Autor Tópico: Fotos com riscos e manchas nas áreas claras, o que pode ser?  (Lida 1953 vezes)

ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Online: 08 de Novembro de 2016, 16:24:56
Gente, minhas fotos no lightroom ficam normais, perfeitas, mas quando exporto pra jpeg elas ficam com riscos, algumas com aspecto meio manchado, mas só nas áreas "vazias" ex: no céu azul, num fundo cinza...
Elas riscam com mudança de tom, se tiver um degrade ela risca inteira em todas as mudanças de tom, ou melhor dizendo, cada tom fica numa faixa, mas se tiver um objeto no meio o objeto fica normal.

Alguém sabe o que é e como posso resolver?  :( :( :(
« Última modificação: 08 de Novembro de 2016, 16:37:35 por ligiadias »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2016, 16:49:50
Vc não reduziu demais a qualidade na hora de exportar elas? Ou está exportando como JPEG em 100%?

Não sei se vc carregou alguma imagem aqui no post, pra mim não aparece, mas se entendi ao invés da transição de cores ser feita com um degradê suave, ela é feita como se fosse uma escadinha, correto?
Se chama Posterização



dá uma olhada nisso aqui
http://www.cameraneon.com/tecnicas/efeito-posterizacao-de-imagem-e-fotos-photoshop/
« Última modificação: 08 de Novembro de 2016, 16:55:09 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2016, 16:52:55
Posta exemplos aqui.


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2016, 16:56:37
Vc não reduziu demais a qualidade na hora de exportar elas? Ou está exportando como JPEG em 100%?

Não sei se vc carregou alguma imagem aqui no post, pra mim não aparece, mas se entendi ao invés da transição de cores ser feita com um degradê suave, ela é feita como se fosse uma escadinha, correto?
Eu já li a respeito desse "problema", mas não me recordo se tem a ver com o seu monitor ou com a placa de vídeo.

Issooo, uma escadinha! Pensei ser o monitor também, ai passei pro celular e continua com as mesmas marcas  :(
A resolução, qualidade e tudo mais estão altas, normais. Só fica perfeito e suave no Lightroom.


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2016, 16:58:47


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2016, 17:06:51
deve estar exportando em qualidade baixa.

isso é muito comum ao publicar no facebook. Eles automaticamente (e sem que você queria) reduzem a qualidade da imagem e ocasionam isso. Tem uns plugins que melhoram o resultado.

Dos que testei, o melhor resultado pra evitar isso foi usando o mogrify pra exportar do lightroom, usando algoritmo lanczos.

Mas não sou nenhum expert no assunto... espera que aparece alguém com mais informações.

Seria interessante vc colocar uma foto de exemplo, e as configurações totais de exportação que está usando.


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2016, 17:11:43
Eu estava exportando os arquivos em sRGB, agora li sobre e coloquei em ProPhoto RGB e ficou como queria, bem suave. Muito obrigadaaa  :worship: :worship:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2016, 17:31:08
Eu estava exportando os arquivos em sRGB, agora li sobre e coloquei em ProPhoto RGB e ficou como queria, bem suave. Muito obrigadaaa  :worship: :worship:

Não tem muito a ver com o espaço de cor isso não. E cuidado pra não usar fotos com espaço de cor muito alto. Se mandar pra laboratório ruim pra imprimir, pode ficar horrível.


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2016, 17:47:34
Não tem muito a ver com o espaço de cor isso não. E cuidado pra não usar fotos com espaço de cor muito alto. Se mandar pra laboratório ruim pra imprimir, pode ficar horrível.

Mas foi a única coisa que resolveu, se não for isso não sei o que mais pode ser  :(


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2016, 17:50:14
parece ser baixa qualidade obtida por compressão ou conversão de imagem (tipo de arquivo). não tenho certeza no entanto

quando vc faz pós produção meio pesada com jpeg vc pode ter problemas assim. Pelo menos era o que eu percebia aqui. Jpg aguenta no máximo um pouco de alteração de contraste, brilho, etc

Com Raw vc não costuma ter esse tipo de problema
« Última modificação: 08 de Novembro de 2016, 17:51:44 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2016, 20:50:02
Continue no srgb, poste aqui as configurações de exportação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2016, 21:56:41
Pode ser expotação em jpg com baixa qualidade, pode ser espaço de cor, pode ser profundidade de cor (8bits, 16bits).

O Lightroom trabalha com o espaço de cor ProPhotoRGB, é um espaço de cor gigantesco, o maior que existe. Porém mesmo você deixando ele incorporado ao jpg, alguns navegadores não entenderão ele e aí você pode ter problema na visualização das cores. Quando se trata de cores pra tela, o melhor é sempre deixar em sRGB. Quando você vai fazer para impressão, a melhor saída aí é em ProPhoto, depois você abre este arquivo no Photoshop e faz o gerenciamento de cor correto (passando pra CMYK já ou AdobeRGB - que é mais indicado caso você não saiba o perfil de CMYK que a gráfica trabalha). Porém se for impressão em papel fotográfico, em minilabs, é bom ver com eles qual é o perfil que trabalham, muitos trabalham com impressão em RGB mesmo, aí deixa o arquivo em sRGB.

FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2016, 00:25:08
Eu não exporto nada acima de sRGB. Não faz sentido. Primeiro, que praticamente nenhum monitor tem capacidade de exibir um gamut de cor acima disso (só conheço os monitores premiere color da Dell, que exibem adobeRGB). Segundo que pode bugar o navegador quando vc subir a foto pra internet, por não conseguir reproduzir espaço de cor tão grande. Terceiro porque quase nenhum laboratório (e até encadernadoras) dão saída em fotos acima de sRGB. 
Só dou saida em ProphotoRGB se estiver em um atelier de impressão fine art, pq ai sim todo o espaço de cor vai ser aproveitado.

Sua foto deve estar sofrendo alguma compactação grande na hora de exportar. Já olhou se a qualidade do arquivo está em 100% no lightroom?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2016, 00:26:41
Quando você vai fazer para impressão, a melhor saída aí é em ProPhoto, depois você abre este arquivo no Photoshop e faz o gerenciamento de cor correto (passando pra CMYK já ou AdobeRGB - que é mais indicado caso você não saiba o perfil de CMYK que a gráfica trabalha). Porém se for impressão em papel fotográfico, em minilabs, é bom ver com eles qual é o perfil que trabalham, muitos trabalham com impressão em RGB mesmo, aí deixa o arquivo em sRGB.

Nem pra impressão em minilab eu levo em Prophoto. Eles não dão saida em arquivo ProphotoRGB, então eles vão compactar o espaço de cor para sRGB do jeito porco deles e ai pode ficar horrível.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2016, 21:54:24
Nem pra impressão em minilab eu levo em Prophoto. Eles não dão saida em arquivo ProphotoRGB, então eles vão compactar o espaço de cor para sRGB do jeito porco deles e ai pode ficar horrível.

Pois é, o ideal é levar sempre o mais finalizado possível, pq o pessoal normalmente faz o gerenciamento de cores nas coxas.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia