Autor Tópico: Cliente fazendo barraco, como agir?  (Lida 6415 vezes)

ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Online: 06 de Novembro de 2016, 06:37:32
Oi gente, tudo bem?

Fiz um ensaio a um mês pré-wedding e logo postei uma prévia dele no meu site e no facebook e a mulher disse que amou as fotos pra mim no whats e num comentário do face, todo mundo da minha cidade (que é pequena) amou as fotos, recebi vários pedidos de orçamento por causa desse ensaio, algumas pessoas até hoje vem e me fala "nossa, vi o ensaio da fulana, ficou lindo", enfim, ontem fui entregar o trabalho pq só ontem ela teve dinheiro pra terminar de me pagar e hoje ela fez o maior barraco pq nem UMA só foto do dvd salvou, todas ficaram ruim, e ela ficou extremamente GORDA e irreconhecível. A irmã dela disse que as fotos ficaram boas mas ela está muito gorda nas fotos e parecendo grávida. Expliquei pra ela que podia ser a TV que estava distorcendo e ela bateu o pé que não, mas eu não mudei nem 1cm do corpo dela, eu só mudo iluminação, contraste, coisas básicas, mas ela não ficou gorda, ela é musculosa, tem um corpão e foi com um vestido um pouco larguinho, mesmo assim não ficou diferente do que eu vi no dia.

Por fim ela perguntou o que eu ia fazer, fui até a casa dela devolver metade do dinheiro e ela me devolvia o dvd, e a outra metade do dinheiro foi do trabalho que eu fiz (valor pequeno), das duas horas do meu horário que ela ultrapassou, por ter ido até outra cidade fotografar pq ela não quis ficar na cidade, enfim, ela nem se quer apareceu pra falar comigo, mandou a mãe dela me receber, mas ela não aceitou, disse que queria o dinheiro todo de volta e mais o ressarcimento da maquiagem, cabelo, unha e tudo mais e ainda ta me ameaçando me colocar na justiça pq chamei ela de gorda quando disse que só fotografo a realidade, ameaçando sujar meu nome na cidade e tudo mais. Eu simplesmente disse que se ela não queria aceitar a solução que eu propus e resolver como amigas que ela então procurasse os direitos dela e comecei a ignorar até que ela parou de mandar mensagem.

O que vcs acham? O que fazer se ela quiser continuar com isso? O que vcs fariam no meu lugar?


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2016, 07:04:43
Complicado, acho facil opinar sem estar na sua pele, mas eu deixaria o barco correr, nao devolveria um unico centavo, cliente mal educado, nao merece atenção!
Bos sorte!
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2016, 07:16:37
Complicado, acho facil opinar sem estar na sua pele, mas eu deixaria o barco correr, nao devolveria um unico centavo, cliente mal educado, nao merece atenção!
Bos sorte!

Pois é, eu ainda tentei resolver e devolver, ela só quis encrencar mais, acho que o certo é mesmo continuar ignorando então :/
Obrigada!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2016, 12:11:58
Oi gente, tudo bem?

Fiz um ensaio a um mês pré-wedding e logo postei uma prévia dele no meu site e no facebook e a mulher disse que amou as fotos pra mim no whats e num comentário do face, todo mundo da minha cidade (que é pequena) amou as fotos, recebi vários pedidos de orçamento por causa desse ensaio, algumas pessoas até hoje vem e me fala "nossa, vi o ensaio da fulana, ficou lindo", enfim, ontem fui entregar o trabalho pq só ontem ela teve dinheiro pra terminar de me pagar e hoje ela fez o maior barraco pq nem UMA só foto do dvd salvou, todas ficaram ruim, e ela ficou extremamente GORDA e irreconhecível. A irmã dela disse que as fotos ficaram boas mas ela está muito gorda nas fotos e parecendo grávida. Expliquei pra ela que podia ser a TV que estava distorcendo e ela bateu o pé que não, mas eu não mudei nem 1cm do corpo dela, eu só mudo iluminação, contraste, coisas básicas, mas ela não ficou gorda, ela é musculosa, tem um corpão e foi com um vestido um pouco larguinho, mesmo assim não ficou diferente do que eu vi no dia.

Por fim ela perguntou o que eu ia fazer, fui até a casa dela devolver metade do dinheiro e ela me devolvia o dvd, e a outra metade do dinheiro foi do trabalho que eu fiz (valor pequeno), das duas horas do meu horário que ela ultrapassou, por ter ido até outra cidade fotografar pq ela não quis ficar na cidade, enfim, ela nem se quer apareceu pra falar comigo, mandou a mãe dela me receber, mas ela não aceitou, disse que queria o dinheiro todo de volta e mais o ressarcimento da maquiagem, cabelo, unha e tudo mais e ainda ta me ameaçando me colocar na justiça pq chamei ela de gorda quando disse que só fotografo a realidade, ameaçando sujar meu nome na cidade e tudo mais. Eu simplesmente disse que se ela não queria aceitar a solução que eu propus e resolver como amigas que ela então procurasse os direitos dela e comecei a ignorar até que ela parou de mandar mensagem.

O que vcs acham? O que fazer se ela quiser continuar com isso? O que vcs fariam no meu lugar?

Eu ficaria quieto, espera acontecer, se bem em anossssss de oficio nunca passei por isso,
nao teria autoridade para falar.
Quem fala em processar , nao sabe o que e um processo.
Quem quer fritar ,e sabe fritar,  frita sem pedir licença.
Pensa frio, a pessoa contratou, vc fez o trabalho, vc entregou,
ELA ESTA TE DEVENDO $$$$, diz que nao gostou, como se mede JURIDICAMENTE, nao gostou??????
Ela reclamou nos 7 dias que o Codigo do Consumidor da para devoluçoes????????.
Eu cansei de devolver produtos que NAO GOSTEI antes dos 7 dias, sem problemas.
Se pasou de 7 dias a reclamaço Documentada, JA ERA!!!.
abs!!!!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2016, 16:29:32
Cliente quer te dar um balao...resumindo mesmo mesmo...ela e sem carater.

Nao devolve dinheiro nenhum nao e manda ela processar!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2016, 18:00:25
Olha, se você tem as conversas dela dizendo que elogiou e tals, não devolva nenhum real, e cobre a parte que ainda falta.
Se por algum acaso ela te queimar na cidade, aí quem vai ter direito a processar alguém vai ser você. Simples assim.

Isso tá com 99% de chance de gente que se arrependeu de gastar o que não podia, e tá tentando recuperar o dinheiro de volta. Vai ver, ganhou as contas no trabalho, deu cheque a mais, etc. Aí vai no elo "mais fraco" tentar reaver um dindinzinho.
Fica tranquila, diz pra ela o seguinte: "Fulana, você mesma já elogiou as fotos, tenho provas disso, e não sei o que está havendo. vocÊ está me devendo R$ X,00, e eu preciso receber pelo meu trabalho. Se não está satisfeita, pode ir à justica, porque conheço os meus direitos também."
Pronto. Vai ser o suficiente para ela se borrar de medo.
Se por algum acaso ela entrar na justiça, você leva seus portfólios, leva os prints das telas, dela elogiando o trabalho, leva os recibos da parte que ela pagou. Mostra o portfólio para o juiz comparar com o material entregue (e ver que não houve má-fé de sua parte) e explica para o juiz que ainda falta pagar uma parte. Juízes já estão mais maleáveis a causas assim.

Foi o tempo do "Cliente sempre tem razão". Povo é muito folgado. Paga quase 16% de juros no cartão ao mês, compra as coisas no mercado sem encher a paciencia do dono do mercado, e com prestadores de serviço de pequeno porte, vêm querer dar uma de poderosos.
A gente que é prestador de serviço, não pode baixar a cabeça pra esses idiotas.

Já passei por isso.
Casal contratou pra fazer fotos do casamento, fiz tudo, foto, filmagem, entreguei álbum e DVD, (sempre faço os clientes assinanem um protocolo de entrega) e tals.
Depois de alguns dias, chegou ligação do Procon pra mim.
Reuní todas as provas que pude, levei os álbuns de mostruário, levei o notebook pra mostrar os DVDs de mostruário. E solicitei ao mediador que eles levassem os materiais entregues para comparação. Aí foi que eu ganhei. Eles argumentaram que não tinha entregado nada, e não levaram. Só que eu imprimi os emails todos, "Fulano, vou te mandar a arte para aprovar o álbum", "fulano, vem buscar o album e o DVD"e mandei até uma foto no whatsapp com o album e o DVD em cima da mesa, com uma msg tipo "Olha o que chegou pra mim"... E junto com isso, levei os protocolos de entrega, todos com data, certinho, rsrsrs...

Pronto. O mediador viu na hora a safadeza de quem tinha ficado com dívida após o casamento e queria dar uma de esperto.

Como o cara do Procon disse que não ia dar em nada, o advogadozinho de merda do casal disse que ia ao juizado especial cível. Aí eu perdi as estribeiras, disse que ele podia ir até a "corte marcial" que não ia ver meu dinheiro, kkkkkkkkkkkk
Falei pra ele: "Gasto vinte mil com advogados melhores e mais decentes que você, mas não dou nenhum real a esses safados."

Mediador do Procon riu, e disse que não ia ser necessário, pq mesmo no cível eles iam perder feio e eu poderia exigir ressarcimento, etc, e mais aquelas coisas que advogados pedem, rsrsrs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2016, 20:35:04
Eu nunca me preocupei muito com recibo de entrega.
Mas parece que precaução nunca é pouco contra gente mal caráter.

Vou começar a fotografar o álbum pronto também.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2016, 21:10:36
1 - Fez contrato? Se não fez, passe a fazer, o contrato e um aditivo de entrega de material ajudam à contagem do prazo legal de devolução/reclamação.
2 - Ainda tem o arquivo do material que entregou? Espero que não tenha deletado, pois serve para eventualmente montar mais um álbum e comprovar a qualidade do material que entregou.
3 - Se as fotos estão como ela é, o(a) juiz(a) vai ver isso. Espero que não a tenha fotografado com Grande angular em espaços muito apertados, o que de fato engorda qualquer palito
4 - Tire as fotos dela de qualquer material de divulgação seu: Internet, site, folders, outdoor, etc.. Isso dá margem a que ela e um advogado malandro alegue uso de imagem sem autorização.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2016, 21:11:11 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2016, 21:13:37
Mas parece que precaução nunca é pouco contra gente mal caráter.

O quê!!!
Imaginação de pilantra é como o Universo, a Matemática e o Tempo... Infinitos!
 ;)
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2016, 08:52:32
Por essas e outras que sempre deve se ter um contrato especificando que a cliente te contratou vendo seu portfólio e sabendo como é seu trabalho.

De resto já disseram tudo, pra mim tb é cliente pilantra!
Eu não devolveria um centavo e se ela prejudicasse a imagem "xingando muito no Twitter" rolaria um processo da sua parte!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2016, 09:28:00
Copie todas as conversas, papéis (contratos), as cópias das fotos tratadas e os originais em RAW e não devolva nada.
Se ela quer resolver judicialmente, isso tudo será importante para contar a seu favor.

Pra mim, dá a impressão que ela realmente quer dar um "balão" em vc.



jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2016, 10:02:02
Minha sugestão é utilizar nas entregas um mecanismo que te dê proteção jurídica...
Vamos lá, vc tem o recibo de entrega, porém numa dessas o safado assim como Joaozinho sem vergonha, ou então faz um rabisco que em nada parece a assinatura dele, o que você faz?
Eu acho interessante, mesmo que seja na mesma cidade, a entrega por Correios com aviso de recebimento e rastreamento. Muitas empresas estão adotando esse procedimento, alegando que não possuem atendimento em balcão.

Também acho bastante útil para midias, criar a imagem antes de gravar o dvd, computar um hash do arquivo, depois enviar para uma cloud do tipo amazon glacier, tanto o arquivo quanto o resultado do hash, assim é possível dar certeza que o material entregue é exatamente o mesmo do que você guardou. Não faria entrega em pen drive, nem por serviços online, pois fica bem mais complicado comprovar que foi entregue (pen drive estava vazio....).

Sobre a postagem de material, modo como a foto é fotografada, etc... o fotografo de meu casamento tem tudo isso especificado em contrato, inclusive fala que a escolha do fotografo foi por base no portfólio dele, pagamento de 100% dos valores antes da data da cerimônia, a autorização de postagens em mídias sociais (pedimos para incluir uma mensagem ou e-mail para a gente para aprovar a publicação) e a diagramação do album por ele, com consultas aos noivos, porém não é obrigado a acatar todas solicitações nossas.
No nosso caso, me senti até meio travado nesse ultimo ponto, mas penso eu que ele já teve problemas com isso, noiva querendo colocar aquela foto "desnecessariamente constrangendora". Estando em contrato tudo fica auto explicado e resolvido, inclusive para cobrar o cliente, caso precise algum dia.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2016, 10:25:06
Gente, até um desses aqui serve:


Custa R$ 5,00 em geral.

O importante é provar que a pessoa recebeu! E uma dica marota: Após entregar, no outro dia, pergunte no FAcebook: "E aí, fulano(a), o que achou do álbum? Gostou? Acho que vou fazer um mostruário igual ao seu álbum, rsrsrs"
Pronto, ativou o "modo-ego". A pessoa vai elogiar e dizer que amou o trabalho. Mais uma prova a seu favor, auehauehaeuh


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2016, 11:27:11
Minha sugestão é utilizar nas entregas um mecanismo que te dê proteção jurídica...
Vamos lá, vc tem o recibo de entrega, porém numa dessas o safado assim como Joaozinho sem vergonha, ou então faz um rabisco que em nada parece a assinatura dele, o que você faz?
Eu acho interessante, mesmo que seja na mesma cidade, a entrega por Correios com aviso de recebimento e rastreamento. Muitas empresas estão adotando esse procedimento, alegando que não possuem atendimento em balcão.

Também acho bastante útil para midias, criar a imagem antes de gravar o dvd, computar um hash do arquivo, depois enviar para uma cloud do tipo amazon glacier, tanto o arquivo quanto o resultado do hash, assim é possível dar certeza que o material entregue é exatamente o mesmo do que você guardou. Não faria entrega em pen drive, nem por serviços online, pois fica bem mais complicado comprovar que foi entregue (pen drive estava vazio....).

Sobre a postagem de material, modo como a foto é fotografada, etc... o fotografo de meu casamento tem tudo isso especificado em contrato, inclusive fala que a escolha do fotografo foi por base no portfólio dele, pagamento de 100% dos valores antes da data da cerimônia, a autorização de postagens em mídias sociais (pedimos para incluir uma mensagem ou e-mail para a gente para aprovar a publicação) e a diagramação do album por ele, com consultas aos noivos, porém não é obrigado a acatar todas solicitações nossas.
No nosso caso, me senti até meio travado nesse ultimo ponto, mas penso eu que ele já teve problemas com isso, noiva querendo colocar aquela foto "desnecessariamente constrangendora". Estando em contrato tudo fica auto explicado e resolvido, inclusive para cobrar o cliente, caso precise algum dia.

Vejo falha em quase tudo rsrsrsr
Protocolo de correios não serve pra muita coisa, podem alegar que enviei uma pedra ou uma caixa vazia.
Não entregar pendrive porque pode está vazio? Nada impede de enviar um DVD em branco também.

A ideia do hash parece legal, protege no caso do cliente alterar as fotos e culpar o fotografo.
Mas mantendo os originais, não é uma coisa que preocupa tanto.

Sobre a diagramação, não é para evitar fotos constrangedoras.
E sim para evitar que o cliente estrague o estilo de diagramação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2016, 11:27:12
Por essas e outras que sempre deve se ter um contrato especificando que a cliente te contratou vendo seu portfólio e sabendo como é seu trabalho.

De resto já disseram tudo, pra mim tb é cliente pilantra!
Eu não devolveria um centavo e se ela prejudicasse a imagem "xingando muito no Twitter" rolaria um processo da sua parte!

Interessante  :ponder: estou considerando seriamente incluir essa no meu contrato.
Já tive um problema onde a cliente me retornou dizendo que eu não tinha surpreendido ela, disse que faltou um Tchans nas fotos pra superar as expectativas dela.
Resolvi o problema de forma bem amigável, não devolvi nenhum centavo, disse que deveria ter ocorrido algum choque de expectativa pq eu havia mostrado o meu portfólio pra ela e ela provavelmente estava esperando algo diferente do que eu faço. Me comprometi a mandar todas as fotos pra ela e morreu nisso.

Comecei a rascunhar aqui uma cláusula sobre isso, o que vcs acham??

12.4.   O CONTRATANTE concorda que analisou e está de acordo com o portfólio de trabalhos anteriores do CONTRATADO e entende que o resultado será similar, considerando-se as diversas variáveis que diferenciarão um evento do outro.

Algum complemento? Tá ruim?
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket