ciente do estilo artístico e técnico do contratado, através do portfolio online e impresso do contratado. Não cabendo interferência do contratante no resultado das fotos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 07 de Novembro de 2016, 18:29:26
Cliente quer te dar um balao...resumindo mesmo mesmo...ela e sem carater.

Nao devolve dinheiro nenhum nao e manda ela processar!!!!

Na realidade o unico problema e o cliente caloteiro!!!!
abs. :ok:

mas e interessante a galera conversar sobre isto, para ficar "esperto"!!!!
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 18:32:42 por agalons »


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 08 de Novembro de 2016, 16:14:56
Obrigada gente, adorei todas as mensagem e vou seguir todos os conselhos para futuros "barracos", já mudei meu contrato e adicionei 20 novas cláusulas, isso nunca tinha acontecido comigo antes e fiquei realmente sem saber o que fazer, mas pra não me dar ainda mais dor de cabeça eu devolvi somente uma parte do valor pra mulher, o restante que ela pagou eu não devolvi pois trabalhei, e ainda fiz um contrato de devolução de material dizendo que se ela usar qualquer foto minha pra qualquer coisa ou continuar me causando transtorno eu vou entrar com processo contra ela, desde então ela não me procurou mais. Por fim, quem saiu perdendo foi ela, com combustível até outra cidade, com maquiagem, cabelo, unhas, e se ela usar as fotos vai perder mais ainda. Mas se houver uma próxima vez, vou seguir os conselhos de vcs e não devolver absolutamente nada, até pq agora meu contrato está bem completo pra barrar isso.

Muito obrigada <3


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 08 de Novembro de 2016, 16:15:57

12.4.   O CONTRATANTE concorda que analisou e está de acordo com o portfólio de trabalhos anteriores do CONTRATADO e entende que o resultado será similar, considerando-se as diversas variáveis que diferenciarão um evento do outro.


Essa clausula já vai pro meu contrato, gostei kkkk


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Novembro de 2016, 13:49:06
 :snack:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2016, 17:19:46
Seu erro foi ter devolvido qualquer coisa e passivamente aceito um distrato. Tem que ter pulso firme e falar: Olha, meu trabalho foi, é, e sempre será assim. Estou aguardando o pagamento restante, oportunidade em que farei a entrega das fotos. Por isso sempre recomendo pegar notas promissórias de débitos vincendos, pois assim você tem como protestar o cliente e não precisa de apelar para a justiça.

Protesto pode demorar, mas uma hora você VAI receber.  :hysterical:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 09 de Novembro de 2016, 18:08:52
Seu erro foi ter devolvido qualquer coisa e passivamente aceito um distrato. Tem que ter pulso firme e falar: Olha, meu trabalho foi, é, e sempre será assim. Estou aguardando o pagamento restante, oportunidade em que farei a entrega das fotos. Por isso sempre recomendo pegar notas promissórias de débitos vincendos, pois assim você tem como protestar o cliente e não precisa de apelar para a justiça.

Protesto pode demorar, mas uma hora você VAI receber.  :hysterical:

correto!!! :clap: :clap:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #23 Online: 09 de Novembro de 2016, 20:48:29
Obrigada gente, adorei todas as mensagem e vou seguir todos os conselhos para futuros "barracos", já mudei meu contrato e adicionei 20 novas cláusulas, isso nunca tinha acontecido comigo antes e fiquei realmente sem saber o que fazer, mas pra não me dar ainda mais dor de cabeça eu devolvi somente uma parte do valor pra mulher, o restante que ela pagou eu não devolvi pois trabalhei, e ainda fiz um contrato de devolução de material dizendo que se ela usar qualquer foto minha pra qualquer coisa ou continuar me causando transtorno eu vou entrar com processo contra ela, desde então ela não me procurou mais. Por fim, quem saiu perdendo foi ela, com combustível até outra cidade, com maquiagem, cabelo, unhas, e se ela usar as fotos vai perder mais ainda. Mas se houver uma próxima vez, vou seguir os conselhos de vcs e não devolver absolutamente nada, até pq agora meu contrato está bem completo pra barrar isso.

Muito obrigada <3

20 NOVAS....o total ficou em quantas ???

Nao conheco o contrato dos outros...o meu tem 6.
Cuidado com isso...eu mesmo (que sou chato e sem paciencia... :D) se sou o contratante e um fotografo me joga um contrato com + de 20 clausulas eu nem leio hahaha,


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #24 Online: 10 de Novembro de 2016, 10:10:12
Devem ser subtópicos das cláusulas, haha (não sei o termo correto)
O meu tem 12 cláusulas, mas cada uma tem de 1 a 3 parágrafos. Acaba ficando um pouquinho grande mesmo, o meu dá 5 páginas, mas a gente tem que se defender e cercar várias possibilidades pra não tomar na cabeça  :no:
« Última modificação: 10 de Novembro de 2016, 10:10:40 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #25 Online: 10 de Novembro de 2016, 14:05:23
Eu tenho utilizado o wetransfer para enviar as fotos e voce recebe um email com o envio e um emal com o download dos arquivos. então é o protocolo certinho.


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 16 de Novembro de 2016, 17:42:52
Eu sei que fiz errado em devolver qualquer coisa, até pq fiz um bom trabalho e foi tudo neura dela, mas nem foi tanto dinheiro que devolvi, mas o caso agora é, como disse antes, a mulher virou o bicho dizendo pra eu não usar mais as fotos, então eu exclui tudo, do computador, do hd, quebrei o dvd dela e qualquer rastro de que já tinha trabalhado pra ela, afinal, ela disse que ficou uma bosta e não daria pra usar nem se quer 1 foto, agora, depois de 10 dias o ser humano me vem atrás querendo as fotos de volta e ameaçando ir na justiça e tudo mais, sendo que no contrato de devolução eu especifiquei que não queria mais transtorno nenhum relacionado a isso. Eu to passada com esse caso, vcs acham que devo procurar um advogado e ir atrás dela ou esperar que ela venha?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #27 Online: 16 de Novembro de 2016, 20:06:16
Como vc deleta tudo??? É o maior erro que você podia ter cometido :doh:

Se está tudo em contrato diga a ela para entrar na justiça, já passou da hora de você falar com um advogado. Inclusive pode processar ela ;)


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 16 de Novembro de 2016, 21:26:11
Como vc deleta tudo??? É o maior erro que você podia ter cometido :doh:


Fiquei extremamente nervosa e agi sem pensar, aliás pensei que nunca mais ia ver a cara da pessoa na vida. Mas vou tentar recuperar os arquivos, se não conseguir acho que já era  :doh:


cybercoy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #29 Online: 16 de Novembro de 2016, 22:11:36
Tenta recuperar os arquivos de qualquer jeito. Tem varios programas de recuperação de arquivos apagados. Mas eu não entregaria as fotos. Apenas com ordem judicial.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk