Autor Tópico: Comprei uma Rebel T5. Sugestões?  (Lida 2486 vezes)

ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Online: 06 de Novembro de 2016, 23:08:59
Prezados,

Comprei minha primeira câmera DSLR. Depois de muito pesquisar, ler muito este forum optei por ela. Conforme li, em um comentário bem sensato, cujo autor infelizmente não lembro, não vou investir em uma câmera cujos recursos me serão úteis futuramente. Quero explorar tudo que puder do equipamento que tenho e, se um dia evoluir na fotografia, invisto em algo melhor e mais direcionado aos gostos que vou adquirir.

Com o nascimento do meu segundo filho, decidi comprar um equipamento para registrar melhor os momentos especiais. Festas na escola, aniversários, idas ao clube e outras coisas desse tipo. Fotografia especialemte, com filmagens esporádicas.

Além disso, sempre me interessei por fotografia, mas não tinha condições de comprar uma DSLR, mesmo de entrada. Agora que finalmente consegui realizar este sonho, espero tirar o máximo proveito do equipamento.

Existe algum material específico que eu deveria ler para iniciar? Já li alguma coisa para brincar com a minha Easyshare Z950, que me sirviu muito bem por muito tempo, já que possui muitos recursos manuais. Algum modelo de lente sobre o qual eu deveria pesquisar?

Obrigado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2016, 23:19:46
Comprou o kit com 18-55?

Vá usando, muito cedo pra pensar em lentes.
Com o uso vc volta para pedir dicas sobre lentes já sabendo o que precisa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2016, 05:53:28
Primeiro parabéns pelo equipamento, mas pelas fotos que pretende tirar,vai ver que logo vai precisar de um corpo melhor, motivo velocidade nos ajustes, a lente do kit se for 18-135 stm, vai te servir por um bom tempo, e te dar uma idéia melhor das lentes pra comprar mais pra frente …
Se for a 18-55, vai sentir falta de uma zoom no primeiro passeio, mas já que comprou siga o conselho acima, material tem um monte no Youtube, mas vou recomendar a Escola Pública de Fotografia e Letra na foto, no primeiro assista os primeiros vídeos e ja vai praticando no segundo são vídeos na prática, bons estudos e tira muitas fotos, assim vai aprender mais rápido e logo verá a limite do seu equipamento



ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2016, 15:14:05
Obrigado pelas dicas do material de estudo. Explorar todas as funcionalidades do equipamento para mudar para um melhor no futuro é exatamente o que busco. Na medida em que for progredindo, mando umas fotos para avaliarem.
A lente do kit é 18-55 mm.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2016, 15:21:39
Primeiro, o manual da câmera. Depois, há inúmeros canais no youtube e sites com dicas para todos os níveis de fotógrafo. Muito material aqui no fórum também.

Comprar mais equipamentos por enquanto é dispensável, com o tempo, a depender do assunto que mais goste fotografar, talvez queira um tripé ou um rebatedor, ou flashs externos ou ainda lentes específicas. Mas o momento agora é mesmo de explorar ao máximo a câmera e a excelente lente do kit.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2016, 17:07:52

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2016, 18:40:53
Obrigado pelo livro, Roberto! A máquina ainda não chegou, mas eu já comei a lê-lo. Bom ponto de partida!
A quem interessar, o livro completo eu baixei aqui: http://tunewap.com/cdn/Ebook/English/Reference/Canon_EOS_Rebel_T5_1200D_For_Dummies_tunewap.com.pdf .
« Última modificação: 07 de Novembro de 2016, 18:46:52 por ASCarvalho »


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2016, 23:31:02
Algum modelo de lente sobre o qual eu deveria pesquisar?
Vontade de indicar vááárias lentes clássicas. hahaha
Acho que tu estás ansioso. Eu usaria a 18-55mm e após ter aprendido um pouco de fotografia e sobre
as limitações da lente, procurar outra. Mas isso é p daqui um bom t.
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2017, 17:14:32
Já tirei mais de 500 fotos com a lente do kit. Comprei uma EF-S 55-250mm f4/5.6 IS II. Chegou hoje e vou testá-la na viagem que farei para um sítio. Alguma particularidade no uso dessa lente? Levarei um tripé para fotos da natureza e de construções históricas da cidade próxima.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2017, 18:49:40
uma dica: aperta obturador sem dó. nada de ficar poupando click. no começo é com a quantidade que se encontra a qualidade.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2017, 21:25:24
Tirou poucas  fotos. O que está achando  da câmera ?
Quanto a 55-250, tem boa imagem, apesar do foco "lento" tem como tirar boas fotos de aves grandes voando e  de  "macro", evita usar velocidade acima de 1/2000 pra não deixar as aves,  insetos escuro, não sei te informar se é limitação da câmera ou da  lente, use entre F5.6  a  F8, pras construções use a 18-55, exceto  se  queira  algum  detalhe  especifíco, grande inconveniente  das 18-55, vai  precisar  ficar  trocando  de lentes  muitas  vezes, animais, frutas nas  árvores,  insetos,  flores, 55-250; Paisagens, interiores,  grupo  de  pessoas 18-55, além  da baixa qualidade  dessa lente que  já vai notar no passeio.
Procura pelo  canal  do Guilhermo  Flores  no  Youtube, boa viagem e milhares  de  ótimas  fotos (no minímo 2000 fotos em um dia de passeio, supondo  que  tenha  somente  uma  bateria e  100% no  modo  manual).
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2017, 21:26:14 por Marcio WH »


ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2017, 00:06:26
Exatamente o que tenho feito. Comprei uma câmera de entrada justamente para aprender. Este fim de semana treinei muito fotometria e faixa dinâmica. Quanto mais aprendo, mais dúvidas surgem. E para resolvê-las, só lendo e clicando.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk



ASCarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2017, 00:09:50
Marcio, valeu pelas dicas. Para retratos em 55mm pensei em usar a 55-250, que tem abertura maior que a 18-55. Acha que estou certo?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2017, 01:14:09
Fico assustado quando leio alguém dizer que precisa alterar constantemente entre a 18-55 e a 55-250, no mesmo ambiente.
E que é grande inconveniente fazer a troca entre lentes tão distintas e ao mesmo tempo tão complementares.

Essa dupla de lentes tem mais qualidade que a 18-135 ou coisas como as 18-200 da vida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2017, 03:05:18
Marcio, valeu pelas dicas. Para retratos em 55mm pensei em usar a 55-250, que tem abertura maior que a 18-55. Acha que estou certo?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

No começo eu só usvasa a 55-250,  pra  tudo  pela  qualidade  das fotos em  uma  paisagem tirava  umas  10  fotos, mas  como  não mexo  com edição achei  melhor  ter  a  foto  do  que  não ter, então passei  a  usar um  pouco  mais  a  18-55…
Evita  gastar  agora  com equipamentos, pra  depois  fazer  um  upgrade  definitivo, caso  queira  tirar  dúvidas  das  qualidades  das  fixas e  lentes L, compra  a  28 2.8  stm, a  maioria das fixas tem  excelentes  qualidades independente  do  preço e as  zoons L , não ficam  atrás  das  fixas,  exceto  em  luminosidade.