Autor Tópico: papel sem contraste  (Lida 1314 vezes)

ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Online: 07 de Novembro de 2016, 18:35:30
estou com dificuldade de obter contraste nas minhas fotos. elas saem quase completamente cinzas com pouca diferença nos tons. uma delas fiz propositalmente sub-exposta e o resultado foi um tom cinza com a imagem levemente impressa no papel.

uso ampliador colorido, no qual aciono o filtro magenta para dar contraste no papel multigrade da ilford. o tempo de exposição gira em poucos segundos e mesmo assim as partes que não receberam luz ficam acinzentadas.

estou concluindo que:
a) pode ser que o papel esteja velado, já que o recebi pelo correio com o envelope aberto, embora outras cópias tenham saido boas.
b) alguem em casa pode ter aberto o envelope por curiosidade (já que de um determinado momento "X" as cópias passaram a não dar mais certo)
c) as copias podem estar saindo superexpostas ou estariam sendo veladas durante o manueio, mesmo com luz de segurança - o que eu acho mais difícil.

Joaquim


jorgevasconcelos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2016, 13:30:15
tá parecendo papel velado.
ou vencido (velou com o tempo)


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2016, 02:26:35
ainda não estou certo disso mas parece que a minha lampada vermelha não está tão somente vermelha. havia um pequeno vazamento de luz pelo filtro que estava usando.

estou aguardando uma lampada de LED vermelha pra continuar.



jorgevasconcelos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2016, 15:19:17
pega uma folha (ou pedaço) com todas as luzes apagadas (vermelha, amarela, ambar.....) e revela.
se o papel sair branco tem então infiltração.


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2016, 00:38:08
improvisei uma lampada vermelha mais confiável:

uma lampada de LED comum, com um ferro de soldar arranca os leds dela e no lugar solda leds vermelhos de alto brilho (vende nas lojas de eletrônica). aqui instalei 4 leds desses e deu certo, não vela mais o papel.

abraços, Joaquim